À procura do dono

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
mfpuscas
Membro Veterano
Registado: quarta jan 19, 2011 4:29 pm

sábado abr 21, 2012 2:58 pm

Boa tarde.
Vinha aqui pedir ajuda porque ontem na cidade aonde vivo vi um cão, labrador jovem amarelo, perdido a vaguear. Ele era muito dócil mas como não tinha maneira de o recolher fui para casa pesquisar no encontra-me e mal tive oportunidade voltei à cidade já com uma possivel correspondência de um anuncio.
Quando lá cheguei já tinha sido entregue no canil municipal e lá fui eu para o canil para ver as condições e tentar resolver o caso pois este não tem nenhuma visibilidade e provavelmente acabaria por ser eutanasiado.
O possivel dono do encontra-me afinal não o era pois o cão dele não tinha chip e o encontrado tinha.
Conclusão, fui ao canil e tinha lá o número do chip dele mas não tinham entrado em contacto com o dono. Gostaria de saber se existe alguma forma de eu poder encontrar o dono através do número para o tirar de lá o mais rápido possivel.

Cumprimentos
Acena
Membro Veterano
Registado: sábado set 27, 2008 10:53 am

sábado abr 21, 2012 3:30 pm

Mas não entraram em contacto porquê? O chip não tem correspondência de registo? Ou foi num fim-de-semana?
Talvez um veterinário o possa ajudar.
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

sábado abr 21, 2012 3:33 pm

Se for um labrador muito dificilmente será abatido no canil...
Vão haver muitos pretendentes...
Inclusivamente os empregados avisam logo os conhecidos. Até já vi labs entregues com problemas de saúde graves e o vet aguentou o mais que pode para o animal arranjar dono...

Não vou dizer em que canil foi, mas que se passou, passou...

Se fosse rafeiro outro galo cantaria!
mfpuscas
Membro Veterano

sábado abr 21, 2012 3:40 pm

Acena Escreveu:Mas não entraram em contacto porquê? O chip não tem correspondência de registo? Ou foi num fim-de-semana?
Talvez um veterinário o possa ajudar.
Não sei, só nos foi dito que o Médico veterinário só vai lá de vez em quando, provavelmente só para os eutanasiar. Já tentei ligar para o CICAFE mas está fechado.
mfpuscas
Membro Veterano

sábado abr 21, 2012 3:42 pm

sasquatch Escreveu:Se for um labrador muito dificilmente será abatido no canil...
Vão haver muitos pretendentes...
Inclusivamente os empregados avisam logo os conhecidos. Até já vi labs entregues com problemas de saúde graves e o vet aguentou o mais que pode para o animal arranjar dono...

Não vou dizer em que canil foi, mas que se passou, passou...

Se fosse rafeiro outro galo cantaria!
Neste caso só se forem mesmo os familiares dos funcionários, que são os mesmos no canil e no ecocentro.
Acena
Membro Veterano

sábado abr 21, 2012 3:49 pm

Pois deve estar fechado, por ser fim-de-semana. Por isso falei no veterinário, poderia dar-se o caso de haver também registo no SIRA, mas também não sei se funciona ao fim-de-semana.
https://www2.dgv.min-agricultura.pt/sicafe/
http://www.sira.com.pt/

Quanto ao canil, se conseguiram ver que o cão tinha chip, não vejo razão para esperarem pelo vet, a menos que a essa hora já o SICAFE estivesse fechado.
mfpuscas
Membro Veterano

sábado abr 21, 2012 3:56 pm

Acena Escreveu:Pois deve estar fechado, por ser fim-de-semana. Por isso falei no veterinário, poderia dar-se o caso de haver também registo no SIRA, mas também não sei se funciona ao fim-de-semana.

Quanto ao canil, se conseguiram ver que o cão tinha chip, não vejo razão para esperarem pelo vet, a menos que a essa hora já o SICAFE estivesse fechado.
Já consegui contactar o médico veterinário e ele disse que só não contactou o dono pois ao fim de semana as bases estão fechadas. Nós queriamos era tirá-lo daquele sítio até o dono ser contactado mas com o chip é-nos impossível.
Acena
Membro Veterano

sábado abr 21, 2012 4:02 pm

mfpuscas Escreveu:
Acena Escreveu:Pois deve estar fechado, por ser fim-de-semana. Por isso falei no veterinário, poderia dar-se o caso de haver também registo no SIRA, mas também não sei se funciona ao fim-de-semana.

Já consegui contactar o médico veterinário e ele disse que só não contactou o dono pois ao fim de semana as bases estão fechadas. Nós queriamos era tirá-lo daquele sítio até o dono ser contactado mas com o chip é-nos impossível.
Já estava na altura de mudarem isso da base de dados, não tem lógica não estarem disponíveis ao fim-de-semana. Pelo menos podia haver uma forma de aparecer só o contacto ao veterinário. Bem, espero é que o chip esteja registado. Por vezes os donos entregam os papéis e os animais não são introduzidos na base de dados. Lá terá que ficar até segunda!
mfpuscas
Membro Veterano

sábado abr 21, 2012 4:18 pm

Acena Escreveu:
mfpuscas Escreveu:

Já estava na altura de mudarem isso da base de dados, não tem lógica não estarem disponíveis ao fim-de-semana. Pelo menos podia haver uma forma de aparecer só o contacto ao veterinário. Bem, espero é que o chip esteja registado. Por vezes os donos entregam os papéis e os animais não são introduzidos na base de dados. Lá terá que ficar até segunda!
Se não conseguirem encontrar o dono já nos disponibilizamos a ficar com ele. Não podemos adopta-lo mas pelo menos tiramo-lo de lá e tentamos que fique mais visível para adopção
Acena
Membro Veterano

sábado abr 21, 2012 4:43 pm

MPfuscas se o cão não tiver dono, sendo labrador e ainda por cima jovem, não vão faltar pretendentes.
ghosts
Membro
Registado: sexta nov 21, 2003 4:18 pm

sábado abr 21, 2012 4:59 pm

No caso que o chip não esteja em Sira ou Sicafe falem ao CPC. Pode ser que esteja registado e por o nº podem localizar o dono.
Suesca
Membro Veterano
Registado: sexta jun 24, 2011 1:34 pm

sábado abr 21, 2012 5:11 pm

Nao sabia que isso estava "fechado" ao fds. que parvoice. pode ser que o dono ande a procura dele e o va logo buscar assim que contactado. mas cuidado que pode estar abandonado. ja resgatei um um cao que os donos nao o quiseram. Os dobos era. de torres vedras e abandonaram.no no alentejo de onde o meu namorado o trouxe pro algarve. cuidado. mas é cono a acena diz....
Podem falar, podem falar, mas a mim o que realmente interessa são os animais...
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

sábado abr 21, 2012 5:20 pm

Claro que está fechado! É uma secção dos serviços da DGV, porque razão haviam de estar abertos? Já viu alguma repartição aberta ao fim de semana???
mfpuscas
Membro Veterano

sábado abr 21, 2012 5:34 pm

Acena Escreveu:MPfuscas se o cão não tiver dono, sendo labrador e ainda por cima jovem, não vão faltar pretendentes.
Por isso mesmo é que o vou tirar de lá Acena. Para ter a possibilidade de ser.
Acena
Membro Veterano

sábado abr 21, 2012 5:39 pm

sasquatch Escreveu:Claro que está fechado! É uma secção dos serviços da DGV, porque razão haviam de estar abertos? Já viu alguma repartição aberta ao fim de semana???
Ter uma base de dados disponível apenas a pessoas autorizadas, não é preciso ser-se nenhum génio, né? É que até nas finanças há serviços disponíveis 24h dia e não é preciso entrar-se em repartição nenhuma :roll:
Responder

Voltar para “Cães”