adopção cadela (um pouco) medrosa
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Júnior
- Registado: sexta jun 05, 2009 1:02 pm
olá a todos,
vamos adoptar uma cadela com pouco mais de um ano. ela é calma e submissa, mas um pouco medrosa com pessoas.
gostaria de receber alguns conselhos de pessoas que tenham passado por experiencias semelhantes.
obrigado! filipa
vamos adoptar uma cadela com pouco mais de um ano. ela é calma e submissa, mas um pouco medrosa com pessoas.
gostaria de receber alguns conselhos de pessoas que tenham passado por experiencias semelhantes.
obrigado! filipa
Olá!
Pode fazer o seguinte:
- Vá ao seu petsite e coloque as fotos no mesmo.
- Depois, clica em cima da foto com o botão direito do rato e escolhe "abrir imagem num novo separador".
- Clica no link do novo separador e copia para cá.
- Antes e depois do link, clique em "IMG" que aparece em cima quando está a escrever uma mensagem.
Ou seja:

Boa sorte!
Pode fazer o seguinte:
- Vá ao seu petsite e coloque as fotos no mesmo.
- Depois, clica em cima da foto com o botão direito do rato e escolhe "abrir imagem num novo separador".
- Clica no link do novo separador e copia para cá.
- Antes e depois do link, clique em "IMG" que aparece em cima quando está a escrever uma mensagem.
Ou seja:
Boa sorte!
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO
Tem que dar mais informação :
foi adoptada numcanil ou vem de casa particular ?
Que comportamento é que tem ? Alguns cães são agressivos por medo, outros escondem-se para evitar pessoas, pex.
Aliás, comporta-se assim com qualquer pessoa ou só com estranhos ? Em casa ou na rua ?
Enfim tem de dizer mais qualquer coisinha...
foi adoptada numcanil ou vem de casa particular ?
Que comportamento é que tem ? Alguns cães são agressivos por medo, outros escondem-se para evitar pessoas, pex.
Aliás, comporta-se assim com qualquer pessoa ou só com estranhos ? Em casa ou na rua ?
Enfim tem de dizer mais qualquer coisinha...
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
- Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,
eu encontrei uma cadelinha há uns 6 anos. tinha e tem pavor a estranhos. chega a andar para trás quando vê gente. se está solta, farta-se de correr e ladrar atrás das pessoas. mas sempre à distância. precisa de conhecer muito bem as pessoas para se relacionar. quando isso acontece, é deliciosa.
ainda estou para saber como se aproximou de mim. ou talvez não
ainda estou para saber como se aproximou de mim. ou talvez não

-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO
Oi, Filipa, li agora o outro tópico "cão ou cadela" e acho que é apenas uma questão de tempo.
Os cães vindos de canil só revelam a sua verdadeira natureza passado um tempo de estarem nos donos.
Precisam de ganhar confiança.
Essa timidez é normal.
Os cães vindos de canil só revelam a sua verdadeira natureza passado um tempo de estarem nos donos.
Precisam de ganhar confiança.
Essa timidez é normal.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
-
- Membro Júnior
Obrigado fmoniz, mas não consigo na mesma, não me aparece essa opção...mas podem vê-la no petsite!
Bem, quanto ao comportamento na verdade eu não posso dizer muito mas só estive com ela uma vez e foi um dia fora do normal para ela poruqe tinha andado de carro e tinha ido ao veterinário. Também vi uns videos dela a passear com as pessoas da associação onde está: rabo entre as pernas e distancia dos outros (era uma caminhada com muitas pessoas e cães que ela não conhecia).
No seu ambinete natural e com as pessoas que conhece bem dizem que ela é calma e brincalhona, não tem medo. Para já parece-me que o medo (ou desconfiança) é das pessoas que não conhece...
De qualquer forma decidimos ir vê-la mais uma vez, passea-la um pouco, durante esta próxima semana, para que quando a formos buscar ela não estranhe tanmto e também para a conhecer um pouco melhor na "casa" dela.
O meu instinto diz-me que a conquistamos mas preocupa-me um pouco o meu filhote que tem uma energia louca.
Depois conto
Bem, quanto ao comportamento na verdade eu não posso dizer muito mas só estive com ela uma vez e foi um dia fora do normal para ela poruqe tinha andado de carro e tinha ido ao veterinário. Também vi uns videos dela a passear com as pessoas da associação onde está: rabo entre as pernas e distancia dos outros (era uma caminhada com muitas pessoas e cães que ela não conhecia).
No seu ambinete natural e com as pessoas que conhece bem dizem que ela é calma e brincalhona, não tem medo. Para já parece-me que o medo (ou desconfiança) é das pessoas que não conhece...
De qualquer forma decidimos ir vê-la mais uma vez, passea-la um pouco, durante esta próxima semana, para que quando a formos buscar ela não estranhe tanmto e também para a conhecer um pouco melhor na "casa" dela.
O meu instinto diz-me que a conquistamos mas preocupa-me um pouco o meu filhote que tem uma energia louca.
Depois conto

Cães medrosos e criança são uma mistura complicada, cães medrosos e crianças com "energia louca" são uma mistura explosiva. Tenha cuidado, um cão medroso muito mais perigoso que um cão confiante.
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.
Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.
http://animalartportugal.blogspot.com/
www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.
Madalena Marques
Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.
http://animalartportugal.blogspot.com/
www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.
Madalena Marques
-
- Membro Júnior
Kitten, obrigado. Estamos de facto um pouco apreensivos e andamos a ler sobre o assunto.
O que achamos engraçado quando a conhecemos foi que de facto ela aninhava-se quando ele queria fazer-lhe festas, um pouco medrosa, mas quando ele não lhe ligava nada e andava a brincar, ela seguia-o com os olhos,muito curiosa. Aliás, foi por ele que ela demostrou maior curiosidade...
Mas vamos voltar a estar com ela sem o nosso pequeno a ver se entendemos melhor o grau de medo ou timidez.
Pensamos em adoptar um cão mais velho para não termos duas "crianças" cheias de energia em casa. O ideal seria que o nosso pequeno se acalmasse um pouco com a "mana"
A ver vamos!
O que achamos engraçado quando a conhecemos foi que de facto ela aninhava-se quando ele queria fazer-lhe festas, um pouco medrosa, mas quando ele não lhe ligava nada e andava a brincar, ela seguia-o com os olhos,muito curiosa. Aliás, foi por ele que ela demostrou maior curiosidade...
Mas vamos voltar a estar com ela sem o nosso pequeno a ver se entendemos melhor o grau de medo ou timidez.
Pensamos em adoptar um cão mais velho para não termos duas "crianças" cheias de energia em casa. O ideal seria que o nosso pequeno se acalmasse um pouco com a "mana"

A ver vamos!
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
- Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,
um cão medroso não tem necessariamente de ser agressivo. a dora tem medo da própria sombra e quando conhece as pessoas é muito engraçada e bricalhona. talvez uma criança mais ativa a faça esquecer o medo.
a dora já está a ir para velhota mas é de morrer a rir quando me desafia para a brincadeira
a dora já está a ir para velhota mas é de morrer a rir quando me desafia para a brincadeira
Um animal medroso é muito mais propenso a morder que um animal seguro de si. Simplesmente porque tem medo. E pode ter medo de muita coisa.
Aquilo que para um animal normal é uma situação que controla, para um animal medroso é uma ameaça.
Ora tem de se reagir a uma ameaça: atacando.
Acho que neste caso também tem de trabalhar muito o seu filho.
Aquilo que para um animal normal é uma situação que controla, para um animal medroso é uma ameaça.
Ora tem de se reagir a uma ameaça: atacando.
Acho que neste caso também tem de trabalhar muito o seu filho.
-
- Membro
- Registado: sexta abr 20, 2012 4:38 pm
- Localização: Spitz (Spitz Alemão); Eva (Boxer-estrelinha); Lua (Srd)
Mais uma vez boa tarde, Filipa. Estive a ler este seu tópico e o outro intitulado “cão ou cadela” e gostaria de partilhar a minha experiência. Há uns tempos atrás resolvemos adotar um cão, tal como a Filipa na altura não queríamos um bebé pelos mesmos motivos que a Filipa mencionou. Acontece que, numa das muitas pesquisas que efetuei, deparei-me com um macho com pouco mais de um ano que estava a ser dado pelo dono, pois este tinha deixado de ter condições para o ter da forma como achava que ele o merecia. Falámos sobre o assunto e decidimos ir vê-lo. Depois de alguma conversa e apreciação do temperamento do cão (no momento, claro está) decidimos trazê-lo. Devo dizer que no primeiro dia ele tremia bastante com tudo e com todos. Assim que alguém se aproximava, ele vinha esconder-se atrás de mim ou aninhava-se nalgum canto ficando em estado de alerta constante. Deixámo-lo estar à vontade, chegámos mesmo a fingir que ignorávamos a sua presença, sempre atentos no entanto, principalmente por causa das crianças. Devo dizer que passaram dois ou três dias em que esta situação se manteve, com ligeiras melhorias de dia para dia. As coisas evoluíram de tal forma que hoje parece que ele esteve connosco desde que nasceu, adora as crianças, é muito brincalhão e protetor da sua nova família. É extremamente obediente, no entanto um pouco territorial com outros cães (só machos). Isto tudo para lhe dizer que temos de dar tempo ao tempo, sermos calmos e assertivos, deixar o novo animal descobrir sozinho tudo o que o rodeia de novo. É muito diferente ter um animal bebé e adotar um já adulto, estes têm de ter confiança no novo meio em que estão, não devemos acelerar o seu processo de habituação, nem forçar o animal a determinadas atitudes muito cedo, é mesmo deixá-lo explorar sozinho para que perceba que ninguém lhe vai fazer mal. Vai ver que tudo vai correr bem com a sua cadelinha, bem sei que ela terá uma estória de vida diferente das demais mas todos eles vivem o presente e se sentirem que estão seguros nesse presente é um passo gigantesco para que se possam integrar em plena harmonia na nova família.
Boa sote e muitas felicidades.
Boa sote e muitas felicidades.
-
- Membro Júnior
Olá tifaniti, muito obrigado pelo seu comentário.
percebo que têm seguido os conselhos de cesar millan e nós também estamos a ver todos os dvds
faz sentido, não é?
fico feliz por saber que tudo correu bem com o seu canito e tenho a certeza que correrá bem com a nossa loba também. pelo menos estamos a tentar aprender como fazer isso acontecer.
depois conto!
percebo que têm seguido os conselhos de cesar millan e nós também estamos a ver todos os dvds

faz sentido, não é?
fico feliz por saber que tudo correu bem com o seu canito e tenho a certeza que correrá bem com a nossa loba também. pelo menos estamos a tentar aprender como fazer isso acontecer.
depois conto!