Os miúdos de casa

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
enlatado
Membro
Registado: quinta mar 01, 2012 11:33 am

sexta mar 23, 2012 11:42 pm

Tenho um gato siamês ( cor ou raça, não sei) :-) tem 4 meses e quando estamos a brincar ou fazer festas, esta sempre a morder. Só quando tem sono é que acalmar. As vezes dou-lhe umas sapatadas, mas não queria ir por aí. Será temperamento, idade? Outras ocasiões parece um paz de alma, deixa fazer tudo. Só quando está bem desperto é que fica um pouco parvo. Quero mima-lo e não deixa :-)
Última edição por enlatado em quinta nov 29, 2012 9:36 am, editado 2 vezes no total.
PESTE1
Membro
Registado: sexta out 02, 2009 5:05 pm

sexta mar 23, 2012 11:49 pm

Parvo o gatinho não fica nem é. Já pensou que o morder pode ser um afecto,ou uma brincadeira dele para si? Tenho 3 gatas e uma delas a brincar só me morde e nunca lhe bati por causa disso, os gatos são diferentes dos cães,se lhes bate eles não esquecem e não querem mais nada consigo. Tem que ter muita paciencia e vai ver que vai amar ter um gato.
enlatado
Membro

sexta mar 23, 2012 11:56 pm

Sim, não trocava o gato, gosto muito dele. Dou uma sapatada para ver que não deve morder. Tenho a minha mão toda dilacerada ;-) digo parvo no bom sentido. As vezes quero dar mais mimos e ele por vezes não permite só quer morder.
Rafaelbocorn
Membro Júnior
Registado: quarta jan 25, 2012 3:00 am

sábado mar 24, 2012 12:03 am

Eu estou com uma SRD (tem aparência de siamês, por coincidência), de 4 meses, que também adora morder nossas mãos quando vamos fazer carinho.
Não bato nela, simplesmente paro de brincar e, quando tenho por perto, uso um borrifador de água para ela associar a mordida ao desprazer de receber um jato d'água (li sobre isso na internet). Ela já morde bem menos que antes e raramente morde mãos e pés sem ser provocada.
Tento respeitá-la e não forço mimos quando vejo que ela está agitada. É um pouco frustrante, e espero que esse comportamento passe conforme ela cresce.
Dizem que ter dois gatos ajuda a evitar esse tipo de comportamento, porque quando um deles morde, o outro revida na mesma moeda; assim, eles tendem a parar de morder. No meu caso, não há como adotar outro gato, então estou tentando mitigar as mordidas da maneira que posso.
Discordo em parte do amigo acima que disse que é "carinho"e temos de aceitar isso. Entendo que, entre gatos, algo assim possa significar carinho, mas eu quero ensinar minha gatinha que esse tipo de carinho não é aceitável com humanos. Não vou achar bonitinho e aceitar passivamente.

Ia ser interessante ouvir experiências de outros membros do fórum a esse respeito.
sxmota
Membro Veterano
Registado: segunda fev 06, 2012 6:02 pm

sábado mar 24, 2012 12:37 am

simples: beliscão na orelha ou morder de volta. Não é preciso fazer hematomas nem sangue, basta uma pressão que incomode o suficiente, que magoe um bocadinho. É assim que os gatinhos fazem uns com os outros e aprendem a moderar a força das mordidelas. Mesmo que convivam com outros gatos, não podem ser tão brutos connosco como são entre eles, porque temos a pele mais fina e menor tolerância à dor, por isso temos de lhes ensinar os limites na mesma: somos pelados e piegas, e eles compreendem isso muito bem. :P
Keera
Membro Veterano
Registado: sexta nov 11, 2011 1:10 pm

sábado mar 24, 2012 11:32 am

pois, eu entendo que eles mordam na brincadeira, como reparo que a minha às vezes faz, mas vejamos, têm que ver que magoam!! ela já tem quase 9 meses e uma dentuça que já impõe respeito.

o que eu faço quando ela me morde é de imediato mandar um «AUU!». ela larga logo. fica a olhar para mim com os olhos todos arregalados do género «mas que é que foi isto?!». quando há alturas em que morde com mais força, faço o mesmo: toca de lhe mandar uma trinca numa orelha. não tem de ser com força, nem eu teria coragem de a magoar, obviamente. mas ela percebe o recado. tanto percebe que nem tenta fugir-me do colo nem nada, limita-se a parar de morder e pronto.

quando noto que ela está a tentar morder mesmo para me «atacar» (como por exemplo quando toco na barriga da madame e afinal ela não queria que eu tocasse - mas eu não sou bruxa para adivinhar quando é que a princesinha está com espírito para festas na barriga ou não!!), aí ralho mesmo com ela. vai logo um «NÃO MORDE» e levanto-lhe o dedo. ela lá pensa que eu vou dar com o dedo no nariz (coisa que nunca fiz, por acaso, mas li o truque aqui na arca uma vez xD), baixa logo as orelhas, fica com um ar muito chateado, mas pára quietinha e não morde mais!
JoSkazi
Registado: sexta mar 23, 2012 2:33 pm

sábado mar 24, 2012 11:43 am

Olá =)

Penso que seja um comportamento tipico do animal, pois o Skazi (que é europeu comum) tem exactamente o mesmo tipo de atitude! é um gato extremamente docil mas quando brinca com pessoas a sua parte preferida é devorar mãos!!! Deverá sim tentar colocar-lhe limites para que quando o gatinho crescer não se execeda e saiba parar de morder (pq sim os gatos obedecem ao dono!!!) e não se importar de levar umas mordidelas para que possam brincar mto juntos ;)
99smiles
Membro Veterano
Registado: sexta ago 07, 2009 9:20 am

terça mar 27, 2012 10:30 am

PESTE1 Escreveu:Parvo o gatinho não fica nem é. Já pensou que o morder pode ser um afecto,ou uma brincadeira dele para si? Tenho 3 gatas e uma delas a brincar só me morde e nunca lhe bati por causa disso, os gatos são diferentes dos cães,se lhes bate eles não esquecem e não querem mais nada consigo. Tem que ter muita paciencia e vai ver que vai amar ter um gato.
Mas que grande palermice. Desde quando é que o animal não quer saber do dono porque leva uma palmada na hora certa? É por mentalidades dessas que as coisas estão como estão. Tanto os animais como as crianças merecem uma palmada correctiva (PALMADA NÃO É ESPANCAMENTO) enquanto crianças, faz parte da educação.
Se não educarem o animal ou o humano, tornam-se uns selvagens sem respeito por ninguém.

os meus sempre levaram uma palmada (REPITO: palmada não é espancamento) quando mereceram e não deixam de ser uns mimados que só querem colo e festas.
Keera
Membro Veterano

terça mar 27, 2012 11:47 am

99smiles Escreveu:
PESTE1 Escreveu:Parvo o gatinho não fica nem é. Já pensou que o morder pode ser um afecto,ou uma brincadeira dele para si? Tenho 3 gatas e uma delas a brincar só me morde e nunca lhe bati por causa disso, os gatos são diferentes dos cães,se lhes bate eles não esquecem e não querem mais nada consigo. Tem que ter muita paciencia e vai ver que vai amar ter um gato.
Mas que grande palermice. Desde quando é que o animal não quer saber do dono porque leva uma palmada na hora certa? É por mentalidades dessas que as coisas estão como estão. Tanto os animais como as crianças merecem uma palmada correctiva (PALMADA NÃO É ESPANCAMENTO) enquanto crianças, faz parte da educação.
Se não educarem o animal ou o humano, tornam-se uns selvagens sem respeito por ninguém.

os meus sempre levaram uma palmada (REPITO: palmada não é espancamento) quando mereceram e não deixam de ser uns mimados que só querem colo e festas.
eu já dei palmadas à minha gata, porque às vezes apanho-a a portar-se mesmo mal. e aliás, ela sabe bem que está a fazer porcaria, porque metade das vezes basta ela ver-me a olhar para ela que foge logo, porque sabe MUITO bem que está a fazer asneira! isso não impede que eu me sinta horrivelmente culpada depois :oops: por ter uma palmada na menina. senti-me ainda pior depois de ler umas quantas vezes (tanto aqui na arca como noutros sites) que nunca devemos dar palmadas a um gato, porque eles vão ficar sempre ressentidos connosco e nunca mais confiam em nós.

se calhar a minha gata tem muito bom feitio, não sei, mas apesar de levar uma palmada de vez em quando continua a ser uma mimada de primeira, e inclusivamente está neste momento a dormir-me ferradinha no colo depois de uma sessão de mimos e ronrom.

acho que é a primeira vez que vejo alguém dizer abertamente que os nossos gatinhos também podem levar uma palmada de vez em quando que não é o fim do mundo e, bem, já me sinto um bocadinho menos culpada :oops: :lol:
enlatado
Membro

terça mar 27, 2012 2:42 pm

aqui está ele:

Imagem
Imagem

ele também sabe as asneiras que faz...

Põe se longe a ver se estou a olhar, se digo: "Que estas a fazer?" é vê-lo a correr que nem doido :D :D
99smiles
Membro Veterano
Registado: sexta ago 07, 2009 9:20 am

terça mar 27, 2012 2:48 pm

Olha tão giro o sacaninha. Está com ar de quem estava a refilar ehehhehe
sxmota
Membro Veterano

terça mar 27, 2012 5:13 pm

lá porque rapidamente "dão à sola", não significa que os bichanos tenham consciência do bem e do mal, isso é coisa que só aos humanos pertence. Eles não fazem ideia do que seja a moral ou a ética, o certo e o errado. Mas são observadores atentos e muito bons entendedores da linguagem não verbal, da expressão corporal, e uma ligeira mudança no nosso semblante indica que estamos descontentes e é melhor "porem-se a milhas" ou "disfarçarem". Esta capacidade não apenas se revela quando fazem asneira como também quando têm de tomar comprimidos, pôr gotas nos olhos ou qualquer outra coisa que não gostem de fazer. Pela parte que me toca, devo acender-se um sinal na testa, em néon vermelho, caso leve um comprimido escondido na mão ou num bolso... gatos normalmente meigos e "oferecidos" olham para mim e fogem a 7 patas, por muito inocente que me pareça a minha actuação! Eles percebem-nos MUITO bem, demasiadamente bem... afinal não têm conceitos nem linguagem verbal a "toldá-los". Se conseguissemos ser criaturas mais simples, também os entenderiamos... :)
Keera
Membro Veterano

terça mar 27, 2012 6:30 pm

sxmota Escreveu:lá porque rapidamente "dão à sola", não significa que os bichanos tenham consciência do bem e do mal, isso é coisa que só aos humanos pertence. Eles não fazem ideia do que seja a moral ou a ética, o certo e o errado. Mas são observadores atentos e muito bons entendedores da linguagem não verbal, da expressão corporal, e uma ligeira mudança no nosso semblante indica que estamos descontentes e é melhor "porem-se a milhas" ou "disfarçarem". Esta capacidade não apenas se revela quando fazem asneira como também quando têm de tomar comprimidos, pôr gotas nos olhos ou qualquer outra coisa que não gostem de fazer. Pela parte que me toca, devo acender-se um sinal na testa, em néon vermelho, caso leve um comprimido escondido na mão ou num bolso... gatos normalmente meigos e "oferecidos" olham para mim e fogem a 7 patas, por muito inocente que me pareça a minha actuação! Eles percebem-nos MUITO bem, demasiadamente bem... afinal não têm conceitos nem linguagem verbal a "toldá-los". Se conseguissemos ser criaturas mais simples, também os entenderiamos... :)
exacto, quando eu digo que ela «sabe» quando faz asneira a interpretação é essa: não é propriamente que ela 'saiba' que está a fazer a asneira, mas tem noção, por exemplo, de que se subir para a bancada da cozinha, eu vou ralhar; e quando eu olho para ela, ela topa-me imediatamente - mas é que eu nem me dou ao trabalho de disfarçar :lol: basta olhar para ela que ela manda um MIAU, e foge :lol:
sxmota
Membro Veterano

quarta mar 28, 2012 12:28 am

conheço bem esses "miaus" :P :lol: Se há coisa que os sacaninhas têm, é boa memória! Tenho alguns patifes que gostam de ir deixar "presentes" no relvado dos vizinhos (penso que seja para chatear o cão que, coitado, está preso e nada pode fazer a não ser ladrar) mas certificam-se que não está ninguém a vê-los. Há poucos dias um deles distraiu-se e andava a escolher o melhor local para largar a prenda fedorenta. Por azar foi visto, mas não se apercebeu... quando a vizinha lhe apareceu ao pé deu um salto com as 4 patas no ar e "voou" para debaixo do meu carro! Ela nem teve tempo de dizer nada (nem ele de fazer...), e eu só dei conta porque a ouvia rir às gargalhadas com o salto do tonto do bicho. Agora faz um desvio e passa "ao largo" do local em que apanhou o susto... Já a minha Chamarrita é a mais desavergonhada das criaturas e provoca mesmo as pessoas. Custa-me acreditar que não faça de propósito, a sério... o meu ex tinha uma grande estimação pelos sofás, e a gata, muito suavemente, sempre a olhar para ele, esticava uma pata... esticava a outra... e dava um pequeno puxão com as unhas, o suficiente para fazer o rapaz saltar do assento e gritar com ela. Só parava quando ele reagia, fazia o tal "miau" em tom de gozo (juro!) e fugia aos saltinhos, toda satisfeita por o ter feito perder a compostura. No entanto, era coisa que só fazia na presença dele, se estivessemos só as duas ela nem tocava no sofá. E não adiantava nada eu dizer ao moço que era melhor fingir que não via e ficar quieto e calado, ele não conseguia evitar, passava-se sempre... :lol: Mas a pior que ela fez foi quando ele estava a tomar banho. Ela gosta imenso de assistir aos banhos, ainda hoje, e desde pequena que me "usa" como apoio para saltar para outros locais. Nunca me magou com uma unha que fosse, mas eu também não sou parva de me mexer quando a sinto a "aterrar" nas costas ou num ombro, não é? :twisted: Bom, nesse dia a Chamarrita estava sentada no rebordo da banheira e, sei lá porquê, decidiu saltar para o outro rebordo. Mas não directamente... :twisted: resolveu saltar primeiro para a cabeça do senhor, que apanhou o susto da vida dele! E, assustado, começou a esbracejar e a gritar que a gata estava a atacá-lo, enquanto a bichana tentava equilibrar-se no alto do totiço e, evidentemente... segurar-se! Tive de mandar um berro para ele parar quieto e a gata lá saiu do poiso, ofendidíssima com a desfeita e eu tentava não rir à frente dele. Desde então passou sempre a tomar banho com a porta fechada. :P 8) Já a minha mãe esteve algumas vezes à beira do enfarte, quando ela subia para os armários e se passeava entre os bibelots diversos, imensos e maioritariamente em cerâmica. A minha mãe ficava possuida, a fumegar, sem ousar tirá-la à força, com receio que partisse alguma coisa; e, para piorar a situação, a minha mãe é um bocado maníaca com limpezas e arrumações, colocando os objectos em locais e posições rigorosas. Verdade seja dita que a gata nunca partiu nada e raramente tocava nas coisas, mas mais uma vez só fazia a habilidade quando tinha a certeza de que a minha mãe estava a olhar para ela.

Enfim... tenho uma "gata má" e podia estar aqui toda a noite a contar aventuras... :P mas isto tudo para dizer que, em certos casos, repreender tem o efeito contrário: o animal quer atenção e tanto lhe serve uma festa como um ralhete. Por isso, quando há dentadinhas mais entusiasmadas, não me queixo nem ralho: mordo de volta, dou um bom beliscão numa orelha, deixo caír "sem querer" alguma coisa que faça barulho ou um pouco de água no lombo e assunto arrumado, sem dramas! O bicho rapidamente se apercebe que coisas desagradáveis acontecem quando tem um determinado comportamento e começa a inibi-lo.-. 8)
enlatado
Membro

quarta abr 11, 2012 1:30 pm

a nova fonte do menino:
Imagem

não sei porque os gatos gostam tanto da água da sanita...

Já agora, alguém me explica o porque de rasparem ao pé da comida?

Eu pensei que fosse para limpar as patinhas depois de usar o wc e depois acabava por entornar a água do bebedouro.
Mudei a comida de sitio e quando lá foi começou novamente a raspar à volta, no chão, sem tapete sem nada.
Responder

Voltar para “Gatos”