O que preciso saber antes de adquirir um furão?

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Furão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moya

Responder
smille
Membro
Registado: segunda jan 05, 2004 4:33 pm
Localização: Hamster's, Piriquitos, Caturras, Mandarins, Forpus, Rolas, 2 gatas e 1 cão, 1casal de Canários

sábado jan 24, 2004 12:51 pm

Olá a todos

Só depois de visitar a Arca de Noé, soube da existência de tantos furões como animais de estimação, porque até á pouco, para mim os furões eram proibidos, foram utilizados em tempos para caça em tocas mas que agora são proibidos.
A primeira vez que vi um furão, foi há uns 20 anos em estado selvagem, num tom castanho claro uniforme, só agora percebo que deveria ser uma criança, pelo tamanho ( +/- 25cm), pelas brincadeiras e por se deixar aproximar tanto (2mts no max.) que me rendi de imediato ao seu encanto, fiquei de tal maneira fascinado pelo animal que ainda hoje me recordo perfeitamente dele, e comentei em diversas vezes em conversas ocasionais, mas nunca pensei ser um animal tão popular e domesticavel.

como podem constatar conheço o animal exteriormente, mas desconheço todo o resto, a não ser o que li no Fórum ( Parabéns).

Sempre pensei ser incompatível com gatos, devido a ser caçador.
Não sabia da habilidade para morderem tanto.

Mas Poderá ele ser incompatível com crianças?
O que o diferencia dos gatos ? posso passea-lo na rua sem trela? Tem dificuldade a subir ou descer arvores? Se o levar para a aldeia (típica, casa pedra e muitos buracos) ele não desaparece? trepa por nós espetando as unhas ou usa o impulso? marca território? arranha os sofás? Estraga o tapete? pode passar grande parte do dia na lavandaria? vai a mesma caixa de areia, visto que com as vacinas parece idêntico.

Tenho 2 gatas, em que uma delas é muito territorial. Costumamos chamar-lhe o cão da casa. Podem estar todos juntos? Que cuidados a ter? o quê a evitar? Se apanhar uma janela aberta ele pode saltar?..........

O que é preciso eu saber antes de adquirir um, para mais tarde não me vir a arrepender.

Carlos
MHZ
Membro Veterano
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm

sábado jan 24, 2004 1:59 pm

Bem vindo ao fórum, Carlos.

Iª- Já assinou a petição? Esta é a 1ª regra deste fórum.
2ª-Passar a palavra aos amigos para também assinarem.

http://pwp.netcabo.pt/ferrets/

Se leu o fórum deve ter reparado que estamos a tentar a sua legalização, pois no nosso país eles ainda desconhecem o furão como animal de companhia. Precisamos pois de todo o apoio.

Vamos então às perguntas:
Levá-lo à rua sem trela é um risco muito grande que não aconselho. É um animal muito irrequieto que adora buraquinhos, arrisca-se a ficar sem ele, ou a ser o pequeno-almoço de algum cão.
Portanto na aldeia sem trela, também não.
Eles são inteligentes e aprendem a vir se o chamarmos. Eu levo o meu para a fábrica, o que ele adora, pois tem buraquinhos e coisas diferentes para ele cheirar. E ele vem quando o chamo pelo nome. Mas se está a dormir tenho que fazer barulho para o acordar. Mas como é um recinto fechado, é um risco calculado.
Desde que tenham onde se agarrar, trepam a tudo com as unhas. Há aqui furões que trepam pelos donos acima com facilidade, mas cada furão tem as suas próprias características, há uns mais atrevidos que outros.
Quando estão com o cio, adoram marcar território como todo o bom macho que se preze. Mas como são pequeninos, é tudo também pequenino. Mas os meus papéis de secretária já sofreram umas marcações…
Adoram cavar, convém que o sofá seja de tecido liso para não levantarem o pelo e é preciso cuidado porque se o sofá tem buracos, eles vão espreitar e enfiam-se dentro deles, um abrir e fechar de olhos. A casa tem que ser revista para acolher um furão. Há que nos primeiros tempos vigiar os hábitos e manias, para depois ficarmos mais tranquilos. Colocar-lhes um guizo é uma maneira de o localizarmos.
As alcatifas são um mimo para eles e eu que o diga, que vou tirar as alcatifas que estão cheias de buraquinhos debaixo dos móveis ou atrás dos cortinados. Vai-se lhe acabar o gozo.
Depende da lavandaria e do cuidado que tenham. Eles adoram entrar dentro das máquinas e dormir, por ex. no tambor da maq. da roupa, pelo que é conveniente manter as máquinas sempre fechadas, e espreitar dentro delas, pelo menos nos primeiros tempos.
As janelas abertas são perigosas, mas se tem gatos, já sabe que até para eles, convém fiscalizar. A minha sobrinha sofreu há pouco tempo um desgosto com a gatinha que caiu pela varanda.
No meu entender deve ter caixa de areia separada.
Depende do temperamento da criança, mas em princípio antes dos 6 anos, não convém deixar uma criança sozinha, já que a criança pode magoá-lo e em consequência, levar umas mordidas. E como são uns animais frágeis, podem partir-lhes a coluna vertebral com facilidade.
Onde eles conseguirem enfiar a cabeça, conseguem fazer passar o resto do corpo. Buracos de 5 cm podem ser suficientemente interessantes para eles.
Tampos de sanitas sempre fechados.
Alguns adoram morder os fios eléctricos.
Como são inteligentes podem ser ensinados a não fazer asneiras, assim como a não morder. Aqui no fórum já falámos muito sobre isto.
Com os gatos, depende do gato, depende do furão, como com qualquer outro animal.
Muitos de nós têm cães e gatos e eles dão-se bem. O meu costuma brincar com o gato do meu filho. As brincadeiras deles são a morder e a engalfinharem-se uns com os outros.
Dormem cerca de 18 horas por dia e são um bom animal de companhia para quem não tem muito tempo livre, mas a amizade entre o dono e eles depende da interacção que tiverem. Eles precisam de atenção, que se brinque com eles e os mime. Se não tiver tempo, então convém dar-lhe um companheiro, que eventualmente pode ser o gato se se entenderem.
Para mim o único senão deles é o cheiro a almíscar que costumam ter, sobretudo os machos.
Espero tê-lo elucidado sobre este amoroso bichinho, de quem, apesar do cheiro, já não me quero separar.

MHZ
scar_raf
Membro Veterano
Registado: segunda set 29, 2003 6:13 pm
Contacto:

domingo jan 25, 2004 12:13 pm

ola a todos,

puxa!!! MHZ, conseguiu fazer uma descriçao detalhada e resumida ao mesmo tempo... eu vinha para ajudar, mas sendo assim...

subscrevo totalmente!!
MHZ
Membro Veterano
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm

domingo jan 25, 2004 4:25 pm

scar_raf Escreveu: ola a todos,

puxa!!! MHZ, conseguiu fazer uma descriçao detalhada e resumida ao mesmo tempo... eu vinha para ajudar, mas sendo assim...

subscrevo totalmente!!

É para ver se aumentamos a nossa comunidade :D

Maria, se o Rosca não tiver febre, podemos reuni-los num lanchinho...

MHZ
scar_raf
Membro Veterano
Registado: segunda set 29, 2003 6:13 pm
Contacto:

terça jan 27, 2004 12:54 pm

ola a todos,

espero que a nossa comunidade continue a crescer, se bem que a um nivel sustentado... ainda ontem me disseram que queriam um furao, mas a pessoa nao me pareceu ter condiçoes para tal...

MHZ,
alem de ja ca estar, o Rosca ja esta melhor, :), ufaaa, a viagem n lhe fez mal... podemos ir ao nosso lanchito! :D
Rita_kikas
Membro Veterano
Registado: sábado out 05, 2002 10:46 am
Localização: cocker spaniel tricolor, periquitos e um aquário comunitário com muitos peixinhos
Contacto:

terça jan 27, 2004 8:49 pm

scar_raf Escreveu:
MHZ,
alem de ja ca estar, o Rosca ja esta melhor, ), ufaaa, a viagem n lhe fez mal... podemos ir ao nosso lanchito! D
Como é que transportas o teu furão de um lado para o outro? de avião? Se sim, eles não te apreendem o animal? :cry:
Responder

Voltar para “Furão”