Cão de porte pequeno, médio e grande..

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
PunkPaul
Membro Veterano
Registado: sábado fev 09, 2008 10:01 pm

segunda mar 19, 2012 6:29 pm

Olá amigos foristas.. tenciono adquirir um cão mas antes gostaria de saber os prós e os contras de ter um cao pequeno, medio ou grande.. os meus pais estão bastante com um pé atrás em relaçao a um cão grande, e vivemos numa confusão cá em casa porque eles querem um cão pequeno e eu quero um cão grande.. e como nao chegamos a nenhum acordo, não temos o animal, pois convem que todos na familia o amem e o estimem.. moro num apartamento, rés-do-chão.. tenho um quintal bastante espaçoso com dois sistemas de comida "automática" para ração, em que se mete la a comida e á medida que o animal vai comendo a comida desce e tenho tambem um sistema de água automático que, quando o sensor nao detecta mais agua, volta a encher o deposito..
Eu estudo, estou a tirar o 11º ano e a carta de condução.. não passo muito tempo em casa, só mesmo a partir das 6h da tarde com todas as certezas, tenho duas tardes livres, á segunda e á quarta e os meus pais trabalham.. como agora vamos entrar de férias da páscoa, iremos ter mais tempo para começar a criar afecto e amor com mais um membro na familia.. ja expliquei aos meus pais que pelo lado da ausência, é melhor ter um cão grande, pois pode passar as tardes no quintal com a companhia do cão vizinho, e se tiver que fazer alguma necessidade pode perfeitamente fazer no chao do quintal que não tem qualquer problema, assim que um de nós estiver em casa, o cão vinha para dentro e iriamos com ele a rua.. um cão pequeno nunca irá ficar sozinho no quintal, precisamente porque eles querem-no ter sempre dentro de casa, mas e quando não estiver ninguem em casa? As necessidades obviamente serão feitas dentro de casa.. enfim, gostaria que me ajudassem a escolher o melhor cão dadas as circunstancias do local onde vivo.. gostava imenso de chegar a um acordo com os meus pais pois quero preencher um lugar que ficou vazio.. podem ir aos petsites dos meus animais, está lá que é um Óscar, morreu em meados de Janeiro por envenenamento do meu vizinho por ladrar bastante na varanda e no terraço.. em Fevereiro decidimos então mudar de casa pois o meu pai ficou de tal maneira traumatizado que se queria vingar, então para se evitar quaisquer tipos de problemas com a policia estamos a viver neste apartamento.. peço mais uma vez por favor que me ajudem a decidir um acordo com os meus pais pois ja sinto a falta de alguem sempre a lamber-me os pés e a cara ao chegar a casa :(

Sem mais assunto e agradecido
Paulo Costa
Eddy17
Membro
Registado: quinta fev 16, 2012 11:59 am

segunda mar 19, 2012 6:46 pm

Na minha opiniao acho que deveria fazer uma lista das raças que voce e os seus pais mais gostam, depois estuda-las e tentar optar por aquela que em principio terá mais condiçoes de se adptar ao vosso estilo de vida.

Sei que nao responde à sua pergunta principal, no entanto é a opinião que tenho.

Boa sorte na sua escolha.
bernardaao
Membro
Registado: sexta jul 02, 2010 10:32 am

segunda mar 19, 2012 7:01 pm

na minha opinião independentemente das raças um cão é um cão e uma vez que tem o espaço necessário para ter cães pequenos como grandes, a sua decisão passa pelo orçamento familiar pois um cão de grande porte dá mais despesa que um de porte pequeno :wink:

(por norma os cães de grande porte exigem uma maior atividade física, mas isso passa pela escolha da raça ou cão certa/o)
Marco60
Membro Júnior
Registado: quinta mar 01, 2012 3:32 pm

segunda mar 19, 2012 7:05 pm

Acho que o PunkPaul tem que se lembrar que o cão dura uns 12 anos.
Tem que pensar bem se quer esse encargo...
pacoo
Membro Veterano
Registado: quarta out 14, 2009 5:00 pm

segunda mar 19, 2012 7:05 pm

bernardaao Escreveu:na minha opinião independentemente das raças um cão é um cão e uma vez que tem o espaço necessário para ter cães pequenos como grandes, a sua decisão passa pelo orçamento familiar pois um cão de grande porte dá mais despesa que um de porte pequeno :wink:

(por norma os cães de grande porte exigem uma maior atividade física, mas isso passa pela escolha da raça ou cão certa/o)
concordo, o importante é mesmo a despesa. o cão iria ficar quanto tempo sozinho em casa...?
PunkPaul
Membro Veterano

segunda mar 19, 2012 7:12 pm

Não mais que 4 horas por dia pois a minha escola é já no cimo da rua.. não tenho qualquer problema em dar um pulinho cá a casa só pa lhe fazer uma festa.. pois eu compreendo que voces tambem nao possam ajudar nesta escolha, a nao ser dar opinioes.. mas as opinioes ja ajudam bastante, quanto á despesa, nao há problema nenhum.. ja tive um boxer á bastante tempo, eu nasci e ele ja era vivo.. morreu com cerca de 15/16 anos.. agora este meu cão que foi envenenado não estava nada a espera :(

Obrigado pelas opinioes :)
pacoo
Membro Veterano
Registado: quarta out 14, 2009 5:00 pm

segunda mar 19, 2012 7:37 pm

um de médio porte talvez. se os seus pais não se importarem com pelos então um de pelo comprido seria melhor, visto que no inverno deve fazer frio no terraço. ou então um de pêlo curto mas no inverno teria de ficar em casa... mas se consegue de vez em quando ir lá a casa podia ir á rua com ele só para fazer as necessidades, assim já não fazia em casa, depois poderia dar maior passeio quando tivesse acabado a escola.
bruno894
Membro Júnior
Registado: quinta dez 22, 2011 4:45 pm

segunda mar 19, 2012 8:07 pm

Boa noite,

Nenhum cão deve ficar desde de manhã até as 6h da tarde fechado em casa/terraço sem companhia. Visto que quer um cão grande este requer um espaço maior em casa, mais depesas e principalmente requer passeios diários em que descarregue as suas energias acumuladas (que deverão ser muitas ao fim de tanto tempo fechado em casa). O que interessa ter um terraço pequeno ou grande se depois nao tira proveito dele? O cão acaba por ficar mais de metade do dia lá deitado.
Um cão grande requer passeios longos e que descarregue a energia acumulada (entre o que já referi anteriormente), um cão de pequeno porte, a meu ver, adequa-se melhor ao seu estilo de vida. Não requer passeios tão longos (como as raças de grande porte), menos despesas e são cães de companhia, o que leva a que se adaptem perfeitamente à vida de apartamente.
Isto é apenas a minha opinião.
Tens raças de porte médio/grande que lidam bem com a vida de apartamento, nomeadamente o dálmata. Faz o que já foi referido aqui, junta-te com os teus pais e vejam raças em que ambas as partes estejam de acordo e depois vejam as caracteristicas de cada raça.
Mas dou-te um conselho, não compres, adopta.
E lembre-se, um cão é um animal que fica para a vida.

Melhores cumprimentos,
Bruno Gonçalves
Riscas007
Membro
Registado: quinta set 30, 2010 4:35 pm

terça mar 20, 2012 12:52 am

Tenho um cão e de raça por causa das alergias (neste caso uma raça considerada para alérgicos).

No entanto sou 100% apologista da adopção, caso não haja ninguém alergico ou não haja nenhuma "paixão" por uma deterinada raça.

Já tive dalmatas, huskys e rafeiros na altura que não havia alergias em casa (todos eles foram adptados ou ofrecidos por falta de condições do primeiro dono).

Agora tenho uma minatura de 4,5kg.

Em termos de vantagens parece-me que me dava mais jeito passear à trela cães médios/grandes. Também dá para brincar se nos preocuparmos em pisar ou esmagar o cão se tropecarmos na bola.

Por outro lado a minha atual pequenina é muito portátil vai comigo para todo lado. É mete-la no bolso e bora de férias. Também dá para a ter ao colo sem pesar (adoro dar-lhe festas na barriga qd vejo tv).

O dálmata gosta muito de exercicio, é uma fonte de energia inesgotável mesmo em velhote estava sempre pronto para uma jogatina. É um cão polivalente, muito meigo e paciente mesmo com crianças, cumpria a função de guarda, de fácil treino e sociável com outros animais (sejam cães ou não).

Huskys não aconselho a quem tenha gatos, apesar dos vários esforços de sociabilização, passei por uma péssima experiência. Não sei se é da raça ou se fui eu que falhei, mas não consegui evitar um acidente.

Os Rafeiros depende mais do que sair, mas todos deixaram muitas saudades.

Sempre estudei/trabalhei tirando os fins-de-semana os meus cães ficam em casa cerca de 8/10 horas sozinhos com brinquedos. Mas têm sempre acesso a uma varanda para as necessidades.

Exercicio, passeio, treino e mimos todos os dias. Cerca de 45min / 1h quando chego a casa é só para o cão. Nunca tive problemas comportamentais de assinalar e parecem-me felizes.
Sasha99
Membro Veterano
Registado: terça jul 26, 2011 4:55 am

terça mar 20, 2012 1:39 am

depende do temperamento do cao...
a minha avo tem caes pequenos que nunca na vida se davam fechados em casa ja eu tenho uma cadela grande que se poder ta dentro de casa...so vai ao patio fazer o xixi e o coco dps volta para o sofa para dormir xD
Argay
Membro Veterano
Registado: quarta mar 07, 2012 10:46 am

terça mar 20, 2012 9:37 am

Vão adoptar ou comprar?
PunkPaul
Membro Veterano

terça mar 20, 2012 11:18 am

bruno894 Escreveu:Boa noite,

Nenhum cão deve ficar desde de manhã até as 6h da tarde fechado em casa/terraço sem companhia. Visto que quer um cão grande este requer um espaço maior em casa, mais depesas e principalmente requer passeios diários em que descarregue as suas energias acumuladas (que deverão ser muitas ao fim de tanto tempo fechado em casa). O que interessa ter um terraço pequeno ou grande se depois nao tira proveito dele? O cão acaba por ficar mais de metade do dia lá deitado.
Um cão grande requer passeios longos e que descarregue a energia acumulada (entre o que já referi anteriormente), um cão de pequeno porte, a meu ver, adequa-se melhor ao seu estilo de vida. Não requer passeios tão longos (como as raças de grande porte), menos despesas e são cães de companhia, o que leva a que se adaptem perfeitamente à vida de apartamente.
Isto é apenas a minha opinião.
Tens raças de porte médio/grande que lidam bem com a vida de apartamento, nomeadamente o dálmata. Faz o que já foi referido aqui, junta-te com os teus pais e vejam raças em que ambas as partes estejam de acordo e depois vejam as caracteristicas de cada raça.
Mas dou-te um conselho, não compres, adopta.
E lembre-se, um cão é um animal que fica para a vida.

Melhores cumprimentos,
Bruno Gonçalves
Desculpa Bruno nao me expliquei bem.. o cao nao ia ficar sozinho em casa ate essas horas TODOS os dias.. pois a minha mae tem horarios repartidos mas incertos e eu tenho furos nas aulas e intervalos, desco a rua e tou em casa..
Obrigado
Tarax
Membro Júnior
Registado: segunda fev 13, 2012 12:42 pm

terça mar 20, 2012 1:26 pm

Se assim fosse, eu optava por um cão de porte pequeno.

Aliás a minha situação é um pouco parecida com a sua, a excepção que a minha mãe está presente todas as tardes em casa.

Mas no inicio antes de comprar andei a investigar/pesquisar e acabei por resumir a 3 raças em que tinha como opção:

Pug carlin: Foi uma opção mas descartei devido a atenção, cuidados que deve ter pelas rugas na face. E algumas doenças que poderão surgir.
http://arcadenoe.sapo.pt/raca/pug/49

Boston Terrier: Foi uma possibilidade muito forte, contudo é um cão que não aguenta muito temperaturas extremas.
http://arcadenoe.sapo.pt/raca/boston_terrier/174

Chihuahua: Acabei por optar por esta raça pelas características da sua personalidade. Mas é uma raça que não aguenta muito frio e é uma raça muito dependente.
http://arcadenoe.sapo.pt/raca/chihuahua/21

No entanto estou muito contente pela minha opção, pois tenho uma cadela muito mimada, onde pôs a minha mãe a trata-la por filha (imaginem só), é inteligente e muito brincalhona. Gosta muito do sol, tem um tapete a porta onde se estica para apanhar banhos.
Atenção é ao alerta, é um cão que qualquer barulho é suficiente para ladrar.

Sei que estou a expor as minhas opções, contudo na minha opinião, na sua situação acho que seria o melhor.

Espero ter ajudado.
Riscas007
Membro
Registado: quinta set 30, 2010 4:35 pm

terça mar 20, 2012 2:49 pm

O ideal seria uma adoção e se já não for bebé terá uma melhor perceção do tipo de cão em termos comportamentais e tamanho em adulto.

Pense que também irá contribuir para um patudo ser feliz, sem custos de aquisição.

Quanto a raças, a minha atual é Schnauzer Miniatura devido a motivos de alergia. Tenho a dizer que é um cão muito equilibrado.
Tarax
Membro Júnior
Registado: segunda fev 13, 2012 12:42 pm

terça mar 20, 2012 4:16 pm

Riscas007 Escreveu:O ideal seria uma adoção e se já não for bebé terá uma melhor perceção do tipo de cão em termos comportamentais e tamanho em adulto.

Pense que também irá contribuir para um patudo ser feliz, sem custos de aquisição.
Claro que, sem querer descartar esta possibilidade.
Responder

Voltar para “Cães”