testes de cosméticos em animais

Histórias, sugestões e opiniões sobre a temática dos direitos animais em Portugal e no mundo...

Moderador: mcerqueira

Responder
Lady_girl
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quarta jan 14, 2004 2:01 pm

Interdição de testes de cosméticos em animais prevista a partir de 2009 na UE
Parlamento e Conselho Europeus chegam a acordo sobre elementos para nova directiva

Em 2009...estamos tão atrasados...faltam 5 anos para lá chegar...quantos animais precisam de morrer, quantos animais vão morrer até lá?
Bem...se virmos o lado positivo da "coisa"...já faltou mais... :roll:
aqui fica a notícia integral:

Imagem
Interdição de testes de cosméticos em animais prevista a partir de 2009 na UE
Parlamento e Conselho Europeus chegam a acordo sobre elementos para nova directiva

A directiva de cosméticos, que deverá alterar a legislação de 1976, prevê a interdição da prática de experimentações animais para ingredientes ou combinações de ingredientes utilizados na indústria de cosmética, quando existem métodos alternativos de teste válidos.

Em comunicado, a presidência dinamarquesa da União Europeia avança ainda que as alternativas à experimentação de cosméticos em animais serão desenvolvidas durante o processo de transição até à interdição total.

A mesma directiva deverá também determinar que nenhum produto ou novo ingrediente cosmético experimentado em animais seja comercializado logo que métodos satisfatórios de substituição do processo sejam criados, num prazo máximo de seis anos após a adopção do texto final.

O atraso da interdição relativa à experimentação animal poderá elevar-se para dez anos em casos onde não existam ainda métodos alternativos viáveis.

Para o ministro do Ambiente dinamarquês, Hans Christian Schmidt, a "interdição da experimentação de produtos cosméticos em animais é uma grande vitória para o bem-estar animal".

Porém, o responsável alerta para outro problema: a importação para a União Europeia de produtos testados de países que não pertençam aos Quinze. Para tal, Schmidt considera ser necessário "um acordo para a proibição de comercialização" entre os Estados-membros e países terceiros.

"O compromisso é equilibrado, mas permanecem ainda situações por regulamentar", sublinharam, por outro lado, o porta-voz parlamentar, Dagmar Roth-Berendt, e o vice-presidente do Parlamento Europeu, Giorgios Dimitrakopoulos.

Outro dos pontos acordados entre o Parlamento e o Conselho europeus, que deverá fazer parte da directiva em discussão, é o acesso alargado ao público de informações sobre o ambiente, nomeadamente através da Internet.

"Sempre que as autoridades [de cada país] se recusem a avançar com um documento, devem justificar a sua decisão em função das excepções que permitem o seu direito ao segredo", esclarece Charlotte Cederschivld, a também vice-presidente do Parlamento Europeu.

A presidência dinamarquesa da UE salienta ainda que esta legislação constituiu "uma etapa importante" com vista à ratificação pelos Quinze da convenção de Aarhus sobre a informação e a participação do público nas políticas ambientais, que entrou em vigor em Outubro de 2001.

Este artigo é da responsabilidade de: Público
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quarta jan 14, 2004 4:43 pm

Mais vale tarde que nunca.
De qualquer forma e enquanto consumidora já boicoto os produtos que sei usarem experiências em animais.
O meu problema é não saber todos - ié, não saber se o produto X ou Y participa nestas práticas.
Se houvesse mais informação...
minidiogo
Membro Veterano
Registado: domingo fev 09, 2003 6:03 pm
Localização: Periquitos(Pako e Pakita),Hamsters Sirios(Romeu e Julieta) e aquário 20L

quarta jan 14, 2004 4:56 pm

Olá!

Eles não vão dar informação,porque iriam ter um deslize nas vendas dos mesmos medicamentos. Quem os cria quer vende-los, por esta razao não trasmitem ás outras pessoas que X medicamento é testado em animais.
Eles são intelegentes.

Adeus
mini
veganinha
Membro Veterano
Registado: domingo nov 30, 2003 3:56 pm
Localização: 1 collie, 2 rafeiritos, 8 gatos, 1 cadela arraçada de épagneul

quarta jan 14, 2004 8:26 pm

Aisd, publiquei um tópico sobre tesets em animais e penso que alguns links tinham produtos que eram testados...de qualquer maneira, faz uma pesquisa no google "testes animais" e encontras muita informação. Ainda na 2ª descobri um site com uma imagem parecida em que o medo do cão era evidente. Escusado será dizer que estas imagens deixam-me em pranto... :cry: :cry: e às vezes compreendo quem é activista e usa a violência...
serene
Membro Veterano
Registado: segunda nov 24, 2003 6:42 pm
Localização: Taz, Nina, Patanisca e Pantufa (Gatos), Pantera (cocker), Peixes
Contacto:

quarta jan 14, 2004 8:56 pm

é horrivel aquilo que a vaidade humana faz aos animais :evil:

eu por exemplo, ate vendo cosmeticos por catalogo e as duas marcas que represento não testam os seus produtos em animais, mas sim em voluntarios humanos.

alias, ja mesmo antes de consumir e representar estas marcas eu sempre tive o cuidado de nao comprar cosmeticos que tivessem sido testados em animais

mas realmente o grande problema é, na maior parte das vezes, nao sabermos se a marca x ou y testa os seus produtos em animais ou nao
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quinta jan 15, 2004 4:19 pm

minidiogo Escreveu: Olá!

Eles não vão dar informação,porque iriam ter um deslize nas vendas dos mesmos medicamentos. Quem os cria quer vende-los, por esta razao não trasmitem ás outras pessoas que X medicamento é testado em animais.
Eles são intelegentes.

Adeus
mini
Oi Mini,
Parece-me que estão a falar de cosméticos, e não de medicamentos. É que, na minha opiniao, são realidades completamente diferentes. Enquanto que aceito como necessários os testes de medicamentos em animais, os cosméticos repudio veementemente.

Abraços
Paulo C.
minidiogo
Membro Veterano
Localização: Periquitos(Pako e Pakita),Hamsters Sirios(Romeu e Julieta) e aquário 20L

quinta jan 15, 2004 8:21 pm

Olá Paulo!

Mas mesmo assim, existem testes em animais sem ser em medicamentos. ;)

Adeus
mini
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

quinta jan 15, 2004 8:41 pm

Mais uma vez, repudio testes para cosmética e sou a favor dos testes para novas moléculas de medicamentos.

Apoio o que diz o Pauloc
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
minidiogo
Membro Veterano

quinta jan 15, 2004 9:20 pm

Olá!

Eu antigamente não apiava os testes em medicamentos mas depois reflectir um pouco cheguei á conclusão que fou a favor.

Agora existem aqueles testes em que ultilizão os animais para outras coisas sem ser para testar medicamentos, aí sou contra.

Adeus
mini
sweetmoni
Membro Veterano
Registado: domingo nov 30, 2003 1:15 pm
Contacto:

sábado jan 17, 2004 12:20 pm

É pena alguns ser humanos serem tão insensiveis ao ponto de fazer isso aos animais... :|
veganinha
Membro Veterano
Registado: domingo nov 30, 2003 3:56 pm
Localização: 1 collie, 2 rafeiritos, 8 gatos, 1 cadela arraçada de épagneul

domingo jan 25, 2004 1:56 am

Também coloco este: Atenção aos mais sensíveis.

http://www.european-vegetarian.org/evu/ ... ss/images/
Griffin_Bandida
Membro
Registado: sexta jun 27, 2003 6:55 am
Localização: Canaria (Coral), Hibrido (Pinca)(cruzamento de Pintassilgo com Canario) e Canário Mosaico (s/nome)
Contacto:

domingo jan 25, 2004 6:24 am

é como eu digo, mais vale ter rugas do que ter animais mortos ou em elevado grau de pânico, Viva Às Rugas!!!
Anatolefrance
Membro
Registado: quinta out 02, 2003 9:04 am

domingo jan 25, 2004 11:22 am

veganinha Escreveu: Também coloco este: Atenção aos mais sensíveis.

Sensiveis ? È assim mesmo a vida. O que me preocupa é que alguns miúdos já começam a pensar que o leite e o sumo vêm ...do pacote :o
Griffin_Bandida
Membro
Registado: sexta jun 27, 2003 6:55 am
Localização: Canaria (Coral), Hibrido (Pinca)(cruzamento de Pintassilgo com Canario) e Canário Mosaico (s/nome)
Contacto:

segunda jan 26, 2004 6:32 am

Anatolefrance Escreveu:
veganinha Escreveu: Também coloco este: Atenção aos mais sensíveis.

Sensiveis ? È assim mesmo a vida. O que me preocupa é que alguns miúdos já começam a pensar que o leite e o sumo vêm ...do pacote :o
não é questão de miudos, é questão de ficar assustado com o que viu e não dormir pensando no que viu. há pessoas assim e eu em relãção a algumas coisas sou assim, tem de perceber que o mundo não é igual e há corajosos e sensiveis. agora diga-me lá se quando não era pequeno não lhe metia impressão imagens de operações, ou até mesmo de uma foto de um coração...
inezitah
Membro
Registado: sábado jan 10, 2004 4:39 pm

sábado fev 07, 2004 10:05 am

confesso que não fiquei muito chocada com as imagens, porque somos nós que vamos comer aquela carne se não comessemos carne com certeza que aquelas imagens já não estariam ali!!! essas imagens a mim não metem impressão, mas há os mais sensíveis e eu respeito a opinião deles como eles respeitam a minha!!!
Responder

Voltar para “Direitos dos Animais”