COMO JUNTAR DOIS GATOS

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Yesi
Membro
Registado: segunda abr 02, 2012 10:41 pm
BillieJean

domingo abr 08, 2012 9:49 pm

Ok... estive aqui há 3 dias, mas é que a coisa anda mesmo preta.
A gata (a "nova") anda demasiado violenta. Não consegue sequer sentir que o gato anda por perto. Rosna tal e qual um cão só de sentir o seu cheiro.
Está bastante agressiva, até comigo. Só quer estar num canto sem que ninguém a chateie.
Ela não era assim. Quando a adoptei era um torrão de açucar. Mimosa! Derretia-se toda em mimos. Mal o cio acabou transformou-se radicalmente.
Estou muito preocupada. O meu maior receio é que esteja a obrigar a gata a estar numa situação na qual ela não está bem.
Sinto-a sempre em estado de alerta, com medo do gato, talvez... Não sei.
Até já ponderei em devolver a gatinha, mas não queria nada. Embora saiba que na SPAD fazem tudo para dar o necessário aos bichinhos, não há nada como o carinho de um lar.
De dia para dia sinto que a atitude dela piora...
hmsf
Membro Veterano
Registado: segunda dez 19, 2011 11:14 am
Marie
Lilou
Judy
Ginjas

domingo abr 08, 2012 10:15 pm

Tens trocado de mantas? Esfregado panos com o cheiro do Shuffle na Billie?
Hélène

“Existem duas maneiras de nos refugiarmos das misérias da vida: música e gatos

Marie: http://arcadenoe.sapo.pt/petsite/marie/63754

Lilou: http://arcadenoe.sapo.pt/petsite/lilou/65468

Benji: http://arcadenoe.sapo.pt/petsite/benji/65036

Judy: http://arcadenoe.sapo.pt/petsite/judy/67009

Ginjas: http://arcadenoe.sapo.pt/petsite/sheldon/67010
Yesi
Membro
BillieJean

domingo abr 08, 2012 10:34 pm

Eles dormem os dois no mesmo sofá. As tigelas estão próximas. Até partilham a mesma caixa, tendo uma para cada.
Nunca houve grandes problemas, mas agora tudo indica que a gata não pode com o cheiro dele... :cry:
FCachapa
Membro Veterano
Registado: segunda mar 21, 2011 2:44 am

terça abr 10, 2012 10:41 am

Olá a todos,
Olá leonildecarvalho!

Antes de mais os meus parabéns pelo tópico tão fantástico que já me fez, nos últimos dias, vir à arca para o ler e reler!

Vou descrever a minha situação, para que me possam dar algumas dicas.
Tenho uma gata chamada Milu com 1 ano e meio. Tenho também um cão com quase um 1 ano. Vou adoptar do Canil/Gatil da minha zona de residência uma gatinha com 1 mês e meio... Vou buscá-la hoje à tarde e espero conseguir por em prática tudo o que aqui partilharam. Contudo surge-me agora uma dúvida de última hora! Em que divisão colocar a pequenina enquanto a Milu se adapta e aceita a nova residente... E coloco esta questão porque a Milu circula por toda a casa, como é claro. Dorme por todos os cantinhos, apesar de ter a cama dela... Ou seja, é dona e senhora de todos os espaços, cantos e recantos... Pensei manter a gatinha no meu quarto, mas a Milu dorme às vezes comigo e passa alguns momentos do dia no meu quarto. O cão tem acesso ao quintal, entrada e cozinha... A comida e caixote da Milu está na casa de banho... Até podia mantê-la no escritório, mas o meu pai entra e sai constantemente e sei que por mais que lhe peça e por mais que ele diga que vai cumprir que volta e meia deixa a porta aberta... Ou seja, não sei se será boa ideia arriscar!
O que me deixa mais reticente é mesmo a reacção da Milu... Quando trouxe o cão cá para casa ela amuou completamente comigo! Durante meses não se aproximava de mim, não entrava no meu quarto (ficava à porta) e sempre que eu tentava tocar-lhe fugia e escondia-se. Aos poucos conquistei-a novamente. Eu criei-a desde bebé, tratei-a que coitada vinha carregada de pulgas e tudo mais que possamos imaginar. Sempre tivemos uma óptima relação. Que mudou com a chegada do cão mas tem vindo a ser recuperada.
Da vossa experiência, acham que vai voltar a acontecer tudo de novo com a nova gatinha? Como devo actuar para evitar que a Milu fique muito triste e novamente a sentir-se "abandonada" por mim? Ou estou a exagerar e tudo isto é natural e normal nos gatos?

(Sempre fui mais uma pessoa de cães!) Todas as dicas serão bem vindas! Obrigada desde já!
FCachapa

"Todos os animais, com excepção do homem, sabem que a urgência da vida é aproveitá-la"
(Samuel Butler)

"A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo que seus animais são tratados"
(Mahatma Gandhi)
PedrocasPT
Membro Veterano
Registado: segunda mar 01, 2010 10:32 am

terça abr 10, 2012 11:43 am

A minha gata Yuffie tem 3 anos, nunca conviveu com outro gato na sua vida. Ontem fui obrigado a trazer um bebé com pouco mais de 2 meses cá para casa apenas por umas horas e descobri que a minha gata tinha medo dele. Fugia e só o observava de longe, mas sempre que ele se tentava aproximar dela, ela voltava a fugir. É normal este comportamento?

No final deste mês vou receber uma gatinha com 2 meses, mas essa vai ficar cá em casa definitivamente.
hmsf
Membro Veterano
Registado: segunda dez 19, 2011 11:14 am
Marie
Lilou
Judy
Ginjas

terça abr 10, 2012 4:15 pm

PedrocasPT, a minha gata tem 1 ano e 9 meses, estava num compartimento na sociedade protectora dos animais com outros gatos, e ainda assim quando trouxe a semana passada uma gatinha bébé ela bufou, rosnou e ficou assustadíssima! E é o dobro ou triplo do seu tamanho!!! Agora as coisas estão mais calmas, acho até que já brincaram um pouco, mais ainda desconfia muito da pequenina e volta e meia até lhe bufa e dá uma patada, mas muito muito ao de leve. Tenha calma e paciência. Vá fazendo as coisas devagar e sem forçar.
Hélène

“Existem duas maneiras de nos refugiarmos das misérias da vida: música e gatos

Marie: http://arcadenoe.sapo.pt/petsite/marie/63754

Lilou: http://arcadenoe.sapo.pt/petsite/lilou/65468

Benji: http://arcadenoe.sapo.pt/petsite/benji/65036

Judy: http://arcadenoe.sapo.pt/petsite/judy/67009

Ginjas: http://arcadenoe.sapo.pt/petsite/sheldon/67010
FCachapa
Membro Veterano
Registado: segunda mar 21, 2011 2:44 am

sábado abr 14, 2012 12:56 pm

Olá novamente!
Estamos no segundo dia de aproximação entre a gatinha recém chegada (2 meses) e a residente Milu (1 ano e meio). Sei que ainda é cedo e que tenho de ter paciência... Mas tenho algumas dúvidas e espero que me possam esclarecer:

- Quanto tempo devem ter os primeiros encontros? Noto que a Milu fica curiosa mas ao fim de algum tempo começa a ficar mais "nervosa"... Começa a rosnar... A abanar a causa... E às vezes assopra... Acrescento que elas apenas têm contacto visual uma da outra. A pequena na cesta com porta fechada e a Milu à solta.

- Quando tiro a Milu do quarto ela fica do outro lado da porta a miar e a raspar a porta... É sinal que a devo deixar entrar novamente ou devo ignorar? Tenho medo que tanto rosnar da Milu assuste a pequena!

- É normal a Milu cheirar a caixa de areia da "nova inquilina", tapar os xixis da pequena mas rosnar ao mesmo tempo? O que significa isto?
FCachapa

"Todos os animais, com excepção do homem, sabem que a urgência da vida é aproveitá-la"
(Samuel Butler)

"A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo que seus animais são tratados"
(Mahatma Gandhi)
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

domingo abr 15, 2012 7:00 pm

Yesi Escreveu:Ok... estive aqui há 3 dias, mas é que a coisa anda mesmo preta.
A gata (a "nova") anda demasiado violenta. Não consegue sequer sentir que o gato anda por perto. Rosna tal e qual um cão só de sentir o seu cheiro.
Está bastante agressiva, até comigo. Só quer estar num canto sem que ninguém a chateie.
Ela não era assim. Quando a adoptei era um torrão de açucar. Mimosa! Derretia-se toda em mimos. Mal o cio acabou transformou-se radicalmente.
Estou muito preocupada. O meu maior receio é que esteja a obrigar a gata a estar numa situação na qual ela não está bem.
Sinto-a sempre em estado de alerta, com medo do gato, talvez... Não sei.
Até já ponderei em devolver a gatinha, mas não queria nada. Embora saiba que na SPAD fazem tudo para dar o necessário aos bichinhos, não há nada como o carinho de um lar.
De dia para dia sinto que a atitude dela piora...
Yes:

Vou ser sucinta - Não se deve esperar dos animais, especialmente felinos, o que NÓS, enquanto seres racionais, queremos deles, á nossa conveniência. Se ela se sente bem no canto dela, é deixá-la estar. Ela saberá a altura certa de interagir com o macho da casa, ou pelo menos ambos aceitarem-se no mesmo espaço. Ela não quer aproximações? Deixe ser ela a pedi-las. O dia virá...
Não há lutas renhidas, com perfuções da pele, pêlo arrancado, etc... pois não? Então deixe o tempo ser o melhor conselheiro :wink:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano

domingo abr 15, 2012 7:06 pm

FCachapa Escreveu:Olá a todos,
Olá leonildecarvalho!

Antes de mais os meus parabéns pelo tópico tão fantástico que já me fez, nos últimos dias, vir à arca para o ler e reler!

(...)
O que me deixa mais reticente é mesmo a reacção da Milu... Quando trouxe o cão cá para casa ela amuou completamente comigo! Durante meses não se aproximava de mim, não entrava no meu quarto (ficava à porta) e sempre que eu tentava tocar-lhe fugia e escondia-se. Aos poucos conquistei-a novamente. Eu criei-a desde bebé, tratei-a que coitada vinha carregada de pulgas e tudo mais que possamos imaginar. Sempre tivemos uma óptima relação. Que mudou com a chegada do cão mas tem vindo a ser recuperada.
Da vossa experiência, acham que vai voltar a acontecer tudo de novo com a nova gatinha? Como devo actuar para evitar que a Milu fique muito triste e novamente a sentir-se "abandonada" por mim? Ou estou a exagerar e tudo isto é natural e normal nos gatos?

(Sempre fui mais uma pessoa de cães!) Todas as dicas serão bem vindas! Obrigada desde já!
Obrigada pelo crédito...

O mais provável é sim a gatinha voltar a amuar... mas, é normal. Afinal, era a rainha da casa e outros peludos invaden-lhe o espaço...! Mas, habitua-se a aceitar...

Quanto ao local onde colocar a bebé... terá mesmo que ser num espaço seguro, até pelo perigo do cão enquanto não forem socializados.... Não deve colocar a cria no seu quarto até porque esse é da "rainha da casa", a gatinha residente :wink:

Sei que venho tarde responder-lhe mas espero, de alguma forma, ter sido de alguma utilidade.

Boa sorte com a nova bebé e vá dando notícias, por favor.

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano

domingo abr 15, 2012 7:13 pm

FCachapa Escreveu:Olá novamente!
Estamos no segundo dia de aproximação entre a gatinha recém chegada (2 meses) e a residente Milu (1 ano e meio). Sei que ainda é cedo e que tenho de ter paciência... Mas tenho algumas dúvidas e espero que me possam esclarecer:

- Quanto tempo devem ter os primeiros encontros? Noto que a Milu fica curiosa mas ao fim de algum tempo começa a ficar mais "nervosa"... Começa a rosnar... A abanar a causa... E às vezes assopra... Acrescento que elas apenas têm contacto visual uma da outra. A pequena na cesta com porta fechada e a Milu à solta.

- Quando tiro a Milu do quarto ela fica do outro lado da porta a miar e a raspar a porta... É sinal que a devo deixar entrar novamente ou devo ignorar? Tenho medo que tanto rosnar da Milu assuste a pequena!

- É normal a Milu cheirar a caixa de areia da "nova inquilina", tapar os xixis da pequena mas rosnar ao mesmo tempo? O que significa isto?
Não existe limites de tempo... :wink: Eles, animais, é que ditam esse tempo, consoante a socialização avança :wink:
Pode, desde início, com a bebé ao colo, logo desde o primeiro dia em casa, mostrá-la aos residentes... e vendo a reacção dela, se bufa, se mostra pãnico em demasia, logo decide de quando em quando repetir a apresentação :wink: . Tudo se baseia numa questão de senso comum... para o bem de todos. Vá avaliando, pouco a pouco e lvai-se apercebendo de qual o próximo passo a dar...

Miar, rosnar, bufar...da gata residente... é tudo normal. Consoante os dias passam, tudo isso vai diminuindo.

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano

domingo abr 15, 2012 7:18 pm

hmsf Escreveu:PedrocasPT, a minha gata tem 1 ano e 9 meses, estava num compartimento na sociedade protectora dos animais com outros gatos, e ainda assim quando trouxe a semana passada uma gatinha bébé ela bufou, rosnou e ficou assustadíssima! E é o dobro ou triplo do seu tamanho!!! Agora as coisas estão mais calmas, acho até que já brincaram um pouco, mais ainda desconfia muito da pequenina e volta e meia até lhe bufa e dá uma patada, mas muito muito ao de leve. Tenha calma e paciência. Vá fazendo as coisas devagar e sem forçar.
... Estão mesmo no bom caminho :wink: :D

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
catherine77
Registado: sábado mai 05, 2012 2:05 pm

sábado mai 05, 2012 2:25 pm

Boa tarde.sou nova por aqui,e registei-me precisamente pq gostei do que li
e precisava de tirar umas duvidas.
Tenho um gato,o lucas,que tem 2 anos,que apanhei na rua qd tinha 2 meses
e ficou a viver cmg e com o meu namorado.nao é o gato mais amistoso que
ja vi,recusa-se a fazer as necessidades na areia,mas qd esta nos bons dias é mt querido.
Ontem a minha mae ligou-me pois tinha encontrado 2 gatinhas bebes no armazem do trabalho,e como vem ai o fds e o tempo esta horrivel,eu e o meu namorado nao resistimos e trouxemos as 2 para casa.
Ja tinha passado pelo processo terrivel e moroso de juntar gatas qd ainda morava com a mama,se bem que sempre com sucesso:D,e portanto estava preparada para mais 3 meser de terror ca em casa.no entanto,as reaccoes foram algo que nunca tinha previsto e que nem entendo bem.hoje o lucas ja estava todo curioso a porta do quarto onde as meninas estao e a brincar pelo vidro,a fazer o som q faz qd lhe damos mimo.por isso experimentei junta-los na mesma divisao.o gato n bufa nem assanha,nem esta tenso.anda atras das gatinhas a cheira-las,mas volta e meia amarra-lhes pelo lombo/pescoco!e eu assusto-me e mando-o parar,e ele nem reage violentamente..para,mas mal pode volta a faze-lo!uma das gatas arrelia-o,morde-o e anda atras dele e o lucas nada,nao reaje mal..e passado um pouco amarra-os de novo!parece que nao ve as gatas como felinos tb,mas como os ratos de brincar dele..e nao entendo se estas 'mordidelas' sao brincadeira,carinho ou mm com intencao de mata-las!de resto anda normal pela casa,e parece que esta chateado c os donos por terem fechado as meninas/brinquddo!isto é normal?é um bom ou mau sinal?
Agradeco desde ja todo o feedback e parabens,adorei o forum!
leonildecarvalho
Membro Veterano

segunda mai 07, 2012 10:07 pm

catherine77 Escreveu:Boa tarde.sou nova por aqui,e registei-me precisamente pq gostei do que li
e precisava de tirar umas duvidas.
Tenho um gato,o lucas,que tem 2 anos,que apanhei na rua qd tinha 2 meses
e ficou a viver cmg e com o meu namorado.nao é o gato mais amistoso que
ja vi,recusa-se a fazer as necessidades na areia,mas qd esta nos bons dias é mt querido.
Ontem a minha mae ligou-me pois tinha encontrado 2 gatinhas bebes no armazem do trabalho,e como vem ai o fds e o tempo esta horrivel,eu e o meu namorado nao resistimos e trouxemos as 2 para casa.
Ja tinha passado pelo processo terrivel e moroso de juntar gatas qd ainda morava com a mama,se bem que sempre com sucesso:D,e portanto estava preparada para mais 3 meser de terror ca em casa.no entanto,as reaccoes foram algo que nunca tinha previsto e que nem entendo bem.hoje o lucas ja estava todo curioso a porta do quarto onde as meninas estao e a brincar pelo vidro,a fazer o som q faz qd lhe damos mimo.por isso experimentei junta-los na mesma divisao.o gato n bufa nem assanha,nem esta tenso.anda atras das gatinhas a cheira-las,mas volta e meia amarra-lhes pelo lombo/pescoco!e eu assusto-me e mando-o parar,e ele nem reage violentamente..para,mas mal pode volta a faze-lo!uma das gatas arrelia-o,morde-o e anda atras dele e o lucas nada,nao reaje mal..e passado um pouco amarra-os de novo!parece que nao ve as gatas como felinos tb,mas como os ratos de brincar dele..e nao entendo se estas 'mordidelas' sao brincadeira,carinho ou mm com intencao de mata-las!de resto anda normal pela casa,e parece que esta chateado c os donos por terem fechado as meninas/brinquddo!isto é normal?é um bom ou mau sinal?
Agradeco desde ja todo o feedback e parabens,adorei o forum!
Se pudessemos adivinhar o que irá nas cabecitas deles... :wink: :lol: De qualquer forma, pelo sim pelo não, o melhor é estar de olho nos 3, especialmente nele, sendo ele mais corpolento... :wink: Portanto é nunca os deixar a sós, enquanto não houverem certezas das intenções do gato adulto.

Boa sorte para o trio aí de casa :wink: :D

Tenha as unhas dos pequenitos e do residente mais velho, aparadas.

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Yesi
Membro
BillieJean

segunda mai 07, 2012 11:12 pm

LOL tão lindo o Lucas <3

Eu, pessoalmente, já desisti do meu caso :lol:
leonildecarvalho
Membro Veterano

terça mai 08, 2012 9:06 pm

Yesi Escreveu:LOL tão lindo o Lucas <3

Eu, pessoalmente, já desisti do meu caso :lol:
Mas só mesmo assim é que ela irá perceber que terá que dar o primeiro passo... :wink:

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Gatos”