cão ou cadela?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

filipacosta
Membro Júnior
Registado: sexta jun 05, 2009 1:02 pm

domingo abr 15, 2012 11:23 am

olá a todos,

Queremos adoptar um cão e quer eu e o meu companheiro temos experiência com cães agressivos com outros cães. Agora temos um filho de quatro anos e passamos muito tempo ao ar livre, por isso queremos ter um animal que aprenda facilmente a socializar com outros cães. Sempre tivemos cães machos, por isso gostariamos de saber se optar por uma fêmea poderia ser mais fácil neste aspecto.

Agradeço as opiniões, Filipa
Acena
Membro Veterano
Registado: sábado set 27, 2008 10:53 am

domingo abr 15, 2012 12:10 pm

Mais do que ser macho ou fêmea, depende do temperamento do cão e da educação que lhe der desde cedo.
Riscas007
Membro
Registado: quinta set 30, 2010 4:35 pm

domingo abr 15, 2012 12:14 pm

A sociabilização depende mais do "treino" de sociabilização que é feito desde pequeninos do que propriamente do sexo.

E claro o feitio animal em questão também facilita.

O sexo só intrefere um pouco se for para viver/conviver com regularidade perto de machos ou fêmeas.

Se for para viver perto de um macho, será mais fácil se for uma fêmea.
filipacosta
Membro Júnior

domingo abr 15, 2012 1:07 pm

obrigado pelas opiniões, com que concordo, obviamente, mas por exemplo: nós fazemos muitas caminhadas e gostavamos que o cão nos acompanhasse desde pequeno. Muitas vezes passamos por aldeias que tem cães soltos. O facto de o nosso cão ser uma fêmea não poderá diminuir o risco d eum confronto? Quando um cão está no seu território não é menos agressivo com uma fêmea do que com outro macho?

e as femeas, são tão territoriais e agressivas com estranhos quanto os machos?

nunca tivemos fêmeas e não faço ideia se há diferenças comportamentais significativas...
kittten
Membro Veterano
Registado: segunda jul 11, 2011 1:02 pm

domingo abr 15, 2012 1:14 pm

Tenho neste momento 4 fêmeas e 2 delas são tão ou mais territoriais que os machos.
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
Acena
Membro Veterano

domingo abr 15, 2012 1:49 pm

Pois, há quem diga que as cadelas são mais fáceis. Eu tive uma cadela bastante complicada com outros cães, ai do cão que se lhe tentasse impor, que a irritasse ou que a provocasse. Eu sabia como ela era e sempre esteve controlada. Mesmo assim era a minha cadela perfeita, amorosa, muito inteligente e concentrada, fazia provas de obediência invejáveis. Foi ela que me levou a preferir fêmeas a machos :D
kittten
Membro Veterano

domingo abr 15, 2012 1:53 pm

Mas eu continuo a preferir fêmeas a machos, só que diz-me a experiência que quando toca a serem territoriais tão territoriais são uns como outros.

Ah! e eu também adoro as minhas cadelas, são territoriais mas entre elas, para nós são uns doces, una animais espantosos.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

www.apterrariofilia.org

Madalena Marques
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

domingo abr 15, 2012 1:56 pm

Se escolher uma raça de temperamento territorial e forte, é sempre aconselhável escolher cadela porque são mais fáceis de lidar.

Eu prefiro cadelas no geral. Mas não quer dizer que se possa ter menos atenção na educação, necessitam á mesma de ser bem socializadas e de aprenderem obediência.
Acena
Membro Veterano

domingo abr 15, 2012 2:05 pm

kittten Escreveu:Mas eu continuo a preferir fêmeas a machos, só que diz-me a experiência que quando toca a serem territoriais tão territoriais são uns como outros.
É o que eu acho, apesar de dizerem que as cadelas são mais fáceis, não é o que eu vejo na minha realidade.
cantitb
Membro Veterano
Registado: domingo abr 11, 2010 2:17 pm

domingo abr 15, 2012 2:39 pm

Eu tenho um cão e uma cadela e a fêmea é mais territorial do que o macho... A fêmea é castrada, o macho é inteiro.

Eu prefiro fêmeas a machos, no futuro escolherei sempre fêmeas.
filipacosta
Membro Júnior

segunda abr 16, 2012 11:48 am

obrigado a todos pelas respostas, foram muito úteis.

como encontrei aqui uns amantes de cadelas, aproveito para perguntar: e os cios?

temos aquela ideia de viver com a casa rodeada de machos furiosos nessas alturas e da casa toda suja de sangue...como é na verdade?

:)
sasquatch
Membro Veterano

segunda abr 16, 2012 12:03 pm

É muito simples: esterilize a cadela.

Tive animais inteiros e é tal e qual assim: stress enorme, casa suja e cães de volta da porta.
kittten
Membro Veterano

segunda abr 16, 2012 12:58 pm

filipacosta Escreveu:obrigado a todos pelas respostas, foram muito úteis.

como encontrei aqui uns amantes de cadelas, aproveito para perguntar: e os cios?

temos aquela ideia de viver com a casa rodeada de machos furiosos nessas alturas e da casa toda suja de sangue...como é na verdade?

Casa toda suja de sangue? Depende. Nas minhas só nos 1ºs. cios é que isso acontece, elas limpam-se bastante bem o que não quer dizer que não caia 1 ou outro pingo no chão.

E não, não tenho um séquito de cães à porta.

www.apterrariofilia.org

Madalena Marques
Floripes2
Membro Veterano
Registado: terça nov 15, 2011 1:02 pm

segunda abr 16, 2012 1:11 pm

filipacosta Escreveu:obrigado a todos pelas respostas, foram muito úteis.

Depende do tamanho da cadela, mas, como a Kittten disse, elas próprias fazem a sua higiene muito eficientemente. E um pavimento facilmente lavável ou umas cobertas nos sofás e camas resolvem alguma sujidade que possa haver.

Quanto aos machos furiosos a rodearem a casa, nunca dei por isso nos seis anos em que a minha cadela esteve inteira. Só os de casa se apinhavam à porta do quarto em que eu a metia, mas dispersavam sem recalcitrar quando lhes dava ordem para isso. E nunca lutaram uns com os outros.

Na rua, quando a levava ao passeio é que surgiam outros cães a perseguir a donzela cheirosa, e por vezes era mais problemático enxotá-los, mas nada como fazer passeios curtos e rápidos nessas alturas.

É claro que se a sua amiga optar por castrar a cadela, esses problemas desaparecerão, mas isso é decisão dela, a tomar conforme as circunstâncias da sua vida pessoal.

Ah, e eu também prefiro cadelas. :D
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>&Eacute; muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabe&ccedil;a erguida.</strong> - "By" Sasquatch,&nbsp;acrescento de&nbsp;v&iacute;rgulas meu.</p>
sasquatch
Membro Veterano

segunda abr 16, 2012 1:28 pm

Se está a pensar andar com a cadela a acompanhar caminhadas e corridas, terá mesmo de a esterilizar a não ser que prefira ter o animal fechado durante todo o periodo do cio.

Os meus animais eram de grande porte e sujavam bastante. Como vivo em moradia tinha sempre animais da rua à porta.

Com a esteriização vai eliminar o risco de doenças uterina e diminuir muito o risco de cancro da mama.
Responder

Voltar para “Cães”