bolas de pêlo

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
fmoniz
Membro Veterano
Registado: sexta abr 06, 2012 9:50 pm

terça abr 17, 2012 6:30 pm

Olá!

Tenho uma gatinha com 3 meses de pêlo médio e gostaria de saber o que usam nos vossos gatos para prevenir a formação de bolas de pêlo.

Estive a ler o tópico da Arca de Noé, mas não me deu informação precisa acerca de como prevenir.

Uso de uma boa ração - já o faço.
Escovar o gato diariamente também.

Usam algum produto? ouvi uma vez uma senhora a dizer que usava um gel que os gatos adoravam e que era para evitar a formação de bolas de pêlo, mas não sei até que ponto a informação é fidedigna e confesso que também me esqueci de perguntar ao vet. (Voltarei lá no fim do mês para o reforço de vacinas, por isso já lhe posso colocar estas dúvidas).

Também ouvi dizer que o azeite fazia bem ao pêlo (?) Não sei se o deixa mais brilhante, ou mais forte...

Agradeço opiniões.
Muito obrigado pela vossa colaboração ;)
99smiles
Membro Veterano
Registado: sexta ago 07, 2009 9:20 am

terça abr 17, 2012 7:23 pm

Compre uma bisnaga de malte para evitar a formação de bolas de pêlo, mas pergunte ao veterinário se com 3 meses o gatinho já pode comer isso... Com 3 meses ainda o acho mt novo para já ter formação de bolas de pêlo.
MiCas2011
Membro Veterano
Registado: quinta out 06, 2011 4:01 pm

terça abr 17, 2012 7:33 pm

Olá!

Esse gel é uma pasta, é pasta de malte... mas só deve ser dado a partir dos 6 meses. Ajuda a evitar a formação das bolas de pelo porque é uma espécie de laxante...

Quando for ao vet com o gatinho pergunte o que deve fazer e siga os conselhos dele

Não deve dar azeite, nem nada dessas coisas.
... Carolina Homenagem ao meu Tareco: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... highlight=
fmoniz
Membro Veterano

terça abr 17, 2012 7:36 pm

Sim, não será para já, mas sim para evitar complicações futuras. Penso que por agora uma boa "escovadela" e boa ração chegam.

Obrigado :wink:
fmoniz
Membro Veterano

terça abr 17, 2012 7:42 pm

Uma coisa que resparo na minha gata, é que esta está com um pêlo "seco", pouco lustroso, sem brilho... talvez seja da ração que comeu na associação. Existe alguma coisa que torne o pêlo mais brilhante?
99smiles
Membro Veterano
Registado: sexta ago 07, 2009 9:20 am

terça abr 17, 2012 7:58 pm

Escovagens a mais tb podem fazer mal ao pêlo... Não sou nenhuma expert mas estou a achar escovagens a mais numa cria de 3 meses que ainda não deve ter o pêlo a cair assim tanto. Eu em todos os animais que tive apenas reparei queda de pêlo mais depois dos 6 meses.
Escovar todos os dias tb pode estar a enfraquecer o pêlo e a quebra-lo.

É um gato de pêlo curto ou comprido?? Os meus de pêlo curto só são escovados 1 vez por semana, mais 2.
fmoniz
Membro Veterano

terça abr 17, 2012 8:00 pm

Olá!

Bom, escovo diariamente mas ela não tem problemas de queda de pêlo, sai sempre um mpêlo ou outro mas nunca´em grandes quantidades.

Tem pêlo médio.
fmoniz
Membro Veterano

terça abr 17, 2012 8:05 pm

Imagem

É esta gatinha, não nem pêlo muito comprido nem muito curto.
MiCas2011
Membro Veterano
Registado: quinta out 06, 2011 4:01 pm

terça abr 17, 2012 8:25 pm

fmoniz, a sua gatinha ainda é um bebé :) ... esse pelo ainda vai cair e vai nascer um pelo brilhante e mais forte :wink:

Não se preocupe demasiado com essas coisas... pode escovar mas se não for de pelo comprido, também não faz mal que o não faça diariamente...
... Carolina Homenagem ao meu Tareco: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... highlight=
Debora20
Membro Veterano
Registado: segunda fev 26, 2007 9:37 pm

terça abr 17, 2012 8:57 pm

O género de pelo da sua gatinha, nao é de fazer nós e esta me a parecer muito menos bolas de pelo, depende se ela tiver habito de se lamber ou nao, a minha por exemplo é uma persa, mas nao se lambe quase nada, logo nao faz bolas de pelo, dou a pasta de malte uma vez por semana na mesma para prevenir!!
Faz bem em escova-la todos os dias nem que seja só para a habituar, mas nao tem necessidade disso, ela ainda é uma bebe!
<p><strong>Ter animais &eacute; o mais saud&aacute;vel e recompensante dos vicios...</strong></p>
<p><strong><strong></strong></strong></p>
Satomi
Membro Veterano
Registado: sábado jul 02, 2011 9:37 pm

terça abr 17, 2012 9:28 pm

E já agora, é muito bonita a gatinha ^^
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quarta abr 18, 2012 1:10 pm

MiCas2011 Escreveu:fmoniz, a sua gatinha ainda é um bebé :) ... esse pelo ainda vai cair e vai nascer um pelo brilhante e mais forte :wink:

Não se preocupe demasiado com essas coisas... pode escovar mas se não for de pelo comprido, também não faz mal que o não faça diariamente...
Numa alimentação pobre... o pêlo fica sim com aspecto de seco e sem brilho, tenha a idade que tiver o animal.

fmoniz:
Se tem possibilidade de lhe dar rações mais ricas em "omega" e dar-lhe um suplemento alimantar próprio para esses casos...pois dê-lhe. Fale com o seu Vet, mesmo até por telefone, o pode fazer, para que ele lhe idique a ração e o suplemento apropriado para esse caso :wink:

Boa sorte,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
fmoniz
Membro Veterano

quarta abr 18, 2012 5:10 pm

Muito obrigada pelas vossas sugestões.No final do mês falarei com o vet a ver quandoa Nuska começará a ingerir essa pasta para evitar formação de bolas de pêlo.

Ela come uma boa ração, RC, mas logo verei com o vet,e falarei também algum suplemento de ómega 3.

Muito obrigado!
Responder

Voltar para “Gatos”