Cadela labradora gravida

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

segunda abr 23, 2012 2:56 pm

Mesmo as cadelas que não se importam de ver os donos a mexer nas crias, não reagem bem a outros animais por perto.
Nunca vi fêmeas com ninhadas no ninho que gostassem de ter outros cães ao pé.
A reacção de uma fêmea estranha a crias muito pequenas pode ser complicada, pode ir da curiosidade, a mordiscar e acabar por tirar do ninho e ferir ou mesmo matar.
Nisso confio mais nas gatas que são muito maternais mas também nesse campo posso contar porque vi, uma fêmea que matou instantaneamente 2 crias recém nascidas de outra gata. Foi fulminante. Ela não tinha crias.
E há gatas que se tem também bebés, passam o tempo a raptar bebés das outras. Há de tudo.
Bugoide
Membro Veterano
Registado: quinta mai 10, 2007 11:04 am

segunda abr 23, 2012 6:50 pm

Eu já tive as duas situações... tive duas cadelas em míuda que se ajudam mutuamente com as crias... e agora tenho a Petra que quando teve os bebés esqueceu todas a ssuas amizades caninas e ai do canino que se tentasse chegar a ela... já os gatos ela deixava estar ao pé dela e ficava toda contente... cada cão com a sua panca.
There are no dangerous dogs until man "makes" them so.
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

segunda abr 23, 2012 7:43 pm

sasquatch,

E o que descreve só não me aconteceu porque tive quem me ensinasse bem. Gata parida é para estar sozinha e sossegada com os bebés. A realidade é que umas aceitam bem a presença de outras fêmeas, umas mesmo antes de parirem já estão a enfardar nas restantes fêmeas e outras não andam à trolha mas ficam aflitas em stress permanente.

Misteriosamente tenho uma fêmea adulta (5 anos) que nunca conseguiu engravidar e que todas as outras sem excepção não consideram ameaça e deixam entrar e sair do ninho como se nada fosse.

Porquê? Não faço a mais pequena ideia.
sasquatch
Membro Veterano

segunda abr 23, 2012 8:33 pm

Eu fiquei a pensar se aquela não seria um animal esterilizado e que por isso mesmo, sem nenhum efeito hormonal feminino para ver as crias como crias interpretou as crias como apenas pequenas presas que estavam à mão...a gata mãe tinha saído do ninho.
WaterMonitor
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm

terça abr 24, 2012 2:36 pm

Nunca tive uma fêmea ou macho que tentasse atacar bebés. Mas já ouvi histórias contadas por outros criadores, inclusivamente de machos que matam recém-nascidos.

O que me ensinaram, e tenho comprovado por mim própria, é que o problema não são os bebés e sim as mães que os defendem ferozmente ou que ficam nervosas na presença de outros exemplares adultos.
Floripes2
Membro Veterano
Registado: terça nov 15, 2011 1:02 pm

terça abr 24, 2012 3:37 pm

Parece que nos gatos esse comportamento é frequente. Dizem que se destina a estimular novo cio nas fêmeas, mas como não sou entendida em gatos, não sei se isto é certo.

Quanto aos cães, são muito raros os casos de matança deliberada de recém-nascidos, mas em geral ocorre em matilhas de cães abandonados que vivem em más condições de sobrevivência e está relacionado com a defesa da comida disponível, e não com o cio das cadelas.

De qualquer das maneiras, parece-me pouco adequada a comparação entre duas espécies tão diferentes como os felinos e os canídeos.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>&Eacute; muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabe&ccedil;a erguida.</strong> - "By" Sasquatch,&nbsp;acrescento de&nbsp;v&iacute;rgulas meu.</p>
sasquatch
Membro Veterano

terça abr 24, 2012 3:43 pm

As próprias mães se estão mal alimentadas, logo após o parto quando comem a placenta e cortam o cordão, podem por veze ser impelidas a comer as crias.
Floripes2
Membro Veterano

terça abr 24, 2012 3:56 pm

sasquatch Escreveu:As próprias mães se estão mal alimentadas, logo após o parto quando comem a placenta e cortam o cordão, podem por veze ser impelidas a comer as crias.
Também não. :roll: Todas as fêmeas animais, até as dos herbívoros ruminantes, comem ou escondem as secundinas dos partos. No caso das cadelas, essa ingestão destina-se a restituir-lhes determinados elementos que ajudarão aos partos dos cachorros seguintes, além da reposição de outros. Além disso, há um aspecto social: ao ingeri-las ou escondê-las, enterrando-as, estão a ocultar dos predadores o rasto dos filhotes e o seu próprio.

Mas as cadelas e gatas domésticas por vezes comem as crias, sim. No caso das gatas, fazem-no por uma deficiência grande de vitaminas, segundo me foi explicado por veterinários.

As cadelas matam as crias quando as sentem deficientes ou demasiado frágeis para sobreviverem. Mas entre estas é mais frequente limitarem-se a rejeitá-los, deixando-os morrer por não os aleitarem, ou mesmo matá-los sufocando-os sob o seu próprio peso, por exemplo. O canibalismo não é muito frequente entre as cadelas.
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>&Eacute; muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabe&ccedil;a erguida.</strong> - "By" Sasquatch,&nbsp;acrescento de&nbsp;v&iacute;rgulas meu.</p>
sasquatch
Membro Veterano

terça abr 24, 2012 4:01 pm

Os animais comem sempre a placenta, o que acontece é que por vezes a seguir a isso comem as crias.
Conheço criadores que nem deixam a cadela cortar o cordão porque por vezes sangra e isso pode levar o animal a comer a cria. Por segurança, aconpanham sempre esse momento.
E estou a falar de animais bem alimentados.
Quando são crias pouco viáveis, já vi elas pura e simplesmente tirá-las do ninho.
Floripes2
Membro Veterano

terça abr 24, 2012 5:32 pm

Pois, realmente não se pode permitir que uma cadela com um comportamento atípico e desviado dê cabo de algumas centenas de euros de uma assentada... :twisted:

E essa do sangue é apenas outra versão do velho mito do sangue que torna os cães agressivos.

Tudo bem. Se eu fosse criadora de alguma raça e se tivesse uma cadela que por sistema se enganasse e comesse o cachorro juntamente com a placenta, de certeza que não mais lhe permitiria a reprodução.

Mas pronto, isso sou eu, que não sou criadora e que prefiro remeter-me a esses ignorantes dos etologistas e dos veterinários. E fico-me por aqui.
<p>&nbsp;</p>
indigo003
Membro Veterano
Registado: quinta nov 03, 2011 3:58 pm

terça abr 24, 2012 6:10 pm

Não sou criadora, e acho que já disse isto antes... mas uma cadela ou gata minhas que matasse a comesse cachorros ou gatos recem nascidos era uma boa candidata a não criar mais vez nenhuma!!
<p>ex Omega2,3,4,5, etc... N&atilde;o adopte, compre ;) </p>
<p>"Criou caturras a biberon?", by Kitten!
</p>
kittten
Membro Veterano
Registado: segunda jul 11, 2011 1:02 pm

terça abr 24, 2012 8:05 pm

Pois, por norma as cadelas não matam nem comem os cachorros, já tive uma cocker que comia se algum nascesse morto, mas comia unicamente o morto, além das placentas claro. Pariu 1 vez e foi uma excelente mãe.
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
Davids83
Membro Júnior
Registado: terça abr 10, 2012 11:53 pm

domingo mai 06, 2012 1:56 pm

Boas a cadela ja teve os caes e foram 7 agora gostaria so k me dissessem se devo alterar. Comida d mae, kdo devo pedir ao veternario para vir ca e outras informaxoes uteis. Obrigado
maraya
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

domingo mai 06, 2012 2:37 pm

Davids83 Escreveu:Boas a cadela ja teve os caes e foram 7 agora gostaria so k me dissessem se devo alterar. Comida d mae, kdo devo pedir ao veternario para vir ca e outras informaxoes uteis. Obrigado
Eu começaria por ligar ao veterinario e contar-lhe tudo. Aí pode pedir que ele lhe diga quais as coisas mais importantes a fazer agora e aproveita e marca a consulta.
Quanto á comida da mae, penso que já devia andar a comer raçao puppy mas pergunte ao vet.
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
Sporting7
Membro Veterano
Registado: segunda abr 09, 2012 8:12 am

domingo mai 06, 2012 3:26 pm

O cachorros são de raça pura?
Responder

Voltar para “Cães”