As minhas duas tartarugas (Ajuda)

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
joaonuno10
Registado: sábado jun 26, 2010 12:45 am

quarta mar 28, 2012 8:20 pm

Boa noite.

Eu já andei com ideias, há uns tempos, em criar um aquaterrário para as minhas duas mississipis. Só que nenhum foi concretizável e as coisas não progrediram, tendo estas que continuarem no seu respetivo aquário.
Mudei de casa há pouco tempo. Mais uma vez na qual me encontro, é um apartamento, onde apenas tenho 2 varandas com pouco espaço.
Elas sempre tiveram dentro de casa, já tem cerca de 3 anos. Mas na verdade e para vos ser sinceros, preocupei-me sempre com aquelas, mas para além de lhes dar de comida e fazer a manutenção do aquário pouco lhes dava atenção, pois também tenho um gato, uma cadela e um cão.
Mas agora estou disposto a mudar o meu comportamento para com elas, e lhes dar mais atenção e uma melhor qualidade de vida, daí me ter levado a criar este tópico.

Elas na verdade, nunca hibernaram, sempre semi-hibernaram. Como os anos passados, e este ano, deixam de comer, mas continuam acordadas, no "ativo", apenas não comem. Dentro de casa, a temperatura era razoável, não muito quente, mas penso que a água estava um pouco fria mas não tanto porque estavam na cozinha da qual a luz estava quase sempre ligada.
Neste momento, elas ainda não comem, mas mudei o aquário delas (temporariamente), para a varanda, porque nesta o sol aquece dá-lhe desde o 12h até ao seu pôr. Elas estão lá fora há 3 dias, e tenho estado a vigia-las, parecem estar normais, e desfrutam bastante do sol. Mas a água comparadamente com os seus dias em casa, aquece bastante, apesar de eu ter uma parte a fazer sombra num determinada parte da água (metade mais ou menos), mas penso que até seja o ideal, já à noite há uma quebra, e quando fica escuro eu meto a tampa no aquário para tentar fazer "efeito de estufa" e guardar algum do calor que se encontra no mesmo. Claro que arrefece, mas não tanto, penso eu.

Os meus planos, são aproveitar esse mesmo espaço da varanda, para fazer um aquaterrário de acordo com as medidas que posso usufruir. Algo bastante simples, uma espécie de caixa, com água, e depois uma "placa" com pedras/terra/areia, e uma rampa, no topo para que elas possam desfrutar do sol (que pelo o que estive a ler, esta espécie de tartaruga gosta de secar-se completamente, apesar de preferir estar na água), mas que também tenham uma água temperada. (Outro problema é o filtro, porque pelo o que tive a ver fica dispendioso, e também não me posso dar ao luxo de ficar sem nenhum, porque mudar grandes quantidades de água também ficaria). E para o fim do ano, quando o outono volta-se, estava a pensar em volta-las a meter no aquário e dentro de casa, como já estão habituadas! Não sei se as deva deixar, tenho medo que não aguentem relativamente a não estarem habituadas ao frio do outono e inverno e principalmente da noite.

Gostava de ouvir umas opiniões, sobre o que devo fazer ou não em relação aos períodos de hibernação, e se agora elas estão melhores ao passarem a estar na rua ou não. Com o decorrer do tempo e a subida de temperatura espero se habituarem e durante a noite começar a destapar o aquário, para se irem habituando ao arrefecimento da água noturno. Aguardo sugestões/críticas, etc. Obrigado!

(Estive a "analisá-las", e parecem-me normais, em relação à carapaça que está dura e de cor normal, olhos não me parecem ter grande diferença, apenas o comportamento repetitivo de uma delas a nadar contra o vidro, mas o que já era habitual de vez em quando)
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”