gatinho com 8 semanas duvidas

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
under666
Membro Júnior
Registado: sábado fev 25, 2012 8:36 pm

quarta abr 25, 2012 2:20 pm

Boa tarde,

Fui buscar um gatinho ao gatil o mesmo tinha 5 semanas hoje em dia ja vai na sua 8 semana, ja foi ao vet foi desparasitado e visto esta em perfeito estado de saude, o que eu nao estou a conseguir lidar e que cada vez que lhe pego ele tenta arranhar e morder-me mesmo que vao outras pessoas tentar fazer um mimo ele vira-se logo para essa "brincadeira" por vezes quase tornando impossivel fazer festas. Sera isto normal da idade ?
anja-azul
Membro Veterano
Registado: domingo out 30, 2005 2:44 pm
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

quarta abr 25, 2012 2:52 pm

deve ter sido tirado cedo da mãe e tornou-se agressivo. ou então, nunca foi socializado com pessoas e tem medo. há que ter muita paciência. pode nunca gostar de festas.
under666
Membro Júnior
Registado: sábado fev 25, 2012 8:36 pm

quarta abr 25, 2012 3:53 pm

Estranho e que ele anda sp atras das pessoas e quando lhe da o sono veem se deitar junto das pessoas o pior e quando esta electrico so quer e brincadeira e veem morder as maos.
anja-azul
Membro Veterano
Localização: Cinderela,Chiquinho, Isaias, Serafim, Max, Carlota, Dorinha, Estrela,

quarta abr 25, 2012 4:19 pm

isso é próprio de gatinhos. se lhe arranjar um mano, ele fará isso com ele e deixa as pessoas em paz
MiCas2011
Membro Veterano
Registado: quinta out 06, 2011 4:01 pm

quarta abr 25, 2012 8:29 pm

olá :)

esse comportamento é próprio dos gatinhos, mas vai ter que o corrigir... :P

Quando estiver a brincar com ele e ele começar a morder, diga-lhe "não" em voz firme e deixe de fazer mimo... com um dedo toque-lhe no nariz como se lhe fosse dar uma palmada... mas não bata :lol: apenas o ameace, para que ele perceba que não se faz isso!

Ele não vai entender logo, mas sempre que ele começar a morder faça isso... e arranje um brinquedo, por ex um boneco de peluche, para substituir pelas suas mãos... ele pode demorar a perceber mas acaba por entender :wink:
... Carolina Homenagem ao meu Tareco: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... highlight=
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

quarta abr 25, 2012 8:42 pm

Os meus gatos aprenderam a não fazer isso e não precisaram de manos e manas.

As pessoas podem perfeitamente querer ter apenas um só gato e eles são muitíssimo felizes assim, podem e devem ser ensinados e habituados a não morder.

Acho que aqui no fórum se tenta à força convencer as pessoas que devem por força ir buscar mais um cão, mais um gato.

Já sabemos que há muitos que precisam mas o nosso compromisso é dar o melhor ao que temos em casa, não é querer tirar o mais possível da rua.

Pessoalmente até prefiro ter apenas um gato em casa porque se dedicam mais ao dono do que quando se dispersam a relacionar-se com outros gatos.

E não se esqueçam que muitos gatos quando entra um novo animal em casa ficam num stress terrivel...

Mais vale ter só um e ter todo o tempo e paciência para ele. :roll:
anja-azul
Membro Veterano

quinta abr 26, 2012 12:19 pm

penso que dar sugestões não ofende ninguém. aqui ninguém aponta pistolas a ninguém. e as sugestões só são seguidas por quem quer. que se saiba não são crianças influenciáveis.
Michkin
Membro Júnior
Registado: quinta abr 26, 2012 11:10 am

quinta abr 26, 2012 1:31 pm

O comportamento é mais do que normal e apesar de dever corrigir o gato como já foi apontado, mesmo que não o faça, com a idade passa. Os gatos até uma certa altura, cerca de ano e meio, têm sempre um comportamento juvenil, é assim na natureza, e é assim nos animais domesticados, é algo instintivo. Eles não mordem nem arranham para magoar, é pura brincadeira, e enquanto pequenos, os felinos gostam e têm necessidade dessas brincadeiras. Porque faz parte do seu desenvolvimento natural, essas lutas, tal como as perseguições e a caça são instintos naturais que não podemos, nem devemos corrigir no seu todo.

O que recomendo em diferentes circunstâncias é o seguinte, quando o pequenino quiser brincadeira, tente usar um fio, uma bolinha, divergir a atenção para outro tipo de brincadeira, seja como for, a determinado momento será sempre necessário essa brincadeiras das "lutas", e ai o que recomendo são a utilização de um peluche ou mesmo com meias velhas, se as encher com papel de jornal podem simular essas brincadeiras, não tem mal utilizar a mão de vez em quando, porque mais tarde perdem esse vicio, mas não deve criar habituação, pelo que quando estiver a ter esse tipo de comportamento, pode dizer que não e dar-lhe uma pancadinha com o dedo no nariz, ou então usar um pequeno borrifador de água.

Seja como for, é algo que passa com a idade, e é algo que pode minorar, mas convém ter a noção que certos instintos dos animais não são passiveis de se suprir completamente, e por outro lado também não os devemos suprir completamente, porque seria alienar a própria natureza do animal.
MiCas2011
Membro Veterano
Registado: quinta out 06, 2011 4:01 pm

quinta abr 26, 2012 4:17 pm

Michkin Escreveu:O comportamento é mais do que normal e apesar de dever corrigir o gato como já foi apontado, mesmo que não o faça, com a idade passa...
Não é bem assim... :wink:

Os gatos que se acostumam a morder podem adoptar um comportamento agressivo e de cada vez que se lhes estende a mão eles só "brincam" a morder... sendo que à medida que crescem a mordida vai sendo mais forte!!!
... Carolina Homenagem ao meu Tareco: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... highlight=
Michkin
Membro Júnior
Registado: quinta abr 26, 2012 11:10 am

quinta abr 26, 2012 4:33 pm

MiCas2011 Escreveu:
Não é bem assim... :wink:

Os gatos que se acostumam a morder podem adoptar um comportamento agressivo e de cada vez que se lhes estende a mão eles só "brincam" a morder... sendo que à medida que crescem a mordida vai sendo mais forte!!!
Não digo que essa não possa ser uma consequência, e o comportamento deve ser corrigido, apesar de na minha opinião, não se dever forçar ou insistir demasiado nessa correcção do comportamento.

Sei de muitos casos que os gatos ao amadurecer, e até ao ganhar mais independência, mudam as suas brincadeiras, e acabam por aprender também naturalmente as fronteiras e limites com os seus donos.

O que queria dizer é que essas brincadeiras a acontecerem numa idade mais nova, não são tão preocupantes como num gato adulto. Numa idade muito jovem o morder as mãos de forma a brincar às "lutas" é algo natural, e não indicam que o gato possa no futuro ser agressivo ou não. Mais do que corrigir o comportamento do gato, não se deve é estimular essa brincadeira com as mãos, mas sim convergir para um outro objecto, ou outro tipo de brincadeira. A brincadeira das "lutas" normalmente ocorre no pico de energia e "histeria" do gato.

Por muito que nesta idade se tente corrigir o comportamento, não vale a pena entrar numa corrida com o animal, porque o seu comportamento faz parte da sua natureza, principalmente nesta altura. Um excesso de correcções também leva o gato a um comportamento mais desconfiado e distante.

Em suma o que quero dizer, é que embora se deva corrigir o comportamento, não se deve travar uma batalha por causa deste comportamento, porque muitas vezes, e no caso de não o estimular nesse comportamento, o próprio gato ao amadurecer perde esse hábito.

Contudo, e como é óbvio, pode acontecer um pouco de tudo.
sxmota
Membro Veterano
Registado: segunda fev 06, 2012 6:02 pm

sexta abr 27, 2012 4:40 am

eu sou adepta do beliscão na orelha! e outra coisa q resulta muito bem é soprar-lhes para o nariz. A minha primeira gata foi "gata única" até quase ao ano de idade, e enquanto foi pequena substitui a mãe e os manos nas brincadeiras. Usei brinquedos e usei as mãos, e algumas vezes sujeitei-me a uns pequenos riscos e pontinhos vermelhos, deixando-a "ganhar", para lhe estimular a autoconfiança. Aprendi que, quando nos seguram as mãos com as unhas, devemos ficar quietinhos, a arranhadela só acontece se mexermos a mão. E é uma dorzinha perfeitamente suportável... rapidamente "vingada pela beliscadela na orelha e uma distracção mais interessante para os gatitos. Há que ser paciente e criativo! :)
Yesi
Membro
Registado: segunda abr 02, 2012 10:41 pm
BillieJean

sábado abr 28, 2012 10:47 pm

Tenho cicatrizes para a vida graças aos meus dois bichanos.
O Shuffle é bruto a brincar e a Billie Jean é, digamos, RANHOSA!
O "truque" de não mexer a mão quando nos apanham com as unhas também o aprendi da pior maneira :lol:
As minhas mãos são uma vergonha...
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

domingo abr 29, 2012 3:40 pm

sasquatch Escreveu:Os meus gatos aprenderam a não fazer isso e não precisaram de manos e manas.

As pessoas podem perfeitamente querer ter apenas um só gato e eles são muitíssimo felizes assim, podem e devem ser ensinados e habituados a não morder.

Acho que aqui no fórum se tenta à força convencer as pessoas que devem por força ir buscar mais um cão, mais um gato.

Já sabemos que há muitos que precisam mas o nosso compromisso é dar o melhor ao que temos em casa, não é querer tirar o mais possível da rua.

Pessoalmente até prefiro ter apenas um gato em casa porque se dedicam mais ao dono do que quando se dispersam a relacionar-se com outros gatos.

E não se esqueçam que muitos gatos quando entra um novo animal em casa ficam num stress terrivel...

Mais vale ter só um e ter todo o tempo e paciência para ele. :roll:
Cara sasquatch:

NINGUÉM, nem neste tópico nem no forum usa FORÇA para nada!!! Ao contrário do seu post que esse sim é "de força"...

É sabido, por experiência própria, de quem tem mais que um animal da mesma espécie, que esses animais têm muito mais interacção com o da sua espécie, facilitando assim, aos donos, a atenção, por carência, que os animais exigem dos mesmos quando não têm um companheiro para a brincadeira.
Não compare a vida de um gato ÚNICO, horas e horas sózinho, muitos sem nada com que se entreterem, ou até com muito mas sem vontade de brincar sózinho, até que os donos cheguem a casa já cansados e com tarefas a fazer, com um gato que tem um companheiro a tempo inteiro para se entreter!!!
Um gato só, só é feliz ou porque tem companhia a tempo inteiro (o dono, p.e.) ou porque é dominante e o melhor, para o dono, é não ter que passar pela paxorra de lhe econtrar um companheiro que se deixe dominar. Esses sim, é-lhes imposto serem "felizes" com o que só têm :arrow: o dono!!!

Tenho a certeza absoluta que, caso o meu King fosse "gato único" daria num gato "amorfo" e teria que lhe arranjar outro para companhia. Felizmente que, para extravasar a sua vivacidade, tem o mano e mais 5 gatos e o cão!

Há lá agora algo mais bonito que ver mais que um gato em interacção?

Ao contrário do mito que existe em que tenta dar a entender que o gato é "solitário por natureza", o gato ADORA COMPANHIA!!!

Olá under666. Faça como já lhe explicaram: use um boneco, mais ou menos do tamanho do gatito, e brinque segurando o mesmo nha sua mão, e assim o gatito agarra e arranha o boneco em vez das suas mãos.
E, SIM, se tivesse um igual, de idade identica á dela, concerteza que preferiria brincar com o companheiro da mesma espécie, poupando-lhe assim as suas maos. E esta, hein? :lol:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Gatos”