Ajuda...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Bloqueado
titinha
Membro Júnior
Registado: segunda mai 13, 2002 10:15 pm

quinta abr 26, 2012 9:55 pm

Boa noite...
a minha cadela tema andado doente, fo a veterinário e lá disserma que o figado dela não funciona bem e que não faz a limpeza do sangue como devia e isso sobe-lhe a cabeça, alguem sabe que doença é essa?
TheOnlyOne
Membro Veterano
Registado: segunda fev 27, 2012 11:40 am

quinta abr 26, 2012 10:02 pm

E porque é que não perguntou à veterinária???
maraya
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

quinta abr 26, 2012 10:03 pm

titinha Escreveu:Boa noite...
a minha cadela tema andado doente, fo a veterinário e lá disserma que o figado dela não funciona bem e que não faz a limpeza do sangue como devia e isso sobe-lhe a cabeça, alguem sabe que doença é essa?
O veterinario nao lhe disse o nome?
A cadela esta a fazer algum tratamento?
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
Michkin
Membro Júnior
Registado: quinta abr 26, 2012 11:10 am

quinta abr 26, 2012 10:07 pm

Boa noite.

O cão tem perdido peso, apetite, bebido mais água do que é costume?
Repare se tem as gengivas mais amareladas ou os olhos.

O mais provável será uma doença do foro hepático, a questão é saber qual.

Que alimentação faz o cão? Esteve sujeito a algum elemento tóxico, pode ter ingerido algum material tóxico ou nocivo?

Pode ser uma infecção, ou pode ser algo crónico, mas sem mais elementos não é possível senão especular, e não é aconselhável.
TheOnlyOne
Membro Veterano
Registado: segunda fev 27, 2012 11:40 am

quinta abr 26, 2012 10:23 pm

titinha Escreveu:Boa noite...
Michkin Escreveu:Boa noite.

O cão tem perdido peso, apetite, bebido mais água do que é costume?
Repare se tem as gengivas mais amareladas ou os olhos.

O mais provável será uma doença do foro hepático, a questão é saber qual.

Que alimentação faz o cão? Esteve sujeito a algum elemento tóxico, pode ter ingerido algum material tóxico ou nocivo?

Pode ser uma infecção, ou pode ser algo crónico, mas sem mais elementos não é possível senão especular, e não é aconselhável.
Eish que perspicácia :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Michkin
Membro Júnior

quinta abr 26, 2012 10:30 pm

Sim de facto não é preciso ser muito perspicaz e inteligente, ainda bem que não fui o único :wink:

Bem o objectivo seria tentar ajudar, mas visto que os dados e sintomas são poucos ou nenhuns tentei enquadrar e obter mais alguma informação. Não custa tentar ajudar.

Mas olhe que por vezes o facto de o fígado não funcionar bem, a causa pode não ser hepática mas sim cardíaca. Se souber qual é a função de cada orgão e o modo como se ligam essas funções de facto a causa pode não ser do foro hepático, mas sim do foro cardíaco. :wink:

Thelonelyone pelo menos não disse que era do cérebro que se estava a gigantar, não fosse um doberman ou um sapo.
Argay
Membro Veterano
Registado: quarta mar 07, 2012 10:46 am

quinta abr 26, 2012 10:48 pm

Pelo que entendi, a utilizadora foi ao vet e a cadela tem um problema no figado que sobe á cabeça, então vem aqui perguntar o que será? Não é melhor perguntar ao vet que fez o diagnóstico do problema?
Figado a subir á cabeça não me ocorre nada.
<p>"Se a tourada &eacute; cultura, canibalismo &eacute; gastronomia"</p>
<p>&nbsp;</p>
Michkin
Membro Júnior

quinta abr 26, 2012 10:57 pm

Pelo que subentendi do que foi dito pela forista, é o sangue que lhe sobe à cabeça...agora é uma questão de saber se o problema é cardiaco ou hepático, pode ser cardiaco e estar a afectar o figado ou pode ser simplesmente hepático. Dai pode ser infecção, pode ser envenenamento por algum elemento tóxico, ou pode ser crónico.

Sem elementos e mais sintomas será complicado entender o que será, mas se calhar o veterinário devia ter sido mais especifico.
DanyelaFons
Registado: domingo mai 16, 2010 8:49 am

quinta abr 26, 2012 11:07 pm

Boa Noite,

Procure por encefalopatia hepática... é o que acontece quando o fígado não consegue eliminar as toxinas... e o cérebro acaba também ele por ficar intoxicado.

Cumprimentos
Floripes2
Membro Veterano
Registado: terça nov 15, 2011 1:02 pm

sexta abr 27, 2012 12:11 am

DanyelaFons Escreveu:Boa Noite,

Procure por encefalopatia hepática... é o que acontece quando o fígado não consegue eliminar as toxinas... e o cérebro acaba também ele por ficar intoxicado.

Cumprimentos
Uma atitude impecável, obrigada pela dica. :D

A boa notícia para a Titinha é que o problema tem cura.

Na pesquisa que fiz, seguindo a dica da DanyelaFons, o site com a explicação mais simplificada e acessível aos leigos que encontrei foi este: http://pt.scribd.com/doc/12350621/Encef ... a-Hepatica

Boa sorte para a cadelita!
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>&Eacute; muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabe&ccedil;a erguida.</strong> - "By" Sasquatch,&nbsp;acrescento de&nbsp;v&iacute;rgulas meu.</p>
lsgl
Membro Veterano
Registado: quinta ago 18, 2011 8:39 am

sexta abr 27, 2012 7:54 am

Estas dúvidas devem ser esclarecidas por um veterinário e não pela net.
Não faz muito sentido que se vá ao veterinário obter um diagnóstico e depois venha-se aqui perguntar qual o possível diagnóstico.
O veterinário/clinica não tem um número de telefone que se possa usar para fazer esta questão?! Deve ter certamente...

Acho perigoso dar estas dicas de possíveis doenças e possíveis tratamentos a pessoas leigas. Estamos a falar da saúde de uma cadela que merece mais que ser diagnosticada pela net.

PS: Eu sei que para muitos este tipo de intervenção é ridícula e um excesso de zelo mas antes isso que correr o risco de uma pessoa não consultar devidamente o seu veterinário para tratar de um problema porque lhe diagnosticaram o seu animal na net e deram-lhe indicação de como tratar.
Última edição por lsgl em sexta abr 27, 2012 9:06 am, editado 1 vez no total.
Argay
Membro Veterano
Registado: quarta mar 07, 2012 10:46 am

sexta abr 27, 2012 8:33 am

lsgl Escreveu:Estas dúvidas devem ser esclarecidas por um veterinário e não pela net.
Ainda bem que não sou só eu. Cheguei a pensar que era normal sair do veterinário sem saber que doença tinha o animal, vir perguntar ao forum e obter respostas visionárias.
<p>"Se a tourada &eacute; cultura, canibalismo &eacute; gastronomia"</p>
<p>&nbsp;</p>
zitapets

sexta abr 27, 2012 9:40 am

Por favor consulte o veterinário para ter a certeza do diagnóstico que foi feito ao seu animal.

Melhores cumprimentos,
Bloqueado

Voltar para “Cães”