Abri este tópico com o objectivo de trocar-mos ideias, conhecimentos, opiniões, relatos etc., acerca dos problemas renais nos gatos (cálculos renais, obstruções, insuficiencia renal...).
Ao que me parece este tipo de problemas é frequente e é um dos que mais me assusta.
Pelo que tenho lido ainda não se descobriu qual a causa ao certo deste tipo de problemas...
O que sugiro é expormos aqui: ideias, duvidas e textos informativos sobre as causas, prevenção, e sintomas destas doenças. E tambem relatos de quem infelizmente tem ou já teve um gatinho que passou por um destes problemas e por aí fora.
Ora começo eu, causas que já ouvi e li que poderiam contribuir para estes problemas (acredito mais em umas que outras...):
- Pouca ingestão de água (quando comem ração seca)
- Em gatos castrados o problema é mais comum
- Dietas com excesso de proteinas (sinceramente esta convence-me cada vez menos)
- Dietas com excesso de minerais como magnésio e fosforo
- Predisposição genética
- Obesidade
Para prevenir:
-Uso de fontes de água para incentivar o gato a beber
- Humedecer a ração seca de forma a obrigar o gato a beber mais água (vou ver se faço isto ao meu gato com um pouco da ração que lhe dou por dia - não toda)
-Manter a liteira limpa
- Apostar numa boa dieta
Para ir controlando o pH da urina dos gatos aqui de casa por vezes arranjo uma espécie de sílica para por na liteira que muda de cor conforme o pH da urina.
E pronto sintam-se á vontade para criticar o que escrevi, acrescentar coisas etc, porque no fundo o que pretendo é criar um tópico mesmo para isso, onde se diuscuta de forma saudavel este tema