kefir quem tem zona lisboa?
Pois, não sei. Antes de sair correndo tenho de me informar melhor.
<p>Olá, eu sou a Bronkas de outros fóruns e aqui já fui a LucNun.
</p>
<p> </p>
<p><strong>Cada vez me convenço mais que há pessoas que têm o intestino ligado à testa.</strong> - "By" alguém que tem ambas as coisas no seu devido lugar.
</p>

<p> </p>
<p><strong>Cada vez me convenço mais que há pessoas que têm o intestino ligado à testa.</strong> - "By" alguém que tem ambas as coisas no seu devido lugar.

Aqui em casa vivemos 4 humanos, uma cadela, um fungo fermentador de kifir, e a nossa aquisiçao recente: bacterias lacticas em soluçao ("sivaratka"). Uma amiga nossa trouxe de fora, lá vendem-se em farmacias.
Basicamente sao bacterias disolvidas em leite (que ja nao é leite xD), quando adicionados ao leite fazem iogurte, ja nao é kifir, pois nao tem granulos e é mais cremoso. As bacterias nao se separam do iogurte, por isso é preciso deixar sempre um pouco do tal iogurte (que sera a soluçao de bacterias) para futuras utilizaçoes. Se aquecermos em lume brando separa-se em agua e tvorog (aqui em casa preferimos o tvorog proveniente deste iogurte do que do kifir). Se adicionarmos à nata faz-se smetana, muito boa, parece mesmo smetana!! é super deliciosa e faz-se num dia, menos do que 24h, aqui em casa ja tinhamos saudades de comer tvorog, sirniki, bareniki, e outras coisas com smetana...nhaam nham...
So para meter inveja: Hoje comi morangos cortado em pedacinhos com smetana e mel! uma rteceita simples e deliciosa
Basicamente sao bacterias disolvidas em leite (que ja nao é leite xD), quando adicionados ao leite fazem iogurte, ja nao é kifir, pois nao tem granulos e é mais cremoso. As bacterias nao se separam do iogurte, por isso é preciso deixar sempre um pouco do tal iogurte (que sera a soluçao de bacterias) para futuras utilizaçoes. Se aquecermos em lume brando separa-se em agua e tvorog (aqui em casa preferimos o tvorog proveniente deste iogurte do que do kifir). Se adicionarmos à nata faz-se smetana, muito boa, parece mesmo smetana!! é super deliciosa e faz-se num dia, menos do que 24h, aqui em casa ja tinhamos saudades de comer tvorog, sirniki, bareniki, e outras coisas com smetana...nhaam nham...
So para meter inveja: Hoje comi morangos cortado em pedacinhos com smetana e mel! uma rteceita simples e deliciosa
Pois, deve ter sido isso mesmo que fez (faz?) uma amiga minha, russa que conheci em Moscovo, casada com um português.
Uma vez que a encontrei cá, ela disse-me que fazia smetana com iogurte, mas não me deu indicações tão estritas sobre o processo: só que misturava nas natas um iogurte simples dos que cá se vendem, na mesma proporção que utilizamos para fazer iogurtes caseiros.
Teffie, não conseguirá saber que fermentos lácticos são esses? Serão os mesmos que nas farmácias de cá se vendem como coalho para fazer queijo?
Uma vez que a encontrei cá, ela disse-me que fazia smetana com iogurte, mas não me deu indicações tão estritas sobre o processo: só que misturava nas natas um iogurte simples dos que cá se vendem, na mesma proporção que utilizamos para fazer iogurtes caseiros.
Teffie, não conseguirá saber que fermentos lácticos são esses? Serão os mesmos que nas farmácias de cá se vendem como coalho para fazer queijo?
<p>Olá, eu sou a... Floripes.
</p>
<p> </p>
<p><strong>É muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabeça erguida.</strong> - "By" Sasquatch, acrescento de vírgulas meu.</p>

<p> </p>
<p><strong>É muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabeça erguida.</strong> - "By" Sasquatch, acrescento de vírgulas meu.</p>
Teffie Escreveu:...aqui em casa ja tinhamos saudades de comer tvorog, sirniki, bareniki, e outras coisas com smetana...nhaam nham...

</p>
<p> </p>

<p> </p>
ainda hoje falei em coalho na aula de biologiaFloripes2 Escreveu:Pois, deve ter sido isso mesmo que fez (faz?) uma amiga minha, russa que conheci em Moscovo, casada com um português.

Acabamos de jantar coelho em molho de smetana e cogumelos, os microorganismos são uma coisa de valor, sim senhor! Ja nao imagino a minha vida sem eles

Vou ver se trato disto ainda hoje, se não amanha informo-a Floripes2.

Coelho em molho de smetana e cogumelos? Grrrrrr...

</p>
<p> </p>

<p> </p>
hahaha normalmente é a minha mae que faz essas coisas eu so fico a observar o processo, mas eu vou ver se trato de dar umas receitas com fotografias (para abrir o apetite!)Floripes2 Escreveu:Teffie Escreveu:...aqui em casa ja tinhamos saudades de comer tvorog, sirniki, bareniki, e outras coisas com smetana...nhaam nham...
So para meter inveja: Hoje comi morangos cortado em pedacinhos com smetana e mel! uma rteceita simples e deliciosaE as receitinhas dessas (e de outras) delícias, não se dá?

Vou já partilhar a receita duma das minhas sobremesas favoritas, que a minha mãe costuma fazer com tvorog, como foi tirado e adaptado de um forum de culinária posso partilhar fotos dos passos a seguir.
Tarte de tvorog a la chessecake
Para a base:
130g de manteiga
250g de bolacha (maria)
1-Triturar um a dois pacotes de bolacha maria

2-Juntar às migalhas de bolacha, manteiga deretida e misturar

3- Espalhar na forma

Para o creme/receio (não sei como lhe ei de chamar):
1kg de tvorog
4 ovos
200g de açucar
200ml natas (facultativo)
açucar de vanille
sal
raspas de limao e/ou um pouco de sumo (meio limão)
1-Triturar o tvorog

2- Adicionar açucar, sal e açucar de vanille e misturar

3-Adicionar as raspas de limão e o sumo e misturar

4-Adicionar os 4 ovos (misturar apos adiçao de cada ovo)

5-Adicionar as natas e misturar

6-Deitar em cima da base e espalhar uniformemente pela forma

7- Levar ao forno temp 160-170 graus, durante 1 hora.

8- Depois de pronto arrefecer e levar ao frigorifico, porque esta sobremesa consome-se fria.
Bon apetite!
*A minha mae é uma pessoa muito "desenrasca" por isso altera a receita de todas as fezes que a faz, umas vezes adiciona só 1 ovo outras vezes não mete nata...basicamente depende da consistência do creme, que não pode ficar extremamente liquida, e também depende da quantidade de tvorog que se tem, etc. Pode parecer complicado mas depois de feito uma vez é muito simples, e muito versátil. Fica bom se for apenas tvorog e ovos, fica bom se tiver nata...fica sempre muito bom xD
Miam, miam... 

</p>
<p> </p>

<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta jun 16, 2010 5:30 pm
É muito semelhante a uma tarte que costumo fazer. A minha não vai ao lume, mas sim ao frigorífico.Teffie Escreveu:hahaha normalmente é a minha mae que faz essas coisas eu so fico a observar o processo, mas eu vou ver se trato de dar umas receitas com fotografias (para abrir o apetite!)Floripes2 Escreveu:Teffie Escreveu:...aqui em casa ja tinhamos saudades de comer tvorog, sirniki, bareniki, e outras coisas com smetana...nhaam nham...
So para meter inveja: Hoje comi morangos cortado em pedacinhos com smetana e mel! uma rteceita simples e deliciosaE as receitinhas dessas (e de outras) delícias, não se dá?
![]()
Vou já partilhar a receita duma das minhas sobremesas favoritas, que a minha mãe costuma fazer com tvorog, como foi tirado e adaptado de um forum de culinária posso partilhar fotos dos passos a seguir.
Tarte de tvorog a la chessecake
Para a base:
130g de manteiga
250g de bolacha (maria)
1-Triturar um a dois pacotes de bolacha maria
2-Juntar às migalhas de bolacha, manteiga deretida e misturar
3- Espalhar na forma
Para o creme/receio (não sei como lhe ei de chamar):
1kg de tvorog
4 ovos
200g de açucar
200ml natas (facultativo)
açucar de vanille
sal
raspas de limao e/ou um pouco de sumo (meio limão)
1-Triturar o tvorog
2- Adicionar açucar, sal e açucar de vanille e misturar
3-Adicionar as raspas de limão e o sumo e misturar
4-Adicionar os 4 ovos (misturar apos adiçao de cada ovo)
5-Adicionar as natas e misturar
6-Deitar em cima da base e espalhar uniformemente pela forma
7- Levar ao forno temp 160-170 graus, durante 1 hora.
8- Depois de pronto arrefecer e levar ao frigorifico, porque esta sobremesa consome-se fria.
Bon apetite!
*A minha mae é uma pessoa muito "desenrasca" por isso altera a receita de todas as fezes que a faz, umas vezes adiciona só 1 ovo outras vezes não mete nata...basicamente depende da consistência do creme, que não pode ficar extremamente liquida, e também depende da quantidade de tvorog que se tem, etc. Pode parecer complicado mas depois de feito uma vez é muito simples, e muito versátil. Fica bom se for apenas tvorog e ovos, fica bom se tiver nata...fica sempre muito bom xD
<p> Sou responsável pelo que digo, não pelo que os outros entendem - By Ziggyma</p>
<p>Quer lutar comigo pela Net? Força... ESCREVA TUDO EM MAIÚSCULAS ATÉ QUE ME CONSIGA MATAR!!!</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p>Quer lutar comigo pela Net? Força... ESCREVA TUDO EM MAIÚSCULAS ATÉ QUE ME CONSIGA MATAR!!!</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
Não consegui saber exactamente que tipo de bacterias é que tenho, porque a tal amiga comprou na farmacia e ja nao tem o rotulo, por isso é me impossivel saber. Mas fiz uma pesquisa por bacterias que fermentam o leite e natas e que se vendem ao publico em farmacias, e fui a foruns para ver recumendaçoes...e basicamente as bacterias comuns as diferentes marcas sao: Lactococcus lactis subsp. lactis, Lactococcus lactis subsp. cremoris, Streptococcus thermophilus.
Agora não sei é se estas se vendem aqui. Em russo foi muito fácil encontrar, são produtos muito requisitados, aqui ainda não encontrei.
Agora não sei é se estas se vendem aqui. Em russo foi muito fácil encontrar, são produtos muito requisitados, aqui ainda não encontrei.
E fotos??drilldown1 Escreveu:É muito semelhante a uma tarte que costumo fazer. A minha não vai ao lume, mas sim ao frigorífico.

A nossa vai ao forno para "cozer" os ovos, assim o "creme" fica mais consistente, se nao fica muito liquido...porque o creme mesmo cru é muito bom, eu ando sempre a raspar a tacinha com a colher!

Também não sei de que bactérias se trata no caso do coalho que se compra nas farmácias daqui. Mas a verdade é que também nunca esmiucei o caso, por desconhecimento.Teffie Escreveu:Não consegui saber exactamente que tipo de bacterias é que tenho, porque a tal amiga comprou na farmacia e ja nao tem o rotulo, por isso é me impossivel saber. Mas fiz uma pesquisa por bacterias que fermentam o leite e natas e que se vendem ao publico em farmacias, e fui a foruns para ver recumendaçoes...e basicamente as bacterias comuns as diferentes marcas sao: Lactococcus lactis subsp. lactis, Lactococcus lactis subsp. cremoris, Streptococcus thermophilus.
A ver se vou a uma farmácia conhecida, daquelas que aturam todas as madurezas do género desta

</p>
<p> </p>

<p> </p>