Lidar com morte [ajuda]

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Himura13
Membro Júnior
Registado: domingo abr 15, 2012 6:42 am
Piriquito

terça abr 17, 2012 9:56 pm

Boas pessoal , eu sei que secalhar este nao é o post mais apropriado ,mas eu ando com umas coisas na cabeça.
Já postei aqui que iria ter uma nova cadelinha , e por isso é que essas coisas estão a ocupar-me os pensamentos.
Dia 12 de Abril de 2011 o meu Tawny um boxer com 7 anos morreu com um sopro no coração , tosse forte muito forte que se prolongou durante 1 semana depois de ir ao vet e ele me receitar um medicamento para tosse de canil (que o meu cão ja tinha a vacina) passado 1 semana eu voltei como aconselhado e ele disse-me que era o que ele mais temia , era um sopro no coração , e era genetico , algo com que ele ja nasceu , ele mal podia respirar tossia muito forte e mexia-se pouco , o vet aconselhou "deixa-lo ir" , consultei mais 2 vets e ate fui ao canil do carvalhido tambem e todos me disseram o mesmo , entao no dia que ele se despediu nao consegui eu despedir-me dele, foi a minha mãe que o levou , levei muito tempo a lidar com isso , fiquei irritado comigo mesmo por não ter-me despedido dele e senti-me pior que lixo , acho que foi o dia mais triste da minha vida , ja me morreram avós , tios ,mas nunca me morreu um melhor amigo quase um irmão .
Eu não cheguei a aceitar a ida dele, simplesmente tentei esquecer , agora , com a vinda desta nova boxer , estou ainda mais triste comigo , porque penso que 1 ano depois subconscientemente quero substituir o meu cão
sinto que estou a fazer algo de mal , e nunca me ter despedido dele ainda me deixa pior comigo mesmo.

Deixo aqui uma foto dele

Imagem
Suesca
Membro Veterano
Registado: sexta jun 24, 2011 1:34 pm

terça abr 17, 2012 10:03 pm

Acho que é normal pensar que vamos substituir o nosso amigo. a mim tb me aconteceu isso... mas depois de poucos dias eu ja nao pensava assim. alias acho que quando olhamos para o novo bebe, nestes casos e apaixonamo.nos logo e passa o sentimento de culpa. mas nunca nos esquecemos dos outros.
Podem falar, podem falar, mas a mim o que realmente interessa são os animais...
Suesca
Membro Veterano
Registado: sexta jun 24, 2011 1:34 pm

terça abr 17, 2012 10:05 pm

Acho que é normal pensar que vamos substituir o nosso amigo. a mim tb me aconteceu isso... mas depois de poucos dias eu ja nao pensava assim. alias acho que quando olhamos para o novo bebe, nestes casos e apaixonamo.nos logo e passa o sentimento de culpa. mas nunca nos esquecemos dos outros.
Podem falar, podem falar, mas a mim o que realmente interessa são os animais...
Floripes2
Membro Veterano
Registado: terça nov 15, 2011 1:02 pm

terça abr 17, 2012 11:17 pm

Tal como acontece com as pessoas, não há dois cães iguais. O boxer que está para chegar não é igual ao que partiu há um ano. É outra personalidade, outro cão. Não vem substituir o que morreu, esse nada substituirá, tal como nenhum outro que vier no futuro, quando o que está a chegar partir por sua vez, o poderá substituir. Viverão todos nas suas memórias, Himura13, enquanto for vivo e as conservar.

A sua preocupação presente provém do luto que não completou porque não conseguiu ultapassar o sentimento de culpa por não ter assistido à eutanásia do seu amigo. Não se culpe mais, perdoe-se a si próprio. A vida segue sempre em frente, e o seu novo companheiro precisa de si e do seu amor. Precisa e merece.

Respire fundo, prepare-se para receber o seu amigo com a alma limpa e coração aberto que ele merece. E que lhe vai retribuir com o amor sem limites que todos os cães têm por nós.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>&Eacute; muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabe&ccedil;a erguida.</strong> - "By" Sasquatch,&nbsp;acrescento de&nbsp;v&iacute;rgulas meu.</p>
kelinhapbl
Membro Veterano
Registado: quinta ago 27, 2009 4:50 am

quarta abr 18, 2012 12:00 am

Olha a minha Jackie morreu em dezembro passado... Passadas apenas 2 semanas eu fui ao Porto buscar outra gatinha...
Nos primeiros dias tb me sentia mal, como se a tivesse a substituir... Ainda por cima elas fisicamente são mt parecidas... Chegava a chorar a olhar para a nova, pq me lembrava tanto a Jackie...

Mas a nível de personalidade, em nada são iguais!
Neste momento sinto-me feliz por ter dado hipótese a outro animal de receber o amor que merece... O meu Billy é super feliz com ela, eles juntos dão-me muitos motivos para sorrir!

Quanto ao não te teres despedido, é normal que te sintas assim, mas há quem não o faça... Eu fui-me despedir da Jackie, o meu namorado não a quis ver assim... E não está arrependido, prefere recordá-la como ela era... São modos diferentes de lidar com as situações, não tens de te sentir culpado por isso...

Pensa apenas que não estás a substituir o teu cão - ele foi e será sempre único, com a personalidade que só ele tinha. Vais estar sim a dar a oportunidade a uma vida de amor a um novo animal! :)
Vais ver que passados uns tempos já vais encarar a situação com um novo ânimo! :)
indigo003
Membro Veterano
Registado: quinta nov 03, 2011 3:58 pm

quarta abr 18, 2012 1:40 am

as pessoas lidam com a perda de um animal de formas bastante distintas. há quem diga que nunca mais quer animal nenhum, há quem precise de tempo para fazer o luto e mais tarde adquirem outro cão e há pessoas (como foi o meu caso) que precisam de um cão para colmatar aquele vazio.

quando o Morgan morreu, no auge da vida dele, apenas com dois anos e meio... senti um vazio como nunca tinha sentido com nenhum cão. o sentimento de impotencia, vê lo ganir em sofrimento na clinica e o facto de não ter conseguido ficar ao lado dele nos ultimos momentos... há aqui um misto de sentimentos. angustia, vergonha, arrependimento, saudade! só gostava de lhe ter pedido desculpa por não ter ficado do lado dele, por não ter sido a minha mão a ultima que ele sentiu afagar lhe o pêlo, eu... a dona que ele tanto adorava!!

a Yasha, a cadela que me foi oferecida pela minha prima depois da morte do Morgan.. foi a melhor terapia que poderia ter tido. com um temperamento tão parecido com o do meu cão, com gestos tão semelhantes e uma forma de estar comigo em tudo igual... era uma coisa que me deixava muitas vezes arrepiada!

posso dizer que de certa forma, aquela cadela ajudou me a preservar a minha sanidade mental!! :)
<p>ex Omega2,3,4,5, etc... N&atilde;o adopte, compre ;) </p>
<p>"Criou caturras a biberon?", by Kitten!
</p>
Himura13
Membro Júnior
Registado: domingo abr 15, 2012 6:42 am
Piriquito

quarta abr 18, 2012 4:44 am

indigo003 Escreveu:as pessoas lidam com a perda de um animal de formas bastante distintas. há quem diga que nunca mais quer animal nenhum, há quem precise de tempo para fazer o luto e mais tarde adquirem outro cão e há pessoas (como foi o meu caso) que precisam de um cão para colmatar aquele vazio.

quando o Morgan morreu, no auge da vida dele, apenas com dois anos e meio... senti um vazio como nunca tinha sentido com nenhum cão. o sentimento de impotencia, vê lo ganir em sofrimento na clinica e o facto de não ter conseguido ficar ao lado dele nos ultimos momentos... há aqui um misto de sentimentos. angustia, vergonha, arrependimento, saudade! só gostava de lhe ter pedido desculpa por não ter ficado do lado dele, por não ter sido a minha mão a ultima que ele sentiu afagar lhe o pêlo, eu... a dona que ele tanto adorava!!

a Yasha, a cadela que me foi oferecida pela minha prima depois da morte do Morgan.. foi a melhor terapia que poderia ter tido. com um temperamento tão parecido com o do meu cão, com gestos tão semelhantes e uma forma de estar comigo em tudo igual... era uma coisa que me deixava muitas vezes arrepiada!

posso dizer que de certa forma, aquela cadela ajudou me a preservar a minha sanidade mental!! :)
e exatamente isso que eu sinto , todos esses sentimentos que descreveu passaram-me pela cabeça .
sempre que eu chegava a casa ele queria sempre andar a porrada , basicamente era o meu melhor amigo , nao imagino fazer isso com outro cão , porque por muita coisa que eu fizesse eu sabia quando chegasse a casa ele estava la e nao queria saber de nada simplesmente gostava de mim.

é dificil imaginar ter outro cão e so estou a pensar nisso estes dias, será que vou gostar tanto de outro cao ? se gostar mais penso que estou a trair o meu cão , se gostar menos sinto que nao estou a ser justo com a cadelinha .

mas sinceramente , a todos os que comentaram , ajudaram-me e não estou a dizer isto para parecer educado ajudaram-me pessoal , obrigado :)
JoanaGoncalves
Membro Veterano
Registado: domingo dez 16, 2001 7:51 pm
Localização: Boxers, Baixotes de Pêlo Comprido, Labradora, Cadela de Agua Portuguesa, Malinois, Gata Persa, Gata

quarta abr 18, 2012 7:37 am

Himura13 Escreveu:
indigo003 Escreveu:as pessoas lidam com a perda de um animal de formas bastante distintas. há quem diga que nunca mais quer animal nenhum, há quem precise de tempo para fazer o luto e mais tarde adquirem outro cão e há pessoas (como foi o meu caso) que precisam de um cão para colmatar aquele vazio.

e exatamente isso que eu sinto , todos esses sentimentos que descreveu passaram-me pela cabeça .
sempre que eu chegava a casa ele queria sempre andar a porrada , basicamente era o meu melhor amigo , nao imagino fazer isso com outro cão , porque por muita coisa que eu fizesse eu sabia quando chegasse a casa ele estava la e nao queria saber de nada simplesmente gostava de mim.

é dificil imaginar ter outro cão e so estou a pensar nisso estes dias, será que vou gostar tanto de outro cao ? se gostar mais penso que estou a trair o meu cão , se gostar menos sinto que nao estou a ser justo com a cadelinha .

mas sinceramente , a todos os que comentaram , ajudaram-me e não estou a dizer isto para parecer educado ajudaram-me pessoal , obrigado :)
Himura13, perdi o meu Czar com quase 13 anos em Novembro do ano passado... Ainda hoje quem me conhece sabe que praticamente não consigo falar disso(nem fotos dele consigo ver ainda)... Mas, se eu não tivesse os meus outros 12 cães, neste momento estaria muito pior... Eles nunca substituem, nunca, mas ajudam muito a preencher o vazio que fica... Vai ver que a sua nova aquisição, vai dar outra alegria a sua vida, e fazer com que o seu amigo esteja sempre presente, mas saudavelmente em si...
Gostava muito que partilha-se fotos conosco do seu novo amigo... Ainda por cima escolheu muito bem a raça... ;)
<p>Joana Gonçalves</p>
<p>Terras da Fénix Kennel</p>

<p>-Não existem raças perigosas, existem sim donos e pseudocriadores perigosos!-</p>
indigo003
Membro Veterano
Registado: quinta nov 03, 2011 3:58 pm

quarta abr 18, 2012 9:26 am

Himura13 Escreveu: e exatamente isso que eu sinto , todos esses sentimentos que descreveu passaram-me pela cabeça .

não é uma traição ter e gostar de outro cão, porque a memória daquele que perdemos está sempre lá!! o sentimento que tivemos por aquele cão que perdemos será sempre puro e eterno!

pelo que diz, parece me que a aquisição de um novo será uma bálsamo para si, para as saudades que sente, para a falta que lhe faz um cão. não, não será igual ao que perdeu, e instintivamente irá fazer comparações... mas quem sabe se no futuro não terá uma relação semelhante?

dê uma oportunidade a si mesmo e a outro cão! :)
<p>ex Omega2,3,4,5, etc... N&atilde;o adopte, compre ;) </p>
<p>"Criou caturras a biberon?", by Kitten!
</p>
dogville
Membro Veterano
Registado: quinta abr 21, 2005 1:42 pm
Romeu e Juliet (2 gatos asiamesados)
Horacio e Stein faleceram

quarta abr 18, 2012 10:51 am

Penso que quase todos os forista ja tiveram que lidar com a morte do seu amigo de 4 patas, eu também em Novembro passado, apos 11 anos de companheirismo e muito amor tive que dar a decisão da eutanásia para o meu amigo Horácio por razoes médicas e de deixar o meu animal partir com dignidade e sem mais dor. Claro que a dor foi tremenda, mal funcionava, não queria comer, não queria mexer-me, não queria ver ninguem enfim... Devo dizer que o facto de ter assistido á eutanásia até ao ultimo sopro de vida, não ajudou a minha dor nem o meu luto, portanto não se martirize nesse ponto.
A principio não quis mais cães, depois os meus amigos e alguma familia tanto insistiram que eu acabei por ir buscar outro cachorro, ele não é o Horacio, não substitui o Horácio, mas é uma fonte de vida que me arrancou das garras da depressão além de que ele nem sequer é da mesma raça nem cor.
Compreendo bem a sua dor, mas a vida continua e o novo cachorro vai ocupá-lo tanto, que não vai ter tempo para sentir tanta dor e saudade, não tem que por sentir-se culpado, ja que providenciou uma boa vida ao seu Tawny, e isso meu amigo é que conta na verdade!
Última edição por dogville em quarta abr 18, 2012 1:43 pm, editado 1 vez no total.
Acena
Membro Veterano
Registado: sábado set 27, 2008 10:53 am

quarta abr 18, 2012 1:39 pm

Sei que procuramos sempre motivos para nos culparmos, mas penso que no fundo sabe bem que isso é errado, não tem que se culpar. Não se substitui o que é insubstituível, não há outro cão igual ao seu cão, o seu cão ensinou-lhe como é maravilhoso viver com um cão, não desperdice esses ensinamentos, aproveite-os. Eu fui das que disse que não queria mais cão nenhum, até pensar: então, depois de tudo o que o meu cão me ensinou, de cada segundo ter valido a pena, eu rejeito os da sua espécie?
Charlie3
Membro Veterano
Registado: terça mar 27, 2012 2:01 pm

quarta abr 18, 2012 1:49 pm

Floripes2 Escreveu:Tal como acontece com as pessoas, não há dois cães iguais. O boxer que está para chegar não é igual ao que partiu há um ano. É outra personalidade, outro cão. Não vem substituir o que morreu, esse nada substituirá, tal como nenhum outro que vier no futuro, quando o que está a chegar partir por sua vez, o poderá substituir. Viverão todos nas suas memórias, Himura13, enquanto for vivo e as conservar.

A sua preocupação presente provém do luto que não completou porque não conseguiu ultapassar o sentimento de culpa por não ter assistido à eutanásia do seu amigo. Não se culpe mais, perdoe-se a si próprio. A vida segue sempre em frente, e o seu novo companheiro precisa de si e do seu amor. Precisa e merece.

Respire fundo, prepare-se para receber o seu amigo com a alma limpa e coração aberto que ele merece. E que lhe vai retribuir com o amor sem limites que todos os cães têm por nós.
NicaJunior
Membro Veterano
Registado: terça jul 13, 2010 1:43 pm

quarta abr 18, 2012 2:08 pm

Himura13 Escreveu: é dificil imaginar ter outro cão e so estou a pensar nisso estes dias, será que vou gostar tanto de outro cao ? se gostar mais penso que estou a trair o meu cão , se gostar menos sinto que nao estou a ser justo com a cadelinha .
No fundo, Himura , já te estás a preparar para a nova cadelinha. E pelo que já li, acho que sim, que se vão dar os dois bem.
Por gostares da nova cadelinha, por disfrutares em pleno da sua companhia não quer dizer que tenhas esquecido o teu velho amigo. Sabes? Os cães não têm essas coisas de recriminar ninguem. Viveste bons momentos com o teu amigo que já partiu e é isso que vai ficar. E agora vais viver muitos outros com a nova amiga que vai chegar.
Não te esqueças de , depois, nos brindares com fotos da tua nova companheira. :wink:
Primeiro, levaram os comunistas
e eu nada disse, porque não era comunista

Depois, levaram os sindicalistas
e eu nada disse, porque não era sindicalista

Depois, levaram os judeus
e eu nada disse, porque não era judeu

Depois, levaram-me a mim
e já não havia ninguém que me pudesse defender

Martin Niemöller
Pinfinhas
Membro Veterano
Registado: terça abr 27, 2010 12:56 pm

quarta abr 18, 2012 3:06 pm

Olá, a minha Tita tinha 14 anos quando fui obrigada a despedir-me dela. Isto foi em 2005. Ainda hoje me sinto mal comigo mesma, ainda hoje me pergunto se havia algo mais que eu pudesse fazer contra aquele cancro galopante que a levou. Não me parece, fiz os possíveis, o Vet também não podia fazer mais nada. Desde essa altura já adoptei vários animais, que adoro, mas a Tita...vai ficar sempre. Por isso aconselho, adopte, viva bem essa nova companhia e dê o seu melhor, da Tawny restam as boas memórias e a recordação de uma boa cumplicidade. Seja feliz e faça feliz essa nova amiguinha.
chinchilavis
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 11:13 pm

quarta abr 18, 2012 3:54 pm

Floripes2 Escreveu:Tal como acontece com as pessoas, não há dois cães iguais. O boxer que está para chegar não é igual ao que partiu há um ano. É outra personalidade, outro cão. Não vem substituir o que morreu, esse nada substituirá, tal como nenhum outro que vier no futuro, quando o que está a chegar partir por sua vez, o poderá substituir. Viverão todos nas suas memórias, Himura13, enquanto for vivo e as conservar.

Totalmente de acordo com a Floripes. Quem amamos nunca morre, apenas parte e deixa aquele vazio... Nenhum patudo pode substituir outro mas o que ajuda a acalmar a dor, ajuda de certeza. Não se culpe por não ter assisitido à partida. O seu amiguito sabe que esteve lá. Para si seria um trauma.

Ame o novo canito (estou certa que o fará)! E não se culpe pois só lhe faz mal.
Responder

Voltar para “Cães”