Dragão Barbudo
Moderador: mcerqueira
Boas estou a pensar em adquirir um dragão barbudo e gostaria de saber algumas coisas:
Uma lâmpada de aquecimento se for forte chega para fazer o lado quente? ou é mesmo preciso tapete e lâmpada? (num terrario com 40/50/70cm de altura)
O lado quente a noite tem mesmo que se baixar para 20/24, se o lado frio tiver a essa temp +/- e tiver uma toca, da para ele dormir?
Também sei que são animais com um grande apetite e que tem-se uma enorme despesa! Esta despesa aplica-se aos grilos pois acabam mais depressa não é? É que tenebrios e zoophobas duram mais ou não convém que a alimentação seija em maior parte de tenebrios/zoophobas? E se for 50%de grilos 50%de tenebrio/zoophoba? (Eu sei que também tem que se dar vegetais aquelas % é so dentro da "carne")
se quiserem deixar conselhos também, agradeço!
Uma lâmpada de aquecimento se for forte chega para fazer o lado quente? ou é mesmo preciso tapete e lâmpada? (num terrario com 40/50/70cm de altura)
O lado quente a noite tem mesmo que se baixar para 20/24, se o lado frio tiver a essa temp +/- e tiver uma toca, da para ele dormir?
Também sei que são animais com um grande apetite e que tem-se uma enorme despesa! Esta despesa aplica-se aos grilos pois acabam mais depressa não é? É que tenebrios e zoophobas duram mais ou não convém que a alimentação seija em maior parte de tenebrios/zoophobas? E se for 50%de grilos 50%de tenebrio/zoophoba? (Eu sei que também tem que se dar vegetais aquelas % é so dentro da "carne")
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado mar 10, 2012 9:14 pm
- Localização: Cães | Gata | Porquinhos-da-Índia | Mandarins do Japão | Turtles | Dragão Barbudo
Boas!
Desde já peço desculpa por estar a invadir o teu espaço xD mas já tenho tudo preparado (terrario, material, etc) para ter o bicho cá em casa, mas algumas perguntas que fizeste também não tenho a resposta e queria saber
nunca é demais aprender ! Tenho ainda uma pergunta, onde é que posso adquirir um DB em Portugal ? Estou farto de procurar e não encontro
.
Desde já peço desculpa por estar a invadir o teu espaço xD mas já tenho tudo preparado (terrario, material, etc) para ter o bicho cá em casa, mas algumas perguntas que fizeste também não tenho a resposta e queria saber

-
- Membro Júnior
- Registado: domingo abr 08, 2012 9:00 pm
Depende de que zona és... Para Lisboa é mais facil comprar Db. Acho que o melhor que voces tem a fazer é comprares 150 a 200 Baratas e começares a tirar criação para poderes alimentar o db ao longo do tempo sem muita despesa...
A nivel de Tenebrio e Zophobas é só dado como gluseimas poque contem muita gordura. O melhor é Grilos, baratas e vegetais..
Mas os mais entendidos que falem..
A nivel de Tenebrio e Zophobas é só dado como gluseimas poque contem muita gordura. O melhor é Grilos, baratas e vegetais..
Mas os mais entendidos que falem..
Precisas de um Hot Spot com a lampada que for, seja basking, sun, a que for. a de ceramica serve para regulares a temperatura mas se comprares uma de 150W deve servir para o mesmo efeito.benzak Escreveu:Boas estou a pensar em adquirir um dragão barbudo e gostaria de saber algumas coisas:
Para a noite basta teres um termoestato ligado á lampada e regulares a temperatra que queres. o lado frio é o frio e o quente é o quente

Sem duvida sa animais com apetite mas todos os répteis o são, comem ligeiramente mais em fase de crescimento do que em fase totalmente adulta. Os grilos tendem a morrer porque a sua criação ou cuidados nao sao os melhores, e tambem são insetos sensiveis. Os tenébrios (zaphobas nao sao aconsselhaveis até o DB atingir um tamanho rasoavel porque sao grandes e se forem mal "mastigadas" podem morder o bicho por dentro) sao mais resistentes mas depende tambem dos cuidados que dás.
A base deve ser sempre grilos ou quelas baratas, e depois vais intercalando os tenébrios, estes nao devem ser a base porque tem uma alta % de gordura. no terrario deves ter empre dois comedouros, um com as verduras e outro com os insetos.as verduras mudadas de 2 em 2 dias nao sei o tempo certo que demoram a "mirrar". isso sim 40% verduras e 60% insetos, nestes 60%, 65% (+/-) dos insetos base, ou seja grilos/baratas e outros 35% do resto de insetos, e atenção O SUPLEMENTO DE CALCIO É MUITO IMPORTANTE.
alguma duvida é só perguntar..

aquela ultima frase: o que?
ok entao se comprar uma de ceramica com 150w e meter um basking spot ao pe dela da obviamente para fazer o hot spot, mas e o chao nessa zona fica suficiente para criar o lado quente nao é?
Mas a despesa em alimento é muito grande? por exemplo se comprar uns 100 grilos e tendo tenebrios tambem dura para quanto tempo? E ja agora devo dar quantos grilos de cada vez digamos a um DB com 5/6 meses?
A ultima frase é para quem tem experiência com DB que queira dar dicas de coisas que lhes aconteceram e para ajudar prevenir ou coisas do género.. enfim conselhos para inexperiente um neste tipo de réptil.
Mas a despesa em alimento é muito grande? por exemplo se comprar uns 100 grilos e tendo tenebrios tambem dura para quanto tempo? E ja agora devo dar quantos grilos de cada vez digamos a um DB com 5/6 meses?
A ultima frase é para quem tem experiência com DB que queira dar dicas de coisas que lhes aconteceram e para ajudar prevenir ou coisas do género.. enfim conselhos para inexperiente um neste tipo de réptil.
peço desculpa mas nao percebi 1 coisa, estas a pensar comprar duas lampadas, a para o hotspot e a de ceramica certo? se assim for, a hot spot deve ser entre os 100/150W e a de ceramica na base dos 100W nao mais. No que toca a colocação, deves por a de Spot a incidir numa base onde ele possa estar deitado, um tronco largo ou uma pedra sao os ideais, a de ceramica coloca no meio mas mais chegada para o lado quente.
O terrario é dividido em 3 partes, a zona quente, a zona "amena" e a zona fria.
Se tiveres só 1 DB nao compres 100 grilos, metade irá morrer porque nao dás vasão á montante de insetos. Podes comprar doses que duraram cerca de 2 a 3 semanas, ou mesmo 40 a 50 grilos que se cuidares bem chega para um mês ou mais. os tenébrios são resistentes portanto 4 a 5 dias antes de dares já os deves ter, por exemplo estas a dar uma semana os grilos e pensas dar 5ª,6ª e Sabado da semana seguinte tenerbrios, convem já os teres para estas estarem bem alimentadas. eu por exemplo tenho sempre tenébrios, compro uma dose e enquanto tenho os grilos vou alimentando os insetos todos e dando os grilos até estes acabarem e depois dou cerca de 4 a 5 dias os tenébrios, enchendo a malga dia sim dia não. o problema é quando me esqueço que os grilos acabaram e por isso é que os tenébrios são bons, resistentes, fácil alimentação e uma pessoa tem sempre á mão (quando tem).
Atenção, a um DB com meses deve ser dado micro-grilos (verdadeiramente irritantes e dificeis de apanhar) estes deves comprar á conta porque se tens o azar de crescerem mais do que o tamanho que podes dar, tas lixado porque já nao te servem. Para DB assim pequenos acho que podes dar mosca da fruta, esta nao tenho a certeza, mas podes dar tenébrios, se forem pequeninas e moles (ao pegares com uma pinça conssegues sentir isso), compra suplemento de calcio, nao sei se consegues meter nos micro mas podes tentar
falo de grilos como falo de baratas..
Cuidado com o substrato, nao metas areia, porque este pode ingerir. Aconsselham papel de cozinha mas como é obvio muita gente nao mete porque fica estéticamente feio, portanto se não quiseres optar por papel entao coloca um substrato que seja agradavel ao animal e grande o suficiente para este nao o ingerir. atençao nao estou a falar de calhaus!
Se estiver muito confuso avisa que eu faço um resumo, nao custa nada
O terrario é dividido em 3 partes, a zona quente, a zona "amena" e a zona fria.
Se tiveres só 1 DB nao compres 100 grilos, metade irá morrer porque nao dás vasão á montante de insetos. Podes comprar doses que duraram cerca de 2 a 3 semanas, ou mesmo 40 a 50 grilos que se cuidares bem chega para um mês ou mais. os tenébrios são resistentes portanto 4 a 5 dias antes de dares já os deves ter, por exemplo estas a dar uma semana os grilos e pensas dar 5ª,6ª e Sabado da semana seguinte tenerbrios, convem já os teres para estas estarem bem alimentadas. eu por exemplo tenho sempre tenébrios, compro uma dose e enquanto tenho os grilos vou alimentando os insetos todos e dando os grilos até estes acabarem e depois dou cerca de 4 a 5 dias os tenébrios, enchendo a malga dia sim dia não. o problema é quando me esqueço que os grilos acabaram e por isso é que os tenébrios são bons, resistentes, fácil alimentação e uma pessoa tem sempre á mão (quando tem).
Atenção, a um DB com meses deve ser dado micro-grilos (verdadeiramente irritantes e dificeis de apanhar) estes deves comprar á conta porque se tens o azar de crescerem mais do que o tamanho que podes dar, tas lixado porque já nao te servem. Para DB assim pequenos acho que podes dar mosca da fruta, esta nao tenho a certeza, mas podes dar tenébrios, se forem pequeninas e moles (ao pegares com uma pinça conssegues sentir isso), compra suplemento de calcio, nao sei se consegues meter nos micro mas podes tentar

Cuidado com o substrato, nao metas areia, porque este pode ingerir. Aconsselham papel de cozinha mas como é obvio muita gente nao mete porque fica estéticamente feio, portanto se não quiseres optar por papel entao coloca um substrato que seja agradavel ao animal e grande o suficiente para este nao o ingerir. atençao nao estou a falar de calhaus!
Se estiver muito confuso avisa que eu faço um resumo, nao custa nada

o que eu tenho de fazer é por uma lâmpada de cerâmica que só emite calor,certo? no meio do terrario mais para o lado quente, e com ramos e etc.. para fazer com que o DB se aproxime dela para criar o hotspot(40 graus) nao é? Pronto o que eu quero saber é se o calor chega "ca abaixo" ou seja se o espaço debaixo de essa lâmpada permite ter os 32-36 graus necessários para cria o lado quente? Depois tenho que ter uma lâmpada que emita uvb e consequentemente luz.
Eu tenho geckos e sei como é a manutenção dos grilos..e estou a ver que não tem nada a ver em termos de despesa comparando com um DB pois 100grams de tenebrio duram mais de 4 meses com eles..ou seija 2,5$ chega para alimenta-los durante esse tempo, claro que vou comprando grilos pelo meio mas mesmo assim...
Agradeço muito a sua participação neste topico.
Eu tenho geckos e sei como é a manutenção dos grilos..e estou a ver que não tem nada a ver em termos de despesa comparando com um DB pois 100grams de tenebrio duram mais de 4 meses com eles..ou seija 2,5$ chega para alimenta-los durante esse tempo, claro que vou comprando grilos pelo meio mas mesmo assim...
-
- Membro Veterano
- Localização: Cães | Gata | Porquinhos-da-Índia | Mandarins do Japão | Turtles | Dragão Barbudo
Muito obrigado pela pm, Titanum
!
Só estou um pouco assustado com a alimentação do DB no que toca à carne (até porque vai ser o meu primeiro reptil). À coisas que não entendo e por mais que pesquise não encontro. Desculpem o incómodo mas não quero mesmo tratar mal o bicho, para isso prefiro nem o comprar.
- Uma alimentação à base de grilos e baratas é suficiente? (sem falar nos vegetais claro)
- Quanto devo dar por dia de 'carne' e 'vegetal' ? Se pudessem dar um plano semanal para ter uma ideia era porreiro.
- Esses suplementos de cálcio, pelo que percebi é para os insectos comerem e ficarem nutritivos certos? Qual o mais indicado?
- É muito complicado fazer a criação de baratas e grilos em casa? É preciso aquecimentos e cuidados especiais, ou basta dar alimento nutritivo para o DB o obter?
Para já acho que é só, desculpem o incómodo mas mais uma vez, ou é para ter saudável e feliz ou prefiro não ter.

Só estou um pouco assustado com a alimentação do DB no que toca à carne (até porque vai ser o meu primeiro reptil). À coisas que não entendo e por mais que pesquise não encontro. Desculpem o incómodo mas não quero mesmo tratar mal o bicho, para isso prefiro nem o comprar.
- Uma alimentação à base de grilos e baratas é suficiente? (sem falar nos vegetais claro)
- Quanto devo dar por dia de 'carne' e 'vegetal' ? Se pudessem dar um plano semanal para ter uma ideia era porreiro.
- Esses suplementos de cálcio, pelo que percebi é para os insectos comerem e ficarem nutritivos certos? Qual o mais indicado?
- É muito complicado fazer a criação de baratas e grilos em casa? É preciso aquecimentos e cuidados especiais, ou basta dar alimento nutritivo para o DB o obter?
Para já acho que é só, desculpem o incómodo mas mais uma vez, ou é para ter saudável e feliz ou prefiro não ter.
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta abr 02, 2008 1:26 pm
A lamapada de ceramica apenas te vai aquecer a temperatura ambiente, a lampada de spot é que vai atingir esses valores. Por exemplo metes a de ceramica a marcar 32º e a lampada de spot quando a ligares a temperatura que ira ficar debaixo dela. deve ser os 34 / 36º.benzak Escreveu:o que eu tenho de fazer é por uma lâmpada de cerâmica que só emite calor,certo? no meio do terrario mais para o lado quente, e com ramos e etc.. para fazer com que o DB se aproxime dela para criar o hotspot(40 graus) nao é? Pronto o que eu quero saber é se o calor chega "ca abaixo" ou seja se o espaço debaixo de essa lâmpada permite ter os 32-36 graus necessários para cria o lado quente? Depois tenho que ter uma lâmpada que emita uvb e consequentemente luz.
Sim , depois tens que comprar uma lampada de uvb 10.0 e trocar de 6 em 6 meses.
<p>Micro Points... it's the only way of life....</p>
<p> </p>
<p> </p>
ok muito obrigado!
Também gostaria de ter uma noção do plano semanal que o andbela falou.
andbela -o cálcio não é para alimentar os grilos mas sim para os polvilhares com isso, uma técnica é pores os grilos dentro de um saco,depois pões o cálcio e agitas até ficarem cobertos com isso.
Outra coisa a lâmpada de cerâmica esta sempre ligada não é? e a hot spot também? A única que tenho de desligar a noite é a uvb, certo?
Também gostaria de ter uma noção do plano semanal que o andbela falou.
andbela -o cálcio não é para alimentar os grilos mas sim para os polvilhares com isso, uma técnica é pores os grilos dentro de um saco,depois pões o cálcio e agitas até ficarem cobertos com isso.
Outra coisa a lâmpada de cerâmica esta sempre ligada não é? e a hot spot também? A única que tenho de desligar a noite é a uvb, certo?
-
- Membro Veterano
Obrigado pela resposta benzak!
Pelo que percebi em tudo o que li a única que está 24h ligada é a de cerâmica, com as respectivas temperaturas (dia/noite) ajustadas no termostato. A de Spot e UV são durante o dia até porque ambas servem para simular o Sol e o dia
! Sem certezas do que te estou a dizer...
Visto que estás como eu, encontrei isto ontem, é capaz de ajudar em algumas dúvidas que tenhas: http://pogonabrasil.blogspot.pt/
Pelo que percebi em tudo o que li a única que está 24h ligada é a de cerâmica, com as respectivas temperaturas (dia/noite) ajustadas no termostato. A de Spot e UV são durante o dia até porque ambas servem para simular o Sol e o dia

Visto que estás como eu, encontrei isto ontem, é capaz de ajudar em algumas dúvidas que tenhas: http://pogonabrasil.blogspot.pt/
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta abr 02, 2008 1:26 pm
é isso mesmo !!andbela Escreveu:Obrigado pela resposta benzak!
Pelo que percebi em tudo o que li a única que está 24h ligada é a de cerâmica, com as respectivas temperaturas (dia/noite) ajustadas no termostato. A de Spot e UV são durante o dia até porque ambas servem para simular o Sol e o dia! Sem certezas do que te estou a dizer...

<p>Micro Points... it's the only way of life....</p>
<p> </p>
<p> </p>