Ahh okay

eu nem tinha reparado/lido que vocês eram surdos. Só nesta última questão é que reparei. Sempre fui fascinada pela língua gestual. Quando era miúda sabia, porque falava com os meus amigos... mas depois quando mudei de escola (eu fui para a preparatória perto de casa, e eles não sei...) deixei de ter contacto e fui perdendo... hoje só me lembro de algumas letras do abecedário, mais nada... na altura a uma professora da escola não queria que me colocassem naquela turma... era maioritariamente de surdos. Só 4 pessoas não eram (eu e mais 2 amigas e 1 amigo). Então não me queriam colocar lá porque achavam que ia atrasar o meu desenvolvimento e aprendizagem. Nada mais errado. Aprendi tanto ou melhor que outros colegas de outras turmas, tive um contacto com outra realidade, e acho que foi aí que aprendi a valorizar e respeitar as diferenças de cada indivíduo. Sem gozar, sem recear, sem discriminar. Acho importante o contacto (desde tenra idade) com pessoas que falem outras línguas, de outros países, com as suas próprias particularidades. As coisas acabam por se tornar natural, e assim, quando crescermos, não vamos criar esterótipos. Cresci com surdos, com pessoas com trissomia 21 (uma prima), com pessoas de raça negra (uma das minhas melhores amigas, desde infância, e a sua família), com pessoas de etnias diferentes (na minha escola também me dava muito bem com uma menina cigana), e também cresci com as pessoas "ditas" "normais" (faz-me impressão dizer isso, porque acho que no fundo não há ninguém "normal", e isso é um conceito mt relativo...)
Bem tanta divagação, lol, o importante é o que o pequeno Maty seja encontrado... ele é tão lindo... espero mesmo que o consigam encontrar, reaver, e tenham calma... isso da Matilde ter emagrecido logo 6 kg é preocupante.... apoiem-se mutuamente e não descarreguem frustrações um no outro (porque estas situações de stress tendem a potenciar discussões onde um culpa o outro).
Um beijinho para os dois, boa sorte!!!