O que dá o fundamentalismo

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Floripes2
Membro Veterano
Registado: terça nov 15, 2011 1:02 pm

segunda abr 16, 2012 11:09 pm

NicaJunior Escreveu:
Tassebem Escreveu:

Vou fazer mais uma comparaçãozinha e até estou curiosa para ver se há muita gente a eriçar-se: se eu tivesse o marido preso no Tarrafal, não aceitava uma caderneta de cheques-refeição oferecida pelo Salazar para alimentar os meus filhos, nem que tivesse de ir roubar, compreende? É que depois o Salazar aproveitava isso para propaganda, enquanto torturava e matava lentamente o meu marido. E isso seria uma traição da minha parte.
Diz a Tasse, que está à distancia de tal coisa acontecer no seu imaginário e portanto a Tasse pode conceder-se a si própria todos os desfechos heróicos que entender.
Mas daí à realidade.... que mãe seria a Tassebem se em nome de uma ideologia politica deixasse morrer os seus filhos à fome? Teria coragem para tal?
Se quiserem tirar um curso intensivo a respeito deste tema, falem comigo.

Não, Nicas, os meus pais preferiam que rebentássemos de fome num canto qualquer a aceitarmos uma migalha que fosse de quem os perseguia e metia em Caxias, Aljube, Peniche, etc. Mesmo que isso os retalhasse de dor. E nós, miúdos como éramos, concordávamos em absoluto com eles, pois bebemos no leite materno o sentido da ética moral e da verticalidade de opiniões.

E como nós havia muitos mais. O oportunismo era coisa execrada entre nós. Quase tanto como a delação.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>&Eacute; muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabe&ccedil;a erguida.</strong> - "By" Sasquatch,&nbsp;acrescento de&nbsp;v&iacute;rgulas meu.</p>
Suesca
Membro Veterano
Registado: sexta jun 24, 2011 1:34 pm

segunda abr 16, 2012 11:15 pm

Nao sei se é verdade nem disse que era. foi o que li... Entendam.se. mas o que interessa é que a raçao nao foi fora. Caes vao come.la!
Podem falar, podem falar, mas a mim o que realmente interessa s&atilde;o os animais...
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

segunda abr 16, 2012 11:15 pm

NicaJunior Escreveu:
Tassebem Escreveu:

Vou fazer mais uma comparaçãozinha e até estou curiosa para ver se há muita gente a eriçar-se: se eu tivesse o marido preso no Tarrafal, não aceitava uma caderneta de cheques-refeição oferecida pelo Salazar para alimentar os meus filhos, nem que tivesse de ir roubar, compreende? É que depois o Salazar aproveitava isso para propaganda, enquanto torturava e matava lentamente o meu marido. E isso seria uma traição da minha parte.
Diz a Tasse, que está à distancia de tal coisa acontecer no seu imaginário e, portanto, pode conceder-se a si própria todos os desfechos heróicos que entender.
Mas daí à realidade.... que mãe seria a Tassebem se em nome de uma ideologia politica deixasse morrer os seus filhos à fome? Teria coragem para tal?
Tem razão no que diz no aspecto em que há situações em que só sabemos do que somos capazes quando nos vimos nelas.

Mas eu não disse que os deixava morrer à fome, disse que preferia ir roubar a aceitar. E, se as coisas tivessem um desfecho semelhante a esta situação, os meus filhos não morriam de fome e eu até ficaria com comida na despensa, como disse desde o início do tópico que seria expectável. As pessoas têm tendência a ser mais solidárias para com quem tem atitudes de nobreza e coerência até na necessidade.

E não o faria em nome de uma ideologia, até podia não partilhar a do meu marido, mas sim em nome de valores -- coisa que, eu sei, anda muito subvalorizada hoje em dia. Em tempos de míngua, é o que costuma acontecer, com consequências trágicas. E a nossa crise de valores já é anterior à crise propriamente dita. É civilizacional.
Tassebem
Membro Veterano
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

segunda abr 16, 2012 11:19 pm

Floripes2 Escreveu:
NicaJunior Escreveu:
Tassebem Escreveu:

Diz a Tasse, que está à distancia de tal coisa acontecer no seu imaginário e portanto a Tasse pode conceder-se a si própria todos os desfechos heróicos que entender.
Se quiserem tirar um curso intensivo a respeito deste tema, falem comigo.

Não, Nicas, os meus pais preferiam que rebentássemos de fome num canto qualquer a aceitarmos uma migalha que fosse de quem os perseguia e metia em Caxias, Aljube, Peniche, etc. Mesmo que isso os retalhasse de dor. E nós, miúdos como éramos, concordávamos em absoluto com eles, pois bebemos no leite materno o sentido da ética moral e da verticalidade de opiniões.

E como nós havia muitos mais. O oportunismo era coisa execrada entre nós. Quase tanto como a delação.
Pronto, Nicas, aí tem. A Floripes respondeu-lhe com um conhecimento de causa que eu não tenho, mas de que gostaria muito de estar à altura, em circunstâncias semelhantes.
NicaJunior
Membro Veterano
Registado: terça jul 13, 2010 1:43 pm

segunda abr 16, 2012 11:22 pm

Lulu,
A minha pergunta foi se seria a Tassebem ( e agora incluo a Lulu), enquanto mãe, capaz de ver os filhos a torcerem-se de fome e em nome de um orgulho ideológico ignorar isso.
A Lulu conseguia ignorar a fome do seu filho como os seus pais ignonaram a sua?
Primeiro, levaram os comunistas
e eu nada disse, porque não era comunista

Depois, levaram os sindicalistas
e eu nada disse, porque não era sindicalista

Depois, levaram os judeus
e eu nada disse, porque não era judeu

Depois, levaram-me a mim
e já não havia ninguém que me pudesse defender

Martin Niemöller
Tassebem
Membro Veterano

segunda abr 16, 2012 11:23 pm

NicaJunior Escreveu:Lulu,
A minha pergunta foi se seria a Tassebem ( e agora incluo a Lulu), enquanto mãe, capaz de ver os filhos a torcerem-se de fome e em nome de um orgulho ideológico ignorar isso.
Mas não é orgulho ideológico, porque é que insiste em chamar-lhe isso?
Floripes2
Membro Veterano
Registado: terça nov 15, 2011 1:02 pm

segunda abr 16, 2012 11:32 pm

NicaJunior Escreveu:Lulu,
Antes de chegar ao ponto de o ver torcer-se de fome teria arranjado maneira de lhe dar de comer sem recorrer à caridade do inimigo. E os meus pais nunca ignoraram a minha, não ponha na minha boca palavras que eu não disse (o que parece ser pecha sua nos últimos tempos).

Mas já que pergunta: sim, seria capaz de o ver torcer-se de fome se não houvesse outra maneira. O orgulho ideológico não tem nada a fazer aqui, nem é coisa que exista. O que nos pode mover, e nos movia nessa época, é, como já disse, a verticalidade e a dignidade, mas realmente não posso esperar que compreenda isto quem nunca se viu na mesma situação.

Que, a propósito, não tem nada a ver com o tema do tópico, no qual não pego nem com tenazes.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>&Eacute; muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabe&ccedil;a erguida.</strong> - "By" Sasquatch,&nbsp;acrescento de&nbsp;v&iacute;rgulas meu.</p>
NicaJunior
Membro Veterano
Registado: terça jul 13, 2010 1:43 pm

segunda abr 16, 2012 11:39 pm

Eu não tenho essa força mental nem sou dada a actos heróicos. Se por uma qualquer razão as minhas filhas ou alguns dos meus ( cães incluídos ) estivessem em risco tenho a certeza que engoliria o meu orgulho na hora.
Sou , portanto, muito mais fraca que vocês, Tasse e Lulu. :oops:
Primeiro, levaram os comunistas
e eu nada disse, porque não era comunista

Depois, levaram os sindicalistas
e eu nada disse, porque não era sindicalista

Depois, levaram os judeus
e eu nada disse, porque não era judeu

Depois, levaram-me a mim
e já não havia ninguém que me pudesse defender

Martin Niemöller
Argguida
Membro Veterano
Registado: segunda fev 06, 2012 12:18 pm

segunda abr 16, 2012 11:40 pm

Tassebem, como sabe, também eu tenho princípios dos quais não abdico de forma alguma mas, conhecendo alguns dos podres (muitos por sinal, da UZ), custa-me ver que de repente, lá bem guardado no sotão, lembraram-se que eles afinal existem e, em nome desses mesmos princípios se dêem ao luxo de recusar 500 Kg de ração para os seus animais.

Só vem confirmar o que eu penso já há muito tempo a respeito desta Associação: Os animais são um meio para atingirem certos fins e é contra isso que eu não pactuo. Que se sirvam dos mais fracos, dos mais desprotegidos para serem "estrelas da companhia" e para lutas de egos. :twisted: :twisted: :twisted:

Sim porque quem está à frente desta Associação é tudo mesno sério e genuinamente preocupado com os animais. :twisted: :twisted: :twisted:

Não me venham dizer que podem ter existido mudanças pois, mesmo que elas tenham existido, o "polvo" tem uns tentáculos demasiado grandes e, aliás, o nome da pessoa que recusou a ração é bem prova disso. :twisted: :twisted: :twisted:
davipet
Membro Júnior
Registado: terça abr 17, 2012 1:06 am

terça abr 17, 2012 1:34 am

Começo o meu comentário a este tópico de forma introdutória já que é o primeiro a que me debruso pois cheguei ainda agora.

Gostar de animais é um tema muito complexo que deve ser discutido por todos nós, apesar de acreditar que passa muito por equipas multidisciplinares, devendo essas representar a sociedade. O estado deveria assim rependar o código civil, com a ajuda destas equipas, pois como sabem, os animais são considerado "coisas" pelo próprio estado.

Sendo assim, partindo desse principio, deveria para mim, ser permitido as touradas até à morte assim como a morte e o dominio em qualquer industria, inclusivie cosmética, perfumaria e moda, até as pessoas terem consciência do crime que o nosso código civil intitula.

O que quero dizer, é que qualquer discusão relativo aos direitos dos animais é inutil e se contradis quando uma assembleia proibe as touradas e não cria direitos próprios retirando inclusive o titulo de "coisas" e "propriedade" que vigora na nossa lei.

Mas como todos intimamente vamos acordando aos poucos. Fica aqui mais um comentário que pouco acrescenta ao tema mas que alguma coisa vos poderá dizer.

Os expetaculos de morte, como é o caso das touradas, e o uso dos animais como coisas, são comportamentos que deveriam ser sensurados.

Segundo Margarida Saldanha, relativamente à noticia do Correio da Manhã:

"No mesmo dia em que está a acontecer uma importante manifestação pelos direitos dos animais, aparecem estes senhores que são a favor das touradas. Foi um acto de má fé", afirmou Margarida Saldanha.

Esta justificação é aceitavel. O seu comportamento não me choca. O que choca é o markting e a falsa ajuda que estes senhores querem passar. Faz-me lembrar aqueles grupos de mafiosos que silênciam as pessoas dando-lhes ajudas que teram custos maiores.

Os animais comem seja dessa instituição ou de outros grupos, mas o peso dessa comida iria sair muito mais caro para eles. É uma estratégia muito fria que parece estar a desenrolar.

Não podemos aceitar ajuda de qualquer parte sem teremos a visão de entender o resultado que essa ajuda vai ter.

A senhora teve o que se diz na giria "to***" em recusar. Mostrou que ama de verdade os animais. Se fosse outro qualquer tinha aceite e nem pensaria nas consequências.
Argguida
Membro Veterano
Registado: segunda fev 06, 2012 12:18 pm

terça abr 17, 2012 1:48 am

Compreendo a sua posição se bem que, talvez por saber muitas histórias a respeito da UZ (algumas delas presenciadas por mim) não acredito neste súbito apelo à ética a a valores que ... infelizmente não existiram no passado. Como as moscas são as mesmas ... peço imensa desculpa mas não acredito.

Oxalá os interesses que movem estas pessoas fossem REALMENTE os animais ... certamente que eles estariam bem melhor e muitos deles não teriam já sofrido tanto, dentro da própria instituição que os deveria proteger. :cry: :cry: :cry:
son1a
Membro Veterano
Registado: quinta abr 22, 2010 7:37 pm

terça abr 17, 2012 2:44 am

Na minha opinião estiveram mal ambas as partes.
A prótoiro porque o fez com segundas intenções, e a UZ porque n pensou verdadeiramente nos animais.
Se os animais da UZ estiverem de facto com falta de alimento esta recusa é no mínimo descabida.
Se n tiverem com falta de comida então os apelos é que são descabidos.

No que diz respeito ás vossas comparações, nem têm ponta por onde se lhe pegue.
Uma coisa sou eu a passar fome, outra coisa são aqueles que estão á minha responsabilidade.
Tanta ética e moral por se aceitar algo do «inimigo», mas roubar já cabe nos moralismos, e pior...deixar animais a passar fome.

Enfim...

<p>&nbsp;</p>
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

terça abr 17, 2012 6:43 am

Parabéns pelos pais que teve.
Deve sentir - com justiça - muito orgulho neles.
Não podemos aceitar ajuda de qualquer parte sem teremos a visão de entender o resultado que essa ajuda vai ter.
Se os governos tivessem feito isto talvez não estivessemos hoje com a corda na garganta...

O caminho mais fácil é sempre o mais atraente.
Mas não pensem que as facilidades não se pagam.
Pagam-se com juros.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
SilvaDuarte
Membro
Registado: domingo abr 08, 2012 9:01 am

terça abr 17, 2012 7:52 am

Isso é que são os 1500 kg ? Parecem mais 150 kg. E a ração parece de supermercado, a "ensanguentada" parecia da boa.
TheOnlyOne Escreveu:Ó prós 1500kg de ração apregoada:

Imagem

:lol: :lol: :lol: :lol:
SilvaDuarte
Membro
Registado: domingo abr 08, 2012 9:01 am

terça abr 17, 2012 7:54 am

Os outros não preocupam porque as suas direções nota-se que estão focalizadas para alimentar os animais. A UZ com os seus principios morais acima da boca dos animais é que preocupa.
Tassebem Escreveu:Mas só vos «preocupam» os cães da UZ? Então e os outros, que ficaram com mais 500 quilos de ração (e que, se a responsável pela associação aceitou, é porque precisavam), não têm barriga para encher? Acho que todos os amigos dos animais deviam estar satisfeitos com este desfecho...
Responder

Voltar para “Cães”