A transformação da gaiola da Yumi

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
DATK
Membro
Registado: sábado abr 07, 2012 1:34 am

quinta abr 12, 2012 12:17 am

Imagem

Uploaded with ImageShack.us
Aqui temos a gaiolinha nova da Yumi como a arranjei inicialmente, na forma mais "tradicional", o fundo coberto de aparas e feno por cima...
A Yumi quando chegou ficou cerca de 2 semanas numa antiga gaiola que pertenceu a outra coelhinha que tive há muitos anos que era mais pequena, tinha 70cmx50cmx40cm. Esta já e um pouco maior... Tem 1mx50cmx50cm

Imagem

A gaiolinha da Yumi depois de reestruturada... O feno agora esta apenas na "manjedoura" e no fundo coloquei um turco e um polar...

Imagem

Yumi a papar...

Imagem

Yumi a posar para a foto...

Falta chegar a casinha-abrigo da Yumi que encomendei de uma loja on-line... A zona onde moro e uma miséria... não há nada... :-/
anioska
Membro Veterano
Registado: sexta fev 19, 2010 3:16 pm
Localização: Anny e Max(Cocker Spaniel Inglês), Donny e Jamaica (PDI) e Pudim (coelho anão)

quinta abr 12, 2012 10:15 am

Olá

A Yumi ainda é pequenina, certo?

A sua gaiola é mais ou menos do tamanho da minha (90x50), e vejo-a com tanto espaço...

A forragem que escolheu para a gaiola é novidade, ou já utiliza há tempo?
Ela não rói a manta, nem se enrola nos panos?

Desculpe tantas perguntas, mas também tenho um coelhinho, e não percebo nada disto.Acho que não me está a correr muito bem a experiência.
Tenho usado rolos de madeira prensada, mas ele junta tudo aos cantos, e o fundo acaba por ficar a descoberto.É um litter caríssimo, e não me parece uma solução assim tão útil.Os xixis ele faz no WC.
O meu coelhinho é maior, pesa 1,400 kg.

Quanto ao pêlo dele também estou desanimada.
Quando chegou tinha bolas compactas de pêlo agarradas ao corpo.
Lá consegui cortá-las à tesoura (arriscado, eu sei).
Pensei que me tinha visto livre delas e tratei de escová-lo.Mas não estou a conseguir grande coisa.Não estou muito familiarizada com a sua anatomia, e todos os dias descubro algo novo.
Então percebi que para além das tais bolas de pêlo na zona do rabo, por baixo do pescoço está cheio :(
E aí não vou arriscar meter tesoura, pois ele não é propriamente sossegadinho.

Há alguma forma, ou alguma dica para me livrar daquilo?

As patinhas da frente também estão sempre muito sujas dele se limpar, não sei se é normal...ou como hei-de limpá-las.

Ah, e esquecia-me...ele é todo branco, e não sei se é angorá ou arraçado.O seu pêlo parece algodão, pelo que ganha nós com muita facilidade.
Koltier
Membro Júnior
Registado: sexta mar 23, 2012 11:53 pm

quinta abr 12, 2012 3:11 pm

anioska Escreveu:Olá

A Yumi ainda é pequenina, certo?

A sua gaiola é mais ou menos do tamanho da minha (90x50), e vejo-a com tanto espaço...

A forragem que escolheu para a gaiola é novidade, ou já utiliza há tempo?
Ela não rói a manta, nem se enrola nos panos?

Desculpe tantas perguntas, mas também tenho um coelhinho, e não percebo nada disto.Acho que não me está a correr muito bem a experiência.
Tenho usado rolos de madeira prensada, mas ele junta tudo aos cantos, e o fundo acaba por ficar a descoberto.É um litter caríssimo, e não me parece uma solução assim tão útil.Os xixis ele faz no WC.
O meu coelhinho é maior, pesa 1,400 kg.

Quanto ao pêlo dele também estou desanimada.
Quando chegou tinha bolas compactas de pêlo agarradas ao corpo.
Lá consegui cortá-las à tesoura (arriscado, eu sei).
Pensei que me tinha visto livre delas e tratei de escová-lo.Mas não estou a conseguir grande coisa.Não estou muito familiarizada com a sua anatomia, e todos os dias descubro algo novo.
Então percebi que para além das tais bolas de pêlo na zona do rabo, por baixo do pescoço está cheio :(
E aí não vou arriscar meter tesoura, pois ele não é propriamente sossegadinho.

Há alguma forma, ou alguma dica para me livrar daquilo?

As patinhas da frente também estão sempre muito sujas dele se limpar, não sei se é normal...ou como hei-de limpá-las.

Ah, e esquecia-me...ele é todo branco, e não sei se é angorá ou arraçado.O seu pêlo parece algodão, pelo que ganha nós com muita facilidade.
Noutro tópico da utilizadora Datk já tinha referido que não se deve forrar a gaiola com polares, tecidos, pois é tóxico... Mas visto que a utilizadora tem alergias a todo o tipo de litter pois tem muito pó e a coelha ainda não rói, poderá utilizar, pelo menos desde k ela não coma e não se aleije com as costuras... os rolos de madeira prensada são os melhores, no entanto se quer que o coelho a utilize bem deve ensiná-lo a utilizar um wc próprio p coelhos que existe a venda em lojas de animais e online... E ensiná-lo leva tempo e muita paciência, terá que inicialmente pegar nas caganitas e metê-las dentro do wc para que ele associe, se durante algumas semanas não vir mudanças de comportamento quanto ao wc, pode tentar mais tarde, pois há coelhos que não aprendem. Mas quanto ao litter se o seu coelho mete numa zona da gaiola e normal ja q os rolos prensados ficam em papas e apesar de absorverem não absorvem totalmente, logo todos os dias convem tirar o que está em papas e meter mais litter, por isso é que é muito bom quando os coelhos aprendem a usar o wc, poupa-se mais no litter.
Quanto ao pelo, as rastas como lhes chamo, já que tenho uma coelha angorá que tem muito pelo mas felizmente já não formam rastas, poderá ser também da comida que lhe dá e torna o pelô mais seco, se tiver uma pelagem mais sedosa não acontece. Óbvio que coelhos com muito pelo deve-se escovar todos os dias... Quanto a sujidade nas patas pode utilizar um pano humido p limpar mas deve depois secar bem a patinha já que os coelhos não devem levar com água ou tomar banho. Também já ouvi dizer que existem toalhitas próprias p coelhos, não sei se é verdade,nunca precisei, mas se for verdade pode também ser de uma grande ajuda.
Por ser todo branco não quer dizer que seja angorá ( peludo e com caracteristicas especiais . Se comprou numa loja tem um rafeiro como todas as outras pessoas, pois os coelhos nas lojas de animais provavelmente são cruzados de rafeiros...
E para futuras dúvidas aconselho também a ir a um veterinário de exóticos que o ajudará bastante no cuidado do seu coelho, ou então a pesquisar um pouco pois existem vários sites com muita informação.
DATK
Membro

quinta abr 12, 2012 3:38 pm

Eu coloquei as mantinhas no fundo da gaiola da Yumi porque quando a solto ela vai-se sempre aninhar nas mantinhas das áreas de brincadeira dos miúdos e nunca teve tendência para as roer ou fazer la xixi... Mas isso depende de coelho para coelho... A Yumi gosta de "esgravatar" as mantas e formar ninho (como fazem os cães) mas se ela começar a fazer la xixis ou a roer eu retiro e deixo o fundo sem nada mesmo... entretanto na próxima semana chega a casinha abrigo dela... depois já não necessita do fundo todo coberto de mantinhas... devo deixar uma parte sem nada mesmo, ate porque o verão esta a chegar e ela pode sentir calor...

A minha Yumi e muito pequenina mesmo... mal chega a ter o tamanho de uma Chinchila adulta... mas a Yumi só tem 3 mesinhos... De qualquer forma, penso que não crescera muito... Adulta devera ter no máximo 1kg... uma vez que e de uma raça anã mesmo mini-mini... Uma netherland dwarf. Não sei se estou a dizer disparate... mas creio ser a raça mais pequena de coelho mesmo...
anioska
Membro Veterano
Localização: Anny e Max(Cocker Spaniel Inglês), Donny e Jamaica (PDI) e Pudim (coelho anão)

sexta abr 13, 2012 10:01 am

Olá Koltier!

Obrigada pelos seus conselhos.

Vou-lhe explicar o porquê de tanta ignorância.
O Pudim foi encontrado à beira da estrada no final de Dezembro.
Quando o recolhi, levei-o logo à vet.
Ele estava com uma grande constippação, mas não chegou a afetar-lhe os pulmões, apesar de ter que repetir tratamento após 1 mês.

Realmente coloquei várias questões à vet na altura, pois nunca tive coelhos e nada sabia acerca deles.
Porém, não lhe coloquei todas as questões, pois muitas foram surgindo com o manuseamento do Pudim.

Em relação ao wc, ele tem um próprio na gaiola, e só faz xixi lá, como já referi.Os rolos de madeira prensada no fundo da gaiola estão sempre secos.E parece-me que é por isso que se vão encostando para os cantos da gaiola.

A alimentação que lhe dou é ração Cuni Complete e Cuni Nature da VL.Dou-lhe vegetais frescos, mas desidratados:cenoura, couve, bróculos,beterraba, pimento, salsa, coentros.Não dou todos no mesmo dia, vou alternando.

A escovadela do pêlo é que é mais complicado...ele é muito meiguinho, mas muito irrequieto.Não consigo escová-lo na barriga, por baixo do pescoço, não deixa limpar as patinhas (por acaso já tinha tentado com um turco húmido).Ele gosta é de andar livre, não é muito de colo, por isso é complicado manuseá-lo.
Ah!Também lhe corto as unhas de 6 em 6 semanas.É assim?Pelo menos crescem imenso!Quando o encontrei parecia um urso!!

Se não estiver a fazer alguma coisa bem, agradeço que me ensinem.
Já perceberam que preciso de dicas com fartura
:wink:
anioska
Membro Veterano

sexta abr 13, 2012 10:09 am

Deixo-vos uma foto do Pudim

Imagem
DATK
Membro

sábado abr 14, 2012 12:01 am

O pudim e lindo... Nao sei como alguem teve coragem de o abandonar... :twisted:

Ele teve muita sorte em te ter encontrado... :-)
Responder

Voltar para “Exóticos”