gravides

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Pinfinhas
Membro Veterano
Registado: terça abr 27, 2010 12:56 pm

quarta abr 04, 2012 1:06 pm

Tenho acompanhado este tópico, mas sem me pronunciar. Agora vou fazê-lo e vou chocar algumas (senão todas) pessoas. Sou a favor do aborto,mas seria incapaz de mandar fazer um aborto, neste caso a uma gata, já no fim da gravidez.Simplesmente não era capaz. Se fosse no inicio sim, mas no fim fim do tempo, não. Quero acreditar que tudo vai correr bem para essa família, e que os gatinhos tenham a sorte de arranjar que os estime e ame. Todos os minhas gatas (e um gato, também castrado) vieram da rua, amo-os a todos e faço tudo por eles. Mas se acontecesse uma gravidez a uma das minhas gatas (agora seria impossível, porque estão esterilizadas), sim era capaz de optar por um aborto, desde que eu soubesse que estava no inicio da mesma. Mas no final do tempo, em que os filhotes estão todos formados ... bem, não seria capaz, simplesmente não seria. Mas respeito e compreendo opiniões contrárias.
MiCas2011
Membro Veterano
Registado: quinta out 06, 2011 4:01 pm

quarta abr 04, 2012 1:36 pm

Pinfinhas Escreveu:Tenho acompanhado este tópico, mas sem me pronunciar. Agora vou fazê-lo e vou chocar algumas (senão todas) pessoas. Sou a favor do aborto,mas seria incapaz de mandar fazer um aborto, neste caso a uma gata, já no fim da gravidez.Simplesmente não era capaz. Se fosse no inicio sim, mas no fim fim do tempo, não. Quero acreditar que tudo vai correr bem para essa família, e que os gatinhos tenham a sorte de arranjar que os estime e ame. Todos os minhas gatas (e um gato, também castrado) vieram da rua, amo-os a todos e faço tudo por eles. Mas se acontecesse uma gravidez a uma das minhas gatas (agora seria impossível, porque estão esterilizadas), sim era capaz de optar por um aborto, desde que eu soubesse que estava no inicio da mesma. Mas no final do tempo, em que os filhotes estão todos formados ... bem, não seria capaz, simplesmente não seria. Mas respeito e compreendo opiniões contrárias.
Não sei porque é que irá chocar algumas pessoas... :? Eu penso exactamente como você! Também concordo que uma gravidez no inicio é mais fácil de encarar do que no fim, quando os filhotes estão formados... eu não seria capaz de o fazer!

Também eu tenho acompanhado este tópico sem me pronunciar e não entendo o porquê de tanta polémica... principalmente tratando-se de uma pessoa tão jovem que demonstra uma certa preocupação em tentar ajudar uma gatinha com os seus bebés... está bem que serão mais umas 4 ou 5 bocas a virem ao mundo sem destino certo, mas se a forista não tivesse tentado ajudar elas vinham na mesma... e mais, regra geral as gatinhas de rua são muito mais resolutas e capazes de parir sem problemas do que uma gatinha caseira...

Acompanhar o evoluir da situação e prestar ajuda, quando e se necessário é o principal nesta situação...

E aí sim... depois pegar na gatinha e mandar esterilizar, para evitar novas ninhadas...
... Carolina Homenagem ao meu Tareco: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... highlight=
sxmota
Membro Veterano
Registado: segunda fev 06, 2012 6:02 pm

quarta abr 04, 2012 1:39 pm

Eu estou com a Pinfinhas. E já o fiz, a uma gata que veio do canil de Lisboa, prenhíssima. Os vets até me perguntaram se queria reanimar os bebés... Foi horrível, mas não tive outra escolha, ddas as condições em que a gatinha se encontrava. Os bebés deviam nascer doentes e fraquinhos, mesmo com ajuda dificilmente sobreviveriam. Racionalmente, sei que fiz o que deveria ter feito dadas as circunstâncias, mas tenho remorsos... A gata estava preparada para ser mãe, tinha "noção" que estava prenha, sabia-o com todo o seu corpo. No estado em que estava, era igual abortar ou eutanasiar os bebés depois de nascerem... E quando a soltei, depois do pós operatório (era bravinha), fugiu para um quintal aqui próximo. Vi-a uma única vez, algumas semanas depois, e ela ficou a olhar para mim... sei que o que li nos seus olhos foi a minha própria culpa, mas senti-me responsabilizada e sem perdão. Acho que não serei capaz de o voltar a fazer...

A Adri é muito novinha, acho que demasiado novinha para carregar consigo tamanho peso na consciência. Faz o que o teu coração te mandar, Adri.
MiCas2011
Membro Veterano

quarta abr 04, 2012 1:43 pm

É isso mesmo sxmota... exactamente como eu penso... :? e entendo tão bem aquilo que quer dizer!
... Carolina Homenagem ao meu Tareco: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... highlight=
Pinfinhas
Membro Veterano

quarta abr 04, 2012 2:10 pm

"A gata estava preparada para ser mãe, tinha "noção" que estava prenha, sabia-o com todo o seu corpo. No estado em que estava, era igual abortar ou eutanasiar os bebés depois de nascerem... E quando a soltei, depois do pós operatório (era bravinha), fugiu para um quintal aqui próximo. Vi-a uma única vez, algumas semanas depois, e ela ficou a olhar para mim... sei que o que li nos seus olhos foi a minha própria culpa, mas senti-me responsabilizada e sem perdão. Acho que não serei capaz de o voltar a fazer..."
Estas palavras, este pequeno texto com um conteúdo tão forte, tão sentido fizeram com que as lágrimas chegassem e estou com dificuldade em deixá-las partir. Eu não sou nada nem ninguém para tirar a vida a um ser vivo assim, sem mais nem menos. Sem um motivo muito forte, infelizmente também eu já passei por uma situação em que a morte foi acabou por ser uma bênção, mas antes deixei o meu lado egoísta falar mais alto e tentei por todos os meios prolongar a vida da minha cadelinha com 14 anos. Sim foi egoísmo, porque enquanto eu cultivava esse sentimento e teimava em que ela vivesse, ela sofria. Foi muito duro, e os sentimentos ainda são contraditórios. Hoje tenho 5 animais comigo e 2 numa propriedade dos meus pais e temo o dia que tenha que tomar novamente uma decisão semelhante. É horrível e muito desgastante emocionalmente.
Última edição por Pinfinhas em quarta abr 04, 2012 2:12 pm, editado 1 vez no total.
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

quarta abr 04, 2012 2:11 pm

Lindas palavras...vão vocês ficar com a gataria????

A Adri vai ficar com a responsabilidde de uma data de gatos, é melhor que ter a responsabilidde de não ter deixado nascer e evitar mais uns a passar fome???

Acham que um animal prenhe quando é esterilizado acorda e sabe o que aconteceu????
Por favor!!!!

Uma gata sabe que está prenha pelo instinto de reprodução. Mais nada!
Se um dia acorda e já não está grávida, o sistema hormonal diz que já não está grávida. É só.

É por essas e outras que os canis e as ruas estão cheios de animais ao pontapé.

Tão lindo o milagre da vida! O pior é depois....
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

quarta abr 04, 2012 2:11 pm

Lindas palavras...vão vocês ficar com a gataria????

A Adri vai ficar com a responsabilidde de uma data de gatos, é melhor que ter a responsabilidde de não ter deixado nascer e evitar mais uns a passar fome???

Acham que um animal prenhe quando é esterilizado acorda e sabe o que aconteceu????
Por favor!!!!

Se um dia acorda e já não está grávida, o sistema hormonal diz que já não está grávida. É só.

MiCas2011
Membro Veterano

quarta abr 04, 2012 2:19 pm

sasquatch Escreveu:Lindas palavras...vão vocês ficar com a gataria????

Por favor!!!!

Nem vou eu, nem vai você... e se calhar não ía ninguem se a Adri não ajudasse a gatinha. A responsabilidade da Adri é limitada, uma vez que tem 12 anos... não se pode exigir responsabilidades como se estão a exigir, a uma criança... quando não sabemos nada sobre a familia onde ela se insere, quando essa familia pode ter dificuldades...

Quando a adri veio aqui pedir ajuda, de certeza que não pensou que lhe cairia sobre os ombros tamanha responsabilidade, tanto ao ajudar a gata a ter os gatinhos, como a ajudar a gata a desfazer-se deles...

Por isso, não podemos exigir a uma criança, que carregue nos seus ombros uma responsabilidade que não pode carregar...

Quanto ao restante ponto de vista, sasquatch, eu entendo... mas não neste caso em particular.
Pinfinhas
Membro Veterano

quarta abr 04, 2012 2:20 pm

Você é como é, e eu sou como sou.Apesar de não concordar, respeito e compreendo a sua opinião, mas dispenso tantos pontos de interrogação e exclamação, o mínimo que podia fazer era tentar respeitar a minha opinião. Até porque é apenas isso, a minha opinião. E acho ter direito a pelo menos isso, a ter opinião. Além de que (mais uma opinião) acho um bocado violento incitar uma criança de 12 anos a cometer esse acto é uma grande responsabilidade, para uma criança. Sim também é uma grande responsabilidade ter que assumir uma ninhada de gatos (seres vivos), mas a dimensão emocional será outra bem diferente. Mais uma vez, é apenas isso, uma opinião ninguém é obrigado a concordar.
Pinfinhas
Membro Veterano

quarta abr 04, 2012 2:34 pm

Sasquatch, com quantos vai ficar ? 2 ou 3? Com nenhum, bem me parecia. E eu também não vou ficar com nenhum, já tenho 4 tirados da rua. Mas digam o que disserem é de louvar a atitude da Adri, ela no cimo dos seu 12 anos fez o que muitos adultos não fazem, tentou ajudar o melhor que pôde e sabia, e sabendo-se com poucos conhecimentos veio aqui pedir ajuda. E a maior insistência que fizeram com ela, foi no sentido de mandar fazer um aborto a um ser vivo no fim do período de gestação. Temos que convir que é um bocado, senão muito violento. Mais uma vez é uma opinião.
adri114
Membro
Registado: segunda mar 07, 2011 7:20 pm

quarta abr 04, 2012 2:49 pm

Parem com as disputas nasceram 3 lindos gatos ou gata n quis mexer, só fiz pressão na barriga para a ajudar parecia que estava a minha espera quando sai para ir buscar a água para ele beber, correu tudo bem e demorou menos de meia hora estou tão feliz por tudo correr bem ela e uma mãe exemplar agora deixei-a sozinha com os filhotes
Eles nasceram na minha cama no meu quarto aqui em casa dos meus avos, eu tentei que ela fosse para a caixa mas ela n quis tentei mas ela ia para a porta a do meu quarto miar.
Estou tão contente tudo correu bem esse era o meu medo que algo corre-se mal, ate rezei e eu que n sou muito crente nem sequer ando na catequese.
São todos da cor da mãe.
Ela já expeliu e comeu a placeta
Estou tão contente por n ter abortado.
São só 3 pensava que iam ser mais porque ela já tinha tido filhos na casa do meu vizinho e foram 8 e eu tinha medo que fossem tantos.
Como eu disse o tempo ia escolher, e escolheu que eles n morressem vai ser fácil arranjar donos para todos. :D :D :D :D
CavaleiraVNF
Membro Veterano
Registado: segunda set 07, 2009 4:13 pm

quarta abr 04, 2012 3:03 pm

adri114 Escreveu:Parem com as disputas nasceram 3 lindos gatos ou gata n quis mexer, só fiz pressão na barriga para a ajudar parecia que estava a minha espera quando sai para ir buscar a água para ele beber, correu tudo bem e demorou menos de meia hora estou tão feliz por tudo correr bem ela e uma mãe exemplar agora deixei-a sozinha com os filhotes
Eles nasceram na minha cama no meu quarto aqui em casa dos meus avos, eu tentei que ela fosse para a caixa mas ela n quis tentei mas ela ia para a porta a do meu quarto miar.
Estou tão contente tudo correu bem esse era o meu medo que algo corre-se mal, ate rezei e eu que n sou muito crente nem sequer ando na catequese.
São todos da cor da mãe.
Ela já expeliu e comeu a placeta
Estou tão contente por n ter abortado.
São só 3 pensava que iam ser mais porque ela já tinha tido filhos na casa do meu vizinho e foram 8 e eu tinha medo que fossem tantos.
Como eu disse o tempo ia escolher, e escolheu que eles n morressem vai ser fácil arranjar donos para todos. :D :D :D :D
:o :o
Pinfinhas
Membro Veterano

quarta abr 04, 2012 3:04 pm

Boa Adri, portou-se muito bem. Está de parabéns. Agora só tem que deixar a mãe repousar e tratar dos bebés. E logo que tudo acalme, deixe o seu lado adulto sobressair de novo e tente esterilizar a gatinha. Apesar das circunstancias fico feliz por si, pois presenciou algo muito bonito. Mas, segundo disse a gatinha já teve filhotes numa outra altura e agora é chegada a hora dela se "reformar" e viver tranquila na sua casa sem ter que se preocupar com filhotes, por isso, e agora sim, aconselho a esterilização logo que possível.
MiCas2011
Membro Veterano

quarta abr 04, 2012 3:05 pm

Ainda bem que correu tudo bem, Adri... :)

Não se preocupe, não são disputas... são apenas opiniões diversas :wink: que no fim só revelam preocupação pelos animais... pelos de 4 e pelos de 2 patas... :lol: :wink:

Agora é tratar de alimentar bem a mamã e depois falar com a vet, para então sim, esterilizar a gatinha...

Boa sorte!
sxmota
Membro Veterano
Registado: segunda fev 06, 2012 6:02 pm

quarta abr 04, 2012 3:07 pm

sasquatch Escreveu:Lindas palavras...vão vocês ficar com a gataria????

Por favor!!!!

Sasquatch, foi essa a pergunta que eu fiz ao veterinário quando ele sugeriu reanimá-los. E perante a sua resposta, obviamente negativa, ficou decidido que não haveria bebés. Por acaso não acho nada de especial o milagre da vida e todos os meus animais estão esterilizados. Também já interrompi umas quantas prenhezes na 3ª ou 4ª semana de gestação. Nesse aspecto até dou demasiado radical e acho que todos os animais não destinados à reprodução deviam ser esterilizados, com ou sem LOP. Mas eu sou uma pessoa adulta e, melhor ou pior, lido com a culpa de ter morto os fetos daquela gata. Como disse, racionalmente era a única coisa que podia fazer e perante um caso idêntico teria de voltar a fazê-lo. Não sei se o teria feito se a gatita não viesse do gatil municipal... de qualquer modo isso não importa. Até hoje foi a única vez em que me sucedeu ter de esterilizar uma gata prestes a parir, foi preciso fazê-lo e fi-lo, justamente para evitar o sofrimento futuro dos gatinhos. Também não me choca a eutanásia quando um animal está em sofrimento (ou ainda não está, mas vai estar) e sem possibilidades de ter qualquer qualidade de vida, e já tive de adormecer vários.

Mas não consigo minimizar o sofrimento da gata. As hormonas não desaparecem com os fetos, infelizmente. Não sei quanto tempo permanecem em circulação, não sei se a gata não terá fugido em busca de um lugar seguro para ter as crias, não faço ideia do que se passa dentro da cabeça delas. Nem eu passei pela experiência da maternidade para poder sequer tentar imaginar. Mas sei que nem tudo é instinto e o afecto não é atributo exclusivo dos humanos, e também sei que a Adri é pouco mais que uma criança. Se já é difícil assumir responsabilidade pelas vidas que vierem ao mundo, o que dizer de se responsabilizar pela morte?
Responder

Voltar para “Gatos”