Hamster Siberiano?

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
PunkPaul
Membro Veterano
Registado: sábado fev 09, 2008 10:01 pm

segunda mar 19, 2012 6:15 pm

Imagem

Imagem

Boas, gostaria que me dissessem ao certo se esta cria de hamster é realmente de um hamster siberiano :)

Obrigado
Nitara
Membro Veterano
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

segunda mar 19, 2012 6:20 pm

A mim parece-me, sim :wink: .
PunkPaul
Membro Veterano

segunda mar 19, 2012 6:35 pm

A minha namorada ofereceu-mo e fiquei um bocado chateado por ela não se ter informado primeiro acerca da raça do animalzinho.. ja possuo um hamster normal, dos que ficam bem grandes e já dura 3 anos.. pelo afecto que criei por esse e pelo amor que tenho a roedores, ela decidiu oferecer-me outro.. por sorte ja tinha onde o meter, felizmente :)
Fico agradecido por todas as respostas ..

Cumps
Nitara
Membro Veterano

segunda mar 19, 2012 6:50 pm

Eu também tenho uma hamster siberiana toda branquinha chamada Kitana e antes desta tive também outra, a Tara. São as coisas mais fofinhas do mundo.

A minha Tara morreu velhinha, já com quase 6 anos feitos. A Kitana ainda é uma menina jovem, embora já não seja bébé.

Como já tem um hamster, a manutenção não vai ser complicada, uma vez que necessitam practicamente das mesmas coisas.
Por descarga de consciência, deixo aqui um texto informativo que eu fiz sobre hamsters siberianos:

Hamster Siberiano

Alojamento adequado

Os hamsters siberianos deverão ser alojados em gaiolas próprias. Aconselho como medidas ideais 40 cm de comprimento, 26 cm de largura e 50 cm de altura. Foi sempre em gaiolas com estas medidas que mantive todos os meus hamsters siberianos.

A gaiola deverá ser segura ( sendo que o hamster não deverá conseguir passar pelas grades ) e deve-se ter cuidado com as portas ( que deverão estar sempre bem fechadas ). As grades deverão ser resistentes aos dentes do hamster.

Baseado na minha experiência própria, uma gaiola deverá ter:
- Roda. Esta proporciona ao hamster exercício físico ( que é importante para prevenir a obesidade ) e também para se divertir e aliviar o stress.
- Comedouro. Deverá estar sempre limpo ( sem fezes ou urina no seu interior ).
- Bebedouro. Aconselho aqueles que se prendem nas grades e têm uma bola no tubo onde o hamster bebe. A água deverá ser trocada diariamente ( no máximo de dois em dois dias ). Semanal ou quinzenalmente convém lavar muito bem o seu interior com água corrente e sal ( que deverá ser retirado depois da sua utilização no interior do bebedouro ) para evitar o tão conhecido verdete ( algas que se criam devido à água estar parada ).
- Esconderijo. Este pode ser uma casinha de plástico, um abrigo em madeira rija, uma caixa de cartão ou outro objecto que sirva para o efeito e seja resistente às constantes dentadas do hamster siberiano. O esconderijo convém estar situado no local da gaiola mais escuro.
- Material para o ninho. Este deverá ser colocado num local qualquer da gaiola ( pois o hamster tratará de o recolher e levar para o esconderijo ). Os materiais que uso sempre nos meus hamsters siberianos são feno e cartão dos rolos do papel higiénico. Mas também recomendo papel de cozinha ou papel higiénico. Nunca dê algodão ( que muito vulgarmente se encontra à venda nas lojas de animais ). Estes podem amputar membros do hamster se ficar preso e, se ingerido por acidente, poderá causar obstrução no sistema digestivo.
- Litter. O chão deverá ser revestido com litter, especialmente nos cantos que são os locais mais escolhidos para fazer as necessidades, especialmente a urina. Aconselho Natural Wood da Versele Laga, corn cobs ou rolinhos de madeira prensada.
- Brinquedos. Pode dar bolinhas, paus de madeira, cordas resistentes, etc.
- Patamares e respectivas escadas. Dou preferência a gaiolas com escadas e vários patamares ( as minhas gaiolas sempre tiveram três patamares ).
- Tubos. Não tenho na minha gaiola, mas não há qualquer problema em colocar alguns.

Alimentação

Os hamsters siberianos devem ser alimentados com uma ração de boa qualidade para permitir um óptimo desenvolvimento e prevenir problemas de saúde, nomeadamente relacionados com carências nutricionais.
Como alimentação base aconselho:
- Versele Laga Mini Hamster Nature
- Versele Laga Hamster Nature
- Vitakraft Hamster
Há outras marcas igualmente boas disponíveis no mercado, mas como sempre usei estas, aconselho.
Como suplementos aconselho:
- Sticks de sementes. Eu aos meus hamsters siberianos dou mensalmente um stick por hamster que são lentamente roídos. Há muitos sabores disponíveis no mercado, mas os meus hamsters preferem fruta e mel. Estes sticks, para além de serem saborosos para os hamsters, também ajudam a desgastar os dentes.
- Frutos. Aconselho especialmente maçã e pêra. Dou semanalmente.
- Vegetais. Aconselho principalmente cenoura. Dou semanalmente.
- Queijo. Dou mensalmente.
- Feno. Estando na gaiola como material para fazer o ninho, é natural que de vez em quando os hamsters comam e não há nenhum inconveniente.
Nunca dei outros suplementos a não ser estes.

Limpeza

O litter do chão deverá ser mudado semanalmente.
O material do ninho deverá ser mudado quinzenalmente.
Uma limpeza total deverá ser feita mensalmente.
Nem todas as pessoas usam estes critérios, mas estes foram sempre os que eu usei.

Localização da gaiola

A gaiola deverá estar localizada num local onde não abunde muita claridade.
Não deverão passar correntes de ar nos sítios circundantes da gaiola.

Boa sorte para essa coisinha fofinha :wink: .
PunkPaul
Membro Veterano

segunda mar 19, 2012 7:17 pm

O meu hamster siberiano já está alojado :D não optei por uma gaiola pois teria que gastar mais dinheiro a comprar uma.. mas optei por aproveitar um aquaterrário que tinha cá para casa sem uso nenhum.. é bastante espaçoso, o bebedouro é desses com bolinha e fiz uma montagem segura com ele para ficar dentro do aquaterrario.. quanto á alimentação, nao diferencia muito do meu outro hamster, a única dúvida que tenho é em relação ao queijo, qual o queijo que aconselha? E quanto ao exercicio do animalzinho, amanha passo por uma loja de animais para comprar uma daquelas rodinhas ja com um suporte encorporado sem ser preciso meter preso ás grades :)
Nitara
Membro Veterano

segunda mar 19, 2012 7:22 pm

PunkPaul Escreveu:O meu hamster siberiano já está alojado :D não optei por uma gaiola pois teria que gastar mais dinheiro a comprar uma.. mas optei por aproveitar um aquaterrário que tinha cá para casa sem uso nenhum.. é bastante espaçoso, o bebedouro é desses com bolinha e fiz uma montagem segura com ele para ficar dentro do aquaterrario.. quanto á alimentação, nao diferencia muito do meu outro hamster, a única dúvida que tenho é em relação ao queijo, qual o queijo que aconselha? E quanto ao exercicio do animalzinho, amanha passo por uma loja de animais para comprar uma daquelas rodinhas ja com um suporte encorporado sem ser preciso meter preso ás grades :)
Eu há minha dou Limiano, mas é muito raramente. Às vezes nem mensalmente come. Apesar dela adorar, não é um alimento muito saudável.
PunkPaul
Membro Veterano

segunda mar 19, 2012 7:37 pm

Ok, muito obrigado.. o bichinho ta ali a enxer o papo pa ir pa dentro da casinha "Becel".. sim, a toca é uma caixa de manteiga, devidamente lavada, desinfectada e secada obviamente :lol: mas é um bichinho mesmo adorável, estou a adorar observar cada movimento dele, e como é uma cria é mesmo super fofo :D
ShiroeAmigos
Membro Veterano
Registado: domingo fev 12, 2012 8:25 pm

quarta mar 21, 2012 1:02 pm

Engraçado, a mim parece-me um híbrido (cruzamento entre Anão-Russo Campbells e Winter-White)

Tem uma coloração bem bonita! :D

Vou-lhe mandar estes sites para poder explorar melhor a espécie do seu hamster:
http://justhamsters.no.sapo.pt/
http://hamstersdaries.com.sapo.pt/bin/campbells.htm

Aos meus dou cálcio uma vez por semana (queijo fresco) e proteína animal também uma vez por semana (tenébrios ou frango/coelho cozido sem tempero, só uma lasca), pois são omnívoros :D
Visitem o nosso blog, uma visão diferente sobre os hamsters: <a href="shiroeamigos.blogspot.com">Shiro e Amigos</a>
PunkPaul
Membro Veterano

quarta mar 21, 2012 8:01 pm

Boas, hoje tentei juntar o meu siberiano com um irmao da ninhada que a minha namorada tambem comprou.. não tenho o meu há mais que 3 dias, como podem ver é uma cria ainda, e hoje tentámos juntá-los.. mas o meu, ao ter posto o outro no aquaterrário em que ele está, não largou o da minha namorada, não dava para ver se tava a tentar mordê-lo, acariciá-lo, lamber-lhe, cheirá-lo.. mas a reação foi esquisita, muito agitados e expulsou-lhe varias vezes do ninho.. passados alguns minutos ja estavam ambos dentro do ninho mas as vezes ainda andam nessas desavenças.. o que pode ser?

Cumps
ShiroeAmigos
Membro Veterano

quarta mar 21, 2012 8:52 pm

Desculpe, mas quer juntar dois hamsters? :S

É que há o erro muito comum de que os Hamsters Anão-Russo são mais amistosos que os Sírios em relação a indivíduos da mesma espécie.

Esta é uma ideia totalmente errónea :S

Qualquer espécie de Hamster é solitária e territorialista. Eles até se dão bem quando novos, mas a partir dos 2 meses a luta por território e comida começam a ser uma constante, podendo levar até a morte :/

Eu não sei se os quer juntar, mas esta é a realidade. Se desejar, posso mostrar fotografias :/
Visitem o nosso blog, uma visão diferente sobre os hamsters: <a href="shiroeamigos.blogspot.com">Shiro e Amigos</a>
PunkPaul
Membro Veterano

quarta mar 21, 2012 9:18 pm

Não, não pretendo juntá-los.. mas sim ja agora envie-me as fotografias para eu ficar com alguma noção..

Obrigado
ShiroeAmigos
Membro Veterano

quarta mar 21, 2012 9:26 pm

vou mandar por MP se não se importar, são um pouco chocantes :/
PunkPaul
Membro Veterano

quarta mar 21, 2012 10:02 pm

Ja li na internet pessoas que tiveram siberianos machos em conjunto que deu resultado e que se davam bem.. porque no caso dos hamsters siberianos a fêmea é bem mais territorial que o macho.. eles estão separados neste momento, como ainda são crias, amanha vou limpar o aquaterrario de novo, pôr outro substracto para evitar qualquer tipo de cheiros recentes.. a casinha, etc.. e vou experimentar, fico a ver.. se eu reparar que mesmo assim não páram, então desisto e separo-os.. eu ja fiz criação de hamsters "normais" e sempre que fazia isso dava resultado, evitando que eles tivessem todos juntos no mesmo espaço (ex: cada par/trio em cada aquaterrario) nunca tive problemas.. as vezes existia sempre uma disputa territorial mas nada de especial.. os meus hamsters nunca ficaram com feridas fatais e faziam muitas coisas em conjunto.. mas isso depende da atenção e da importância por parte do dono, obviamente.. eu adoro roedores, mas agora deparo-me com esta súbita questão "posso ter dois hamsters siberianos juntos no mesmo espaço?".. Confesso, não faço a menor ideia mesmo após as pesquisas, li tanto argumento e tanta opinião diferente que neste momento sinto-me apático.. gostava imenso de ter 2 exemplares no mesmo espaço.. vou continuar a informar-me, entretanto se alguem me disser com certezas, agradeco essa pessoa..

Cumprimentos
PunkPaul
Membro Veterano

quarta mar 21, 2012 10:05 pm

Secção "Exóticos", Hamster Siberiano:

"Temperamento [ editar ]

O Hamster Siberiano é um animal solitário que apenas se reúne com outros da sua espécie para procriar. Apesar disso, toleram viver em pequenos grupos, desde que não sejam compostos por vários machos e várias fêmeas. Pode-se manter dois machos na mesma gaiola, desde que sejam irmãos e nunca tenham sido separados."

Separados em que sentido? Eles não tiveram nem 2 dias separados.. isso conta?
ShiroeAmigos
Membro Veterano

quarta mar 21, 2012 10:10 pm

Então, se não se importa, irei apresentá-lo à Christine, dos Hamsters Vale do Luar.
Actualmente ela é criadora de Sírios, já foi criadora de Anão-Russo Campbells.

Ela com certeza também lhe irá falar de outros criadores, como a Daniela da Casa do Hamster e do João Matos do Just Hamsters.

Estes são os poucos criadores portugueses que cuidam da linhagem dos seus hamsters antes de fazer a cruza, e tratam de vários assuntos como linhagem de doenças e temperamento!

Compreendo como se sente, eu também fiquei assim a princípio.
Mas eu prefiro prevenir a remediar :D

O blog da Christine é este, se desejar entrar em contacto:
http://toca-do-hamster.blogspot.com
Última edição por ShiroeAmigos em quinta mar 22, 2012 8:44 pm, editado 1 vez no total.
Responder

Voltar para “Exóticos”