Vamos avaliar o assunto: indiquem a longevidade dos vossos antigos animais e qual a sua alimentação.

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

loba_lua
Membro Veterano
Registado: sábado dez 27, 2003 2:57 am
Localização: 7Gatos:Moghi,Zorki,Lua,Samid,Shaiina... 4 Cães:Diana,Wolfy,Homara,Dusky (cães e gatos pa adopção)

segunda jan 26, 2004 4:10 am

A Andorinha foi ter à aldeiazinha de nascença dos meus pais, algures na região da Guarda...muitos caçadores...muitos cães assustados no primeiro dia de caça que fogem.. Ela fugiu para lá e a minha avozinha cuidou dela. Dava-lhe sopinha e pão. Depois de a minha avozinha não conseguir cuidar dela própria vieram as duas para lisboa. A Andorinha comia comida caseira que ela lhe dava às escondidas e a ração que eu lhe dava, por isso ia engordando até que descobri porque ;)

A outra minha avó fazias-lhe arroz com legumes e frango ou perú.

Depois começaram a comer só ração.

Neste momento a lindinha tem 14 anos e muita saúde, como dizem os Veterinários, sempre prontinha para ir vadiar, que é o que ela gosta mais, passear (menos na praia pq detesta àgua) O problema são os dentinhos...o granulado tem que ser amolecido
deinhac
Membro Veterano
Registado: quinta jan 16, 2003 11:09 am

segunda jan 26, 2004 8:52 am

Realmente acho que é complicado chegar-se a alguma conclusão concreta sobre que tipo de alimentação poderá dar maior longevidade a um animal, isso é relativo... no entanto é interessante analizar o que os nossos bobis comeram no passado e como era a sua saude, este topico tambem pode dar umas "luzes" sobre quais as melhores raçoes de mercado e porquê. Tenho lido aqui que a Premium é uma marca aconselhavel, já a Friskies ou a Pedigree já nao são: quem me explica? :oops: Confesso que dou estas ultimas aos meus animais.

Já agora, o exemplo que tenho para dar é o do meu cocker: prevaleceu a comida caseira (massa, arroz, carne, alguns legumes e por vezes maça aos bocadinhos), morreu aos 14 anos e talvez tivesse durado mais se nao tivesse tido esgana em bebe e consequente debilidade que a doença lhe provocou no organismo.

A minha Rebecca e a Ema, hoje em dia comem ração (seca e molhada) e de vez em quando recebem o tal miminho de comida caseira. Têm sido saudaveis, a Rebecca tem 8 anos e está toda boa e recomenda-se, eheh :p
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

segunda jan 26, 2004 9:47 am

Donde que não lhe encontro diferenças neste capítulo. Mas atenção que a BARF que eu dava não se limitava a carne com arroz
Acho bem ;) É que BARF quer precisamente dizer "Bones and Raw Food". E Arroz crú não será proriamente um 'petisco' lá muito bom ;)
Eu também já alimentei os meus cães com a dieta BARF durante um bom período. O que notei de diferente foi o reduzido numero de vezes que fomos ao Vet ( praticamente só fomos às vacinas). Coincidência? Até hoje não sei!
Por 'comodismo' voltei para a ração. No pelo e na vitalidade não notei diferenças dignas de marca, mas as idas ao vet aumentaram. Coincidência? Mais uma vez, não sei.
Se pudesse ( se tivesse tempo e paciência) voltava à dieta BARF. Até porque, por incível que pareça, fica mais barata do que a alimentação com ração (de uma boa gama e de uma boa marca, claro!).

Abraços
Paulo C.
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

segunda jan 26, 2004 10:14 am

deinhac Escreveu: ... Tenho lido aqui que a Premium é uma marca aconselhavel, já a Friskies ou a Pedigree já nao são: quem me explica?
A designação "Premium" refere-se à qualidade da ração e não à marca da ração. Isto é, algumas rações, pelas suas características, são consideradas Premium - topo de gama.
Até é provável que haja alguma ração com o nome de Premium. Mas eu nunca ouvi falar.

Em relação ao tema proposto, julgo que o Jcsouca já disse o essencial. Avaliar a longevidade de um cão apenas e só pelo tipo de alimentação não faz qualquer sentido. Mas admitindo a hipótese académica que esse seria o factor fundamental, num universo tão reduzido como é o do fórum, o resultado de uma hipotética estatística nunca ofereceria qualquer rigor.
E nunca tomando como exemplo isolado um caso de um cão que viveu 19 anos sem nunca ter comido ração. E os cães que morreram aos três, aos cinco, aos dez anos?

Toda a gente sabe que as rações para animais (não apenas para os animais de estimação) têm uma história relativamente curta. Nos últimos anos têm tido uma franca evolução. Isso deve-se a um factor que é fundamental e que tem incrementado a investigação. É o factor económico.
A indústria de rações envolve milhões e as marcas hoje conceituadas não poupam esforços no sentido de aperfeiçoar cada vez mais estes produtos que, reconheça-se são produtos da sociedade de consumo em que vivemos.
Assim, concebe-se uma alimentação que é por princípio apropriada ao animal (aos diversos animais conforme as suas características), equilibrada e completa. Isso favorece o animal e favorece o dono, que escusa de ter o trabalho de confeccionar uma alimentação que nunca será tão equilibrada como aquela. Resumindo, com a ração junta-se o útil ao agradável.

É evidente que o cão não cai para o lado se comer restos ou uma alimentação feita propositadamente para ele. Mas qual é a vantagem?
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
aligra
Membro Veterano
Registado: sexta out 24, 2003 5:01 pm

segunda jan 26, 2004 11:40 am

Na verdade, Guida, vai-me desculpar, mas eu acho extremadamente dificil chegar a um consenso sobre estes temas e não sei a necessidade de discutir a alimentação dos cães sob a ideia de que uma ou outra prolonga a vida, ainda menos baseado na experiência personal que é sempre tão aleatória.
Acho que você é a dona do seu cãezinho e como dona você decide o que ele deve e não deve comer, em primeiro se informa, lê, pergunta, como fizemos todos os que tivemos um cachorrinho novo em casa, e despois toma a sua decisão, se é a mesma que a maioria toma o se é uma decisão diferente da maioria não faz mal, é a sua decisão.
A comida caseira não é toda igual, mesmo como as rações, há qualidades e preços diferentes, não se pode decir assim sem mais que uma é melhor que a outra.
Acho que você deve tentar sentir-se bem com a sua decisão e pronto, cá no forum você faz parte de uma minoria, quase ninguem alimenta os cães com comida caseira, mas não é obrigatório pensar tudos igual e francamente discutir para tentar convencer ao outro de que o que eu penso é o melhor não faz muito sentido.
Peço-lhe novamente desculpas, espero que não fique chateada :oops:

Alicia
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

segunda jan 26, 2004 11:50 am

Última edição por SeaLords em sábado nov 22, 2008 7:44 am, editado 1 vez no total.
Guida__F
Membro Veterano
Registado: terça dez 02, 2003 7:14 pm

segunda jan 26, 2004 12:02 pm

Eu não fico chateada.

O Snoopy não come só comida caseira, come também ração seca, porque a veterinária disse para misturar as duas.

De facto, agora descobrimos uma marca que ração seca que não lhe faz mal ( a anterior estava a provocar-lhe diarreia)

Eu sou só contra o fundamentalismo que parece existir no forum, pois se alguém defende a comida caseira é logo atacado.

Estamos numa democracia e cada um devia poder decidir sobre a alimentação a dar aos seus cães. E a verdade é que a alimentação do Snoopy é feita com o conhecimento e aprovação da veterinária.

O que ela disse foi:
- Alimenta-lo 3 vezes ao dia.
- Dar a ração como base e complementa-la com comida caseira (isto porque nós dissemos o que lhe davamos em termos de comida caseira e ela aprovou e disse que podiamos continuar, mas que a ração devia ser a base da alimentação).

Guida
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

segunda jan 26, 2004 12:21 pm

Eu sou só contra o fundamentalismo que parece existir no forum, pois se alguém defende a comida caseira é logo atacado.

Estamos numa democracia e cada um devia poder decidir sobre a alimentação a dar aos seus cães. E a verdade é que a alimentação do Snoopy é feita com o conhecimento e aprovação da veterinária.
malditos veterenários (alguns). aconselham-me a que dê ração aos meus bobis e tarecos. e de boa marca. da friskies, nem ve-la. mas os malandros não têm vergonha mesmo nenhuma. dizem isso e nem sequer vendem ração nessa clínica :o :o

então não há democracia em relação ao que os donos querem dar aos animais? se há. quando morava nos açores, um dos meus vizinhos trazia restos do restaurante e o bobi lá comia aquilo. incluindo pão seco, caroços de azeitona, cascas de laranja, batatas fritas e umas beatazinhas de cigarro. e não estava lindo? se estava :p :p estou cheia de curiosidade para saber como se encontra assim que lá voltar em breve.
Guida__F
Membro Veterano
Registado: terça dez 02, 2003 7:14 pm

segunda jan 26, 2004 12:38 pm

Comida caseira não é restos. Trata-se de comida confecionada especialmente para o cão.

Quanto a resultados.... o Snoopy vai na quinta-feira á veterinária para levar vacinas. Depois eu logo digo...

Mas depois de ela ver o que o cão cresceu e o desenvolvido que ele está... eu só acho que ela vai perguntar á minha mãe qual é a formula mágica.

Guida
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

segunda jan 26, 2004 12:41 pm

Mas depois de ela ver o que o cão cresceu e o desenvolvido que ele está... eu só acho que ela vai perguntar á minha mãe qual é a formula mágica.
o rapaz max também passou de 2.300kg para uns 26 em 3 meses à custa da pedrigee. na altura, não conhecia outra. para que diabo ando eu agora a gastar pipas em ração de qualidade?
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

segunda jan 26, 2004 1:05 pm

PauloC Escreveu: ...
Se pudesse ( se tivesse tempo e paciência) voltava à dieta BARF. Até porque, por incível que pareça, fica mais barata do que a alimentação com ração (de uma boa gama e de uma boa marca, claro!).

Abraços
Paulo C.
Se tiver tempo e paciência importava-se de descrever em pormenor (ingredientes e suas quantidades) para uma refeição da Mara, por exemplo que deve ter mais ou menos o peso do meu cão?

Até há cerca de dez anos os meus cães comiam comida caseira. Não só carne limpa e arrôs mas também miudezas, vegetais, frutas, ovos, quejo fresco ou yogurt natural, além de uns suplementos. A receita foi retirada e adaptada de um livro óptimo sobre p.a. (do qual lhe perdi o rasto :( ) cujo autor era o Sr. Firenze Fiorone (não sei se está bem escrito, mas talvez alguém conheça). A mistura era cozida e dada em duas refeições. Mas não saía nada barata. Pelo contrário. Acho que a comprar todos os ingredientes poderia alimentar o dobro dos cães que tenho agora.
De há dez anos para cá apareceu então a Hill's aqui na zona e foi-me recomendada pelo vet. Ao fim de poucos dias os cães adaptaram-se e desde aí só passei a usar ração.
Quanto à longevidade, tanto os meus cães que comeram só comida caseira como os que comeram das duas duraram os mesmos anos (14) e com a mesma qualidade de vida. O Bonga e a Nina são os primeiros a só comerem ração e, portanto não dá ainda para entrar na sua estatística.
Maria Jo&atilde;o
isabelnobre
Membro Veterano
Registado: sábado jan 25, 2003 1:09 am

segunda jan 26, 2004 1:34 pm

anjaazul Escreveu: para que diabo ando eu agora a gastar pipas em ração de qualidade?
Não são coisas que se vejam a curto prazo.
Não digo que dê do melhor mas tb não dou mau, uma ração intermédia/boa. Vê-se bem pelas fezes do animal se a ração pelos menos é alguma coisa de geito, e digo que de vez em qd a minha comia um bocadinho de lata pedigree e só uma colherzinha era o suficiente para uma semana de dimicina. :?
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

segunda jan 26, 2004 9:20 pm

Guida__F Escreveu:

Fundamentalismo? :o Nunca tal me pareceu.
Talvez o questionar se, ao confeccionar a comida do seu cão está a fornecer-lhe correctamente todos os nutrientes que ele necessita, nada mais.
Não vejo interesse nesta sua sondagem a não ser uma birra sua, e o querer provar a toda a força que a alimentação dos seus animais é que é a correcta. A que conclusão pretende chegar? Há caes que morrem cedo de doenças que nada tem a ver com a alimentação, há os que morrem atropelados, etc, etc....
Fui...
Isabel
loba_lua
Membro Veterano
Registado: sábado dez 27, 2003 2:57 am
Localização: 7Gatos:Moghi,Zorki,Lua,Samid,Shaiina... 4 Cães:Diana,Wolfy,Homara,Dusky (cães e gatos pa adopção)

segunda jan 26, 2004 10:19 pm

Qualquer dia qualquer tema que se lance aqui é polémico... :evil:

Há pouco tempo que comecei aki a vir e noto que há pessoas, que gostam de complicar as coisas, ás vezes até insultam ou magoam as pessoas. AS pessoas atacam-se umas há outras, insultam outras, e por vezes sem razão nenhuma de ser.

POrquê isto até aqui no forum dos animais?? Já não basta lá fora?? Ia dizer lá fora no mundo dos humanos...que cada vez está pior.
Musky
Membro Veterano
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm

segunda jan 26, 2004 10:31 pm

mjoaomarques Escreveu:Até há cerca de dez anos os meus cães comiam comida caseira. Não só carne limpa e arrôs mas também miudezas, vegetais, frutas, ovos, quejo fresco ou yogurt natural, além de uns suplementos. A receita foi retirada e adaptada de um livro óptimo sobre p.a. (do qual lhe perdi o rasto :( ) cujo autor era o Sr. Firenze Fiorone (não sei se está bem escrito, mas talvez alguém conheça). A mistura era cozida e dada em duas refeições. Mas não saía nada barata. Pelo contrário. Acho que a comprar todos os ingredientes poderia alimentar o dobro dos cães que tenho agora.
De há dez anos para cá apareceu então a Hill's aqui na zona e foi-me recomendada pelo vet. Ao fim de poucos dias os cães adaptaram-se e desde aí só passei a usar ração.
Fiorenzo Fiorone ;) e também me guiei por ele... :D realmente não saia nada barata! Mas a minha p.a. adorava.

Paulo, quanto ao arroz na BARF... tive uma cadela que gostava de roubar o milho às galinhas, mas posso garantir que nunca o digeriu :lol: :lol: :lol:
Responder

Voltar para “Cães”