Não tem que pedir desculpa. Se há alguém que devesse pedi-la seria o seu primo, caso exista. Mas não há problema.
Como já disse, o Sandro deve começar por assentar ideias sobre as características do cão que pretende: pequeno, médio ou grande, exigente em matéria de actividade ou pachorrento, tipo de pelagem, etc.
Depois de definido o perfil do cão, faça pesquisa e veja que raças poderão enquadrar-se nas suas necessidades e exigências. A partir daí, e da escolha que vier a fazer, poderá então pedir opiniões a respeito da raça ou raças escolhidas, as quais poderão fazê-lo decidir-se por uma.
Sem esse trabalho prévio, o que aqui lhe disserem só o desorientará, devido à diversidade de opiniões. É que cada pessoa que lhe responder fará sugestões que incidirão mais sobre a suas próprias raças de eleição do que sobre aquilo que o Sandro pretende.
Por outro lado, se escolher uma raça que tenha de ir comprar a um criador, com certeza vai gastar dinheiro que não pode ou não está disposto a dar, pois os cães de bons criadores são caros. Por isso lhe sugeri uma associação, onde há muitos cães que poderão corresponder aos seus gostos e necessidades. Mas na sua esmagadora maioria esses não serão de raça nenhuma, claro está.
E acima de tudo não caia na armadilha de comprar um cão anunciado na Net como sendo de raça e muito baratinho, pois enfiará um barrete que poderá sair-lhe bem mais caro do que se comprasse num criador.
E sim, nós, aqui, gostamos de cães e preocupamo-nos com eles, mesmo que pareçamos por vezes não bater bem da bola.
