Chow-Chow bebe mt água

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Lourenca
Membro Veterano
Registado: sexta jul 29, 2011 9:37 am

quarta mar 21, 2012 4:59 pm

A piometra pode acontecer com qualquer cadela não-esterilizada, e nem sempre é fácil de detectar. Como é um assunto que também me preocupa, deixo aqui os sintomas, pode ser que ajude alguém no futuro...

Lamento o que aconteceu... :(

A piometra é uma infecção uterina que se desenvolve quando ocorre uma invasão bacteriana em um endométrio anormal, levando a um acúmulo de pus no útero. Animais de meia idade e idosos (a partir dos 4 a 5 anos) costumam ser acometidos com maior frequência, embora fêmeas jovens também possam ter esta infecção. O uso de anticoncepcionais pode aumentar o risco da doença.

Em todos esses casos, é importante ficar atento aos principais sintomas para não perder tempo e aumentar o risco de vida do animal. Os sintomas mais comuns são:

Corrimento vaginal (que pode variar de sanguinolento a mucopurulento, ou pode estar ausente, no caso de uma piometra fechada);
Apatia;
Falta de apetite;
Aumento da ingestão de água e da produção de urina;
Vômito;
Distensão abdominal (barriga inchada)
A piometra é uma doença que, se não tratada corretamente, pode levar ao óbito devido principalmente ao quadro infeccioso e à insuficiência renal. Mas o tratamento mostra-se muito eficaz se precoce. Ele é cirúrgico, com a realização da ovário-salpingo-histerectomia (castração), associado à antibioticoterapia, além de tratamento suporte (fluidoterapia, antieméticos, etc).

(retirado de http://petmag.uol.com.br/colunas/conhec ... -piometra/)

Sintomas
O pior é que nem sempre fica fácil identificar os sintomas da piometra. Se a piometra se manifestar de forma "aberta", é possível perceber um corrimento. "Esse corrimento normalmente se apresenta purulento, grosso, mal cheiroso, e muitas vezes com sangue. Já se a piometra for fechada, não teremos o corrimento e só veremos os sintomas da fase posterior, já de intoxicação orgânica pela infecção uterina", diz a doutora Neísa. Nessa fase, o animal apresenta um aumento no volume e no número de vezes em que a cadela urina, bem como aumento no consumo de água. "A cadela fica apática e pode ainda apresentar febre, vômito e cólicas, além de algumas vezes percebermos um aumento abdominal", acrescenta a doutora Sílvia.

(retirado de http://www.petsuper.com.br/piometra.htm)
DaniDantas
Membro Júnior
Registado: quarta mar 14, 2012 1:08 am

quarta mar 21, 2012 5:42 pm

Tb já estive a ler mais sobre esse assunto e só gostava q me tivessem informado disso q eu tinha-a esterilizado já há uns anos. Afinal ela nunca quis o macho...
Mas agora não me posso culpar mais, afinal isso não a traz de volta.
Nem mesmo a médica supôs q pudesse ser piómetra da primeira x q a levei. A verdade é q ela começou a piorar a partir do momento q levou as vacinas. Talvez tenha acelerado o problema, não sei.

Só sei q agora falta um pedaço de mim (e isto não é frase feita, é mesmo o q sinto). Roubaram um pedacinho do meu coração :(
Floripes2
Membro Veterano
Registado: terça nov 15, 2011 1:02 pm

quarta mar 21, 2012 6:06 pm

Lamento imenso, DaniDantas.

E compreendo-a inteiramente, culpamo-nos sempre quando um animal ou alguém que nos é querido nos morre. Faça o seu luto, chore tudo o que tiver para chorar, mas tente não se culpar. Há doenças que levam à morte, seja o que for que se faça e se lute contra elas. Uma piómetra fechada não se detecta facilmente, veja que nem a veterinária o fez.

Um abraço de conforto, daqui.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>&Eacute; muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabe&ccedil;a erguida.</strong> - "By" Sasquatch,&nbsp;acrescento de&nbsp;v&iacute;rgulas meu.</p>
DaniDantas
Membro Júnior

quarta mar 21, 2012 6:37 pm

Floripes,
a verdade é q a vet só viu o q poderia ser qd lhe começou a sair o pús pela vagina. Isso aconteceu na segunda-feira e levei-a logo. Antes disso poderiam supor-se mts outras coisas.
É verdade q fiz o q podia mas acho q deve ser normal culparmo-nos. Afinal eles dependem de nós não é?
Infelizmente o raio da piómetra tb faz com q outros orgãos sejam afectados e isso ditou a sentença da minha menina.

Dói tanto meu Deus...

Desculpem estar para aqui a desabafar mas sei q aqui algumas pessoas devem entender o q sinto
Floripes2
Membro Veterano
Registado: terça nov 15, 2011 1:02 pm

quarta mar 21, 2012 6:40 pm

Desabafe o que quiser, DD. Todos nós já passámos pelo mesmo, arrisco-me a dizer que várias vezes, por isso avaliamos muito bem o que está a sentir.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>&Eacute; muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabe&ccedil;a erguida.</strong> - "By" Sasquatch,&nbsp;acrescento de&nbsp;v&iacute;rgulas meu.</p>
DaniDantas
Membro Júnior

quarta mar 21, 2012 6:46 pm

Obrigada...
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta mar 21, 2012 9:28 pm

dinodane Escreveu:Desculpe...
Ultimamente ela começou a beber imensa água, chega a ser descomunal a sede q ela tem. Esvazia as pias todas cá da casa (temos mais duas cadelas rafeiras), chega ao cúmulo de ir á sanita beber qd a água acaba. Alguém sabe o q poderá ser?
Eu quando leio "ultimamente" ou "de há uns tempos para cá" tenho a tendência de tresler esse termo por "há semanas" ou até por "há meses", em oposição a situações como "desde ontem" ou "desde sábado", por exemplo.

Por isso, já tardou já em consultar um vet, especialmente em se falando de um sénior de 10 anos. :roll:
Foi mesmo tarde... lamento imenso a morte do animal. :?

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

bhess
Membro Veterano
Registado: sexta out 08, 2010 3:01 pm

O meu traquina: Calvin

A minha princesa: Lolita

quarta mar 21, 2012 11:09 pm

Lamento imenso este desfecho.
"O problema das pessoas é que elas são apenas humanas..."

Calvin
DaniDantas
Membro Júnior

quinta mar 22, 2012 12:46 pm

Não fui eu q fui tarde, por favor não me deixe pior do q estou.
Simplesmente não havia mesmo nada a fazer. Se nem qd fui à vet ela desconfiou de algo assim tão grave, mt menos eu q sou leiga...
Lourenca
Membro Veterano
Registado: sexta jul 29, 2011 9:37 am

quinta mar 22, 2012 2:11 pm

Pelo que percebi, quando as piometras fechadas começam a dar sintomas, já começa a ser tarde para fazer alguma coisa, e a infecção já se espalhou. É difícil apanhar o problema cedo...
DaniDantas
Membro Júnior

quinta mar 22, 2012 2:31 pm

Exatamente Lourenca
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta mar 22, 2012 7:47 pm

DaniDantas Escreveu:Não fui eu q fui tarde, por favor não me deixe pior do q estou.
Simplesmente não havia mesmo nada a fazer. Se nem qd fui à vet ela desconfiou de algo assim tão grave, mt menos eu q sou leiga...
Foi tarde foi. A piómetra é curável mas é quando já não provocou uma infecção generalizada e falência de orgãos. Qualquer vet experiente despista piómetra numa cadela inteira dessa idade com esses sintomas. ´
Lamento. :|

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Joie2
Membro Veterano
Registado: sexta mar 09, 2012 10:47 pm

quinta mar 22, 2012 10:23 pm

Só por isso já teria valido a pena esterilizar (ou não? :roll: ). As minhas fêmeas podem morrer doutras coisas mas de piómetras não.

Lamento a morte da cadela :|
LiFerreira
Membro
Registado: quarta fev 01, 2012 5:12 pm

quinta mar 22, 2012 11:07 pm

Oh dino se estivesse calad@ não fazia melhor figura?
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

sexta mar 23, 2012 10:37 am

Se calhar era nesta fase que se devia ter ido logo ao vet:

"Ultimamente ela começou a beber imensa água, chega a ser descomunal a sede q ela tem. Esvazia as pias todas cá da casa (temos mais duas cadelas rafeiras), chega ao cúmulo de ir á sanita beber qd a água acaba. Alguém sabe o q poderá ser? "
Responder

Voltar para “Cães”