Netherwing Escreveu:Pelo mero prazer do
lamiré e depois quem quiser saber mais é pesquisar
Sem defender aqui nenhuma versao, de religiao alguma, só pelo mero prazer de revivar pedra por pedra em busca de algo parecido com uma verdade:
http://www.depijama.com/ciencia/descobe ... m-do-eden/
Atenção que a comparação desta descoberta arqueológica com o jardim do Éden não foi feita pela equipa de arqueólogos que o descobriu. O texto que referiu é uma tradução de um artigo de jornal baseado num livro de ficção do autor Tom Knox. Foi este escritor, na sua obra de ficção, que fez a comparação com o jardim do Éden.
No link abaixo pode ler o artigo de jornal do qual foi traduzido o texto que apresentou. Repare na última linha, a referência ao autor Tom Knox e ao seu livro de ficção.
http://www.dailymail.co.uk/sciencetech/ ... -Eden.html
Netherwing Escreveu:Queria só ressalvar que as personagens biblicas não foram inventadas, não são personagens "cuja semelhança com a realidade é pura coincidencia"... ao invés disso, há registos ancestrais das tribos que deram origem à naçao judaica, descendentes da linhagem de Adão.
Tanto quanto conheço, os únicos registos da linhagem de Adão estão escritos na Bíblia. Mas se estamos a questionar se o relato da Bíblia é factual ou imaginário então não podemos utilizar a própria Bíblia como resposta a essa pergunta. Precisamos portanto de registos que sejam independentes da Bíblia. Suponho, portanto, que esteja a fazer referência a outros registos da linhagem de Adão. Quais?
Netherwing Escreveu:Mas isso são outros quinhentos e não prova ( obviamente ) que tenha sido ele o primeiro dos Homens. Talvez o ancestral mais remoto em que o Ant. Testamento pegou para ilustrar o nascimento da nação de Deus.
Temos sempre que ter em mente que se toma a parte pelo todo, ou seja é como se a nação de David fosse a Humanidade toda.
Digamos que sao ilustrativas, simbólicas, mas não inventadas.
Não estou a entender. Adão e Eva, ou existiram factualmente ou então não existiram. Não existe meio termo. De acordo com a Bíblia Adão foi criado da terra e Eva foi criada de uma costela de Adão. Ou isso aconteceu, ou não aconteceu. Não existe meio termo. Se como diz, Adão e Eva são figuras "ilustrativas" e "simbólicas", então são personagens inventadas.
Netherwing Escreveu:Em relaçao ao evolucionismo como Darwin o apresentou à comunidade cientifica da época, pois esse sim está ultrapassado.
Sabemos hoje que a evolução do Homem não foi linear, ou seja, uma especie de hominideo não sucede a outra implicando o desaparecimento da anterior... existiram especies a subsistir no mesmo periodo de tempo, em diferentes pontos da Terra.
Acho que está a interpretar mal a teoria de Darwin. Darwin nunca disse que a evolução é linear.
Netherwing Escreveu:Daí a evolução ter sido ( e ainda ser ) uma teia interactiva.
Concordo.
Netherwing Escreveu:A evolução não parou, nem irá parar. Nós só não temos a percepçao exacta do que vai mudando subtilmente na nossa especie, por ser algo demasiado subtil (passo a redundancia).
Concordo
Netherwing Escreveu:Aquela ilustração clássica da evolução, com a figura do Homem moderno no final da caminhada... é isso que é simplista!
Agora já entendi a sua confusão. Essa ilustração representa as espécies que deram origem ao Homem "em linha recta". É claro que cada uma dessas espécies pode ter dado origem a várias outras. As linhas evolutivas omitidas nessa ilustração, não estão lá porque não deram origem ao Homem. Mas isso não quer dizer que o Darwinismo não tivesse consciência de que existem linhas evolutivas "paralelas". Nem isso quer dizer que o Darwinismo está ultrapassado.
Pode ver no link uma ilustração mais completa da árvore filogenética do Homem. Se seguir "em linha recta" o lado direito dessa ilustração obtém apenas os antepassados do Homem.
http://www.enem.coc.com.br/images/p98image024.gif