Como pintar ?

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
igor92
Membro Júnior
Registado: quarta mar 14, 2012 1:13 am

quarta abr 11, 2012 4:24 pm

pessoal , boa tarde , eu queria que voces me ajudassem com uma questao

e que eu contrui para meus gerbos 2 cavernas e 1 rocha usando isopor e cimento ( usei como base o modelo q fazem para os repteis ) so que como os meus gerbils roeriam o isopor se esse fosse somente pintado , eu optei por revestir tudo com cimento ... so que eu queria deixar com um aspecto de um banco de areia escavado ..... e a areia q eu uso no terrario deles e areia de silica , esbranquicada , eu queria saber que tipo de tinta posso usar para pintar o cimento de forma que fique semelhante a uma duna de areia , sem prejudicar os gerbos ? ha alguma tinta que eu possa usar ? eu tentei um corante em po para cimento mas n deu certo , n cheguei a cor que eu queria , por isso acho mais facil pintar com uma tinta normal

e outra coisa , eu queria saber se dava para colar a areia nas estruturas usando cola PVA ? ela fixa a areia certinho ? sem ficar soltando quando manuseada ? como devo aplicar a cola ?

Abracos!!
VeraG
Membro Veterano
Registado: terça set 27, 2011 2:28 pm

quarta abr 11, 2012 11:36 pm

igor92 Escreveu:eu queria saber que tipo de tinta posso usar para pintar o cimento
podes usar tinta acrilica a base de água, que encontras em qq grande superficie com uma inumera opção de escolha quanto a tonalidades.

não é toxico, mas atenção para n confundires com tinta acrilica sintetica. normalmente está discriminado na tampa da lata se é de água ou sintetica.
0.0.1 Pogona Vitticeps
igor92
Membro Júnior

quinta abr 12, 2012 3:22 am

muito obrigado , dessa eu nao sabia , vou procurar prestar atenção neste detalhe :D

e quanto a colar a areia com cola PVA ? alguem tem alguma opiniao quanto a isso ?!
Apalone
Membro Veterano
Registado: segunda set 15, 2008 5:46 pm

quinta abr 12, 2012 12:28 pm

igor92 Escreveu: e quanto a colar a areia com cola PVA ? alguem tem alguma opiniao quanto a isso ?!
No maquetismo utilizo cola branca e misturo areia, pedras, esponja ou outros efeitos decorativos, a cola fica transparente e dura tipo pedra não pode é estar em zona humida senão descola. Eu misturo água para a cola escorrer melhor mas com as garras dos bichos a trepar não tenho tanta certeza.

Nos terrarios uso uma tinta aborrachada, é mais higienico para lavar à mangueirada mas com cimento ou areia fica mais realista.
igor92
Membro Júnior

quinta abr 12, 2012 1:55 pm

era isso q eu queria saber , a cola fica resistente ne ? mas fica facil de manejar sem descolar a areia ? tipo quando eu pegar para levatar e limpar o ninho ( poucas vezes farei isso ) ? ... quanto aos bichos escalando no meus casso acho que n vou ter muito problema pq n e tao alto a rocha que eu fiz , e os gerbos sao bem leves , e geralmente sobem aos saltos :? ..... e caso eles tentem roer , pode ser prejudicial a eles ? grato !
VeraG
Membro Veterano

quinta abr 12, 2012 7:51 pm

igor92 Escreveu:era isso q eu queria saber , a cola fica resistente ne ? mas fica facil de manejar sem descolar a areia ? tipo quando eu pegar para levatar e limpar o ninho ( poucas vezes farei isso ) ? ... quanto aos bichos escalando no meus casso acho que n vou ter muito problema pq n e tao alto a rocha que eu fiz , e os gerbos sao bem leves , e geralmente sobem aos saltos :? ..... e caso eles tentem roer , pode ser prejudicial a eles ? grato !
acho até que podes colocar a areia no final da pintura para ela secar com a tinta.
0.0.1 Pogona Vitticeps
SilvaDuarte
Membro
Registado: domingo abr 08, 2012 9:01 am

quinta abr 12, 2012 11:00 pm

Em termos de higiene fica mal e apos umas lavagens começa a cair. O melhor mesmo é usar uam tinta rsistente e não tóxica
igor92
Membro Júnior

quinta abr 12, 2012 11:43 pm

hj eu comprei as tintas , comprei tintas para artesanato Látex PVA a base de agua ( nao toxica ) nos tons branco , marfim e areia ( tbm tem ocre mas acho q n vou usar )

quanto a ideia de deixar a areia secar com a tinta .... eu estou meio inseguro , talvez por medo de n fixar a areia como eu queira , mas eu vou pintar primeiro , depois colar a areia , e ai irei pintar por cima da areia , pq assim ira ter uma camada de tinta ainda por cima da areia para ajudar na fixacao , fica legal assim ?

quanto a lavar , eu acho q n vou precisar lavar , pq geralmente os gerbos ( ao menos os meus ) sempre escolhem um canto longe de suas tocas para deixar sua urina e fezes , e como as cavernas serao suas tocas , provavelmente eles irao fazer suas necessidades em um outro canto do aquarios , mas se necessitar de o lavar , assim o farei ... :D mas realmente , e algo que eu tenho que levar em consideração , muito obrigado por me alertar quanto a isso ja havia me esquecido desa questao !!

bom hoje ainda vou passar mais uma mao de cimento ( puro ) na rocha e esperar secar para pintar primeiro por dentro ( onde n vou por areia ) e depois pintar a parte externa para depois passar a cola e por areia , depois posto atualizacoes e algumas fotos da caverna ... ate mais !!
igor92
Membro Júnior

segunda abr 16, 2012 12:15 am

Bom pessoal , o projeto para o qual eu pedi ajuda ja esta terminado , e agradeco imensamente a ajuda de todos , bom para quem quiser ver como ficou , eu postei na seção de exoticos do forum , que esta entitulada de "Gerbos de casa nova ...Diario dos meus Gerbos !! " ... segue o link
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=96806

espero que gostem do resultado final , afinal este foi meu primeiro projeto de terrario envolvendo essas tecnicas para fazer cavernas e etc ... Obrigado !
Titanum
Membro Veterano
Registado: sábado jan 07, 2012 10:51 pm

segunda abr 16, 2012 1:23 pm

Gostaria de saber como pintaste, pormenores todos :wink: sff..
igor92
Membro Júnior

segunda abr 16, 2012 2:56 pm

oi , bom eu pintei usando tinta PVA a base de agua , misturei as cores , branco , areia e marfim , e dei 2 camadas de tinta ( seca bem rapido ) depois eu fiz a mesma mistura de tinta so que eu adicionei a areia do terrario para pintar e deixar com a textura da areia , fico bem interessante , no momento eu nao tenho fotos bem detalhadas ainda , mas assim que eu pegar a maquina fotografica ( e de minha mae ) eu tiro fotos bem aproximadas da estrutura para que voce possa ver como ficou a textura ... e para finalizar por cima da tinta passei uma camada de cola PVA , agua e areia para ficar mais texturizada ainda de areia , e para pegar uma cor mais proxima da areia que eu tava usando ... e isso , qualquer coisa e so falar , e em breve eu boto as fotos aqui da estrutura :D
igor92
Membro Júnior

segunda abr 16, 2012 3:11 pm

Hahaha , consegui tirar fotos por agora mesmo , minha mae me emprestou a maquina dela , ai vao algumas fotos bem aproximadas da estrutura ja finalizada para que voce possa ver como ficou a textura

Imagem

Uploaded with ImageShack.us[/img]

Imagem

Imagem

Imagem

pronto ai estão , nao sei se era bem isso que voce queria , mas se nao for e so me dizer , que eu tento tirar outras fotos , no que eu puder ajudar eu ajudo ok :wink: , Abraços!!
VeraG
Membro Veterano

segunda abr 16, 2012 10:32 pm

ficou altamente! parabens!!!
0.0.1 Pogona Vitticeps
Titanum
Membro Veterano
Registado: sábado jan 07, 2012 10:51 pm

segunda abr 16, 2012 10:33 pm

igor92 Escreveu:oi , bom eu pintei usando tinta PVA a base de agua , misturei as cores , branco , areia e marfim , e dei 2 camadas de tinta ( seca bem rapido ) depois eu fiz a mesma mistura de tinta so que eu adicionei a areia do terrario para pintar e deixar com a textura da areia , fico bem interessante , no momento eu nao tenho fotos bem detalhadas ainda , mas assim que eu pegar a maquina fotografica ( e de minha mae ) eu tiro fotos bem aproximadas da estrutura para que voce possa ver como ficou a textura ... e para finalizar por cima da tinta passei uma camada de cola PVA , agua e areia para ficar mais texturizada ainda de areia , e para pegar uma cor mais proxima da areia que eu tava usando ... e isso , qualquer coisa e so falar , e em breve eu boto as fotos aqui da estrutura :D
Colocas-te quantas camadas de cimento?
igor92
Membro Júnior

terça abr 17, 2012 2:05 am

VeraG , fico grato por seu elogio, muito obrigado mesmo

Titanum , quanto às camadas de cimento eu colequei da seguinte forma , comecei com uma camada de cimento cola ( fis uma mistura com uma consistencia mais liquida , para passar como base das demais , ja qua uma camada mais consistente poderia nao fixar direito ) , a segunda camada também foi de cimento cola , so que esta de forma mais pastosa tambem aplicada com pincel .... depois de seca ( mais ou menso 1 dia e meio ) eu passei a primeira camada de cimento normal , sem areia adicionada na mistura , so o cimento e agua , deixando numa consistencia pastosa , eu fui passando com pincel , e depois de ter aplicado eu passava um pincel levemente molhado ( se ficar muito molhado ele pode amolecer demais o cimento e desfixar ) no cimento para poder reparar falhas e ajudar a fixar o cimento e a alisar partes que tenham ficado muito protuberante ... depois de seca , eu fui para a ultima camada de cimento passando da mesma forma que a primeira camada de cimento puro , passo o cimento e depois o pincel levemente molhado para reparos .. depois de seco ai e so pintar da forma como deseja , no meu caso como era uma caverna e eu tinha que cobrir a parte interna e externa demorou mais , pq tinha que ir por etapa , primeiro a parte de dentro ( todas as camadas ate completar as 4 ) e o mesmo na parte de fora , mas com pedra cmuns como a que tem no meio entre as cavernas , eu n passei na parte de baixo ja que esta ficaria no chao , ai so passei nas laterais e no topo... espero ter ajudado , qualquer coisa , como ja havia dito to ai , e so falar ... obrigadao pessoal!!
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”