Boas
queria apenas mostrar uma troca de emails que tenho tido atraves do meu site onde varias pessoas me fazem perguntas. acho que é algo de muito construtivo porque mostra o que nao se deve fazer de maneira nenhuma quando se tem chinchilas. nao vou mencionar nomes nem emails apenas acho a informação util para quem queira ter ou criar destes animais. Por estas razoes ando sempre a chatear a cabeça ás pessoas para se informarem bem antes de ter animais ou querer criar, não é para ser chata mas sim para prevenir certas situaçoes!
outra coisa que quero mencionar, é que não me importo de todo que venham tirar duvidas directamente atraves do meu site ou que me mandem emails ou me liguem, até pelo contrario, ajudo com todo o gosto pois amo animais e o que mais quero é que eles estejam bem, sejam eles de quem forem! Adoro ficar horas e horas a falar sobre elas! apenas fico um tanto ou quanto chocada e aborrecida quando me fazem perguntas basicas ou nao sabem coisas importantissimas que mete em risco a saúde e vida dos animais e ainda por cima estao explicadas em qualquer sitio na internet assim como no meu site e que bastava ler... como muitas pessoas me dizem que nao falam ingles recolhi informação durante meses e a coloquei no meu site, para evitar falta de informação ou pelo menos tentar fazer com que seja de facil acesso. Creio que não haja desculpa nenhuma para falta de informação, começo é a acreditar que para certas pessoas isso nao importa ou nao querem perder tempo com isso... =(
em todo o caso as partes mais importantes estão em bold, caso haja quem nao tenha tempo p ler tudo!
aqui vai:
Boa tarde, gostaria de obter uma opiniao,
Tenho chinchilas cinza sendo que a femea mais velha já apos ter parido (ultima há cerca de dois meses) começou desde há dois dias a ficar mole, apatica, sem reacção. Hoje acabou por falecer a mesmo tempo que uma das crias que nasceram. nao consigo estabelecer uma causa
mas estou preocupada porque nao sei o motivo da morte e porque tenho mais chinchilas que de momento parecem me estar bem. mas como nao contactaram com o exterior (rua) que doença poderão ter contraido? ou poderá ser outra causa?
minha resposta:
boa noite
em relação ao seu caso da chinchila que morreu antes de mais gostaria que me desse mais informaçoes sobre a situação:
-que idade tinha a chinchila?
-quantas vezes pariu?
-retira sempre o macho antes de parir?
-quanto pesava?
-notou alguma diminuição de peso?
-sempre teve leite?
-as crias aumentavam todos os dias bem?
-como eram as fezes?
-comia bem?
-desparasitou os seus animais?
-fez analises de fezes para saber se tinham parasitas?
-levou a chinchila para necropsia para saber o caso de morte?
se me responder a estas perguntas todas secalhar poderei ajudar mais, mas como sabe nao sou veterinária e nada substitui uma necropsia efectuada.
Pode ter diversas razoes, pode ser apenas desgaste da femea (muitas gravidezes seguidas caso nunca se tenha retirado o macho antes de ela parir)
Pode ser complicaçoes do nascimento
podem ser parasitas como por exemplo giardias (tem de imperativamente fazer analises ás fezes das suas chinchilas assim como desparasita las a todas de 6 em 6 meses)
Pode também ter sido uma infeção de outro tipo, em todo o caso acho importante efectuar necropsias a animais que morram sem razão aparente para ter a certeza que nao é algo de contagioso que possa afectar as outras
espero ter ajudado
cumprimentos
pessoa x responde:
Bom dia! Consigo responder a alguma perguntas, não a todas.
- Tinha cerca de 2 anos de meio;
- Pariu cerca de 4 a 5 vezes.(penultima em Julho 2011 e ultima fevereiro de 2012)
- Nunca retirei o macho. Alias vivem 3 chinchilas permanentemente na mesma gaiola e depois convivem com os filhos até atingirem o peso para sairem).
- Era a chinchila maior que tinha, não sei ao certo to peso, mas tendo em conta todas as que já vi era grande.
- Não notei diminuição de peso, só que de um dia para o outro ficou parada, com os olhos mais fechados, parecia que tinha algum desconforto.
- Parece-me que teve sempre leite até porque as crias mamavam;
- As crias aumentavam bem. O que noto é que quando nascem mais do que 2 (o max 3) há sempre uma ou duas que acabam por morrer por não comer ou outra situação desconhecida.
- As fezes é dificil de determinar uma vez que como estão várias na mesma gaiola, não consigo dizer se alguma não evacuava. No entanto, posso afirmar que não era diarreia.
- Apenas deixou de comer no dia antes à noite.
- Não desparasitei os animais, pois nunca achei que fosse necessário (não tinha essa informação).
- Não fiz analises e como já tinham falecido outras crias tb não foi feita necropsia. Mas estou com algum receio que seja algo contagioso e que as outras chinchilas possam tb ficar doentes.
minha resposta:
Ora bom dia
nao leve a mal o que lhe vou dizer mas fiquei um pouco chocada com as suas respostas. se tem chinchilas há alguns anos creio que no minimo era saber algumas regras basicas.
Uma chinchila com 2 anos ter parido tantas vezes é um horror, o macho deve ser sempre separado da femea antes de esta parir pois senao ela terá gravidezes seguidas porque mal lhe nasçam os filhotes ela entra no cio e o macho irá logo acasalar com ela, ou seja está ela a recuperar de uma gravidez que rouba todos os nutrientes e energias que tem, a amamentar perdendo diariamente proteinas e ao mesmo tempo a ter uma nova gravidez e assim sucessivamente.
Estes animais não são maquinas, alias como todos os seres vivos... se já com todo o cuidado que se pode ter numa criação elas em cada gravidez ficam com falta de calcio (dentes que ficam brancos), vitaminas, ferro etc quanto mais sem pausas entre as gravidezes. A femea depois de desmamar as crias (aos 2 meses) deve ter um repouso de mais 2 meses no minimo antes de voltar para o macho.
Outra grande falha é nao pesar regularmente as suas chinchilas, tem de ser pesadas imeprativamente todas as semanas pois quando nota a olho ou palpaçao que está magra é porque já está no fim e nada há para fazer... só para ter uma noção uma perda de 50gr já é muito significativo num animal destes e isso nao se consegue ver a olho.
Em relaçao a crias morrerem também nao me parece normal de todo nem tao pouco se deve ficar passivo. Por isso é que quando se criam animais nos devemos informar dos cuidados minimos e basicos para tal.
Os bebes devem ser pesados todos os dias, se nao aumentarem todos os dias de peso terá de se suplementar a alimentação à mao com leite próprio para estas sobreviverem. Cá em casa nunca deixo crias morrerem nem q tenha de passar noites acordada.
Por ultimo acho incrivel nunca ter tido informação sobre a desparasitação de chinchilas. alguma vez foi a um veterinario com elas? tem de ser desparasitadas 2x por ano assim como fazer analises ás fezes para controlar se há ou nao parasitas pois estes matam rápido e quando há, estão todos os animais afectados.
Como pode imaginar nao a posso ajudar mais, visto que pode ter sido muita coisa (desde esgotamento fisico das ninhadas sucessivas a parasitas, bacterias, infecção etc)
Já que nao guardou o corpo para necropsia agora apenas pode tentar remediar fazendo tudo o que lhe indiquei acima, pesar as que tem de semana a semana e ver se nao há alterações de peso assim como mandar analisar as fezes para certificar que a causa nao tenha sido parasitaria e que possa portanto transmitir aos outros animais.
Nao me leve a mal ou ache que o email é uma critica mas creio que antes de se ter animais se tenha de obter muito bem a informação, ainda para mais se é para criar. Teve o cuidado de comprar os animais a um bom criador? tem pedigree? certificou que nao havia consanguinidades? que eram animais de boa qualidade para criar? pois para mim a criação tem de ter um objectivo que é o de aperfeiçoar uma especie, seja na cor, na morfologia ou mesmo na resistencia e saude. Nenhuma femea com menos de 550gr deve criar, é a regra de ouro quando se quer entrar no mundo da criação de chinchilas.
No meu site podia já ter lido a maior parte da informação que lhe escrevi acima, tire um tempinho para ler assim como para pesquisar mais na net e poderá obter imensa informação sobre chichilas. Pode ser que a ajude a si e às suas chins no futuro.
espero ter ajudado e qualquer coisa estou ao dispor
cumprimentos
ps: Se ve que algum animal seu fica apatico nao espere 2 dias, quando as chinchilas motstram sinais de doença é algo já de muito grave e tem de ir ao veterinario de urgencia. Por isso para a proxima (esperemos que nao haja) nao pode esperar
boa sorte!
NOTA: este topico nao tem como objectivo criticar NINGUEM, apenas acho que é algo de construtivo pois nao é a primeira pessoa com estas ideias erradas e simplistas acerca das chinchilas, que sao animais "faceis"- nao digo que sejam dificeis, mas acho errado passar a informação que sejam animais que nao necessitem de cuidados veterinarios, desparasitações, analises ou ser controlados regularmente. Por isso creio que isto possa ajudar quem ache que pesar todas as semanas é "picuinisse" ou que desparasitar é desnecessario. São animais EXOTICOS e por isso muito frageis, que apenas no fim do fim mostram sinais de doença, falo por mim que lutei e gastei imenso dinheiro durante 6 meses por uma chin minha doente que ninguem me conseguia dizer o que tinha e que até ao fim (perdeu mais de 70% do peso) pulava pela gaiola e comia bem.
espero que este topico possa ajudar ou pelo menos levar a que as pessoas procurem mais informação antes de comprar animais ou criar com eles.
Porque a vida deles nao vale menos que a nossa!
cumps
chinchilas da linha
Informações basicas acerca de chinchilas
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 12, 2011 10:15 pm
1-python brongersmai, 1-python morelia spilota, 1-boa dumerili, 1-epicrates chencria
-
- Registado: quarta abr 18, 2012 9:51 am
espero ter ajudado e qualquer coisa estou ao dispor 

-
- Membro Veterano
- Registado: quarta fev 08, 2012 2:52 pm
Chinchila Fêmea Branco Mosaico
Cão - Chow Chow Creme
Olá Inês. Como estão as tuas chinchilas lindas? =D
Olha, eu li tudo o que escreveste e sinceramente acho que apesar de já saber tudo isto, vou guardar este tópico. Este tópico demonstra um "profissionalismo" enorme e uma dedicação com todo o amor, cuidado e atenção perante as tuas chinchilas. É que este tópico explicar quase tudo o que precisamos de saber, acho que todas as pessoas do fórum que têm chinchilas deveriam ler isto, porque está bastante bom.
Quanto à situação da chinchila do outro(a) senhor(a), tenho pena que ele ainda tenha chinchilas
, pois mais destes pequeninos maravilhosos irão morrer nas suas mãos 
ps: O meu tambor e a Candy estão ótimos
Olha, eu li tudo o que escreveste e sinceramente acho que apesar de já saber tudo isto, vou guardar este tópico. Este tópico demonstra um "profissionalismo" enorme e uma dedicação com todo o amor, cuidado e atenção perante as tuas chinchilas. É que este tópico explicar quase tudo o que precisamos de saber, acho que todas as pessoas do fórum que têm chinchilas deveriam ler isto, porque está bastante bom.
Quanto à situação da chinchila do outro(a) senhor(a), tenho pena que ele ainda tenha chinchilas

ps: O meu tambor e a Candy estão ótimos