Expulso de local publico
Moderador: mcerqueira
Ola a todos,
Vinha pedir a vossa opinião numa situação que se passou comigo no ultimo fim de semana.
Como tenho um primo que joga futebol aproveitei pra ir ver um jogo dele...o jogo era num estadio daqueles com campo em terra...e com uma bancada em cimento aberta, e toda gente pode entrar para ver o jogo.
Quando fui para a bancada com o meu p.a. um elemento da gnr veio ter comigo, e disse me que tinha de me retirar...
Fiquei muito surpreendido e perguntei lhe porquê...ao que ele me respondeu que tinha de ter açaime...e eu disse lhe que a lei apenas me obriga a andar de trela...mas ele disse me que não...que tinha de andar sempre de açaime na rua...
Fiquei parvo...mas posso admitir que esteja errado...o maior problema foi mesmo haver lá um cão solto na bancada...mais pequeno que o meu mas a lei deveria der para todos não?
Gostaria que me dessem a vossa opinião...
Vinha pedir a vossa opinião numa situação que se passou comigo no ultimo fim de semana.
Como tenho um primo que joga futebol aproveitei pra ir ver um jogo dele...o jogo era num estadio daqueles com campo em terra...e com uma bancada em cimento aberta, e toda gente pode entrar para ver o jogo.
Quando fui para a bancada com o meu p.a. um elemento da gnr veio ter comigo, e disse me que tinha de me retirar...
Fiquei muito surpreendido e perguntei lhe porquê...ao que ele me respondeu que tinha de ter açaime...e eu disse lhe que a lei apenas me obriga a andar de trela...mas ele disse me que não...que tinha de andar sempre de açaime na rua...
Fiquei parvo...mas posso admitir que esteja errado...o maior problema foi mesmo haver lá um cão solto na bancada...mais pequeno que o meu mas a lei deveria der para todos não?
Gostaria que me dessem a vossa opinião...
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado ago 08, 2009 11:29 pm
1 Gata
1 Papagaia
Porque raio tinha de levar o cão para a bancada para ver um jogo?
O seu Pastor alemão gosta de futebol?
Nem o seu cão, nem de nenhum outro (pequeno ou grande) deviam ter entrado.

Sónia
Se era de facto permitido estar com o cão ali no vejo que o possam mandar sair por nao estar a usar açaime.
Se nao me engano o que a lei diz é: é obrigatório o uso de trela ou açaime...
Se nao me engano o que a lei diz é: é obrigatório o uso de trela ou açaime...
<p>"A dúvida é o principio da sabedoria." - Aristóteles </p>
<p>"<strong>Não existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
<p>"<strong>Não existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: terça abr 13, 2010 11:22 pm
O que é que este comentario tem a ver com a questao que foi colocada? Se levamos o nosso cao seja onde for o problema é nosso.catrules Escreveu:Porque raio tinha de levar o cão para a bancada para ver um jogo?
![]()
E agora respondendo á questao, talvez o GNR esteja baralhado em relaçao á lei, ou alguem do clube da casa tenha pedido para ele fazer o que fez por nao confiar no seu cao perto do publico, pois caso acontecesse algo, o clube da casa tinha inteira responsabilidade.
-
- Membro Veterano
1 Gata
1 Papagaia
Não se enerve.ovcharka Escreveu:O que é que este comentario tem a ver com a questao que foi colocada? Se levamos o nosso cao seja onde for o problema é nosso.catrules Escreveu:Porque raio tinha de levar o cão para a bancada para ver um jogo?
![]()
E agora respondendo á questao, talvez o GNR esteja baralhado em relaçao á lei, ou alguem do clube da casa tenha pedido para ele fazer o que fez por nao confiar no seu cao perto do publico, pois caso acontecesse algo, o clube da casa tinha inteira responsabilidade.
Pronto fica registado, os donos dos cães podem levar os seus animais para todo o lado pois o problema é vosso, ok

Sónia
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta ago 27, 2009 4:50 am
Que eu saiba o PA não está no grupo dos PP... E nesse caso apenas precisa de andar obrigatoriamente com trela. Se tiver trela não é obrigatório usar açaime. E se não houver nenhuma indicação a proibir a entrada de animais, também não o podem proibir lá, a menos que seja propriedade privada.
Eu pedia ao GNR que me mostrasse onde é que está escrito que um PA com trela tem de usar obrigatoriamente açaime.
Eu pedia ao GNR que me mostrasse onde é que está escrito que um PA com trela tem de usar obrigatoriamente açaime.
-
- Membro Veterano
1 Gata
1 Papagaia
Numa bancada a ver um jogo, fazem-se movimentos bruscos, fala-se alto e muitas vezes em tom agressivo, um cão sem açaime está no meio das pessoas, e se for um cão nervoso que possa morder e magoar alguém? As pessoas viram ali um cão de grande porte podem sentir receio, se calhar até pode ter existido alguma queixa e a polícia actuou.
Sónia
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta nov 25, 2009 3:34 pm
também me parece. o PA não faz parte da (maldita) lista, mas ainda ha pessoas que julgam que sim. nao é obrigatório o uso de açaime e trela na via publica, apenas um dos dois. parece-me, neste caso, que pode ter havido algum receio por parte das forças de autoridade ou do clube, por se tratar de um espaço cheio de pessoas (presumo que, bastante eufóricasovcharka Escreveu:E agora respondendo á questao, talvez o GNR esteja baralhado em relaçao á lei, ou alguem do clube da casa tenha pedido para ele fazer o que fez por nao confiar no seu cao perto do publico, pois caso acontecesse algo, o clube da casa tinha inteira responsabilidade.

(os PA são fantasticos, não são?

-
- Membro Veterano
- Registado: quinta ago 27, 2009 4:50 am
É verdade, sim, senhora.
Se bem que se o guarda explicasse as coisas desse modo, acho que fazia mais sentido, e uma pessoa até entendia... Agora dizer que estava no incumprimento da lei... Isso nem é verdade. Mas acho que nesses ambientes, tanto morde um cão grande como um pequeno!
Se bem que se o guarda explicasse as coisas desse modo, acho que fazia mais sentido, e uma pessoa até entendia... Agora dizer que estava no incumprimento da lei... Isso nem é verdade. Mas acho que nesses ambientes, tanto morde um cão grande como um pequeno!
Compreendo o que diz, de qualquer forma parece-me que neste caso as leis nao estavam bem "estudadas"catrules Escreveu:Numa bancada a ver um jogo, fazem-se movimentos bruscos, fala-se alto e muitas vezes em tom agressivo, um cão sem açaime está no meio das pessoas, e se for um cão nervoso que possa morder e magoar alguém? As pessoas viram ali um cão de grande porte podem sentir receio, se calhar até pode ter existido alguma queixa e a polícia actuou.
Ora um cao que nao pertence à lista das racas PP nao tem de andar de açaime desde que ande atreladoe eu disse lhe que a lei apenas me obriga a andar de trela...mas ele disse me que não...que tinha de andar sempre de açaime na rua...

<p>"A dúvida é o principio da sabedoria." - Aristóteles </p>
Agradeço a todos as respostas, e só para esclarecer melhor o que se passou...o gnr mandou me sair por dois motivos...pelo facto de não usar açaime...o que pelos vistos eu tinha razão de não ser obrigatório...e também me disse que era perigoso porque o cão podia querer ir atras das bolas...o que também não faz sentido porque ele estava de trela...
Eu naquela situação não quis discutir muito com o agente...apenas lhe tentei mostrar que a lei não diz aquilo que ele pensava...
Sobre o meu p.a. estar a assustar as pessoas...por acaso foi o contrario...todos os senhores que la estavam me disseram para ir pro meio deles...ninguem teve medo...
E por fim sobre o motivo de eu levar o meu p.a. comigo...é simples...só consigo estar com ele ao fim de semana de momento...por isso ele anda comigo pra todo lado...
Eu naquela situação não quis discutir muito com o agente...apenas lhe tentei mostrar que a lei não diz aquilo que ele pensava...
Sobre o meu p.a. estar a assustar as pessoas...por acaso foi o contrario...todos os senhores que la estavam me disseram para ir pro meio deles...ninguem teve medo...
E por fim sobre o motivo de eu levar o meu p.a. comigo...é simples...só consigo estar com ele ao fim de semana de momento...por isso ele anda comigo pra todo lado...
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta nov 25, 2009 3:34 pm
hsPA Escreveu:Agradeço a todos as respostas, e só para esclarecer melhor o que se passou...o gnr mandou me sair por dois motivos...pelo facto de não usar açaime...o que pelos vistos eu tinha razão de não ser obrigatório...e também me disse que era perigoso porque o cão podia querer ir atras das bolas...o que também não faz sentido porque ele estava de trela...

-
- Membro Veterano
- Registado: quinta nov 03, 2011 3:58 pm
acho que se o forista tivesse um cão stressado, nervoso ou agressivo... tb não era parvo o suficiente para levar o cão para um sitio daqueles!! eu levo os meus cães para todo o lado e exponho-os muitas vezes a situações de stress e eles lidam bastante bem com esse tipo de situações.
o que está aqui em questão é o facto de um elemento de uma força militar/policial ter uma ideia errada dos cães que devem andar sempre açaimados. e isso sim, é grave!
o que está aqui em questão é o facto de um elemento de uma força militar/policial ter uma ideia errada dos cães que devem andar sempre açaimados. e isso sim, é grave!
<p>ex Omega2,3,4,5, etc... Não adopte, compre
</p>
<p>"Criou caturras a biberon?", by Kitten!
</p>

<p>"Criou caturras a biberon?", by Kitten!
</p>
"Obrigatoriedade Uso Coleira ou Peitoral e Acaimo ou Trela menu
É obrigatório o uso por todos os cães e gatos que circulem na via ou lugar públicos de coleira ou peitoral, no qual deve estar colocada, por qualquer forma, o nome e morada ou telefone do detentor. (cfr. art.º 7.º, n.º 1, do Decreto-Lei n.º 314/2003, de 17 de Dezembro).
É proibida a presença na via ou lugar públicos de cães sem estarem acompanhados pelo detentor, e sem açaimo funcional, excepto quando conduzidos à trela, em provas e treinos ou, tratando-se de animais utilizados na caça, durante os actos venatórios. (cfr. art.º 7.º, n.º 2, do Decreto-Lei n.º 314/2003, de 17 de Dezembro).
Considera-se «açaimo funcional» o utensílio que, aplicado ao animal sem lhe dificultar a função respiratória, não lhe permita comer nem morder; (cfr. art.º 2.º, alínea o), do Decreto-Lei n.º 314/2003, de 17 de Dezembro).
No caso de cães perigosos ou potencialmente perigosos (vd. art.º 2.º, do DL n.º 312/2003, de 17 de Dezembro, e Portaria n.º 422/2004, de 24 de Abril) para além do açaime previsto no número anterior, os animais devem ainda circular com os meios de contenção que forem determinados por legislação especial (vd. art.º 8.º, do DL n.º 312/2003, de 17 de Dezembro). (cfr. art.º 7.º, n.º 3, do Decreto-Lei n.º 314/2003, de 17 de Dezembro).
As câmaras municipais, no âmbito das suas competências, podem criar zonas ou locais próprios para a permanência e circulação de cães e gatos, estabelecendo as condições em que esta se pode fazer sem os meios de contenção previstos neste artigo. (cfr. art.º 7.º, n.º 4, do Decreto-Lei n.º 314/2003, de 17 de Dezembro).
A circulação de cães e gatos na via pública ou outros locais públicos sem coleira ou peitoril, nos termos do disposto no n.º 1 do artigo 7.º, do Decreto-Lei n.º 314/2003, constitui contra-ordenação, punível pelo presidente da junta de freguesia da área da prática da infracção, com coima cujo montante mínimo é de € 25 e máximo de € 3740 ou € 44 890, consoante o agente seja pessoa singular ou colectiva, salvo se sanção mais grave não lhe for aplicável por legislação especial (vd. art.º 17.º do DL 312/203); (cfr. art.º 14.º, n.º 1, alínea c), do Decreto-Lei n.º 314/2003, de 17 de Dezembro).
A falta de açaimo funcional ou trela, nos termos do disposto no n.º 2 do artigo 7.º, do Decreto-Lei n.º 314/2003, constitui contra-ordenação, punível pelo presidente da junta de freguesia da área da prática da infracção, com coima cujo montante mínimo é de € 25 e máximo de € 3740 ou € 44 890, consoante o agente seja pessoa singular ou colectiva, salvo se sanção mais grave não lhe for aplicável por legislação especial (vd. art.º 17.º do DL 312/203); (cfr. art.º 14.º, n.º 1, alínea b), do Decreto-Lei n.º 314/2003, de 17 de Dezembro)."
Penso que esta é a legislação que ainda está em vigor...
De qualquer dos modos pode haver outra legislação acerca da presença de animais em recintos desportivos...
É obrigatório o uso por todos os cães e gatos que circulem na via ou lugar públicos de coleira ou peitoral, no qual deve estar colocada, por qualquer forma, o nome e morada ou telefone do detentor. (cfr. art.º 7.º, n.º 1, do Decreto-Lei n.º 314/2003, de 17 de Dezembro).
É proibida a presença na via ou lugar públicos de cães sem estarem acompanhados pelo detentor, e sem açaimo funcional, excepto quando conduzidos à trela, em provas e treinos ou, tratando-se de animais utilizados na caça, durante os actos venatórios. (cfr. art.º 7.º, n.º 2, do Decreto-Lei n.º 314/2003, de 17 de Dezembro).
Considera-se «açaimo funcional» o utensílio que, aplicado ao animal sem lhe dificultar a função respiratória, não lhe permita comer nem morder; (cfr. art.º 2.º, alínea o), do Decreto-Lei n.º 314/2003, de 17 de Dezembro).
No caso de cães perigosos ou potencialmente perigosos (vd. art.º 2.º, do DL n.º 312/2003, de 17 de Dezembro, e Portaria n.º 422/2004, de 24 de Abril) para além do açaime previsto no número anterior, os animais devem ainda circular com os meios de contenção que forem determinados por legislação especial (vd. art.º 8.º, do DL n.º 312/2003, de 17 de Dezembro). (cfr. art.º 7.º, n.º 3, do Decreto-Lei n.º 314/2003, de 17 de Dezembro).
As câmaras municipais, no âmbito das suas competências, podem criar zonas ou locais próprios para a permanência e circulação de cães e gatos, estabelecendo as condições em que esta se pode fazer sem os meios de contenção previstos neste artigo. (cfr. art.º 7.º, n.º 4, do Decreto-Lei n.º 314/2003, de 17 de Dezembro).
A circulação de cães e gatos na via pública ou outros locais públicos sem coleira ou peitoril, nos termos do disposto no n.º 1 do artigo 7.º, do Decreto-Lei n.º 314/2003, constitui contra-ordenação, punível pelo presidente da junta de freguesia da área da prática da infracção, com coima cujo montante mínimo é de € 25 e máximo de € 3740 ou € 44 890, consoante o agente seja pessoa singular ou colectiva, salvo se sanção mais grave não lhe for aplicável por legislação especial (vd. art.º 17.º do DL 312/203); (cfr. art.º 14.º, n.º 1, alínea c), do Decreto-Lei n.º 314/2003, de 17 de Dezembro).
A falta de açaimo funcional ou trela, nos termos do disposto no n.º 2 do artigo 7.º, do Decreto-Lei n.º 314/2003, constitui contra-ordenação, punível pelo presidente da junta de freguesia da área da prática da infracção, com coima cujo montante mínimo é de € 25 e máximo de € 3740 ou € 44 890, consoante o agente seja pessoa singular ou colectiva, salvo se sanção mais grave não lhe for aplicável por legislação especial (vd. art.º 17.º do DL 312/203); (cfr. art.º 14.º, n.º 1, alínea b), do Decreto-Lei n.º 314/2003, de 17 de Dezembro)."
Penso que esta é a legislação que ainda está em vigor...
De qualquer dos modos pode haver outra legislação acerca da presença de animais em recintos desportivos...
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm
Alguma dúvida sobre um cão gostar de futebol?
O meu DA estava tão nervoso com o último jogo do Real Madrid, que uma vez mais perdeu pontos num jogo da treta, que se descuidou duas vezes.
Tenho a certeza absoluta que foi pelos pontos, pela expulsão do Mourinho, pela expulsão do Sérgio Ramos e pela expulsão do Ozil. Foram os nervos!

O meu DA estava tão nervoso com o último jogo do Real Madrid, que uma vez mais perdeu pontos num jogo da treta, que se descuidou duas vezes.
Tenho a certeza absoluta que foi pelos pontos, pela expulsão do Mourinho, pela expulsão do Sérgio Ramos e pela expulsão do Ozil. Foram os nervos!