ovcharka Escreveu:...
Só queria comentar 2 coisas com as quais nao funcionou comigo:
-...
- Quando mudar de ração faça-o de forma gradual.
Até hoje nao consegui perceber o sentido das trocas graduais. Se eu quando como alimentos novos nao tenho problemas digestivos, nao entendo porque os caes devam ter. Pelo menos com todos os caes que tive até hoje, só tiveram problemas digestivos com alimentos que nao se deram bem, mas nunca por comerem alimentos diferentes sem transiçao.
Eu também nunca fiz transição gradual e os meus cães nunca se ressentiram com as mudanças. E se porventura houve alguma vez que tenham feito fezes mais moles, confesso que não me lembro, deve ter sido tão episódico que não me ficou na memória.
Mas se a recomendação surgiu e é tão insistentemente dada, deve ser porque realmente com alguns cães a não-transição resultou mal. No entanto, também aí penso que as rações é que devem ter algum elementos ou conjunto de elementos difíceis de digerir pelos cães. Talvez os tais cereais, ou então os suplementos, não sei.
PS: Os caes sao carnivoros, independentemente de comerem outros alimentos se tiverem acesso a eles. A biologia e fisionomia é a unica verdade para classificar um carnivoro e nao o que os humanos lhes dao ou nao. Caso contrario, nao existem carnivoros, pois todos eles podem experimentar outros alimentos.
É exactamente a minha opinião. E por serem carnívoros é que a carne (ou o peixe, mas principalmente a carne) deve ser o elemento presente em maior quantidade na sua alimentação diária.
De resto, acho que a ração apenas deveria ser um recurso ocasional, não um sistema permanente.