Como é que distingo as diagonais?

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos rápidos amigos
Responder
CatarinaR
Membro Veterano
Mensagens: 223
Registado: terça abr 12, 2011 2:52 pm

quinta abr 05, 2012 11:12 am

Boa tarde a todos :)

Há cerca de 3 anos que monto (não com a frequência que gostava) e ainda não sei distinguir em que diagonal estou.
Sei que estou na certa quando o meu instrutor me diz «Estás bem!» e sei que estou na errada quando me diz «Olha a diagonal!» ao qual me deixo ficar sentada numa batida extra e depois continuo a fazer o trote levantado.
Mas como saber, por mim, isto que o meu instrutor me diz?

Um outro problema é que, quando estou na diagonal certa tento concentrar-me sobre qual a sensação que isso me provoca e não sinto nada de diferente à quando ando na diagonal errada. Nem desconforto sinto :?
Será por causa dos andamentos do cavalo? Será por minha causa?

Uma outra questão que gostaria de tirar umas dúvidas é: qual a posição das pernas do cavaleiro? O joelho também deve de "apertar" contra o cavalo?

Obrigada desde já :wink:
"Não vivas numa cidade onde não relinchem cavalos nem os cães ladrem" - Provérbio Indiano

" De todos os animais que existem para recreação da humanidade, o cavalo é o único capaz de provocar tal paixão que será absolutamente indomável."
vitormvitor
Membro Júnior
Mensagens: 17
Registado: sábado out 29, 2011 11:18 pm

quinta abr 05, 2012 1:57 pm

boa tarde! :)
estarás bem quando a pata dianteira do lado de fora estiver á frente tu terás de estar em pé! quando a pata dianteira do lado de fora estiver a tras terás de estar sentada na sela!

espero que tenhe entendido! :)

se nao percebeu, diga, que eu tento explicar doutra forma! :)
indigo003
Membro Veterano
Mensagens: 1836
Registado: quinta nov 03, 2011 3:58 pm
Localização: dogues alemães, whippets, cobras, ratz, gatos

quinta abr 05, 2012 2:04 pm

o que deve estar justo à barriga do cavalo são as suas pernas, sempre com o calcanhar bem descido!

quando estamos na diagonal certa sentimos muito mais a impulsão do movimento do cavalo. quando estamos na diagonal errada parece que o rabo "cai" para o arreio! :wink:
<p>ex Omega2,3,4,5, etc... N&atilde;o adopte, compre ;) </p>
<p>"Criou caturras a biberon?", by Kitten!
</p>
CatarinaR
Membro Veterano
Mensagens: 223
Registado: terça abr 12, 2011 2:52 pm

quinta abr 05, 2012 2:24 pm

vitormvitor, muito obrigada por me esclarecer, entendi perfeitamente. Logo que for montar irei fazer o que me explicou e ver o resultado. :wink:
Espero que o meu instrutor diga muitas dizes «Estás bem!». :D

indigo003, obrigada por responder.
Mas que parte da perna deve de estar em contacto com o cavalo?
Ultimamente, tenho notado que me tenho "agarrado" com os joelhos e creio que não é o certo a se fazer porque perco enumeras vezes os estribos. Principalmente nos saltos :|
quando estamos na diagonal certa sentimos muito mais a impulsão do movimento do cavalo. quando estamos na diagonal errada parece que o rabo "cai" para o arreio!
Entendido. Já notei algumas vezes esta sensação de impulsão mais fluente quando estou na diagonal certa.. mas, para dizer a verdade, as diagonais parecem-se iguais :?

Só mais uma questão que me surgiu agora: porquê/qual a importância das diagonais?
"Não vivas numa cidade onde não relinchem cavalos nem os cães ladrem" - Provérbio Indiano

" De todos os animais que existem para recreação da humanidade, o cavalo é o único capaz de provocar tal paixão que será absolutamente indomável."
indigo003
Membro Veterano
Mensagens: 1836
Registado: quinta nov 03, 2011 3:58 pm
Localização: dogues alemães, whippets, cobras, ratz, gatos

quinta abr 05, 2012 2:29 pm

porque ao fazer o trote na diagonal certa vai aliviar a pressão na espádua que vai fazer o movimento! ;)
<p>ex Omega2,3,4,5, etc... N&atilde;o adopte, compre ;) </p>
<p>"Criou caturras a biberon?", by Kitten!
</p>
vitormvitor
Membro Júnior
Mensagens: 17
Registado: sábado out 29, 2011 11:18 pm

quinta abr 05, 2012 2:45 pm

no inicio vai ser um bocado dificil perceber qual a perna que vai á frente, mas depois quendo ja se sabe distinguir, é mais facil! :)
CatarinaR
Membro Veterano
Mensagens: 223
Registado: terça abr 12, 2011 2:52 pm

quinta abr 05, 2012 2:55 pm

indigo003, faz sentido. Obrigada :)

vitormvitor, obrigada pela ajuda :wink:
"Não vivas numa cidade onde não relinchem cavalos nem os cães ladrem" - Provérbio Indiano

" De todos os animais que existem para recreação da humanidade, o cavalo é o único capaz de provocar tal paixão que será absolutamente indomável."
vitormvitor
Membro Júnior
Mensagens: 17
Registado: sábado out 29, 2011 11:18 pm

quinta abr 05, 2012 3:03 pm

de nada! sempre que tenha duvidas exponha! se eu souber ajudar ajudo, se nao souber, espero por uma resposta, visto que se aprende muito com as duvidas dos outros! ;)
Lids
Membro
Mensagens: 65
Registado: quinta jul 23, 2009 11:28 pm

terça abr 17, 2012 11:24 am

Penso que ficou só por responder a questão relacionada com os joelhos. Realmente não é correcto apoiar-se com os joelhos. A barriga da perna é que deve estar em contacto com o cavalo. Ao se agarrar com os joelhos, a parte de baixo da perna vai subir em direção ao arreio e o seu tronco seguirá a direção oposta inclinando-se para a frente. Assim vai-lhe acontecer exactamente o que lhe esta a acontecer que é perder os estribos e possivelmente sentir algum desiquilibrio quando faz a receção dos saltos ( porque o seu tronco está para a frente, pernas para cima e o único apoio são os joelhos).
Tente fazer mais força com a barriga da perna e por o calcanhar para baixo. Agarrar-se com o joelho é um mau vício mas que se consegue corrigir ;)
CatarinaR
Membro Veterano
Mensagens: 223
Registado: terça abr 12, 2011 2:52 pm

quinta mai 03, 2012 6:37 pm

Lids obrigada pelo esclarecimento :wink:
"Não vivas numa cidade onde não relinchem cavalos nem os cães ladrem" - Provérbio Indiano

" De todos os animais que existem para recreação da humanidade, o cavalo é o único capaz de provocar tal paixão que será absolutamente indomável."
gubinho
Mensagens: 9
Registado: terça nov 06, 2012 9:32 pm
Localização: um cavalo um cao seis gatos

sexta nov 09, 2012 10:17 pm

Já agora só uma questão: diz que quando esta a trotar na diagonal errada o seu instrutor a avisa e que se senta uma vez no arreio...presumo que esteja a montar um cavalos pequeno, para ai com 1.50 mt. não? Se assim for, nao se preocupe muito por nao sentir grande diferença de uma diagonal para a outra, quando montar um cavalo maior verá que sentira com mais facilidade a diferença. nos cavalos mais pequenos costuma ( se bem equilibrados ) ser muito dificil distinguir a diagonal porque muitas vezes ao alargarem o trote acabam por multiplicar em vez de ampliar as passadas e a velocidade com que passam a trotar, impede-nos muitas vezes de destinguir a diagonal. mas com o tempo acabara por se habituar a detectar a diferença.
Responder

Voltar para “Cavalos”