Como impedir gatinhos de arranhar os sofás?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Raquel9
Membro Júnior
Registado: sábado jun 03, 2006 12:36 pm

terça mar 20, 2012 9:33 am

Olá. Peço desculpa se já existe albgum tópico sobre este assunto, mas confesso que fui um bocadinho preguiçosa para procurar em já 194 páginas de tópicos. :wink:

Tenho três novos gatinhos cá em casa, com 2 meses de idade, mas como a casa é alugada e a mobília não é minha, o senhorio já me disse que tem receio de que eles estraguem os sofás e até me perguntou se eu já tiunha encontrado donos para eles (inicialmente eu era só para tomar conta, mas já não consigo dá-los). A verdade é que já há por aí uns arranhões. Já pus capas nalguns, mas ainda fica caro e nem sempre encontro o tamanho ideal. Já experimentei borrifá-los com água e ralhar com eles, mas quando não estou em casa (ou mesmo quando estou) há sempre um que se atreve. Também já comprei um spray que supostamente os manteria afastados, mas também não está a ser eficaz. Tenho ginásios e vários arranhadores que borrifo regularmente com catnip para os atrair, mas não estou a conseguir resolver o problema. :(

Alguém me pode aconselhar, please? Obrigada.
<p>- An animal's eyes have the power to speak a great language. - Martin Buber</p>
hmsf
Membro Veterano
Registado: segunda dez 19, 2011 11:14 am
Marie
Lilou
Judy
Ginjas

terça mar 20, 2012 9:48 am

Se eles são gatinhos penso que seja natural serem mais atrevidotes... já experimentou confina-los a um espaço da casa que não dê acesso à sala? Por exemplo, uma vez morei num apartamento em que a sala tinha uma porta... bastaria ter fechado a porta da sala e eles podiam andar pela casa toda, mas não tinham acesso à sala, onde está o sofá! Se não confia neles e se de facto a mobília não lhe pertence (e pode perder p.ex. cauções à conta disso), o melhor será prevenir esse tipo de erros. Não estando em casa, não pode controlar... por isso o ideal é afastá-los do sofá quando não está em casa...

Também aconselho a que corte as unhas dos seus gatinhos. É complicado, eu sei, mas também quanto mais cedo eles forem habituados, melhor, e talvez não resistirão tanto no futuro... cuidado é ao cortar. Mais vale cortar só as pontinhas, porque eles têm terminações nervosas nas unhas (a parte irrigada, meio vermelha), e se cortar aí acredite que será extremamente doloroso para eles e poderão ficar assustadiços e renitentes quando virem o corta unhas na próxima "poda".

Já experimentou um spray que "supostamente" repele os gatos? Eu comprei um na Tiend* antes da Marie vir para casa. É que tenho sofás, mesa de café e um cadeirão, tudo em pele, tudo novinho... e o meu namorado tinha um fanico se ela arranhasse fosse o que for... conclusão, no 1º dia que ela veio, comecei a colocar esse spray perto dessas zonas... a ver se a afastava... não sei se resulta muito bem. Sei que ela não gosta do cheiro, mas não sei se ela é simplesmente uma gata desinteressada de sofás e afins (só gosta do tapete de sisal, que está lá mesmo para ela arranhar, o que é uma SORTE!!). Mas experimente isso, pode funcionar!

As capas são também uma boa solução! Se não encontra capas baratas então opte por mantas, ou colchas (que não goste muito ou que sejam velhas p.ex. já que vão ser, provavelmente, arranhadas...), e tente prendê-las... assim se eles arranharem, arranham a colcha/manta e não o sofá propriamente dito...

De resto não encontro mais nenhuma solução.

Mas em casa, quando estiver com eles, continue a borrifa-los com agua quando vir que vão arranhar o sofá e diga um firme "não!". Eles aprendem.
MiCas2011
Membro Veterano
Registado: quinta out 06, 2011 4:01 pm

terça mar 20, 2012 10:26 am

Compre um arranhador próprio para gatinhos e ensine o seu gatinho.

Agarre-o e leve-o lá, segure as patinhas dele e faça o movimento de arranhar com as patinhas, para que ele perceba...

Sempre que ele tente arranhar o sofá, ralhe com ele com um Não!! E leve-o ao arranhador... :wink: vai ver que fica admirada com a inteligência dele :)
... Carolina Homenagem ao meu Tareco: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... highlight=
MariaPaz
Membro
Registado: sexta jul 27, 2007 7:58 am

terça mar 20, 2012 10:45 am

O meu gato mais velho (12 anos), quando era "filho único", destruiu-me um sofá, há anos atrás. Quando comprei uns novos, a sala passou a estar sempre fechada. Nessa altura já tinha arranhador que ele usava juntamente com o sofá :-). Agora, ele e as "manas", usam o arranhador e a(s) colcha(s) da minha cama para afiar as unhas :-)
Raquel9
Membro Júnior

terça mar 20, 2012 11:03 am

Obrigada a todos pelos conselhos. :)

Hmsf, agora fiquei baralhada porque eu tinha pedido ao veterinário para lhes cortar as unhas quando eles lá foram levar as vacinas e ele disse-me que nunca se deve cortar as unhas dos gatinhos porque é a única arma que têm para se defenderem :?:

Quanto a fechá-los noutro compartimento, aqui é um bocado complicado já que a sala é cozinha ao mesmo tempo e é onde têm mais espaço. Além do mais o hall de entrada também tem sofás e haveria arranhões na mesma. Fechá-los no quarto ou no WC era muito complicado, ficariam com pouco espaço. Vou seguir o seu conselho de ralhar com eles e borrifá-los com água quando se atreverem. E insistir com os arranhadores tal como sugere a Micas.

Obrigada!
<p>- An animal's eyes have the power to speak a great language. - Martin Buber</p>
hmsf
Membro Veterano
Registado: segunda dez 19, 2011 11:14 am
Marie
Lilou
Judy
Ginjas

terça mar 20, 2012 11:07 am

Raquel9 Escreveu:Obrigada a todos pelos conselhos. :)

Hmsf, agora fiquei baralhada porque eu tinha pedido ao veterinário para lhes cortar as unhas quando eles lá foram levar as vacinas e ele disse-me que nunca se deve cortar as unhas dos gatinhos porque é a única arma que têm para se defenderem :?:

Quanto a fechá-los noutro compartimento, aqui é um bocado complicado já que a sala é cozinha ao mesmo tempo e é onde têm mais espaço. Além do mais o hall de entrada também tem sofás e haveria arranhões na mesma. Fechá-los no quarto ou no WC era muito complicado, ficariam com pouco espaço. Vou seguir o seu conselho de ralhar com eles e borrifá-los com água quando se atreverem. E insistir com os arranhadores tal como sugere a Micas.

Obrigada!
De todos os sites que já li sobre o assunto nunca li um que dissesse que não se devia cortar as unhas aos gatinhos, apenas que se deveria ter cuidado na forma como se corta. Não estou, de todo, a querer sobrepor-me ao entendimento do vet (que percebe muuuuuuuuito mais do assunto do que eu). É lógico que as unhas servem para os animais se defenderem... Mas isso no caso de serem animais de exterior, sujeitos a maiores perigos, certo? É que no interior de um apartamento, não creio que tenham casos em que estejam sujeitos a ataques. Além disso se brincarem "à porrada" entre eles, se todos tiverem as unhas aparadas estão em situação de igualdade, até se evitam arranhões... mas isto é apenas o que penso, retirado do meu próprio senso comum e de algumas coisas que tenho lido por aí... Talvez o melhor será ligar ao seu vet para confirmar isso ;)
Última edição por hmsf em terça mar 20, 2012 11:10 am, editado 1 vez no total.
MariaPaz
Membro
Registado: sexta jul 27, 2007 7:58 am

terça mar 20, 2012 11:08 am

Raquel9 Escreveu:Obrigada a todos pelos conselhos. :)

Obrigada!
Não cortar as unhas dos gatinhos????? Mas eles não estão sempre dentro de casa? Eu corto com regularidades as unhas dos meus tarecos, com o mesmo corta-unhas que eu uso :-)
emanuelsa
Membro Júnior
Registado: sábado set 04, 2010 1:08 pm
Tobias - Comum Europeu;
Rodolfo - Persa;

terça mar 20, 2012 11:39 am

Olá!

Só não se deve cortar as unhas a um gato se esse tem contacto regular com o exterior (subir muros/contacto com outros gatos ).

Se é um gato 100% caseiro, deve cortar as unhas logo desde pequeno.
Raquel9
Membro Júnior

terça mar 20, 2012 11:58 am

Pois, eu também achei estranho mas não quis contradizer o veterinário, afinal percebe bem mais disto do que eu. Quando a Miucha era pequena o veterinário dela cortava-lhe as unhas e nunca me falou em qualquer perigo. Ajudava bastante a resolver-me o problema das arranhadelas nos sofás agora. Bom, tenho de continuar a tentar até que desistam de vez. É que eles também usam os arranhadores, mas vai na volta, lá vão umas arranhadelas nos sofás também. Ou quando andam com a "maluqueira" de andarem os três a correr uns atrás dos outros, trepam por eles acima.

De qualquer das formas, obrigada a todos pelos conselhos. :)
Inkas
Membro
Registado: domingo fev 05, 2012 2:36 pm

terça mar 20, 2012 1:08 pm

Olá

A mim veterinários e pessoas com mais experiencia em gatos sempre me disseram que os gatos que ficam em casa, que nunca saem à rua, deve-se cortar as unhas. Tendo claro cuidado com a forma como se corta.

Quando são animais que vão à rua ai sim não se deve cortar as unhas.

Isto porque:

Os gatos que vão à rua por um lado acabam por “gastar” as unhas no chão, a subir às árvores, etc e por outro lado precisam das unhas para se defenderem.

Agora os gatos que estão em casa não se precisam das unhas para se defender e não as conseguem “gastar” no chão de casa.

Espero ter ajudado.
Raquel9
Membro Júnior

terça mar 20, 2012 4:48 pm

Obrigada, Inkas. :)
ambv
Membro Veterano
Registado: domingo mar 22, 2009 7:14 pm

terça mar 20, 2012 5:37 pm

Uma coisa que pode arranjar para afastar os seus gatuchos de afiar as unhas onde não devem é arranjar um borrifador que se compra numa loja e não é muito caro. Enche-se com água e quando eles estiverem a fazer alguma maroteira, mandamos um esguicho de água e zás, fogem a sete pés.

As minhas quando vêem o borrifador já fogem sem ser preciso borrifar :lol:

É certo que só funciona enquanto estiver presente. Mas se for persistente e se adquirir um arranhador onde eles possam afiar as unhass, já é meio caminho andado.

E boa sorte. :wink:
Raquel9
Membro Júnior

quarta mar 21, 2012 8:52 am

Obrigada, ambv. Acho uma óptima ideia mas um dia li num livro sobre gatos que eles não deveriam ver que é o dono a borrifá-los porque senão assiociam os borrifos ao dono e não ao acto. Eu já os tenho borrifado com água, mas tenho algum receio que comecem a ganhar rancor contra mim. Nesse mesmo livro dizia que temos de os fazer associar o acto a algo desagradável. Um dos exemplos que davam era o dono emitir um som mais forte, por exemplo com uma buzina, de cada vez que eles arranhassem os sofás ou cortinas. Os gatos não se apercebiam que o som vinha do dono e associavam-no ao acto. Não sei se valerá a pena tentar desta forma, já alguém experimentou?
homeless
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 10:22 am

quarta mar 21, 2012 9:06 am

quando fizerem asneira...bata palmas com força!
ou agite uma garrafa de plastico com algo lá dento...eu usso as palmas pois estão à mão de semear...
também levam uns borrifos de quando em vez e não se me parece que estejam traumatizados.

pois a cena das unhas...fará sentido em gatos com acesso ao exterior e que contactem com gatos estranhos principalemnte se não estiverem castrados - a grande causa de bulha entre gatos pois...são os rabos de saia.... 8)

em gatos de casa, castrados e sem acesso à rua ou a gatos estranhos é até conveniente aparar-lhes a ponta da unhaca - evitamos qu enos aleijem ao "amassar" ou que lhes dê para a decoração de interiores!

mas devem sempre ter um arranhador - em sisal são para mim os melhores. e tipo coluna, altos d emodo a poderem amarinhar por eles acima e fazerem ginastica para continarem giros! 8)
BetaPat
Membro Veterano
Registado: terça abr 22, 2008 8:51 am

quarta mar 21, 2012 10:47 am

A sugestão da ambv é capaz de dar resultado. Com outra mania, a de subir para cima da mesa qd estamos a comer, o gato do meu filho foi corrigido. Borrifei-o uma vez e depois só tinha que lhe mostrar o borrifador e ele desistia de subir. Foi eficiente para o resto das férias que passou comigo. É capaz de dar resultado com as arranhadelas...
Responder

Voltar para “Gatos”