Gata que gosta de explorar o proibido

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

fmoniz
Membro Veterano
Registado: sexta abr 06, 2012 9:50 pm

quarta abr 18, 2012 5:28 pm

Olá!

Bem vocês já devem estar passados,acho que sou o "abridor" de tópicos número 1. :lol:

Então é assim:
Para esta dúvida,não sei se terão alguma resposta,mas cá vai...

Tenho uma garagem espaçosa onde coloquei a caixa de areia e, num local mais afastado,o comedouro/bebedouro.

A gata tem acesso à casa toda,mas passa grande parte do tempo na garagem, a dormir, brincar, etc.

Quando abrimos a porta automática da garagem para tirar o carro, ela mostra tendência a querer sair e ir para a rua. A porta é automática e portanto tem muito espaço por onde escapar quando a abrimos. Ora cães não são gatos e enquanto as minhas cadelas não se atrevem se quer cheirar o ar da rua sem "a minha autorização", a minha gata lá vai toda senhora do seu nariz... Terei mesmo de colocar a caixa de areia noutro sítio e impedir o acesso da Nuska à garagem,ou acham que daqui a uns tempos, quando ela já tiver mais uns mesinhos, já a posso "domesticar? :lol: E o que faço? Palmada?

agradeço qualquer ajuda, a última coisa que quero é que lhe aconteça algum mal.

PS: Só um aparte: não pensem que a gatinha já me escapou, por enquanto a situação é controlável o pior é quando for adulta.
bearock
Membro Veterano
Registado: segunda jan 10, 2011 9:05 pm

quarta abr 18, 2012 6:05 pm

Não sei se será possível ensinar um gato a não ir para determinado sítio.. Eu falo por mim, os meus gatos sabem que não podem sair da porta do apartamento, mas tentam sempre sair. Ou seja, os gatos são bastante inteligentes, mas fazem o que querem de nós :P
Bingley
Membro Veterano
Registado: sexta jan 22, 2010 4:41 pm

quarta abr 18, 2012 6:50 pm

A unica maneira de garantir que um gato não saia é vedar completamente o acesso. O apelo da curiosidade será sempre superior a quaisquer ralhetes que possa dar.
Não arrisque e passe a evitar a possibilidade de fuga.
99smiles
Membro Veterano
Registado: sexta ago 07, 2009 9:20 am

quarta abr 18, 2012 7:32 pm

Ter o gato na garagem ao memso tempo que tira o carro até me parece perigoso, e se ele vai para baixo do carro ou se se coloca atras dele e voces o atropelam sem dar por isso?

Eu o prenderia sempre dentro de casa para tirar o carro.
fmoniz
Membro Veterano

quarta abr 18, 2012 7:39 pm

Até agora fica uma pessoa dentro da garagem a segurar nela. O pior é quando isso não for possível, por isso estou a ver que a única solução é mesmo mudar o local das coisas.

Obrigado ;)
PPratas
Membro
Registado: quinta mar 15, 2012 9:51 pm

quarta abr 18, 2012 8:30 pm

Antes tirarem o carro na garagem, o(a) gato(a) tanto bebé ou adulto deve estar SEMPRE ao colo :wink:

Se é gatinha aproveita já a mudar o local das coisas.
hmsf
Membro Veterano
Registado: segunda dez 19, 2011 11:14 am
Marie
Lilou
Judy
Ginjas

quarta abr 18, 2012 10:37 pm

Bingley Escreveu:A unica maneira de garantir que um gato não saia é vedar completamente o acesso. O apelo da curiosidade será sempre superior a quaisquer ralhetes que possa dar.
Não arrisque e passe a evitar a possibilidade de fuga.
subscrevo. O melhor mesmo é prevenir e não "confiar". Eles são muito curiosos e aventureiros...
Hélène

“Existem duas maneiras de nos refugiarmos das misérias da vida: música e gatos

Marie: http://arcadenoe.sapo.pt/petsite/marie/63754

Lilou: http://arcadenoe.sapo.pt/petsite/lilou/65468

Benji: http://arcadenoe.sapo.pt/petsite/benji/65036

Judy: http://arcadenoe.sapo.pt/petsite/judy/67009

Ginjas: http://arcadenoe.sapo.pt/petsite/sheldon/67010
MiCas2011
Membro Veterano
Registado: quinta out 06, 2011 4:01 pm

quarta abr 18, 2012 10:43 pm

Gatos não são como os cães... não se educam como os cães, neste tipo de situação... podem é evitar-se os problemas :?

Por isso deve-se ter muito cuidado com janelas abertas, portas... etc, porque os gatos quando saem podem não voltar, a sua curiosidade e espírito de aventura levam-nos sempre a ter a tendência para sair...

Além do perigo que representa o facto do gatinho estar solto quando manobra o carro... hoje segura-o ao colo mas amanhã pode não... :|
... Carolina Homenagem ao meu Tareco: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... highlight=
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quinta abr 19, 2012 10:14 am

Este tópico veio ao encontro do dilema que tenho...
tenho o Matateu, desde que me adoptou, há 11 Anos, tem ele agora uns 15, a viver na garagem, COMO UM REI, com música para os dias de frio e chuva, porque não sai, com janela para cuscar o exterior, com um tapete eléctrico de aquecimento, dentro da caminha, e com o jardim da frente por conta dele porque nunca aceitou as minhas gatas e nem o cão o aceitou. Brinca com os que estão no outro jardim, através da rede plastificada que os divide. bem, isto para dizer que, em dias de chuva, obviamente que o gato estará lá dentro e não fora. Então, obviamente que quando um de nós tira o carro (há sempre mais alguém em casa) o outro tem que segurar nele.
Outra é que, não posso mandar colocar portão automático, já para evitar fugas... apesar que ele é raro mostrar interesse pela rua, desde que mandei colocar vedações anti-bisbilhotice :wink:

Os gatos, mesmo que ensinados, ou até cães, são imprevisíveis... e haverá um dia, oxalá que não, em que lá se vão os ensinamentos...e o pior pode acontecer!!!

Porque não deixa a "piriri" viver em casa?

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
fmoniz
Membro Veterano

quinta abr 19, 2012 12:51 pm

Ela está na casa toda, mas o melhor sítio que encontrei para colocar a caixa de areia foi na garagem, por causa do mau cheiro.

Agora estou num dilema a ver onde coloco a caixa... acho que há-de ficar na casa de banho (?), é ridículo :lol: mas em que outro sítio poderia deixar? Na cozinha?
hmsf
Membro Veterano
Registado: segunda dez 19, 2011 11:14 am
Marie
Lilou
Judy
Ginjas

quinta abr 19, 2012 1:07 pm

Que tipo de areia usa? Isso faz toda a diferença no mau cheiro.

Dantes usava a areia mais barata, do Continente...e aquilo cheirava mesmo mesmo mal! Era terrível!!!

Desde que comprei areia aglomerante (e coloco pó talco no fundo da caixa para absorver os cheiros) que nunca mais tive problemas com os cheiros e tornou-se MUITO mais facil de limpar... quer os dejectos sólidos quer o xixi (porque fica tipo uma bola!)

Tenho a caixa de areia na marquise, que servia de lavandaria, ao lado da cozinha. Tirei de lá o saco com a roupa suja e só deixei a máquina de lavar... coloquei la a caixinha e as coisas da gata mais velha... é lá que ela dorme, come, etc.

Não tem uma marquise? Ou um compartimento mais resguardado? Se a sua casa de banho tiver espaço para isso e se não se importar, também pode colocar lá. Pessoalmente eu não gosto muito (e nem teria espaço pra isso pq as minhas casas de banho são pequenas)... daí ter na marquise...
H&eacute;l&egrave;ne

“Existem duas maneiras de nos refugiarmos das mis&eacute;rias da vida: m&uacute;sica e gatos

Marie: http://arcadenoe.sapo.pt/petsite/marie/63754

Lilou: http://arcadenoe.sapo.pt/petsite/lilou/65468

Benji: http://arcadenoe.sapo.pt/petsite/benji/65036

Judy: http://arcadenoe.sapo.pt/petsite/judy/67009

Ginjas: http://arcadenoe.sapo.pt/petsite/sheldon/67010
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quinta abr 19, 2012 1:37 pm

fmoniz Escreveu:Ela está na casa toda, mas o melhor sítio que encontrei para colocar a caixa de areia foi na garagem, por causa do mau cheiro.

Agora estou num dilema a ver onde coloco a caixa... acho que há-de ficar na casa de banho (?), é ridículo :lol: mas em que outro sítio poderia deixar? Na cozinha?
Não, não é ridículo nada. A casa de banho é o local ideal. :wink: Compre uma caixa das que tem tampa e portinhola para evitar que o cheiro se espalhe pela casa. Mas, a meu ver, pela experiência que tenho, só tem que cheirar mal aquando duma descarga de fezes...e nem sempre. Logo se dissipa :wink: . Cheiro a urina, não tem que existir se a "areia aglomerada, que está impregnada com o dito, for removida diáriamente :wink: ficando só a solta, a que está sem urina.

Como tenho muitos gatos, o meu marido fez um "sandbox" no jardim. Assim, para além das caixas w.c. em casa, tenho o tal sandbox no exterior, feito com areia da praia e por vezes tem areia de rio que compro numa estância de materiais de construção.

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Alexpat
Membro Veterano
Registado: segunda dez 05, 2011 6:30 pm

quinta abr 19, 2012 1:42 pm

99smiles Escreveu:Ter o gato na garagem ao memso tempo que tira o carro até me parece perigoso, e se ele vai para baixo do carro ou se se coloca atras dele e voces o atropelam sem dar por isso?

Eu o prenderia sempre dentro de casa para tirar o carro.

Concordo plenamente, o marido de uma colega matou um cão por causa disso, e o meu cunhado também já matou um gatinho bebé que se meteu debaixo da roda. Os acidentes acontecem, até com os nossos filhos por mais que os tentemos proteger e por mais cuidados que tenhamos, mas há certas coisas que podemos mesmo evitar, e esta é uma delas, e, curiosos como são, na primeira oportunidade vai escarpar-se e não se sabe o que pode acontecer.
Alexpat
Membro Veterano
Registado: segunda dez 05, 2011 6:30 pm

quinta abr 19, 2012 2:05 pm

leonildecarvalho Escreveu:
fmoniz Escreveu:Ela está na casa toda, mas o melhor sítio que encontrei para colocar a caixa de areia foi na garagem, por causa do mau cheiro.

Não, não é ridículo nada. A casa de banho é o local ideal. :wink: Compre uma caixa das que tem tampa e portinhola para evitar que o cheiro se espalhe pela casa. Mas, a meu ver, pela experiência que tenho, só tem que cheirar mal aquando duma descarga de fezes...e nem sempre. Logo se dissipa :wink: . Cheiro a urina, não tem que existir se a "areia aglomerada, que está impregnada com o dito, for removida diáriamente :wink: ficando só a solta, a que está sem urina.

Como tenho muitos gatos, o meu marido fez um "sandbox" no jardim. Assim, para além das caixas w.c. em casa, tenho o tal sandbox no exterior, feito com areia da praia e por vezes tem areia de rio que compro numa estância de materiais de construção.

Leo
Boa tarde,

tive curiosidade e fui pesquisar o que era um "sandbox", e achei interessante. Coloca alguma coisa impermeável debaixo da areia para que os xixis não entranhem na madeira?
99smiles
Membro Veterano
Registado: sexta ago 07, 2009 9:20 am

quinta abr 19, 2012 2:19 pm

Por causa do cheiro eu coloquei a caixa deles numa marquise e coloqeui rede na janela, assim a janela está sempre um pouco aberta para arejar o cheiro da caixa qd lá vão fazer as necessidades
Responder

Voltar para “Gatos”