Boa tarde!
Antes de mais desculpem o testamento

Sou nova aqui no fórum apesar de já o ter consultado algumas vezes quando precisei de esclarecer algumas dúvidas. Porém, desta vez, estou mesmo perdida! Tenho 2 gatinhas uma com quase 2 anos e outra com quase 1 aninho. Quando a pequenita veio cá para casa, com cerca de 2 meses, a aproximação entre as duas foi feita de forma gradual e ao fim de 2 semanas já eram as melhores amigas. A gata mais velha mostrou muita curiosidade e nunca tentou fazer mal à pequenita que se mostrava mais assustada. E assim passaram vários meses (9 meses) e tudo corria bem por aqui. Contudo desde a semana passada as coisa mudaram um pouco e por isso vejo pedir a vossa opinião.
Há uma semana atrás estava a brincar com a mais velha quando esta deu um pulo e começou a andar em "marcha atrás". Passado uns segundos reparei que não punha uma das patas traseiras no chão. Fui logo com ela ao vet e ele não detectou nada partido e portanto esteve a tomar anti-inflamatórios até à passada 6ª feira. Entretanto na 5ª feira a mais novita foi esterilizada. Na 6ª fui busca-la e levei também a mais velha para reavaliar a situação da patinha pois não havia melhoras. Sendo assim ficou combinado ir lá no sábado fazer um raio-x para ver realmente o que se passava. Quando cheguei a casa na sexta, coloquei a mais nova (a que fora esterilizada) num quarto e só passado um bocado é q a deixei ir ver a mana mais velha. A reacção da mais velha não foi a melhor, bufou, ficou assustada e manteve-se no sofá o resto de 6ª feira e sábado até a ir levar ao vet. Já estava à espera desta reacção pois a gatita mais velha tem pavor ao vet e como a pequenita vinha com cheiro de lá, sabia que iria haver alguma estranheza inicial, contudo ficou mesmo assustada e nem comeu nem foi à areia.. simplesmente recusou-se a sair do sofá. Entretanto, como a pequenita precisava de descanço metia num quarto à parte.
No sábado tive então que a levar a mais velha ao vet para o raio-x. Como é uma gata que fica extremamente stressada quando está lá, teve que ser sedada para conseguirem fazer o exame. Quando a fui buscar ao fim da tarde o diagnóstico foi luxação da rótula (vai ter q ir a cirurgia

) e tive que ser eu a ir busca-la à box e meta-la na transportadora porque estava completamente stressada e agressiva. Nunca a tinha visto assim.. foi para casa a rosnar.. estava mesmo zangada. Mais uma vez foi para o sofá e recusou-se a sair de lá até domingo à noite. Entretanto tentei reaproximar as duas gatitas mas a mais velha começou a reagir de forma mais agressiva à pequenita, tentando mesmo ataca-la e fixando-a como um olhar como nunca tinha visto.... Como a pequenita precisa de descansar continuo a mante-la separada num quarto à parte.. mas parte-me o coração. A pequenita anda mesmo triste e não percebe porque está ali fechada e porque é q a gata mais velha anda a rejeita-la. Perante esta situação tenho feito tudo como quando a trouxe pela primeira vez, troco mantas entre elas, deixo-as cheirarem-se através da porta fechada, mas a reacção da mais velha não melhora. Tenho noção e espero que seja por causa do cheiro da pequenita. Está com um penso e com um body e até eu noto que ela cheira a desinfetantes, etc... a minha dúvida é, devo continuar a trocar mantas/odores e a incentivar elas a cheirarem-se uma à outra (apesar de terem uma porta a separa-las) ou devo esperar que a pequenita fique completamente boa e tire o penso e só aí comece a reaproxima-las? Tou com receio que ao faze-lo agora esteja a piorar a situação.. mas estou ansiosa que esta situação se resolva o mais depressa possivel pois parte-me o coração ter a pequenita fechada no quarto todo o dia...