Como impedir gatinhos de arranhar os sofás?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Raquel9
Membro Júnior
Registado: sábado jun 03, 2006 12:36 pm

quarta mar 21, 2012 1:37 pm

Já comprei uma garrafa e comecei a ensiná-los. Acho que vão aprender. É vê-los a correr disparados quando levam com os borrifos em cima. Parece que estão no Grand Prix felino. :lol:

Obrigada a todos pela ajuda.
<p>- An animal's eyes have the power to speak a great language. - Martin Buber</p>
kohzai
Membro Júnior
Registado: sábado jan 14, 2012 9:15 am

quarta mar 21, 2012 8:00 pm

Boas a todos, em tempos tive um gato que me fez a mesma coisa, já há bastantes anos, mas com o tempo tudo se aprende, como foi mencionado em cima, se estiver fora de casa seja para lazer ou trabalho, no meu caso sempre lhe fechei as portas deixando a dor quarto aberta para a Princesa ir para a janela, e ela só vai para outras zonas da casa quando eu estou em casa, e mesmo assim como tenho tartarugas e aquarios pequenos e grandes, a cozinha está sempre fechada.

Umas palmadinhas e ralhetes tambem resolvem.

Como os cães, os gatos também aprendem, eu ensinei a minha a sentar.
Não há nada como nós os respeitar-mos e eles respeitarem-nos.

Pode parecer um pouco rigido, mas a minha tia tem gatos da mesma ninhada, a casa dela está um caos desde sofas rotos, cortinas todas picadas e arranhadas, e o LCD dos grandes também com arranhadelas.

Eu levei a minha para mostrar a minha tia, como estava grande, bonita e saudavel, e a minha estava sentada, a ver o que os outros faziam, a destruir subir para moveis.

É de pequenino que se torce o pepino.

Insistam que vale a pena.

Boa sorte
BetaPat
Membro Veterano
Registado: terça abr 22, 2008 8:51 am

quinta mar 22, 2012 2:18 pm

Os meus tb levaram umas palmadinhas em pequenos e nunca me estragaram muito os sofás. Só recentemente sei do borrifador... e parece-me que dará mais resultado pq eles detestam água.
MiCas2011
Membro Veterano
Registado: quinta out 06, 2011 4:01 pm

quinta mar 22, 2012 2:24 pm

Só espero que a minha Micas não venha espreitar estes tópicos, para não ter ideias... :lol: :lol:

Nunca arranhou nada...
... Carolina Homenagem ao meu Tareco: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... highlight=
hmsf
Membro Veterano
Registado: segunda dez 19, 2011 11:14 am
Marie
Lilou
Judy
Ginjas

quinta mar 22, 2012 2:25 pm

MiCas2011 Escreveu:Só espero que a minha Micas não venha espreitar estes tópicos, para não ter ideias... :lol: :lol:

Nunca arranhou nada...

somos duas!!! Torço para que a minha Marie continue a ser bem comportada :lol:
anja-azul
Membro Veterano
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

quinta mar 22, 2012 2:45 pm

eu comprei uma capa para o sofá e não os deixo ir sozinhos para a sala. mas o chiquinho adora afiar as unhas nas pernas da mesa. enchia-as de fita cola. é uma canseira para a tirar :P
kohzai
Membro Júnior
Registado: sábado jan 14, 2012 9:15 am

quinta mar 22, 2012 6:55 pm

Eu não posso usar o borrifador de agua com a princesa não dá resultado, ela gosta de água, dou-lhe banhinhos desde pequenita, desde o 3ºmês de vida. Por isso fui implementando rigidez no comportamento dela. Ela veio de um quintal, adora o cheiro a terra, eu costumava ter vasos em casa, tive de os tirar por causa dela, ia para lá brincar e espalhava a terra pela casa toda.
kelinhapbl
Membro Veterano
Registado: quinta ago 27, 2009 4:50 am

quinta mar 22, 2012 10:39 pm

Olá!

Eu corto as unhas aos meus gatos, e eles portam-se muito bem. É só sentá-los no meu colo e fazer-lhes a manicure (pode comprar uma tesoura própria por 4€ num hipermercado). Se forem habituados desde pequenos portam-se bem.

Depois, para além dos arranhadores tipo ginásio, há outra opção muito barata que pelo menos com os meus resultou na perfeição: uns blocos de cartão, próprios para eles arranharem, que custam 2€. Os meus, desde que viram isso, nunca mais quiseram saber de sofás!

O único interesse deles é....... trepar cortinados :x
catrules
Membro Veterano
Registado: sábado ago 08, 2009 11:29 pm
1 Gata
1 Papagaia

quinta mar 22, 2012 11:01 pm

Borrifador ou bater palmas ou fazer barulho, resolve, mas quando está perto deles, quando não está a ver ou quando sai de casa ou fecha a porta da sala ou fica sem sofá e logo com três gatos novinhos :wink:
S&oacute;nia
kelinhapbl
Membro Veterano

quinta mar 22, 2012 11:12 pm

Por acaso eu consegui ensinar aos meus o comando "NÃO"! Basta um "Não" firme e eles param logo com o que estão a fazer! Agora como lhes ensinei isso? Olhem, nem eu sei :o
catrules
Membro Veterano
1 Gata
1 Papagaia

quinta mar 22, 2012 11:15 pm

kelinhapbl Escreveu:Por acaso eu consegui ensinar aos meus o comando "NÃO"! Basta um "Não" firme e eles param logo com o que estão a fazer! Agora como lhes ensinei isso? Olhem, nem eu sei :o
Eu digo o nome deles (é mais o dela) naquele timbre nº 33 e eles também param logo.
Mas eu pelo sim pelo não tenho sempre a porta da sala fechada, aquelas unhas da minha gata eu juro que são super estranhas parece que no dia a seguir de as cortar já estão agulhas autênticas novamente :evil:
S&oacute;nia
kelinhapbl
Membro Veterano

quinta mar 22, 2012 11:32 pm

catrules Escreveu:
kelinhapbl Escreveu:Por acaso eu consegui ensinar aos meus o comando "NÃO"! Basta um "Não" firme e eles param logo com o que estão a fazer! Agora como lhes ensinei isso? Olhem, nem eu sei :o
Eu digo o nome deles (é mais o dela) naquele timbre nº 33 e eles também param logo.
Mas eu pelo sim pelo não tenho sempre a porta da sala fechada, aquelas unhas da minha gata eu juro que são super estranhas parece que no dia a seguir de as cortar já estão agulhas autênticas novamente :evil:

heheheh as unhas da Jessie parecem navalhas afiadas, sempre a crescer, parecem as mãos do Freddy, do Nightmare On Elm Street! :D
catrules
Membro Veterano
1 Gata
1 Papagaia

quinta mar 22, 2012 11:38 pm

Já as do meu gato não corto, não me arranha nada em casa, a não ser o que é suposto, o arranhador e a brincar recolhe sempre as unhas :D
S&oacute;nia
hmsf
Membro Veterano
Registado: segunda dez 19, 2011 11:14 am
Marie
Lilou
Judy
Ginjas

sexta mar 23, 2012 9:33 am

catrules Escreveu:
Eu também adopto a "táctica" de dizer um firme "não" e ela simplesmente pára... não se deve dizer o nome deles porque senão vão associar a um comando de repreensão.. pelo menos é o que penso e que tenho lido por aí. depois quando chamarmos pelo nome pode não vir... às vezes lá me sai um "Marie, não!!" mas depois tento corrigir ao não dizer o nome dela :lol:
99smiles
Membro Veterano
Registado: sexta ago 07, 2009 9:20 am

sexta mar 23, 2012 11:15 am

catrules Escreveu:Já as do meu gato não corto, não me arranha nada em casa, a não ser o que é suposto, o arranhador e a brincar recolhe sempre as unhas :D
Mas que gentleman :)

As dos meus são cortadas porque tenho medo que durante as brincadeiras deles se entusiasmem e se aleijem a serio.

Os meus tb só aranham nos arranhadores de sisal 8) Mas tb levaram uns valentes nãos e palmadas no rabo quando foram lá pra casa para aprenderem a não se pendurarem nas cortinas e irem brincar para o sofá que na altura era novo de pele (agora já borrifei). Mas eles também não vão lá afinar as unhas, poe-se é a correr feitos doidos em cima dele.

O Jimmy tem umas unhas grossissimas, parece de um felino enorme, as da Suri parecem agulhas.
Responder

Voltar para “Gatos”