Cao da Pradaria e Esquilo Terrestre de Richardson

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
DATK
Membro
Registado: sábado abr 07, 2012 1:34 am

sábado abr 07, 2012 3:43 pm

Ola!

Desde sempre que sou apaixonada por roedores e há vários anos que sonho com um cão da pradaria... Mas devo confessar que conheço pouco da espécie... Assim, se for possível, gostaria de pedir aos mais entendidos que me falassem um pouco deste animal, personalidade, características, esperança media de vida, necessidades e cuidados, etc... E ja agora que me falassem um pouco nas semelhanças e divergências com o esquilo terrestre de Richardson...

Muito obrigado!

D. A.
Geight
Membro Veterano
Registado: sexta mar 30, 2012 8:59 pm

sábado abr 07, 2012 5:38 pm

<p>&nbsp;</p>
<p>_____ "If you don't stand for something, you'll fall for anything." _____</p>
DATK
Membro

sábado abr 07, 2012 5:42 pm

Obrigado Geight, ja tinha visto esse tópico... não ajuda muito... eu pretendia mesmo ficar a conhecer a espécie... Gostava mesmo de arranjar um gorducho desses mas não sou nada a favor de se comprar um animal sem se conhecerem as suas necessidades... tinha esperança que alguém aqui me pudesse elucidar um pouco...

De qualquer forma obrigado!
kittten
Membro Veterano
Registado: segunda jul 11, 2011 1:02 pm

sábado abr 07, 2012 8:04 pm

A única coisa que posso dizer-lhe acerca dos cães da pradaria é que alguns, especialmente os machos, depois de adultos podem tornar-se agressivos, eu já vi o resultado num dedo dum dentada dum.

Os esquilos de richardson são muito idênticos aos cães da pradaria fisicamente apesar de bem mais pequenos, são tal como eles animais sociais que vivem em grandes colónias, se habituados são muitissimo dóceis e gostam de colo.
Na minha opinião, que já tive vários esquilos de richardson, são animais de excepção e que não são tão felizes se viverem sozinhos apesar de interagirem muito com os donos.
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
DATK
Membro

sábado abr 07, 2012 11:17 pm

Muito obrigada Kitten. Entao a optar por um Cao da Pradaria será melhor escolher uma fêmea, certo? Sabe como posso distinguir o sexo? Tambem devem estar acompanhados como o Esquilo terrestre de Richardson ou adaptam-se melhor sozinhos? Os ETR são mais dóceis?
Eu não estou muito tempo em casa e quando chego tenho dois pestinhas para cuidar que me ocupam muito tempo, no entanto arranja-se sempre um tempinho para os bichos... Todos os dias tiro algum tempo para dedicar a minha coelhinha, um pouco com os miúdos e outro tanto quando eles ja dormem... Se trouxer para casa um desses bichos sei que também exigira o seu tempo e atenção...
Em termos de longevidade, cuidados, alojamento e alimentação, pode fizer-me alguma coisa?
Muito obrigado...

D.A.
kittten
Membro Veterano

domingo abr 08, 2012 3:14 pm

Se tem crianças em casa opte por um ou dois ETR, seria o que eu faria. Pela minha experiência o Richardson pode durar 2/4 anos em liberdade, um dos meus durou perto de 5, como sabe em cativeiro têm a probabilidade de durar mais.
São animais muito curiosos enérgicos enquanto juvenis, mas em norma calmos conforme atingem a idade adulta.
Todos os meus adoravam colo e festas, a que durou mais tempo, a minha 1ª. "chica" reconhecia o barulho do carro e assim que o meu marido entrava em casa gritava para ele o tirar da gaiola.
Os ETR são predominantemente herbívoros, se bem que também comem insectos, deve ser-lhes fornecida ração própria para esquilos, deve também dar-lhes vegetais frescos em pequena quantidade (cenoura, bróculos, maçã, milho) devem ter como é óbvio sempre água à disposição num biberão. Deve fornecer-lhes também insectos para comerem (tenébrio, zophoba. A zophoba deve ser fornecida depois de morta, eu costumava cortar-lhes a cabeça para evitar que mordam). Tanto o tenébrio como a zophoba têm um alto teor de gordura, devem ser fornecidos com moderação.
Adoram frutos secos, nozes, amêndoas, avelãs, mas devem também ser dados com muita moderação para evitar que engordem em excesso.

A gaiola deve ser mais comprida que alta, já que não são grandes trepadores, a minha tinha cerca de 1,5x0,75x0,75m, mas é claro que quanto maior melhor.
Deve fornecer-lhes material para roer, já que como acontece com qualquer roedor os dentes estão sempre em crescimento.
Como substrato eu usava corncobs, os Richardson, à semelhança de outros roedores, em norma fazem as necessidades sempre no mesmo sitio, o que facilita a limpeza.

Espero ter ajudado e no caso de optar por um Richardson, parabéns que é um animal fantástico e muitissimo inteligente.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

www.apterrariofilia.org

Madalena Marques
kittten
Membro Veterano

domingo abr 08, 2012 3:23 pm

Mais uma pequena informação que me esqueci de dar, eles adoram ninhos fechados, deve fornecer-lhe uma caixa em cartão com uma abertura, eles tratarão de fazer as restantes :wink: . Para o ninho pode dar-lhes feno, que eles tratam do resto.

www.apterrariofilia.org

Madalena Marques
DATK
Membro

segunda abr 09, 2012 1:41 am

Obrigada kitten.
fiquei bem mais esclarecida... não fazia de todo ideia que a sua esperança media de vida era tão baixa... dos insectos que me falou, que lhes cortava a cabeça, não sei que insectos são pelo nome, terei que pesquisar, mas compram-se também em pet-shops? Aconselha o ETR ao invés do CDP para quem tem crianças por algum motivo em particular, são mais dóceis? O facto de preferirem estar em pares e uma chatice, pelo que tenho visto um so exemplar ronda os 150€, o casal e uma despesa muito grande em simultâneo... como e a criação, criam em cativeiro? fazem ninhadas gigantes tipo hamster ou são mais como as chins?

Ja agora, conhece lojas ou criadores quer de um quer de outro? O importador que conheço que por norma os costuma ter de momento não tem nenhum dos dois e não sei bem quando terá de novo...

Muito obrigada!

D.A.
kittten
Membro Veterano

segunda abr 09, 2012 9:08 am

myintjo1978 Escreveu:ESCOLA escreve-se com E e se não for INCOMODAR com I, cole na sua assinatura para um melhor PORTUGUÊS! [img]http://www.bosin.info/macrumor.gif[/img]

???????

www.apterrariofilia.org

Madalena Marques
kittten
Membro Veterano

segunda abr 09, 2012 9:16 am

DATK Escreveu:Obrigada kitten.
fiquei bem mais esclarecida... não fazia de todo ideia que a sua esperança media de vida era tão baixa... dos insectos que me falou, que lhes cortava a cabeça, não sei que insectos são pelo nome, terei que pesquisar, mas compram-se também em pet-shops? Aconselha o ETR ao invés do CDP para quem tem crianças por algum motivo em particular, são mais dóceis? O facto de preferirem estar em pares e uma chatice, pelo que tenho visto um so exemplar ronda os 150€, o casal e uma despesa muito grande em simultâneo... como e a criação, criam em cativeiro? fazem ninhadas gigantes tipo hamster ou são mais como as chins?

Ja agora, conhece lojas ou criadores quer de um quer de outro? O importador que conheço que por norma os costuma ter de momento não tem nenhum dos dois e não sei bem quando terá de novo...

Muito obrigada!

D.A.
150€ por um richardson? Então conte com muitissimo mais por um cão da pradaria!!!
Mas explique lá uma coisa, quer os animais para lhe fazerem companhia ou para lhe darem "lucro"?
Que importa se criam em cativeiro ou o tamanho das ninhadas?

Vou então dar-lhe uma desilusão, não é fácil, nem uns nem outros criarem em cativeiro. E as ninhadas é como tudo na vida, já tive ratazanas a parirem 14 e na ninhada seguinte 3.

Pergunte nas petshops quando contam ter richardson, eu conheço algumas, mas como deve saber no forum não é permitido fornecer os nomes de petshops. Criadores não conheço nenhum.

Como deve saber tudo quanto tem dentes pode eventualmente morder e crianças pequenas perto de roedores em norma dão mau resultado, logo, quanto menor o animal, menor o dano.

www.apterrariofilia.org

Madalena Marques
DATK
Membro

segunda abr 09, 2012 3:26 pm

Ola novamente kitten.

Perguntei pelas ninhadas justamente porque não quero um animal a reproduzir-se desmesuradamente aqui em casa... depois não saberia o que fazer com as crias... logo se eles a cirar fossem como as chins, nao seria problema uma vez que fazem poucas ninhadas e não saem muitas crias... seria fácil arranjar novos donos... Agora se eles se reproduzissem a velocidade dos hamsters eu estava literalmente tramada...
Animais para ter lucro??? Definitivamente... Nota-se que não me conhece... mas tire conclusões das pessoas por uma pergunta lógica... acho normal eu querer saber o que me espera com possíveis ninhadas...
kittten
Membro Veterano

segunda abr 09, 2012 5:34 pm

Como lhe disse atrás não corre riscos de ninhadas, mantive casais juntos durante vários anos e foi coisa que nunca houve por aqui, de qualquer modo a maneira de evitar ninhadas é comprar 2 fêmeas por exemplo.

www.apterrariofilia.org

Madalena Marques
DATK
Membro

segunda abr 09, 2012 9:24 pm

sim, kitten, a ideia das 2 fêmeas parece-me bem... se bem que na eventualidade de criarem, o que parece ser altamente improvável, como criam pouco calculo que não fosse difícil arranjar-lhes novos donos...

Mais uma vez muito obrigada por tudo!

D.A.
Responder

Voltar para “Exóticos”