qual a idade que devo mudar a raçao?
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mar 09, 2012 1:49 pm
boas, podem me ajudar numa duvida s.f? o meu dobermann tem 8 semanas e está neste momento com raçao triple crown lovely puppy ele dá-se lindamente com ela, já me disseram que quando adulto pode-se mudar para uma raçao mais ecónomica mas essa teoria nao me convence até porque esta raçao está num preço mt aceitavel ao meu orçamento, e gostava que ele mantivesse a mesma marca da raçao só que existem algumas variedades, vi a triple "crown sportive dog" parece a mais rica em valores nutricionais devo dar essa? qual delas devo optar dar da mesma marca? eu sei que é uma curiosidade bastante prematura pois ainda falta algum tempo, mas ficaria muito contente se me podessem tirar esta duvida, obrigado pela vossa ajuda e paciencia 

-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mar 09, 2012 1:49 pm
voca, eu nao tenciono mudar de raçao até que ele tenha a idade para mudar para raçao de adulto e mesmo quando essa altura chegar quero mudar apenas o tipo de raçao e nao a marca, só ainda tenho a duvida se essa mudança será aos 12 ou 16 meses. mas obrigado pelo conselhovoca Escreveu:Se o seu cão gosta dessa, não vejo porque quer mudar, quanto ao mudar de ração para quando ele for adulto sempre pode aconselhar-se com o seu vet
Sobre idade para trocar de raçao eu diria entre os 12 e os 14 meses, mas o melhor será falar com o criador ou vet ou alguém que lhe possa dar a informação o mais correcta possível.
Se pensa continuar a dar TC é uma questão de ver qual vai ser o estilo de vida do seu cao.
Apresar da Sportive me parecer melhor a nível de composição, é uma raçao elaborada para animais de trabalho ou muito energéticose que façam mais exercício do que os simples passeios diários.
A Sportive tem 19% de gorduras, mais do que a Housy e a Gourmet.
Se der esta raçao a um cao pouco ativo o que pode acontecer é começar a engordar.
Isto é a minha opinião, nunca usei a Sportive mas pode ser que apareça por aqui alguém que use
Se pensa continuar a dar TC é uma questão de ver qual vai ser o estilo de vida do seu cao.
Apresar da Sportive me parecer melhor a nível de composição, é uma raçao elaborada para animais de trabalho ou muito energéticose que façam mais exercício do que os simples passeios diários.
A Sportive tem 19% de gorduras, mais do que a Housy e a Gourmet.
Se der esta raçao a um cao pouco ativo o que pode acontecer é começar a engordar.
Isto é a minha opinião, nunca usei a Sportive mas pode ser que apareça por aqui alguém que use

<p>"A dúvida é o principio da sabedoria." - Aristóteles </p>
<p>"<strong>Não existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
<p>"<strong>Não existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
Isso depende muito do cao e quando chega á idade adultta pois isso varia de cao para cao...
Mas aconselho que nao de diretamente vaia dando um pouco da outra e aumentando a dose da nova raçao e diminuindo a para juniores.
Obrigado.
Mas aconselho que nao de diretamente vaia dando um pouco da outra e aumentando a dose da nova raçao e diminuindo a para juniores.
Obrigado.
Ovcharka,ovcharka Escreveu:Se ele se da bem com a raçao, nao mudes. Nao tem que haver transiçao quando ele fica adulto. So deves mudar se os habitos de exercicio dele mudarem.
nao percebi muito bem a sua resposta.
Quis dizer que o cão, quando chegar á idade adulta, deve-se/pode manter a comer a raçao puppy?
-
- Membro Veterano
- Registado: terça abr 13, 2010 11:22 pm
Sim, nao vejo essa necessidade se o cao se da bem e mantem o mesmo exercicio. Por exemplo o meu cao so se da mesmo bem com 1 raçao, embora já tenha experimentado diversas. Vou manter sempre essa pois nao vejo motivos válidos para mudar. Se for caes com tendencia a obesidade ou outras situaçoes, ai sim acho que se deve adaptar a raçao a essas condiçoes.maraya Escreveu:Ovcharka,ovcharka Escreveu:Se ele se da bem com a raçao, nao mudes. Nao tem que haver transiçao quando ele fica adulto. So deves mudar se os habitos de exercicio dele mudarem.
Quis dizer que o cão, quando chegar á idade adulta, deve-se/pode manter a comer a raçao puppy?
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta mai 10, 2007 11:04 am
A minha já comeu a Sportive e a Gourmet, sinceramente acho que se deu melhor com a Sportive pois ela é super irrequieta e está sempre aos pinchos (labrador).
There are no dangerous dogs until man "makes" them so.
Hum ok.ovcharka Escreveu:Sim, nao vejo essa necessidade se o cao se da bem e mantem o mesmo exercicio. Por exemplo o meu cao so se da mesmo bem com 1 raçao, embora já tenha experimentado diversas. Vou manter sempre essa pois nao vejo motivos válidos para mudar. Se for caes com tendencia a obesidade ou outras situaçoes, ai sim acho que se deve adaptar a raçao a essas condiçoes.maraya Escreveu:Ovcharka,ovcharka Escreveu:Se ele se da bem com a raçao, nao mudes. Nao tem que haver transiçao quando ele fica adulto. So deves mudar se os habitos de exercicio dele mudarem.
Por um lado faz sentido, porque a gordura em excesso nao deve prejudicar se o cao fizer exercício... Mas e o cálcio e fósforo por exemplo, nao estarão presentes em valores excessivos para adultos?
Lembrei-me também que algumas raçao puppy têm os grãos muito pequenos que nao serão os mais adequados a caes grandes, mas isto já nao é o mais importante.
Eu nunca mantive a raçao puppy e já uma vez uma vet me disse qualquer coisa acerca de nao ser adequado dar puppy a caes adultos por muito tempo - a razão já nao me lembro...

-
- Membro Veterano
- Registado: terça abr 13, 2010 11:22 pm
Maraya, tudo o que escreveu faz sentido. Aliás a Maraya sempre que escreve fá-lo de forma sempre educativa e dá-me sempre gosto ler o que escreve e discutir assuntos consigomaraya Escreveu:Hum ok.ovcharka Escreveu:Sim, nao vejo essa necessidade se o cao se da bem e mantem o mesmo exercicio. Por exemplo o meu cao so se da mesmo bem com 1 raçao, embora já tenha experimentado diversas. Vou manter sempre essa pois nao vejo motivos válidos para mudar. Se for caes com tendencia a obesidade ou outras situaçoes, ai sim acho que se deve adaptar a raçao a essas condiçoes.maraya Escreveu:Ovcharka,ovcharka Escreveu:Se ele se da bem com a raçao, nao mudes. Nao tem que haver transiçao quando ele fica adulto. So deves mudar se os habitos de exercicio dele mudarem.
Por um lado faz sentido, porque a gordura em excesso nao deve prejudicar se o cao fizer exercício... Mas e o cálcio e fósforo por exemplo, nao estarão presentes em valores excessivos para adultos?
Lembrei-me também que algumas raçao puppy têm os grãos muito pequenos que nao serão os mais adequados a caes grandes, mas isto já nao é o mais importante.
Eu nunca mantive a raçao puppy e já uma vez uma vet me disse qualquer coisa acerca de nao ser adequado dar puppy a caes adultos por muito tempo - a razão já nao me lembro...

Eu nao tenho o conhecimento cientifico para saber que valores de certas substancias sao ou nao indicadas para cachorros ou adultos, sou tenho esta opiniao porque a propria Orijen me disse que todas as raçoes deles sao adequadas para todas as idades, para eu lhe dar a que melhores fezes lhe der. Conheço tambem pessoas que deram puppy durante a fase adulta e os caes nao revelam problemas. Mas pronto, sao só opinioes.
Obrigadaovcharka Escreveu:Maraya, tudo o que escreveu faz sentido. Aliás a Maraya sempre que escreve fá-lo de forma sempre educativa e dá-me sempre gosto ler o que escreve e discutir assuntos consigomaraya Escreveu:Hum ok.ovcharka Escreveu:Sim, nao vejo essa necessidade se o cao se da bem e mantem o mesmo exercicio. Por exemplo o meu cao so se da mesmo bem com 1 raçao, embora já tenha experimentado diversas. Vou manter sempre essa pois nao vejo motivos válidos para mudar. Se for caes com tendencia a obesidade ou outras situaçoes, ai sim acho que se deve adaptar a raçao a essas condiçoes.maraya Escreveu:Ovcharka,ovcharka Escreveu:Se ele se da bem com a raçao, nao mudes. Nao tem que haver transiçao quando ele fica adulto. So deves mudar se os habitos de exercicio dele mudarem.
Eu nunca mantive a raçao puppy e já uma vez uma vet me disse qualquer coisa acerca de nao ser adequado dar puppy a caes adultos por muito tempo - a razão já nao me lembro...![]()
Eu nao tenho o conhecimento cientifico para saber que valores de certas substancias sao ou nao indicadas para cachorros ou adultos, sou tenho esta opiniao porque a propria Orijen me disse que todas as raçoes deles sao adequadas para todas as idades, para eu lhe dar a que melhores fezes lhe der. Conheço tambem pessoas que deram puppy durante a fase adulta e os caes nao revelam problemas. Mas pronto, sao só opinioes.

Bem realmente a Orijen (apesar de já ter gama puppy e Adula) tem as composições muito parecidas, tanto a nível de ingredientes como percentagens... Mas é outro nível

Realmente é como disse, sao opiniões

Por falar no cálcio... Ainda nao consegui perceber a razão do elevado nível de cálcio nas raçoes de adulto da TC

E qual é a raça ou porte da Bubas?Ritazza Escreveu:Vou aproveitar este tópico para colocar uma questão. A minha Bubas está a comer Acana puppy (tem mais ou menos sete meses). Quando lhe deixo de dar a puppy? E vale a pena dar uma ração para esterilizados?
É marca própriamaraya Escreveu:E qual é a raça ou porte da Bubas?Ritazza Escreveu:Vou aproveitar este tópico para colocar uma questão. A minha Bubas está a comer Acana puppy (tem mais ou menos sete meses). Quando lhe deixo de dar a puppy? E vale a pena dar uma ração para esterilizados?

Neste momento tem cerca de 10 kg´s.