Mija em tudo o quanto é sitio!!!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
BlackEagle
Membro Júnior
Registado: segunda jun 13, 2011 11:20 am

terça abr 10, 2012 11:59 am

olá a todos,
tenho um chihuahua com cerca de 1 ano e meio.
Desde que ele veio pra nossa casa com 2 meses, que foi logo habituado a fazer as necessidades no resguardo no seu cantinho.
Uns tempos depois, começou a achar piada ao resguardo e rapidamente inundava a nossa cozinha com o algodão que rasgava e ainda a porcaria que acabava por se espalhar no chão... todos os dias o mesmo frenesim...e a mesma trabalheira.
comprámos repelente pra evitar que ele mordesse o resguardo, de nada serviu!!
Melhor parte: o meu sogro fez um quadrado em ferro (leram bem, em ferro!) onde colocamos em cima do resguardo pra fazer peso e evitar que ele o tire de lá. De nada serviu porque aquele espertinho na mesma puxava-o e rasgava-o!!
juntamente com isto ainda há outra situação:
não sei onde ele guarda tanto xixi porque todos os dias tinhamos xixi em todo o lado, nas patas da mesa, nos baldes, nas vassouras, nas esfregonas, nos tapetes...tudo o que estivesse no chão não se salvava. Até em cima dos brinquedos ele mija!!
Tivemos de retirar tudo o que estivesse ao alcance dele porque a sujeira é tanta que ninguem suporta o cheiro!! Faz no resguardo e onde lhe apetece!
Já andamos com os nervos em franja e nao sabemos bem o que fazer. Quando passeamos com ele tb o faz na rua. O que gostava era de ensiná-lo a fazer só quando vai à rua mas nao estou a ver como é que este pestinha vai perder estes habitos todos de mijar em tudo o quanto é sitio!!
o que fazer? :|
<strong>'Quatro patas bom, duas patas ruim!'</strong>
Floripes2
Membro Veterano
Registado: terça nov 15, 2011 1:02 pm

terça abr 10, 2012 12:13 pm

Passeios mais longos e cansativos e reprimir o excesso de mimo.

Tornem-se menos permissivos com as manifestações dele, tratem-no como um cão que é.

Digo isto porque sei como é fácil tratar cães pequenos e engraçados como os chihuhuas da mesma maneira como tratamos um brinquedo, uma coisinha fofa e frágil. Mas o chihuahua não é uma coisinha fofa e amorosa, é um cão que tem uma alma de cão grande num corpo minúsculo.

Portanto, revejam a vossa própria atitude para com ele, e a partir daí comecem a tratá-lo como ele precisa.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>&Eacute; muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabe&ccedil;a erguida.</strong> - "By" Sasquatch,&nbsp;acrescento de&nbsp;v&iacute;rgulas meu.</p>
greenandme
Membro Veterano
Registado: segunda ago 08, 2011 10:11 pm

terça abr 10, 2012 12:26 pm

Se puder, vá também ao vet para ter a certeza que não é um problema físico.
srYuki
Membro Veterano
Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

terça abr 10, 2012 12:37 pm

Dou uma sugestão com produtos.

Para o resguardo e para o xixi, arranje um tabuleiro sanitário como este:
http://montijo.olx.pt/sanitario-para-caes-iid-346787658

Para os xixis em tudo quanto é sítio, use uma faixa de treino como estas:
http://www.google.pt/search?hl=pt-PT&rl ... 55&bih=702

Curiosamente, as primeiras fotografias são chihuahuas :D
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

terça abr 10, 2012 1:02 pm

Os cães não devem ser habituados a fazer em locais da casa. Devem ser progressivamente habituados a ir á rua.

Necessidades=rua. Tem de ser esta a associação que o animal faz.

Dá trabalho ao dono, pois dá. Mas os cães, grandes ou pequenos tem necessidade de sair, dar uma volta, cheirar, etc. Arrranjar locais em casa para eles fazerem confunde o animal. Casa é casa, rua é exterior e na rua é que são as necessidades.

Ele pode também estar a marcar território, o que prova que na cabeça dele, ele manda aí em casa. Fale com o vet sobre castração, funciona em muitos casos de animais que marcam.
srYuki
Membro Veterano
Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

terça abr 10, 2012 1:29 pm

sasquatch Escreveu:Os cães não devem ser habituados a fazer em locais da casa. Devem ser progressivamente habituados a ir á rua.

Necessidades=rua. Tem de ser esta a associação que o animal faz.

Dá trabalho ao dono, pois dá. Mas os cães, grandes ou pequenos tem necessidade de sair, dar uma volta, cheirar, etc. Arrranjar locais em casa para eles fazerem confunde o animal. Casa é casa, rua é exterior e na rua é que são as necessidades.
Na minha opinião e da minha experiência recente (de sucesso a fazer na rua! YEY! ) dá muito menos trabalho fazer na rua do que em casa. Os xixis. Os cocós é-me indiferente porque apanho tanto em casa como na rua.

E até julgo que a maior parte dos cães passa a preferir fazer na rua, depois de aprender. No entanto os donos trabalham, o no caso de cães pequenos, há a facilidade de poderem fazer em casa, sem terem que se estar a apertar apertar, no caso de 1 atraso.

Estou a adaptar a minha cadela às 2 situações e não vejo mal nenhum nisso. Mas tb não tenho dúvidas que ela vai preferir fazer na rua, para manter o espaço dela limpinho. Se der, muito bem. Se não der, muito bem na mesma.

A minha cadela tem 2 opções em muitas coisas e quero continuar a habitua-la a essa versatilidade. A única desvantagem é que pode demorar mais tempo a aprender, mas pela minha experiência recente, eles não precisam de leis universais. Exemplos? Tanto viagem nos pés do pendura (com arnês) como com caixa no banco de trás; tanto dorme na minha casa, como nos meus pais; Tanto faz na rua (a começar) como em casa; Tanto tem autorização para estar no sofá à noite, como NÃO TEM para lá estar durante o dia. Só tem 8 meses e já percebe muito bem estas coisas todas. Com 3 ou 4 anos, julgo que não dará problemas e será versátil.
voca
Membro Veterano
Registado: quinta set 22, 2011 6:30 pm

terça abr 10, 2012 2:41 pm

Eu tenho um chihuahua com 4 meses e ele também destrói o resguardo por vezes, mas só o destrói quando está sozinho em casa muito tempo, tipo quando vou trabalhar, mas agora já tem sido raramente pois levanto-me mais cedo, levo-o á rua durante 40 minutos, ele faz as necessidades e brinca na relva, fica cansado, logo quando chega a casa deita-se :) canse o seu chihuahua e leve-lo mais vezes á rua se possivel. Boa sorte.
baddog00
Registado: sexta set 30, 2011 10:15 pm

terça abr 10, 2012 5:33 pm

Isso chama-se "marcar território". O cão reclama dessa forma para si tudo aquilo que acha que é sua propriedade. Pelo andar da carruagem, parece que está a criar um belo império :lol:.

Os users "voca" e "Floripes2" já disseram tudo. É só seguir os seus conselhos.
Suesca
Membro Veterano
Registado: sexta jun 24, 2011 1:34 pm

quarta abr 11, 2012 9:25 pm

pois... concordo tb com o que a floripes diz acerca do excesso de mimo. o meu pinscher é ultra super hiper mimado. e anda a fazer xixi em cima de tudo e nao fazia, eu limpe e nao me importo pk a culpa é minha, mas agora vai ser castrado e tenho que tentar dar menos mimo.
Podem falar, podem falar, mas a mim o que realmente interessa s&atilde;o os animais...
Responder

Voltar para “Cães”