Tartaruga

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Tita2009
Membro
Registado: quarta mai 04, 2011 8:09 pm

quarta abr 25, 2012 2:28 pm

Boas,tenho uma tartaruga corcunda do mississipi, e ela tem dois anos e 5 meses. Bem, para começar eu não tenho qualquer equipamento para ela :oops: e estava a tentar adquirir, por isso pesquisei, sobre os termostatos, filtros e lâmpadas e vi que termostato ( só no primeiro ano de vida era necessário), lampada ( enquanto não a compro, ela apanha sol, mas pretendo comprar) e filtro nao é necessário pois mudo a àgua regularmente, a única coisa que ela tem é mesmo a pedra de cálcio.E neste momento estou a planificar um aquaterrário para ela, só que não sei que tipo de material usar para a parte seca ( areia, terra??) ah, e só mais uma coisinha, ela hibernou e agora que acordou ( mais ou menos) esconde-se o dia todo debaixo da parte seca do aquaterrario e quando tento que ela nade mais, esconde-se outra vez e não come praticamente nada , o que devo fazer?

Obrigada desde já e desculpem o testamento :lol:
FILIPERS
Membro
Registado: quinta jul 07, 2011 8:05 pm

quinta abr 26, 2012 4:30 pm

Oi Tita2009

O termostato apesar de ser apenas preciso no 1º ano, pode vir a ser útil, imagina que a tua tarta adoecia, mesmo que depois recuperasse era aconselhável a tarta não hibernar pois esteve doente durante o ano, e no futuro se calhar também podes vir a adquirir outra tarta que vai necessitar no 1º ano de termostato. Em relação à lâmpada tens 2 hipóteses, ou a tarta fica no exterior e apanha sol "natural", ou então fica no interior tendo obrigatoriamente de ter lâmpada pois mesmo que a tua tarta esteja perto da janela os vidros filtram os raios e não é aconselhável ter a janela aberta pois pode criar corrente de ar e as tartas são relativamente sensíveis ás correntes de ar. O filtro olha que ajuda muito na limpeza e estar sempre a mudar a água pode vir a deixar a tarta stressada para além de ter de ser submetida algumas variações de temperatura. A parte seca não é preciso meteres lá nada, mas para deixar mais bonito podes meter alguma plantas.
Agora a tua tarta está num estado de semi-hibernação, ou seja, ela permanece acordada mas não come, é normal isso acontecer ás tartas, quando as temperaturas não caiem abaixo dos 10ºC elas permanecem acordadas.
A minha passou o inverno todo assim a semi-hibernar pois aqui em Lisboa no inverno não faz muito frio.
Agora tens é de esperar que o tempo aqueça, para ela voltar a comer (em princípio em Maio ela já volta a comer) e não obrigues o animal a nadar pois acabou de sair de uma hibernação e tá com as energias em baixo que só vão ser repostas quando esta começar a comer. :wink:
miguelabm
Membro Veterano
Registado: sábado set 29, 2007 7:43 pm

quinta abr 26, 2012 4:41 pm

Necessita SEMPRE de termostato!
dare
Membro Veterano
Registado: sexta set 03, 2010 12:32 pm

quinta abr 26, 2012 4:57 pm

Não me parece que ao fim de um ano de vida a tartaruga já tenha gorduras suficientes para hibernar. Na minha só tiro quando tiver 5/6anos, não é por causa de alguns anos sem hibernar que vai durar mais
Tita2009
Membro
Registado: quarta mai 04, 2011 8:09 pm

quinta abr 26, 2012 6:21 pm

Obrigada a todas as respostas :D Mas no exterior quando chove e faz muito frio, como é que elas ficam lá fora sem ficarem doentes??
dare
Membro Veterano

quinta abr 26, 2012 6:54 pm

Os repteis tem a capacidade de se adaptar bem ao clima, baixando o seu metabolismo. Mas claro que têm de estar saudaveis e com bons armazenamentos de gordura
FILIPERS
Membro
Registado: quinta jul 07, 2011 8:05 pm

quinta abr 26, 2012 8:19 pm

Miguelabm as tartas não necessitam sempre de termostato...as tartas que necessitam sempre de termostato são as tartarugas de regiões tropicais como a ocadia sinensis que no seu habitat nunca hibernam. Agora as tartas norte americanas não necessitam sempre de termostato este é apenas obrigatório no seu 1º ano de vida,depois é tua escolha se queres ou não que as tartas hibernem. A minha tarta só não hibernou no seu 1º ano de vida depois hibernou os anos seguintes, eu acho que as tartas devem hibernar (só se estas estiverem bem alimentadas) porque é uma coisa que elas fazem na natureza e nós devemos respeitar isso aliás a tartaruga ao hibernar era como estivesses a "carregar as baterias", e é inicio de um novo ciclo e como já referi noutro tópico as tartas que hibernam vivem mais anos. Mas isto cabe ao dono do animal decidir e cada um tem os seus argumentos :wink: .
miguelabm
Membro Veterano
Registado: sábado set 29, 2007 7:43 pm

quinta abr 26, 2012 8:48 pm

Estamos a falar de animais de cativeiro, que provem de outras gerações em cativeiro, etc etc.
É fundamental o uso do termostato.
Uma coisa é viver outra é sobreviver...mas la ta, cada qual sabe o que quer para o seu proprio animal.
dare
Membro Veterano

quinta abr 26, 2012 9:10 pm

miguelabm Escreveu:Estamos a falar de animais de cativeiro, que provem de outras gerações em cativeiro, etc etc.
É fundamental o uso do termostato.
.
Tambem não é por ai...porque se não, muitos hobbistas nao hibernavam as cobras, tartas terrestres, etc...(claro que eu sei que eles so fazem isto, para acasalar)...

mas tambem acho que não se perde nada uma tartaruga não hibernar até aos 6/7/8/9 anos.
boidefogo
Membro Júnior
Registado: domingo abr 29, 2012 8:51 pm

domingo abr 29, 2012 9:27 pm

Boas, eu construi uma estufa para aquecer a água dado que não tenho termostacto. Acham isso recomendável?
Titanum
Membro Veterano
Registado: sábado jan 07, 2012 10:51 pm

domingo abr 29, 2012 9:36 pm

como constrois uma estufa num aqua de uma tarta? :o
boidefogo
Membro Júnior

segunda abr 30, 2012 6:54 pm

peguei em arames. fiz varios arcos e depois pus papel celofan... e pus por cima do aquario.
Titanum
Membro Veterano
Registado: sábado jan 07, 2012 10:51 pm

segunda abr 30, 2012 9:12 pm

está...bem... :?:
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

segunda abr 30, 2012 10:30 pm

E qual é a fonte de aquecimento que está debaixo do "celofan" ?
boidefogo
Membro Júnior

terça mai 01, 2012 11:49 am

Não tem nenhuma fonte de aquecimento de baixo do celofan.
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”