Pelos vistos vocês ainda não aprenderam...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

domingo jan 25, 2004 2:49 pm

Eu tenho muito medo de certas pessoas aqui que acreditam em tudo que se lhes diz sem espirito critico.

Eu se um dia quiser dizer mal de alguém, só me basta meter aqui um tópico a fazer queixa, mesmo que infundada e já sei que essa pessoa receberá emails a insultar, será difamada em conversas e em topicos e tudo isto por pessoas para quem um desconhecido afirmar algo num site da net é sinónimo de verdade.

A estas pessoas, os vossos pais e professores não vos deram formação nenhuma ? Uma coisa é cair uma vez, eu vejo gente que cai em todas e pior, que defende coisas somente porque as leu num site.

O Gary há tempos no forum dos cães denunciou um certo produto que que estava em todo o lado, no banho, no que comemos, etc. Ergueram-se vozes a apoiar e e queriam fazer petições contra esse produto composto por uma parte de oxigenio e duas de hidrogénio.

Esse produto era a ...Àgua.....
Talvez valha a pena pensar nisto.

E ser menos ingénuos. porque a maior parte dos ingénuos se forem pessoas adultas, Deus queira que nunca estejam em locais de responsabilidade. Não tem capacidade para isso.

Questionar o que nos é apresentado devia ser básico. Será por preguiça ? Provávelmente, é mais simples aceitar tudo que nos metem na boca, não é ?
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

domingo jan 25, 2004 3:05 pm

Infelizmente, espírito crítico é coisa que cada vez se desenvolve menos nas nossas escolas e nas nossas famílias. Também não é à toa que temos médias de 6 e 7 a Matemática e Física e que as áreas ligadas às ciências exactas no nosso país (e nos EUA então nem se fala) têm cada vez menos procura, ao contrário das Filosofias, Histórias e Economias Domésticas (não é fixe, um sujeito licenciar-se em Culinária?). Qualquer dia está toda a gente a preconizar plantarmos campos de malmequeres por todo o lado enquanto as pontes vão caindo.

O que nos safa são os japoneses, coreanos e afins ...
"Quando o s&aacute;bio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo"&nbsp; (prov&eacute;rbio chin&ecirc;s)
CasadeAnaval
Membro Veterano

domingo jan 25, 2004 3:11 pm

O que me choca mais nem é isso, é que as pessoas vêm aqui para convenceram as outras obre "verdades" que leram na net e nada que aprenderam na universidade...

Isso é que é mais grave. Como sabes bem, já tivemos aqui gente a discutir nutrição de forma acesa com veterinários e a chamar-lhes burros e pior a dar informações "fidedignas", tudo isto baseado somente na sua experiência pessoal de um cão
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
Miadores
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2003 9:21 pm

domingo jan 25, 2004 3:39 pm

SeaLords Escreveu:ao contrário das Filosofias, Histórias e Economias Domésticas
Olhe, vai-me desculpar, mas estar a meter a Filosofia (e mesmo a história, que é uma ciência) ao nível de culinárias e economias domésticas, é perfeita ignorância.
Para sua informação e de todos, aliás, que possam ter esse preconceito, o espírito crítico mais radical e mais exigente está precisamente na Filosofia. Por isso é que ao nível de notas, o insucesso escolar da disciplina se aproxima do da Matemática, sabia disto?
Quando falamos, devemos ter conhecimento de causa.

Vasco, tem razão no que diz, porque a net tornou-se hoje no grande magister, quase oráculo.
<p>MALHINHAS para sempre no meu coracao!</p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p>&nbsp;</p>
Aleacim
Membro Veterano
Registado: terça nov 11, 2003 9:14 pm
Localização: cão (yorkshire terrier - tó; rafeiro - santacomba; husky-caniche - tobias) gata (siamês - tareka)

domingo jan 25, 2004 4:04 pm

Miadores Escreveu: Olhe, vai-me desculpar, mas estar a meter a Filosofia (e mesmo a história, que é uma ciência) ao nível de culinárias e economias domésticas, é perfeita ignorância.
Para sua informação e de todos, aliás, que possam ter esse preconceito, o espírito crítico mais radical e mais exigente está precisamente na Filosofia. Por isso é que ao nível de notas, o insucesso escolar da disciplina se aproxima do da Matemática, sabia disto?
Quando falamos, devemos ter conhecimento de causa.
Não posso deixar de lhe dar razão...

SeaLords
um curso universitário não vale mais por ser de matemática do que por ser de filosofia, história ou mesmo o Portugues (que nos faz tanta falta hoje em dia).

Até porque o tópico não tem muito a ver com formação...tem mais a ver com educação...
...posso ter o melhor e mais completo curso do mundo...mas se for do contra, aguentem-se aqueles de quem eu não gostar...é uma questão de querer perceber as coisa (há muita gente que prefere não ver...e ser sempre do contra).

Sr CasadeAnaval
não deixo de lhe dar razão no que diz...mas preferia que não fosse no fórum dos cães.
Sei que não há aqui um fórum especifico para desabafos...mas o dos cães ...

:? não me aprece o mais apropriado.
É apenas a minha opinião.

fiquem bem

Ana
Aleacim
Membro Veterano
Registado: terça nov 11, 2003 9:14 pm
Localização: cão (yorkshire terrier - tó; rafeiro - santacomba; husky-caniche - tobias) gata (siamês - tareka)

domingo jan 25, 2004 4:08 pm

Em relação à Internet...tem muitas coisas certas...mas também muitas erradas...temos é de ter o bom senso de as saber distinguir.
Não é errado acreditar em certas coisas, o errado está em não aceitar quando nos provam que essa nossa crença está errada e tentar "ensinar o Pai Nosso ao Vigário".

fiquem bem
Ana
CasadeAnaval
Membro Veterano

domingo jan 25, 2004 5:48 pm

Aleacim Escreveu: não deixo de lhe dar razão no que diz...mas preferia que não fosse no fórum dos cães.
Pois, para mim é o mais apropriado porque é onde se dão mais calinadas e aparecem mais deficientes mentais por metro quadrado.
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

domingo jan 25, 2004 8:17 pm

Quanto aos cursos : o espírito critíco não se prende com a natureza do curso.

Em primeiro lugar há que não confundir raciocínio lógico com espírito critíco.
O primeiro (típico da matemática é a capacidade de chegar a um resultado partindo de premissas e mais não sei o quê que já não me lembro), o segundo consiste na capacidade de contestar as premissas, o raciocínio e o resultado.Usando a lógica, é claro.

O espiríto critíco é mais adequado às ciências humanas.
Digamos, mesmo, que é o fantasma das ciências humanas.
Mas aplica-se a todos os domínios.

Não há evolução sem espirito critíco - imagine-se se Galileu nunca tivesse contestado que a Terra era o centro do universo...
Imagine-se se ninguém nunca tivesse contestado o direito divino dos reis...

É a maior virtude (herdada dos gregos) que a nossa civilização tem - a capacidade de duvidar de tudo e de todos.

O problema do ensino em Portugal é a falta de valor que se dá ao trabalho.
À simples aquisição de conhecimentos.
Sem saber do que se fala não é possível contestar, nem desenvolver.
Caímos, pois, na ignorância, irmã da estupidez.

Mas há pessoas que não passam sem um guru.
Isto é, alguém que lhes aponte o caminho, que lhes resolva as dúvidas, que lhes dê certezas.

Isto porque pensar dá trabalho.
E é angustiante.

Como dizia Fernando Pessoa bom mesmo é ser "como o Esteves, sem metafísica".

Se tiverem tempo leiam "O Banqueiro Anarquista" de Fernando Pessoa e
pasmem com o espirito critíco deste homem.
Malkovich
Membro
Registado: domingo jan 11, 2004 3:12 pm

domingo jan 25, 2004 8:37 pm

CasadeAnaval Escreveu: Pois, para mim é o mais apropriado porque é onde se dão mais calinadas e aparecem mais deficientes mentais por metro quadrado.
Meu caro

Quanto à questão da espírito de crítico estou plenamente de acordo desde que esse espírito não roçe o bota abaixo, apanágio de alguns elementos deste fórum.

Sendo que alguns foristas percebem mais do assunto que outros devido a vários factores, entre eles a experiência, não quer isso dizer que têm a verdade absoluta. Aliás esta não existe. O que hoje é uma teoria indubitável amanhã poderá não o ser.

Quanto à sua frase acima citada, presumo que devia ter mais tento na língua, pois está a ofender os foristas que por aqui passam e que não podem, nem devem saber tudo o que você sabe.

Você é omnipresente neste fórum, já teve tempo de assimilar muita coisa... :D
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

domingo jan 25, 2004 9:08 pm

espírito crítico? qual espírito quando o copianço é um desporto nacional? claro que há excepções. devem ser esses que desenvolvem o tal e.c. portanto, isso de discriminar cursos, não me parece ser o melhor raciocínio. em todos se exige discernimento e espírito crítico. isto para quem quiser ser profissional e não apenas licenciado.
a questão da net vem na sequência do copiança/papaguear na escola.
CasadeAnaval
Membro Veterano

domingo jan 25, 2004 9:18 pm

Malkovich Escreveu:
Quanto à sua frase acima citada, presumo que devia ter mais tento na língua, pois está a ofender os foristas que por aqui passam e que não podem, nem devem saber tudo o que você sabe.
Somente ofendo aqueles que sem saber nada vêm dizer que sabem tudo.

Se se sentiu ofendido, como dizia Cyrano " C´est mon secret" ;)
cgtorres
Membro Veterano
Registado: terça out 29, 2002 11:39 am

segunda jan 26, 2004 9:06 am

Aleacim Escreveu: Sr CasadeAnaval
não deixo de lhe dar razão no que diz...mas preferia que não fosse no fórum dos cães.
Aleacim, percebo a intenção do Vasco (e nem sempre estou de acordo com ele). Penso que seja uma chamada de atenção para os posts da "verdade abosoluta" que se colocam aqui, de coisas que lemos na Net ou recebemos por mail, sem haver uma averiguação da sua veracidade, seja por assuntos médicos, ou adopção de cães.
nynf
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

segunda jan 26, 2004 9:51 am

Será impressão minha ou comentaram tudo menos o mais importante do post do Vasco??????
Vou voltar a ler tudinho e já volto porque de certeza que me escapou algo! :roll:
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Cães”