Serão sinais de Cio?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

srYuki
Membro Veterano
Registado: quarta jun 01, 2011 2:35 am
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

quarta abr 04, 2012 11:45 am

Para completar o testemunho,

eis que ao fim de uma semana, chega o dilúvio!!! (bem, não é um dilúvio, mas um pouco mais de fluxo do que durante quase 1 semana inteira)
1ª gotinha no chão: ontem. Hoje idem, de manhã, ainda antes de a limpar, bem como a uma gotinha na cama, desta noite. Suspeito que se o fluxo está a aumentar agora, ao 7º/8º dia, que isto ainda está para durar mais uma semana...

Por outro lado não tem havido incidentes com os demais canídeos e ela continua a fazer as necessidades na rua. Ambas!!!! E, doideira das doideiras, fez já 2 xixis na relva!!

A experiência com a cueca preta, dentro de casa, quando a achei realmente necessária (hoje) não posso dizer que tenha sido das melhores... 1 pequenito atraso meu e estraguei tudo! :D
fteixeira
Membro Veterano
Registado: quinta dez 15, 2011 12:58 pm

quarta abr 04, 2012 11:57 am

srYuki Escreveu: A experiência com a cueca preta, dentro de casa, quando a achei realmente necessária (hoje) não posso dizer que tenha sido das melhores... 1 pequenito atraso meu e estraguei tudo! :D
Então, o que aconteceu? :)
srYuki
Membro Veterano
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

quarta abr 04, 2012 1:52 pm

fteixeira Escreveu:
srYuki Escreveu: A experiência com a cueca preta, dentro de casa, quando a achei realmente necessária (hoje) não posso dizer que tenha sido das melhores... 1 pequenito atraso meu e estraguei tudo! :D
Bem... deixe-me por as coisas desta maneira: o buraquito para a cauda, é meeesmo só para a cauda! :D :D :D
fteixeira
Membro Veterano
Registado: quinta dez 15, 2011 12:58 pm

quarta abr 04, 2012 3:09 pm

srYuki Escreveu:
fteixeira Escreveu:
Bem... deixe-me por as coisas desta maneira: o buraquito para a cauda, é meeesmo só para a cauda! :D :D :D
LOLOLOLOL
pupyylab
Membro Veterano
Registado: quinta jul 14, 2011 1:15 pm

quarta abr 04, 2012 3:47 pm

:lol:
A minha usou sempre as cuequinhas em casa e deram muito jeito, porque apesar de não ser um diluvio, eram umas pingas granditas e com miudos em casa não era muito pratico nem higiénico andar assim.
Cheguei a leva-la à vet assim e perguntaram-me se ela tinha sido operada
:lol:
Quando respondi que eram cuecas porque andava com o cio, levei com um olhar de "esta é doida, pá"!! :lol:
srYuki
Membro Veterano
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

terça abr 10, 2012 1:15 pm

Ora bem, completando o testemunho...

Por aqui se antes a vulva tinha pouca diferença, agora jasus!!!!! Quase que nem lhe cabe no meio das pernas!!!

Mas AINDA se vive o cio. Tivemos uma 1ª semana encantadora, que se resolveu sem cuequita em casa e com toalhetes algumas 3/4 vezes por dia. Mas em vez de chegarmos aos 9 dias e parar, naaaaaah. Por cá é tudo à grande. Tivemos então direito a uma 2ª semana com MUITAS PINGAS e cueca em casa, quando não eram horas de necessidades. (cueca, que depois de muita hesitação, ter comprado um número e ter acabado por trocar, resultou no número errado!)

E está para durar... Ainda não deu sinais de abrandamento! Além de que se esteve 1 semana para chegar (à séria), também deve levar 1 semana para ir.

GRANDE VANTAGEM DO CIO DA MINHA CADELA: os xixis. É uma alegria!!! Quando estou em casa e fora a voltinha, a cada 3h (média) vamos lá fora para fazer xixi e são menos de 2 minutos! Nunca antes ela fez isto, nem quando andei a levantar o cú da cama às 7h em PLENO inverno, depois de aguentar a noite toda.

Estou para ver se ela mantém o comportamento dos xixis, mas acho que sim. Aprendeu a marcar o territóriozinho dela. :D

Estou no entanto confusa, com tanto tempo de corrimento e vou dar uma telefonadela ao veterinário. É que esperava que o cio acabasse no final desta semana, mas não estou a ver jeitos...
Floripes2
Membro Veterano
Registado: terça nov 15, 2011 1:02 pm

terça abr 10, 2012 1:30 pm

O cio das cadelas pode durar até 28 dias, mas aqui contabilizam-se todas as fases, o cio não é só o período de sangramento. Este pode ser o mais demorado, sobretudo quando se trata do primeiro cio, quando todo o sistema ainda não está inteiramente amadurecido. Por isso, por ser o primeiro cio da sua cadela, pode haver alguma desregulação, sem que seja para alarmar.

Mas faz bem em ir ao veterinário, quanto mais não seja para ver se está tudo a correr bem.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>&Eacute; muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabe&ccedil;a erguida.</strong> - "By" Sasquatch,&nbsp;acrescento de&nbsp;v&iacute;rgulas meu.</p>
srYuki
Membro Veterano
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

terça abr 10, 2012 1:38 pm

Floripes2 Escreveu:O cio das cadelas pode durar até 28 dias, mas aqui contabilizam-se todas as fases, o cio não é só o período de sangramento. Este pode ser o mais demorado, sobretudo quando se trata do primeiro cio, quando todo o sistema ainda não está inteiramente amadurecido. Por isso, por ser o primeiro cio da sua cadela, pode haver alguma desregulação, sem que seja para alarmar.

Mas faz bem em ir ao veterinário, quanto mais não seja para ver se está tudo a correr bem.
Ahhh!
Dentro dos 28 dias, já deve encaixar nas contas, dado que vai precisar de uma semana para diminuir de fluxo e de tamanho de vulva, coisa que ainda não começou a acontecer.

Não vou lá. Vou ligar-lhe só para ver o que ele me diz. (deve ser mais ou menos o que a floripes disse mas já que o estava para ligar, ligo na mesma). Na verdade estava a ficar confusa, como me tinha dito que eram 9 dias depois dos 9 do fluxo (ou mesmo pelas outras contas - acho que da tumbleweed - que iam até 21 dias) com tanto dia de fluxo estava a ficar baralhada.

Obrigada mais uma vez.
Floripes2
Membro Veterano

terça abr 10, 2012 1:46 pm

Está a fazer confusão. O que eu lhe disse é que devia contar com mais uns dias depois de terminado o fluxo como período "perigoso" para a cadela ser coberta. E disse-o pensando que não queria fazer ninhadas, mas depois calei-me quando vi que realmente quer fazê-las.

E a sua cadela está dentro do "horário": nove dias de proestro, nove dias de estro, etc., num período de cio que pode durar entre 21 e 28 dias. Mas estes calendários foram feitos para termos médios, habituais. Num primeiro cio pode haver desvios a essas médias, o que não é para alarmar.

E sim, fale com o veterinário. Ninguém melhor do que ele para ver se está tudo a correr como deve.
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>&Eacute; muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabe&ccedil;a erguida.</strong> - "By" Sasquatch,&nbsp;acrescento de&nbsp;v&iacute;rgulas meu.</p>
srYuki
Membro Veterano
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

terça abr 10, 2012 2:20 pm

Floripes2 Escreveu:Está a fazer confusão. O que eu lhe disse é que devia contar com mais uns dias depois de terminado o fluxo como período "perigoso" para a cadela ser coberta. E disse-o pensando que não queria fazer ninhadas, mas depois calei-me quando vi que realmente quer fazê-las.
Mas não quero agora. Nem sei quando quererei, com a certeza certezinha que nunca será antes do 3º cio. E mesmo depois, sabe-se lá quando. Para já é mesmo para saber os dias perigosos. Se quisesse mesmo cruza-la agora e que, com 1 cio mais extenso e dúvidas, e que por uma razão qualquer tivesse meeeesmo que ser agora, fazia uma análise de controlo hormonal...

Mas como o ciclo está extenso e há dúvidas, para mim os dias perigosos são TODOS. Só preciso é saber quando acaba (e se ela será ou não daquelas cadelas que têm fluxo durante todo o período de cio). Mas também já percebi que ela vai deixar de estar receptiva quando a vulva diminuir de tamanho, pelo que também me ajuda nesse controlo...
Floripes2
Membro Veterano

terça abr 10, 2012 3:30 pm

Quando a vulva diminuir de tamanho, mas sobretudo quando o corrimento sanguíneo acabar, pois só então a vulva desinchará. E a partir de então conte mais uma semana, pelo menos, de cuidado para ela não ser coberta.
<p>&nbsp;</p>
Bitata
Membro
Registado: segunda mar 03, 2008 7:02 pm
Localização: Cocker Spaniel, Yorkshire Terrier, Boxer e Europeu Comum

quarta abr 18, 2012 3:30 pm

srYuki Escreveu:Ora cá estou eu!
Pois que têm razão. E já está no cio!!!!
Ainda é meio acastanhado e não sujou a cama. Fui fazer-lhe a limpeza depois de achar umas coisas estranhas depois da passeata, mas no toalhete, já há coloração do corrimento. Agora pergunto-me se começo a contar os dias, se de ontem, se de hoje.

Mas deixem-me contar.
Lá fomos nós a uma passeata (uma vez que dei ontem por suspensas as actividades solta, com a bola) e fui admirando a posição da cauda dela. Normalmente ela caminha com a cauda ao nível do dorso, mas hoje não! Lá ia ela altiva e de cauda empinada!!!! Desconfiei que ela andasse a "espalhar amor"!

Não sei se se lembram, mas a minha cadela não fazia nada na rua. A esta altura ainda fez poucos cocós na rua (dá para contar!), mas com o nível de exercício certo, lá faz. Xixis é que nada. Fez a PRIMEIRISSIMA VEZ na rua, no sábado. E a 2ª vez HOJE!!!

Mas ela foi sacanola, pq o xixi de hoje, foi feito À PORTA DO PRÉDIO, mesmo antes de entrarmos. Como quem diz "Meninoooooos! Olááá! Eu moro aquiiiii!". E pronto. Lá fui eu despejar um balde de água com detergente, e quando escorreu, ainda fui despejar mais um pouco (cif vinagre), para evitar a romaria que estou a prever que vai acontecer, com ajuda aqui d'a "dama"!!!!

Mas é engraçado... acho que já o xixi do sábado, já foi para espalhar o cheiro dela (dado o histórico de nunca ter feito!). E hoje, garantidamente que foi!!!!! De certa forma a natureza é engraçada - Deixem lá ver a minha opinião daqui por uns dias...

AGORA PRECISO DE OUTRA AJUDA. Na contagem dos dias! Sei que depois dá para ir vendo, mediante o comportamento dela com os cães, mas a que dia está receptiva? Ao 9º? Ao 12º?
E acham que conte desde quando? Desde ontem? Desde hoje?

Outra coisa curiosa, é que fez os 8 meses há 3 dias. :D
Com a minha passou-se exctamente o mesmo, fez os oito meses há 3 dias e hoje apareceu o corrimento. Já andava há uns dias com a vulva um pouco maior e sensível ao toque e a coçar-se muito.
Daqui a uns meses vai ser esterilisada, pois não pretendo que tenha ninhadas e é o melhor para ela e para mim tb :wink:
Com as necessidades passa-se o mesmo... Só faz na rua quando lhe apetece. Também só começou a ir à rua depois dos 5 meses, por causa de estar a tomar antibiótico, atrasou as vacinas e habituou-se a fazer em casa :|
srYuki
Membro Veterano
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

quarta abr 18, 2012 4:21 pm

Bitata Escreveu: Com a minha passou-se exctamente o mesmo, fez os oito meses há 3 dias e hoje apareceu o corrimento. Já andava há uns dias com a vulva um pouco maior e sensível ao toque e a coçar-se muito.
Daqui a uns meses vai ser esterilisada, pois não pretendo que tenha ninhadas e é o melhor para ela e para mim tb :wink:
Com as necessidades passa-se o mesmo... Só faz na rua quando lhe apetece. Também só começou a ir à rua depois dos 5 meses, por causa de estar a tomar antibiótico, atrasou as vacinas e habituou-se a fazer em casa :|
Vai ver que agora aprende num instantinho. Fazem mais vezes e fazem também marcação de territorio, "espalham amor" para avisar a população residente nas redondezas...

Eu já estou a fazer os horários de como se ela só fizesse na rua e ela corresponde. Acho mesmo que prefere do que fazer em casa. Estou a ver que vou ter que lhe procurar uns sapatinhos, apesar de parecer idiota, porque não estou a ver que seja viável secar-lhe os pelos compridos com secador de todas as vezes que for à rua de inverno.

Actualizando.
Está agora a diminuir a quantidade de fluxo, mas ainda circula de cueca em casa para poder usufruir dos colos, sofás, etc. No entanto se anda um bocado sem ela, já não pinga. A vulva também já está um pouco menor, mas ainda está inchada.

Apenas encontrou um apaixonado que a perseguiu durante toda a voltinha que demos no sábado. Manteve-se à distância, fingia que se ia embora, depois de dar umas ladradelas a reclamar de eu o mandar embora :D , mas ficava a vê-la à distância. Não registo mais apaixonados declarados. Penso que ter limpo aquele único xixi que ela fez à porta ajudou, apesar de acreditar que neste cio (ou pelo próprio tamanho dela e isso poder ser proporcional) ela não despertou mesmo muito entusiasmo nos machos. E ainda bem.
srYuki
Membro Veterano
Boy (PA 3 anos)
Olívia (Cav,22m)
Simone&JU(Cav,7m)
Dakar+Yuki (RIP)

terça abr 24, 2012 9:57 am

Mais um update.

Eis que hoje, praticamente 1 mês depois, parece-me que chegamos ao fim do corrimento. Não sujou a cama hoje e está toda muito limpinha. Vamos dar início à semana de segurança. :)

No sábado à noite, apanhei o chamado "susto do caraças" porque a levei à rua pelas 3h, quando cheguei, e fomos seguidas por 1 cão-tipo-husky. 1ª reacção "tu és mto grande! Onde é que está o teu dono?" seguida da 2ª reacção "BOLAS!!! Não há aqui dono nenhum, vamos embora antes que isto corra mal!!!".

No domingo, o cão grande de 1 amiga tentou seduzi-la com 1 patadona. Ela achou-o pouco delicado e recusou-lhe os avanços :)

Total de pretendentes - 3
Total de eleitos para "marido" - 0
(acho eu! Não ralhou com nenhum, mas tb n se meteu mto a jeito!)
Floripes2
Membro Veterano

terça abr 24, 2012 11:45 am

:D Temos aí uma senhora, nada de facilidades, ora essa! Como toda a fêma de todas as espécies, ela é que escolhe.
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Cães”