Será que fui enganada no sinal do meu futuro caozinho?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

rudi12
Membro
Registado: quarta jun 23, 2010 7:38 pm

domingo abr 01, 2012 1:33 pm

marianamar Escreveu:
Tumbleweed Escreveu:Se a forista que abriu o tópico se preocupou tanto, tendo ido inclusivamente ao veterinário duas vezes, como é que lhe escapou que o tipo de coloração que quer é extremamente indesejável na raça por causa da incidência de surdez?
8)

E o que é que fazem os criadores "eticos" que tenhem numa ninhada caes brancos ? ficam com eles? ou tbem os vendem?
Tumbleweed
Membro Veterano
Registado: quarta jul 20, 2011 2:34 am

domingo abr 01, 2012 2:24 pm

Não faço a mais pequena ideia. Eu não comprava um que não tivesse sido testado para a surdez.

O rudi12 tem um boston, que tem exactamente o mesmo tipo de problema com o extreme white piebald, deve saber melhor do que eu. E também deve saber que este tipo de marcação só é aceite se tiver tigrado visível, por causa da surdez; e que os cães devem ter os lábios, trufa e pálpebras bem pigmentadas.

O que eu sei é que nenhum criador com escrúpulos cria este tipo de cães propositadamente.
Última edição por Tumbleweed em domingo abr 01, 2012 5:27 pm, editado 1 vez no total.
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

domingo abr 01, 2012 2:27 pm

Penso que criadores éticos, se os oferecerem, pelo menos devem ser esterilizados para não haver tentações...
Já vi oferecer animais de raça com defeitos que eram infracções ao estalão e foram préviamente esterilizados.
rudi12
Membro
Registado: quarta jun 23, 2010 7:38 pm

domingo abr 01, 2012 2:38 pm

[Editado pela moderação]
Tumbleweed
Membro Veterano

domingo abr 01, 2012 6:55 pm

A construção da minha frase está péssima (e as virgulas não estão no sítio certo), e a rudi12 percebeu mal.

A forista que abriu o tópico devia ir ao fórum do bouledogue francês, o último tópico tem algumas pessoas a queixarem-se de ter comprado cães surdos (e se vir as fotos, são todos pied).
srYuki
Membro Veterano
Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

domingo abr 01, 2012 8:07 pm

Eu gostaria de dizer 2 coisa.

Para o lado dos criadores,
quando se vende um cão, se for uma pessoa desconhecida, por muita investigação que se faça sobre o comportamento do futuro dono, nada mais se poderá ter do que um palpite. Faz-se um julgamento do comprador e a verdade é que esse julgamento pode falhar. Como há 1 tópico muito antigo nos inamoviveis que diz refere claramente a que quem não sabe nada pode aprender. E quem parece saber muito e assinar um manifesto de boas intenções, pode apenas ser um espertalhão! Aliás, eu arriscava a dizer, que mesmo que seja uma pessoa bem próxima, não se sabe bem como é que aquilo vai correr, a menos que a pessoa já tenha outros cães e que o criador tenha uma relação muito próxima com essa família.

E dou outro exemplo.
Quando procurei esta cadela, numa fase muito preliminar da pesquisa, contactei com "uma pessoa que tinha cachorros" na escócia. Fez-me uma série de perguntas (via email) sobre as condições que eu teria para o cão. E eu respondi na minha melhor boa vontade. Não recebi de volta nem 1 dúvida ou questão sobre o texto que havia enviado ao criador. Depois de ter respondido recebi uma espécie de "ok, tudo bem, vamos lá a dar seguimento a isto". A mim, não me pareceu mais do que um Pro-Forma. unicamente. Parece-me que por aquelas bandas já há muitos anos que é pratica comum investigar o futuro dono. E será o futuro por cá, quer o interesse do criador seja legítimo, quer não.

Isto não é uma crítica. Mas não sei até que ponto esse julgamento não será omisso em muitos aspectos, da personalidade e cuidados do futuro criador.

Para a user que abriu o tópico,
Efectivamente podemos ambicionar que os nossos cachorros tenham determinadas características específicas. Sei dizer-lhe, que no caso dos meus 2 dálmatas, em 2 compras separadas por 10 anos, foram os cachorros que nos escolheram a nós! No primeiro então, foi gritante! Tinhamos feito o trabalho de casa e queríamos "aquele" look. Mas quando lá chegamos, foi 1 cachorro com palas nas orelhas que se fartou do brincar connosco e pedir a nossa atenção, que trouxemos para casa. :D Sempre trouxemos o que mais inter agiu connosco!

E acho que eles nos escolhem mais a nós, do que nós escolhe-los a eles :)
BrigiteFM
Registado: quarta mar 14, 2012 4:40 am

segunda abr 02, 2012 12:52 am

Entendam, eu reconheci o meu erro, apenas não gostei da forma arrogante como alguns membros me responderam, mesmo depois de o ter reconhecido.

Agora alguns esclarecimentos, sem mentir li alguns 15 sites que falavam sobre a raça e aprendi muito sobre o seu temperamento, mas como referido em alguns, cada caso é um caso, efetivamente o temperamento é mais importante do que as suas características físicas, mas é também algo que se percebe com o passar dos meses a conviver com o animal, a nossa forma de lidar com o cão acaba por influenciar a sua maneira de estar daí que numa fase preliminar o aparência seja algo utilizado no momento da escolha.

Quanto à surdez, vou ser sincera não sabia, e dos sites que li falavam nos problemas de saúde em geral não em cães com determinadas cores ou manchas, aliás mesmo na arca no parte que fala de bulldog francês em questões de saúde também está no geral. Desculpem a gíria mas sou novata no site. A veterinária do meu gato disse me apenas que esses cães tinham alguns problemas para estar preparada para algumas despesas, e depois aconselhou me a pesquisar seguros que me protegem em casos menos desejáveis, o que fiz de imediato.

Quanto ao facto de não ter experiência ou de querer um cão e não lhe poder dar todas as condições, digo de peito aberto, o meu gato encontrei-o no lixo, moro sozinha e não sou afortunada, mas mesmo sendo um gatinho comum , achado num contentor vai sempre ao veterinário foi castrado para que não houvessem mais na situação em que o encontrei, e come ração comprada na veterinária para que tenha um pelinho lindo e esteja sempre de boa saúde. Se agi assim com um gato achado e sem experiência nenhuma, não me parece que fosse tratar mal o cão só porque não estou habituada a ter cães. Os animais não vivem de amor, mas o amor move montanhas, se o meu bichinho está doente e tem de ir ao veterinário é um mês que não janto fora ou que não saio. Agora se criadores só vendem a quem já tem mais que um exemplar da raça ou a quem tenciona participar em exposições pessoas como eu nunca vão poder ter um animal que sonham ter. Acho triste.

Não vou buscar um cão a um canil, pois apesar de como já referi cada caso ser um caso, pelo que li, os bulldog tem algumas características como: não serem cães de latir muito, serem brincalhões, não precisarem de períodos de exercício longos, mas caminhadas curtas "15minutos por exemplo" e mais vezes ao dia, ser essencial para eles não andarem muito ao calor daí que o exercício possa ser feito de manha ou à noite, enfim tudo características que se adaptam ao meu estilo de vida, quando vamos buscar um cão ao canil, não sabemos nem mais ou menos com o que contar, e sim porque também os acho engraçados! Já agora se errei em alguma característica posso dizer vos as minhas fontes.

Um outro reparo se os cães com manchas tem tendência a sofrer de surdez isso significa que devem morrer? Se há cães sem patinhas que são felizes porque é que os surdos não podem viver? Não consigo mesmo perceber como é que a minha atitude de escolha é condenável e a de quem decido que o cão deve morrer por ter problemas não é!

Quanto á data, eu falei com a suposta criadora à um mês não disse que queria um cão para ontem na altura predispus-me a esperar, e porque ela disse que tinha uma ninhada com 4 semanas.

Por ultimo eu aceito criticas sim senhor, mas criticas contrutivas. Algo muito diferente do que certos menbros aqui fizeram.
Tumbleweed
Membro Veterano

segunda abr 02, 2012 1:29 am

Ninguém disse que os cães por serem surdos devem morrer, ou não podem ser felizes, ou que os donos gostam menos deles por isso.

Mas quando há pessoas a procurar cães com estas características específicas, há concerteza outras tantas, pouco escrupulosas, dispostas a criar cães com uma probabilidade maior de desenvolverem problemas, para satisfazer a procura.

A sua veterinária aconselhou-a a arranjar um seguro, mas o melhor seguro é a prevenção. Se o cachorro tiver alergias, com o seguro talvez não tenha de gastar tanto dinheiro para o tratar, mas tem de o ver levar uma vida de sofrimento.

Procure com calma, e não compre por impulso. Afinal de contas, é uma raça que vive em média 10 a 12 anos, tem muito tempo para o ter consigo.
marianamar
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

segunda abr 02, 2012 1:56 am

Boa sorte na procura BrigiteFM!...
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

terça abr 03, 2012 9:14 pm

Eu cá parece-me que quem vive da vende de cães não é tão selectivo sabe?

Não conheço nenhum criador que viva da venda dos cães e olhe que conheço muitíssimo bons criadores. São criadores por paixão de uma raça, por hobby.

Se lhes perguntar por lucro vão se rir. Já é bom que dê para os gastos.

Não conheço nenhum que venda um cachorro a quem lhe pareça inadequado.
Floripes2
Membro Veterano
Registado: terça nov 15, 2011 1:02 pm

quarta abr 04, 2012 12:21 am

GSfanatic Escreveu:...

Desculpe, mas a melhor dona que um cão pode ter sou eu! Esta agora! 8)
Desculpe, mas estou em desacordo: a melhor dona que que um cão (mas de preferência uma cadela), pode ter sou eu! :twisted:
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>&Eacute; muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabe&ccedil;a erguida.</strong> - "By" Sasquatch,&nbsp;acrescento de&nbsp;v&iacute;rgulas meu.</p>
GSfanatic
Membro Veterano
Registado: sexta jul 04, 2008 2:10 pm

quarta abr 04, 2012 12:31 am

Floripes2 Escreveu:
GSfanatic Escreveu:...

Desculpe, mas a melhor dona que um c�o pode ter sou eu! Esta agora! 8)
Desculpe, mas estou em desacordo: a melhor dona que que um c�o (mas de prefer�ncia uma cadela), pode ter sou eu! :twisted:
Bom... vou ter de me chatear, é? :evil:

Por acaso o meu "cão" também é uma cadela. :D
JoanaGoncalves
Membro Veterano
Registado: domingo dez 16, 2001 7:51 pm
Localização: Boxers, Baixotes de Pêlo Comprido, Labradora, Cadela de Agua Portuguesa, Malinois, Gata Persa, Gata

quarta abr 04, 2012 7:55 am

Peço desculpa Floripes e Gsfanatic, mas vamos mesmo nos chatear, porque é dado irrefutável neste estudo serissimo, que o grau de loucura do proprietário e numero de exemplares, influencia como é obvio a definição de melhor dono que um cão pode ter e portanto... Ca estou eu claramente em vantagem para com vocês. 8) 8) 8)
<p>Joana Gonçalves</p>
<p>Terras da Fénix Kennel</p>

<p>-Não existem raças perigosas, existem sim donos e pseudocriadores perigosos!-</p>
GSfanatic
Membro Veterano
Registado: sexta jul 04, 2008 2:10 pm

quarta abr 04, 2012 8:17 am

JoanaGoncalves Escreveu:Peço desculpa Floripes e Gsfanatic, mas vamos mesmo nos chatear, porque é dado irrefutável neste estudo serissimo, que o grau de loucura do proprietário e numero de exemplares, influencia como é obvio a definição de melhor dono que um cão pode ter e portanto... Ca estou eu claramente em vantagem para com vocês. 8) 8) 8)
Oh pá! :cry:

Não falo mais consigo! :evil:
Floripes2
Membro Veterano
Registado: terça nov 15, 2011 1:02 pm

quarta abr 04, 2012 10:00 am

Prontes, prontes, dou-me por vencida, mas só no que respeita ao número de exemplares.

E não corto relações com ninguém porque a minha loucura é melhor que a vossa, dado ser congénita. Prontes. Tenho dito e não volto atrás. :twisted:
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>&Eacute; muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabe&ccedil;a erguida.</strong> - "By" Sasquatch,&nbsp;acrescento de&nbsp;v&iacute;rgulas meu.</p>
Responder

Voltar para “Cães”