Será que fui enganada no sinal do meu futuro caozinho?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

pfonseka
Membro Veterano
Registado: terça set 02, 2003 3:31 pm

sexta mar 30, 2012 6:48 pm

Tumbleweed Escreveu:
BrigiteFM Escreveu:Tem razão fui muito ingénua a culpa foi maioritariamente minha, vou pedir o registo de criadores e seguir um novo rumo, tentar corrigir o meu erro! Obrigado pelos comentários foram muito uteis uma vez pensava que talvez estivesse a entender mal a questão dela não querer tirar fotografias…

Mais uma vez obrigado =)
O rumo que devia seguir é aprender sobre a raça e ir visitar criadores. Tem de perceber se gosta da raça, e se esta se adequa ao seu estilo de vida, e esquecer a "fêmea piratinha" que nenhum dos criadores contactados tinha.

Quando me querem comprar cães, as pessoas que me vêm com este tipo de pedidos de marcações específicas são imediatamente desencorajadas. Ou as que querem um cão para a data x (a esses geralmente digo-lhe que vou já pôr um no microondas a descongelar).

Pessoas que sabem alguma coisa sobre a raça e querem vir conhecer os cães, tenho todo o prazer em receber e gastar o meu tempo com eles. E se eventualmente gostar deles e eles gostarem de mim, ficam em lista de espera para uma ninhada futura.

Pedidos despropositados e disparatados levam respostas semelhantes.
de facto parece-me despropositada a sua resposta...
temos aqui uma pessoa que errou, que sabe que errou e veio pedir ajuda para não errar mais, por isso, acho que devemos ajudar se pudermos, senão, é preferível não dizer nada nem estar a sublinhar a asneira que fez.

já agora, qual é o mal de querer ter um cão com determinadas características (raça, cor, temperamento, ...)?

quanto à pressa de o ter em casa, parece-me um sentimento muito natural.

lamento que só perca tempo com pessoas que conheçam a raça e que não de digne a ajudar/ensinar quem mais precisa, os que não conhecem.
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

sexta mar 30, 2012 9:08 pm

Surreal! :o

A lata destes burlões é inacreditável! Não se tiram fotos a bebés??????????
Tumbleweed
Membro Veterano
Registado: quarta jul 20, 2011 2:34 am

sexta mar 30, 2012 9:57 pm

pfonseka Escreveu:
lamento que só perca tempo com pessoas que conheçam a raça e que não de digne a ajudar/ensinar quem mais precisa, os que não conhecem.
Não me importo nada de os ensinar, importo-me é de lhes vender cães. Não vendo.

Aliás, já não me lembro a última vez que vendi um cão a alguém que nunca tivesse tido um da mesma raça.

Os meus cachorros primeiro são para mim; depois para outros criadores ou expositores; a seguir vêm pessoas com experiência na raça, e depois as pessoas que querem um cão para trabalho ou desporto... Quando chega a vez de animais de estimação para donos inexperientes, já não há cachorros na ninhada.
bhess
Membro Veterano
Registado: sexta out 08, 2010 3:01 pm

O meu traquina: Calvin

A minha princesa: Lolita

sexta mar 30, 2012 10:17 pm

Tumbleweed Escreveu:O rumo que devia seguir é aprender sobre a raça e ir visitar criadores. Tem de perceber se gosta da raça, e se esta se adequa ao seu estilo de vida, e esquecer a "fêmea piratinha" que nenhum dos criadores contactados tinha.

Quando me querem comprar cães, as pessoas que me vêm com este tipo de pedidos de marcações específicas são imediatamente desencorajadas. Ou as que querem um cão para a data x (a esses geralmente digo-lhe que vou já pôr um no microondas a descongelar).

Pessoas que sabem alguma coisa sobre a raça e querem vir conhecer os cães, tenho todo o prazer em receber e gastar o meu tempo com eles. E se eventualmente gostar deles e eles gostarem de mim, ficam em lista de espera para uma ninhada futura.

Pedidos despropositados e disparatados levam respostas semelhantes.
Concordo.

O facto de ser "piratinha" é um pormenor... Há tantos factores importantes, que deveriam ter mais destaque do que uma manchinha no olho!
BrigiteFM, ainda bem que quer corrigir o seu erro, por isso informe-se sobre a raça, nomeadamente no que diz respeito a problemas de saúde, isso sim deveria ser colocado no topo da lista de prioridades.

P.S.- Tumbleweed, tem aí um piratinha! :wink:
"O problema das pessoas é que elas são apenas humanas..."

Calvin
Tumbleweed
Membro Veterano

sexta mar 30, 2012 10:24 pm

Não, neste o outro olho também é marcado. Mas por acaso tinha um nesta ninhada, bem giro.
Vive com alguém que tinha perdido um de 14 anos, e estava à procura de substituto.
bhess
Membro Veterano
Registado: sexta out 08, 2010 3:01 pm

O meu traquina: Calvin

A minha princesa: Lolita

sexta mar 30, 2012 10:28 pm

Tumbleweed Escreveu:Não, neste o outro olho também é marcado. Mas por acaso tinha um nesta ninhada, bem giro.
Vive com alguém que tinha perdido um de 14 anos, e estava à procura de substituto.
Ah! Parecia. O nariz da mamã (suponho) está a tapar...
Acho que faz muito bem em seleccionar os donos dessa forma tão criteriosa!
"O problema das pessoas é que elas são apenas humanas..."

Calvin
pfonseka
Membro Veterano
Registado: terça set 02, 2003 3:31 pm

sexta mar 30, 2012 11:20 pm

Tumbleweed Escreveu:
pfonseka Escreveu:

Aliás, já não me lembro a última vez que vendi um cão a alguém que nunca tivesse tido um da mesma raça.

Os meus cachorros primeiro são para mim; depois para outros criadores ou expositores; a seguir vêm pessoas com experiência na raça, e depois as pessoas que querem um cão para trabalho ou desporto... Quando chega a vez de animais de estimação para donos inexperientes, já não há cachorros na ninhada.

ou eu estou a ler e a interpretar mal o texto ou então acho-o demasiado pretensioso.

o comum dos mortais não tem o direito a ter um cão dos seus? são só para criadores que os vão reproduzir repetidamente só com um objectivo.
isso não faz sentido nenhum...(para mim)

não me vou alongar porque estaria a desvirtuar o tema inicial do tópico.
Tumbleweed
Membro Veterano

sexta mar 30, 2012 11:48 pm

O meu principal objectivo como criadora é manter e melhorar a raça. Assim sendo, tenho todo o interesse em que os cães com qualidade de reprodutores estejam comigo, ou nas mãos de outros criadores. Servem para criar, e para diversificar e melhorar o património genético da raça.

Em relação ao cães que não tem qualidade de reprodutores, cabe-me assegurar-me que têm vidas preenchidas, e felizes. Por isso prefiro pessoas experientes, e pessoas que desenvolvam actividades com os cães.

Não me preocupa que me achem pretensiosa, picuinhas, esquisita, mal-educada... O que me interessa é que nenhum dos cachorros que eu crio seja abandonado ou negligenciado.
BrigiteFM
Registado: quarta mar 14, 2012 4:40 am

sábado mar 31, 2012 3:32 am

Obrigado pfonseka!
Honestamente pessoas como a Tumbleweed, só fazem com que pessoas como eu continuem a cometer o mesmo erro pois em vez de procurarem ajuda vão ter medo de serem criticadas e assim o erro repete-se.
Por outro lado deixe- me que lhe diga:
Primeiro escolhe pessoas com experiência, mas essas pessoas com experiência já foram pessoas sem experiência quando tiveram o primeiro cão, se toda a gente fosse como a senhora ninguém tinha cães porque ninguém nasce com experiência ela adquire-se de forma mais ou menos cuidada isso é certo, mas alguma vez tem de ser a primeira.
Segundo, por regra os criadores como a senhora pedem valores tão altos pelas crias que acabam por selecionar os donos pela capacidade monetária, e esta capacidade não lhe dá garantias de melhores cuidados, ou de mais atenção, acabam por pôr de parte pessoas como eu que não tem assim tanto dinheiro mas que quando se comprometem tem todo o amor para dar e seguem à risca o que lhes é dito em termos de cuidados, posso- lhe dizer, ainda não tinha o cão e já andava a ver seguros para que a minha pequenita nunca tivesse que passar por situações em que eu não pudesse pagar. E compreendo que uma ninhada requer um grande investimento e que esse tem de ser pago, mas o lucro é muitas vezes surreal.
Terceiro, outra coisa que me enerva em criadores como a senhora é que falam dos cães como se de bens de luxo se tratassem e não como seres vivos, é que no fundo até se contradiz, eu não posso ter uma preferência quanto à cor ou quanto à raça, mas a senhora pode selecionar os que não tem qualidades de reprodutores, por terem uma mancha mais ali ou mais acolá ou por terem as orelhas mais ou menos caídas. Isto para mim é muito menos humano.
Quarto, eu posso ter preferências mas não extremistas como as da senhora, se o meu cão não tiver qualidades de campeões ou ser filho de campeões pouco me importa, não os quero para por numa montra ou expositor, quero para me fazerem companhia, para ir passear com eles brincar com eles para chegar a casa e saber que tenho um animal que sentiu a minha falta e logo de seguida enche lo de mimos. Por isso prefiro mil vezes encontrar pessoas de confiança que por amor tenham cães da raça e tiveram uma ninhada em ambiente familiar, algo que não foi feito pelo lucro ou para cria “peças” perfeitas como aos cães se refere. E aí residiu o meu grande erro, mas pelo menos também aprendi com este tópico que pessoas como a senhora que vêm os cães como bens perfeitos ou não também não devem ser o que tenho de procurar.
Quinto, errei no criador, nada vos garante que não tenha tentado ler tudo e saber de tudo sobre a raça já fui duas vezes ao veterinário para me dizer com o que devia contar e que cuidados devia ter, não tem o direito de julgar as pessoas sem procurar saber mais acerca de toda a história ou de procurar saber que tipo de pessoa sou.
Sexto, quanto á data parece-me que pessoas como a senhora pensam que quem quer ter um cão tem de ser desempregado ou muito rico para não trabalhar e poder estar a tempo inteiro com as suas mascotes, quando nos dias de hoje nem com os filhos nos podemos dar a esse luxo. Logo tentei ser um pouco responsável e ter o cão numa altura em que estivesse de férias para poder dar mais atenção a um animal pequenito que ia sentir certamente falta da mãe e ter que se integrar num novo lar. Mas pelo que parece até isto foi deturpado, e sim, quando se quer muito dar amor a um ser vivo tem se sempre uma certa ansiedade, todas as gravidas escolheriam, se pudessem, ter uma gravidez de 3 meses de tanta ansiedade que tem por algo que sabem que vão amar independentemente de tudo, coisa que, tendo em conta a maneira como fala dos seus “cães-trofeus” não deve saber o que é.
E por ultimo me fico com isto, não são pessoas como eu que asseguram a existência de fábricas de animais, ou de intermediários burlões, são pessoas como você que não dão oportunidades a quem todo o potencial para serem donos responsáveis só porque não tem um certo estatuto.
Eu seleciono manchas no cão você seleciona carácteres por estatutos! Enfim qual a melhor…
lsgl
Membro Veterano
Registado: quinta ago 18, 2011 8:39 am

sábado mar 31, 2012 7:52 am

BrigiteFM Escreveu: E por ultimo me fico com isto, não são pessoas como eu que asseguram a existência de fábricas de animais, ou de intermediários burlões, são pessoas como você que não dão oportunidades a quem todo o potencial para serem donos responsáveis só porque não tem um certo estatuto.
Eu seleciono manchas no cão você seleciona carácteres por estatutos! Enfim qual a melhor…
Errado! São pessoas como você sim, que nesse testamento todo teceu teorias infundadas e parvas sobre os criadores a sério e, pior ainda, julgou uma pessoa que não conhece de lado nenhum só poque a contrariou.

Sim, você é a tipica pessoa ignorante que detesta ser criticada e depois fica contra os criadores só porque não lhe querem dar um cachorrinho ou pedem valores que você acha exorbitantes.

Há que ser humilde para saber aceitar criticas e aprender, você claramente não é o suficiente pois diz coisas como "vão ter medo de serem criticadas e assim o erro repete-se." Medo porquê? Para aprender é preciso ser-se criticado às vezes, se não está disposta a isso então é porque se acha superior às outras pessoas que já foram ignorantes e que tiveram de passar pelo mesmo processo.

Não sou criadora, nem tenho cão de raça e muito menos vou a exposições. Contudo já fui muito ignorante nestes assuntos e soube aproveitar estas pessoas para aprender um pouco mais, muitas vezes à custa de criticas. So what? É como tudo na vida, só aprende e melhora quem não tem medo de errar e aceitar criticas.
Yokel
Membro
Registado: domingo mar 25, 2012 10:35 am

sábado mar 31, 2012 8:14 am

Na minha humilde opinião, as pessoas não nascem ensinadas e todo e qualquer conhecimento que possamos partilhar serve de "base" para novos donos.

Neste tópico está explicito que quem o abriu "errou" , serve agora aprender com o erro, de forma, a futuramente não o repetir.

Aconselho a visitar o site www.cpc.pt onde pode questionar a lista de criadores, não fique apenas pelo pedido, visite os canis e veja com os seus próprios olhos as condições!

Deverá procurar verificar que foi de facto "burlada" , pois certamente sinalizou por transferência e informar as entidades competentes, para evitar que efectivamente esses burlões tenham novo êxito !!!
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

sábado mar 31, 2012 8:35 am

Ao querer escolher uma dada raça (e no seu caso uma raça cara), está-se a escolher um luxo. Porque senão vai-se ao canil e traz-se um animal a custo 0 e até esse vai implicar custos de manutenção e tempo.

Digam o que disserem mas é um luxo. Ora os luxos pagam-se. Não se pode é querer ter luxos ao preço do chinês....

É preciso saber porque é que num bom criador os preços são "exorbitantes".
Se calhar quando perceber porquê vai achar que não são assim tão "exorbitantes" e vai perceber porque é que há quem venda barato.

Nem toda a gente tem possibilidade de tempo, conhecimentos e meios para ter todo o tipo de cães. Os "fabricantes" de ninhadas querem convencer as pessoas do contrário porque se estão nas tintas para o que acontece aos seus cães depois de vendidos.

Se depois o cão vai parar à rua ou é tratado ás três pancadas isso é secundário.

Se alguém me pede um desconto na compra de um cão eu vou pensar que no dia em que o animal precisar de um tratamento veterinário dispendioso, de ficar num hotel canino nas férias ou de escolher uma boa ração, essa pessoa vai recuar.

Conheço quem tenha comprado no revendedor (como você ia fazer) um cão que custa normalmente para cima de 1500 € e comprou por menos de metade.
Dá-lhe ração do Lidl. Ah pois é....quem não tem dinheiro não tem vícios, aprendi eu em criança.

Conheço quem tenha tido o capricho da raça X de tamanho XL e depois tenha o cão metido na varanda. Ah pois, nem todos tem de morar numa moradia mas eu pessoalmente há raças que lhe digo de caras que como criador não as vendia a quem vivesse num apartamento. E sei de quem
seja criador e faça isso mesmo.

Não é o criador que vende a 1500€ que enche o mercado de bichos "populares" que depois tem um triste fim.

São os revendedores barateiros com cãezinhos para toda a gente.
PauloSantos1
Membro Veterano
Registado: quarta fev 08, 2012 8:09 pm

sábado mar 31, 2012 10:51 am

pfonseka Escreveu:
Tumbleweed Escreveu:
pfonseka Escreveu:

ou eu estou a ler e a interpretar mal o texto ou então acho-o demasiado pretensioso.

o comum dos mortais não tem o direito a ter um cão dos seus? são só para criadores que os vão reproduzir repetidamente só com um objectivo.
isso não faz sentido nenhum...(para mim)

não me vou alongar porque estaria a desvirtuar o tema inicial do tópico.
De facto esta arca é curiosa.

Passam-se anos a discutir o sexo dos anjos e a ética dos criadores.

No entanto, quando surge alguém (criador) que revela um sentido ético fora do comum, passa automáticamente a pretensioso e então, volta-se novamente a discutir o sexo dos anjos.

Não querendo julgar (até porque não a conheço) a Tumbleweed pelas suas palavras, porque de facto o que conta são as acções, o facto, é que a responsabilidade e a preocupação que revela com o futuro dos cães que cria, é o resultado da ética que tanto por aqui se discute e que raramente encontramos.

Mas claro, para pessoas pouco habituadas a lidar com à etica, a linha que a separa do pretensiosismo pode tornar-se demasiado ténue... mas não é.
<strong>Paulo Santos</strong>
Tumbleweed
Membro Veterano

sábado mar 31, 2012 11:08 am

BrigiteFM Escreveu:Obrigado pfonseka!
Honestamente pessoas como a Tumbleweed, só fazem com que pessoas como eu continuem a cometer o mesmo erro pois em vez de procurarem ajuda vão ter medo de serem criticadas e assim o erro repete-se.
Por outro lado deixe- me que lhe diga:
Primeiro escolhe pessoas com experiência, mas essas pessoas com experiência já foram pessoas sem experiência quando tiveram o primeiro cão, se toda a gente fosse como a senhora ninguém tinha cães porque ninguém nasce com experiência ela adquire-se de forma mais ou menos cuidada isso é certo, mas alguma vez tem de ser a primeira.
Estando interessada no bem estar dos cachorros, escolho quem me dá mais garantias. Pessoas que são experientes com a raça, e que querem um cão com as características especificas do meus, dão-me mais garantias do que pessoas que acham que gostam da raça porque viram um em qualquer sítio, mas não fazem a mínima ideia do que é viver com um cão destes.
Se me quer criticar por eu tentar encontrar os donos mais adequados para os meus cachorros, critique à vontade. Mas eu não vou mudar de opinião.
Segundo, por regra os criadores como a senhora pedem valores tão altos pelas crias que acabam por selecionar os donos pela capacidade monetária, e esta capacidade não lhe dá garantias de melhores cuidados, ou de mais atenção, acabam por pôr de parte pessoas como eu que não tem assim tanto dinheiro mas que quando se comprometem tem todo o amor para dar e seguem à risca o que lhes é dito em termos de cuidados, posso- lhe dizer, ainda não tinha o cão e já andava a ver seguros para que a minha pequenita nunca tivesse que passar por situações em que eu não pudesse pagar. E compreendo que uma ninhada requer um grande investimento e que esse tem de ser pago, mas o lucro é muitas vezes surreal.
Os meus cachorros não são "baratos"; mas também não os considero excessivamente caros.
Não escolho os donos pela capacidade económica, mas como os cães não vivem de "amor" e ar, convém que a pessoa que quer um cão tenha capacidade para o manter.
Uma ninhada é um grande investimento, e a criação de cães no meu caso é um hobby muito dispendioso. Não tenho lucro com as ninhadas e raras vezes recupero o que gastei a fazê-las com a venda dos cachorros, e fico com um cachorro para mim a custo zero. Mas tenho alguns cães que me "custaram" substancialmente mais do que o preço a que os irmãos foram vendidos.

Terceiro, outra coisa que me enerva em criadores como a senhora é que falam dos cães como se de bens de luxo se tratassem e não como seres vivos, é que no fundo até se contradiz, eu não posso ter uma preferência quanto à cor ou quanto à raça, mas a senhora pode selecionar os que não tem qualidades de reprodutores, por terem uma mancha mais ali ou mais acolá ou por terem as orelhas mais ou menos caídas. Isto para mim é muito menos humano.
Eu tenho de seleccionar os que mais se aproximam do standard da raça. A minha intenção é preservar e melhorar a raça, e não o posso fazer com cães que não são bons exemplares da mesma.
Claro que pode e deve ter uma preferência quanto à raça, mas marcações especificas deste género são completamente irrelevantes quando comparadas com temperamento.
Acho que devia ir conhecer a raça de perto, e aprender mais sobre a mesma, e estar menos preocupada se a cachorra tem uma manchinha no olho ou no rabo.
Acho que está a idealizar um cachorro por qualquer coisa que viu, achou piada e idealizou, mas que quando o cachorro tiver seis meses é completamente irrelevante. O temperamento vai continuar a ser relevante durante a vida inteira do cão.
Quarto, eu posso ter preferências mas não extremistas como as da senhora, se o meu cão não tiver qualidades de campeões ou ser filho de campeões pouco me importa, não os quero para por numa montra ou expositor, quero para me fazerem companhia, para ir passear com eles brincar com eles para chegar a casa e saber que tenho um animal que sentiu a minha falta e logo de seguida enche lo de mimos. Por isso prefiro mil vezes encontrar pessoas de confiança que por amor tenham cães da raça e tiveram uma ninhada em ambiente familiar, algo que não foi feito pelo lucro ou para cria “peças” perfeitas como aos cães se refere. E aí residiu o meu grande erro, mas pelo menos também aprendi com este tópico que pessoas como a senhora que vêm os cães como bens perfeitos ou não também não devem ser o que tenho de procurar.
Qualquer criador que ame a raça que cria, tem como objectivo criar bons exemplares da mesma. Seja a nível físico, seja a nível de temperamento.
Criar por "amor" mas sem interesse em ter as tais "peças perfeitas" a que se refere é alguém que ou cria por lucro, ou que cria porque gosta muito do seu Bobby e da sua Lassie, mas que não gosta da raça.
O objectivo de um criador deve ser melhorar a raça, e isto implica aumentar o número de indivíduos da mesma que correspondam o mais possível ao estalão.
Quinto, errei no criador, nada vos garante que não tenha tentado ler tudo e saber de tudo sobre a raça já fui duas vezes ao veterinário para me dizer com o que devia contar e que cuidados devia ter, não tem o direito de julgar as pessoas sem procurar saber mais acerca de toda a história ou de procurar saber que tipo de pessoa sou.
Deve continuar a ler. E deve falar com criadores, não para lhes perguntar se têm uma fêmea com uma mancha no olho, mas para aprender mais sobre a raça. Vá visitar canis, conhecer cães adultos, e falar com os criadores.
Sexto, quanto á data parece-me que pessoas como a senhora pensam que quem quer ter um cão tem de ser desempregado ou muito rico para não trabalhar e poder estar a tempo inteiro com as suas mascotes, quando nos dias de hoje nem com os filhos nos podemos dar a esse luxo. Logo tentei ser um pouco responsável e ter o cão numa altura em que estivesse de férias para poder dar mais atenção a um animal pequenito que ia sentir certamente falta da mãe e ter que se integrar num novo lar. Mas pelo que parece até isto foi deturpado, e sim, quando se quer muito dar amor a um ser vivo tem se sempre uma certa ansiedade, todas as gravidas escolheriam, se pudessem, ter uma gravidez de 3 meses de tanta ansiedade que tem por algo que sabem que vão amar independentemente de tudo, coisa que, tendo em conta a maneira como fala dos seus “cães-trofeus” não deve saber o que é.
Acho que é louvável que queira um cão para a altura que está férias, para poder passar mais tempo com ele. Mas a maioria dos criadores não têm cachorros constantemente.
É mais importante encontrar o criador certo e o cachorro certo.
Não a preocupa mais que o cachorro tenha passado tempo suficiente com a ninhada e com a mãe, do que chegar a sua casa no dia em que lhe dá jeito?
Os cães vivem muitos anos, e têm a particularidade de ser muito inconvenientes.

E por ultimo me fico com isto, não são pessoas como eu que asseguram a existência de fábricas de animais, ou de intermediários burlões, são pessoas como você que não dão oportunidades a quem todo o potencial para serem donos responsáveis só porque não tem um certo estatuto.
Eu selecciono cães. É o que se chama ao que eu faço, criação selectiva.
Mas não vou pôr os meus cachorros nas mãos de alguém que eu acho que não é o melhor dono que consegui encontrar, só por medo que a pessoa vá comprar a intermediários.
Os bem estar dos meus cachorros está primeiro.[/quote]
drilldown1
Membro Veterano
Registado: quarta jun 16, 2010 5:30 pm

sábado mar 31, 2012 11:59 am

Mas o que é um piratinha? Estou mesmo desactualizada!! :oops:
<p>&nbsp;Sou respons&aacute;vel pelo que digo, n&atilde;o pelo que os outros entendem - By Ziggyma</p>
<p>Quer lutar comigo pela Net? For&ccedil;a... ESCREVA TUDO EM MAI&Uacute;SCULAS AT&Eacute; QUE ME CONSIGA MATAR!!!</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Cães”