Peixinhu Escreveu:- Vivendo eu em apartamento, e tendo que ser maioritariamente a minha mãe a tratar da limpeza dos mesmos(devido a horarios de trabalho), uma gaiola dessas com 3 passarinhos faziam muita lixeira? (penas pelo ar, sementes no chão, etc)
A quantidade de lixeira que eles vão fazer vai depender de alguns factores.
Se o comedouro for aberto e não tiver tampa, é certo que algumas sementes e cascas venham parar ao chão.
Por vezes, as aves atiram as cascas das sementes para fora da gaiola quando esvoaçam e podem eventualmente fazer as necessidades fora da gaiola ( por exemplo, é frequente os excrementos ficarem colados na parede ).
Em relação às penas, já se sabe que na época da muda elas abundam pelo chão ao redor da gaiola. Fora da época, é normal encontrar algumas, mas menos.
Eu tenho 5 canários, 11 mandarins, 1 codorniz da China, 2 rolas diamante e 3 periquitos na mesma divisão da casa ( sala de estar ) e aspiro o chão ao redor das gaiolas 2 vezes por dia. Na época da muda da pena, estas chegam à casa de banho e têm de passar por um grande corredor primeiro

.
Agora, no seu caso, apenas 3 aves, a lixeira vai ser menos.
Peixinhu Escreveu:- Pode ter mais do que 3 pássaros??
A quantidade de aves vai depender o espaço da gaiola em que as pretende manter. Quais são as medidas ?
Peixinhu Escreveu:- Quero passaros bonitos e que cantem, estava a pensar em canarios, eles dão se bem juntos?
Eu tenho os 5 canários ( três machos e 2 fêmeas ) juntos com 2 mandarins e a codorniz da China e dão-se todos bem, até na época de acasalamento.
Nunca houve lutas violentas, sendo que apenas existem algumas disputas muito raras por um lugar preferido num poleiro ou num comedouro.
Peixinhu Escreveu:- Cuidados especiais a te ou conselhos que me possam dar?
Depois de escolher a espécie e indicar as condições que em que vai manter as aves, podemos indicar possíveis erros que esteja a cometer.
Por enquanto, pesquise muito sobre as necessidades básicas e manutenção da espécie escolhida.
Boa sorte

.