Evolução Vs. criação

Conversas sobre outras temáticas e o que não se enquadrar em nenhuma outra secção.
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

sábado abr 07, 2012 7:30 pm

Fazendo minhas palavras de uma Charlie qualquer...1, 2 ou 3 8) "Tu inspiras-me" :wink:
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

sábado abr 07, 2012 7:57 pm

O relato bíblico nem sequer é original, a bíblia, o Velho Testamento, sabe-se hoje que se inspira numa série de textos e tradições culturais que já aparecem noutras civilizações da região.

Portanto, as personagens são de facto criações comuns a toda uma zona cultural, inspiradas por episódios que devem ter acontecido como o degelo, subida de águas, grandes sismos e outros fenómenos naturais que pela sua dimensão ficaram na memória colectiva.

O haver tribos é uma coisa. Mas os egípcios que registavam tudo não assinalaram o Êxodo, o que é muito curioso. Porquê não se sabe. Seriam assim tantos os escravos judeus?

Duvido muito que alguém encontre um dia a arca de noé! Os criacionistas tem agora uma versão muito curiosa que pretende ser científica....mas que não é!
:lol:
Argay
Membro Veterano
Registado: quarta mar 07, 2012 10:46 am

sábado abr 07, 2012 9:45 pm

Adão e Eva foram pioneiros no uso do biquini e da tanga, muito á frente da época, portanto. Foram também, os primeiros a cometer um delito e assim nasceram os tribunais. As cobras ficaram mal vistas para todo o sempre e nunca mais venderam macãs. Os biquinis vieram para ficar, as tangas nem por isso e é um facto, a macã progrediu e hoje não é crime e todos a comem, apesar da Branca de Neve, por ser glutona, ter tido sérios problemas com elas.
<p>"Se a tourada &eacute; cultura, canibalismo &eacute; gastronomia"</p>
<p>&nbsp;</p>
CH2O2
Membro Veterano
Registado: segunda jun 29, 2009 7:53 am

domingo abr 08, 2012 12:33 am

Netherwing Escreveu:Pelo mero prazer do lamiré e depois quem quiser saber mais é pesquisar :)

Sem defender aqui nenhuma versao, de religiao alguma, só pelo mero prazer de revivar pedra por pedra em busca de algo parecido com uma verdade:

http://www.depijama.com/ciencia/descobe ... m-do-eden/
Atenção que a comparação desta descoberta arqueológica com o jardim do Éden não foi feita pela equipa de arqueólogos que o descobriu. O texto que referiu é uma tradução de um artigo de jornal baseado num livro de ficção do autor Tom Knox. Foi este escritor, na sua obra de ficção, que fez a comparação com o jardim do Éden.

No link abaixo pode ler o artigo de jornal do qual foi traduzido o texto que apresentou. Repare na última linha, a referência ao autor Tom Knox e ao seu livro de ficção.

http://www.dailymail.co.uk/sciencetech/ ... -Eden.html

Netherwing Escreveu:Queria só ressalvar que as personagens biblicas não foram inventadas, não são personagens "cuja semelhança com a realidade é pura coincidencia"... ao invés disso, há registos ancestrais das tribos que deram origem à naçao judaica, descendentes da linhagem de Adão.
Tanto quanto conheço, os únicos registos da linhagem de Adão estão escritos na Bíblia. Mas se estamos a questionar se o relato da Bíblia é factual ou imaginário então não podemos utilizar a própria Bíblia como resposta a essa pergunta. Precisamos portanto de registos que sejam independentes da Bíblia. Suponho, portanto, que esteja a fazer referência a outros registos da linhagem de Adão. Quais?

Netherwing Escreveu:Mas isso são outros quinhentos e não prova ( obviamente ) que tenha sido ele o primeiro dos Homens. Talvez o ancestral mais remoto em que o Ant. Testamento pegou para ilustrar o nascimento da nação de Deus.
Temos sempre que ter em mente que se toma a parte pelo todo, ou seja é como se a nação de David fosse a Humanidade toda.

Digamos que sao ilustrativas, simbólicas, mas não inventadas.
Não estou a entender. Adão e Eva, ou existiram factualmente ou então não existiram. Não existe meio termo. De acordo com a Bíblia Adão foi criado da terra e Eva foi criada de uma costela de Adão. Ou isso aconteceu, ou não aconteceu. Não existe meio termo. Se como diz, Adão e Eva são figuras "ilustrativas" e "simbólicas", então são personagens inventadas.

Netherwing Escreveu:Em relaçao ao evolucionismo como Darwin o apresentou à comunidade cientifica da época, pois esse sim está ultrapassado.
Sabemos hoje que a evolução do Homem não foi linear, ou seja, uma especie de hominideo não sucede a outra implicando o desaparecimento da anterior... existiram especies a subsistir no mesmo periodo de tempo, em diferentes pontos da Terra.
Acho que está a interpretar mal a teoria de Darwin. Darwin nunca disse que a evolução é linear.
Netherwing Escreveu:Daí a evolução ter sido ( e ainda ser ) uma teia interactiva.
Concordo.
Netherwing Escreveu:A evolução não parou, nem irá parar. Nós só não temos a percepçao exacta do que vai mudando subtilmente na nossa especie, por ser algo demasiado subtil (passo a redundancia).
Concordo
Netherwing Escreveu:Aquela ilustração clássica da evolução, com a figura do Homem moderno no final da caminhada... é isso que é simplista!
Agora já entendi a sua confusão. Essa ilustração representa as espécies que deram origem ao Homem "em linha recta". É claro que cada uma dessas espécies pode ter dado origem a várias outras. As linhas evolutivas omitidas nessa ilustração, não estão lá porque não deram origem ao Homem. Mas isso não quer dizer que o Darwinismo não tivesse consciência de que existem linhas evolutivas "paralelas". Nem isso quer dizer que o Darwinismo está ultrapassado.

Pode ver no link uma ilustração mais completa da árvore filogenética do Homem. Se seguir "em linha recta" o lado direito dessa ilustração obtém apenas os antepassados do Homem.

http://www.enem.coc.com.br/images/p98image024.gif
Última edição por CH2O2 em domingo abr 08, 2012 12:51 am, editado 2 vezes no total.
CH2O2
Membro Veterano

domingo abr 08, 2012 12:39 am

Netherwing Escreveu:CH202, acredito no evolucionismo despoletado pela mão de Deus ( ou como lhe queiram chamar, é irrelevante ... pelo divino digamos )

Não sei, nem aspiro a saber se o sopro divino foi no momento do big bang, se foi antes ou depois.
Acredito que existiu, que não somos só carbono, temos centelha divina!!

O nosso mundo não nasceu por acaso, foi criado e evoluiu, assim de simples! :)

A ciencia é fascinante, tudo que seja logico e faça sentido é excelente.

Mas lá no fundo, nas horas de aperto, no final dos dias.... prefiro continuar a acreditar em algo mais, que nos criou ( no sentido lato e não colado ao pé da letra do livro dos Génesis ) e que somos também mais que primatas com sapatos a caminhar por este mundo, para matar o tempo.

Tenho incertezas imensas sobre isto, por isso mesmo, tento encontrar um ponto onde as visoes não colidam, mas se completem. É muito complexo, muito pessoal e cheio de dúvidas cada vez maiores à medida que os anos passam e se vislumbra a (suposta, hipotética ) segunda metade da vida ;)

Não sei se existe uma entidade inteligente e toda poderosa a quem podemos chamar deus. Talvez exista. Mas o que tenho a certeza é que a criação das espécies conforme o relato literal do Génesis não aconteceu.
CH2O2
Membro Veterano

domingo abr 08, 2012 1:10 am

sasquatch Escreveu: Mas os egípcios que registavam tudo não assinalaram o Êxodo, o que é muito curioso. Porquê não se sabe. Seriam assim tantos os escravos judeus?
:lol:
Não estou a defender o relato da Bíblia mas os Egipcios tinham o hábito de só registarem as vitórias. Se foram mesmo derrotados pelos escravos é normal que tenham decidido não o registar.
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

domingo abr 08, 2012 9:09 am

É uma hipótese. Outra hipótese é ter sido um episódio de dimensões bastante reduzidas que não justificou ser registado para a posteridade.
Foi importante para quem o viveu mas não terá tido assim tanto impacto na sociedade da época.

Terá sido o faraó a negociar com o líder dos escravos, ou um intendente dele?

E seriam escravos ou uma tribo que se colocou sob protecção dele e depois decidiu sair por já não querer pagar impostos e trabalho obrigatório?

A Bíblia não é um livro de História nem de Ciências. E não caiu do céu, foi escrita por seres humanos influenciados pela sua época e cultura.
Netherwing
Membro Veterano
Registado: terça fev 22, 2011 8:08 pm

terça abr 10, 2012 11:55 pm

CH2O2 Escreveu:
Não estou a defender o relato da Bíblia mas os Egipcios tinham o hábito de só registarem as vitórias. Se foram mesmo derrotados pelos escravos é normal que tenham decidido não o registar.

verdade.

ou deturpavam os acontecimentos e criavam uma versão que lhes fosse risonha.

Isso verifica-se num exemplo clássico, no reinado de Ramses II houve uma batalha épica com os Hititas.
No tratado de paz ( o primeiro tratado de paz escrito da História ), a versao egipcia dá a vitoria ao faraó e impoe os termos de rendição aos turcos.
A versão turca por seu turno exibe precisamente o inverso ;)
An&nbsp;ye harm none, do what ye will
Netherwing
Membro Veterano

quarta abr 11, 2012 12:01 am

CH2O2 Escreveu:
Netherwing Escreveu:CH202, acredito no evolucionismo despoletado pela mão de Deus ( ou como lhe queiram chamar, é irrelevante ... pelo divino digamos )

Não sei, nem aspiro a saber se o sopro divino foi no momento do big bang, se foi antes ou depois.
Acredito que existiu, que não somos só carbono, temos centelha divina!!

O nosso mundo não nasceu por acaso, foi criado e evoluiu, assim de simples! :)

A ciencia é fascinante, tudo que seja logico e faça sentido é excelente.

Mas lá no fundo, nas horas de aperto, no final dos dias.... prefiro continuar a acreditar em algo mais, que nos criou ( no sentido lato e não colado ao pé da letra do livro dos Génesis ) e que somos também mais que primatas com sapatos a caminhar por este mundo, para matar o tempo.

Tenho incertezas imensas sobre isto, por isso mesmo, tento encontrar um ponto onde as visoes não colidam, mas se completem. É muito complexo, muito pessoal e cheio de dúvidas cada vez maiores à medida que os anos passam e se vislumbra a (suposta, hipotética ) segunda metade da vida ;)

Não sei se existe uma entidade inteligente e toda poderosa a quem podemos chamar deus. Talvez exista. Mas o que tenho a certeza é que a criação das espécies conforme o relato literal do Génesis não aconteceu.

concordo.

O Ant. Testamento, tal como a Tora são obras de Literatura ( de inspiraçao divina acredito ), como tal, altamente metafóricas.
Ou se encara como metáfora e há espaço para ver "magia e encantamento" ou se leva ao pé da letra e resulta fanatismo.

Não gosto de fanatismos de nenhuma espécie, gosto das metáforas!
Netherwing
Membro Veterano

quarta abr 11, 2012 12:06 am

Bondage2010 Escreveu:Fazendo minhas palavras de uma Charlie qualquer...1, 2 ou 3 8) "Tu inspiras-me" :wink:

Bondie ... :) obrigada...
NicaJunior
Membro Veterano
Registado: terça jul 13, 2010 1:43 pm

quarta abr 11, 2012 11:00 am

Extravazando um pouco o tema e entrando por outro lado na discussão:
Como pode ser, então, um facto que a humanidade ( com minuscula propositadamente ) tenha começado em Adão e Eva?
Se, como se diz na Biblia, Deus criou o homem ( Adão ) à sua imagem e semelhança... :o Então ???? Deus é completamente falivel ! Se a humanidade é a Sua imagem.... Por outro lado se é infinitamente poderoso e sabe tudo, como não previu que esta Sua criação ía dar no que deu? Como não a corrigiu?
Eu vou mais pela teoria de Darwin. E a prová-la estamos cá nós, seres humanos, que nos vamos adaptando continuamente a todas as alterações que nos vão acontecendo.
Primeiro, levaram os comunistas
e eu nada disse, porque não era comunista

Depois, levaram os sindicalistas
e eu nada disse, porque não era sindicalista

Depois, levaram os judeus
e eu nada disse, porque não era judeu

Depois, levaram-me a mim
e já não havia ninguém que me pudesse defender

Martin Niemöller
Responder

Voltar para “Outros Tópicos”