Olá a todos,
neste momento estou com um dilema... a minha bebezolas tem 7 aninhos agora pelo que o preço da ração em si, para mim, está em 2º plano. Só quero mesmo o melhor para ela nesta fase!
Depois de muito chatear alguns vets esta foi a informação com que fiquei:
- a nível de investigação nutricional as melhores são a Purina pro plan e a RC, sendo que a RC faz maior investimento em palatibilidade do que a Purina.
- rações como a orijen desaconselharam-me devido ao teor demasiado elevado de proteínas que, a longo prazo, poderá trazer problemas (nomeadamente a nível de rim e fígado)
- também me disseram que a Acana e a Naturea são boas mas ficam um pouco abaixo da RC e da Purina.
A pesquisa que já fiz não ajudou muito

em primeiro lugar porque não há consenso sobre o que é efectivamente necessário e benéfico e depois porque cada vez mais vai surgindo a alimentação RAW como uma alternativa "viável e mais saudável".
O National Research Council (NRC) diz que a nível de requerimentos nutricionais os nossos cães precisam:
vitaminas:
vit. A, vit. D, vit. E, tiamina (vit.B1), riboflavina (vit.B2), pantothenic acid, niacina, pyridoxine (vit.B6), ácido fólico, vit. B12, colina
minerais:
cálcio, fósforo, potássio, sódio, cloro, magnesio, ferro, cobre, manganesio, zinco, iodo, selénio
e isto a RC ou a Acana têm...a Purina achei mais incompleta (pelo que vi no site), bem como a da Hill's e Eukanuba. Da Naturea não consigo ter acesso à informação (dizem que estão a reestruturar o site), a Orijen excluí por aquilo que referi acima. Sei que há muitas mais marcas, mas estas foi as que me consegui lembrar pelo que aceito conselhos e sugestões
A dieta raw só não me convence pois não tenho como saber analiticamente o que efectivamente lhe estou a dar (não tenho como fazer análises aos alimentos...não sei quanta proteina, gordura, fibra, etc lhe estou a dar nem como melhor suplementar de modo a dar-lhe tudo o que necessita)
Dito isto, gostaria de saber o que pensam da alimentação raw vs a ração? E, entre as rações que já indiquei, será que me podiam dizer qual pensam ser a melhor para a minha velhota? Os vets têm tendência para referir logo as marcas que tão bem conhecem, mas os ingredientes e afins passam um pouco ao lado da maioria deles penso eu...
Assim sendo, se me puderem dar umas luzes agradeço imenso!! É que não sei mesmo qual a melhor opção para ela nesta nova fase...
(ela está há anos com a RC, entretanto fui ouvindo opiniões aqui e ali sobre esta ou aquela serem melhores ou piores porque isto e aquilo e comecei a pesquisar exaustivamente...o que me deixou confusa!

depois falei com os vets e mais confusa fiquei... agora não sei se estarei a fazer ou não bem em mantê-la com a mesma marca e quais seriam as vantagens em mudar)
desde já agradeço a atenção