sexta abr 27, 2012 10:29 pm
Pensemos assim: (e garanto que não tenho nada a ver com criação de cães)
- é verdade que o apuramento das raças tem trazido muitos malefícios para a saúde dos cachorros... problemas de consanguinidade devido a escolhas muito agressivas pela aparência de alguns exemplares (por exemplo, o pastor alemão de exposição, a meu ver, tem um ar horrível... os membros posteriores são atarracados e isso acarreta grandes consequências à mobilidade desses animais; outro exemplo... o leão da rodésia pode nascer sem a crista, mas esses animais não são considerados apetecíveis pelo que são abatidos, além do mais, os animais com crista têm espinha bífida. Mas pronto isto são coisas que vi num documentário relatando a realidade Americana; mas destas coisas há em todo o lado). O problema é que há pessoas que preferem pagar pureza da raça do que a saúde do animal querendo apenas demonstrar o seu cão xpto.
- também é verdade que há muitos criadores de "vão de escada" que têm os animais em condições miseráveis e que são autênticas máquinas reprodutoras e apenas querem saber do dinheiro que vão lucrar ao vender os cachorros... não lhes interessando minimamente o bem estar dos animais. (também podemos falar de puppy mills e de cachorros de loja de animal cuja origem é um muito desconhecida)
- há umas situações intermédias em que os donos fazem a reprodução de forma ponderada, alimentam os cachorros como deve ser, os animais são bem tratados e preocupam-se mais com a saúde dos animais. Além disso preocupam-se fundamentalmente com o destino dos animais vendidos...
Há sempre extremos para tudo... eu prefiro adoptar animais e não comprar; no entanto há muita gente que prefere comprar. Respeito isso. Querem uma raça específica para uma tarefa específica ou por ter características muito apetecíveis como animal de companhia.
O fundamental é mesmo ir ver os pais, o local onde os animais estão a ser criados e fazer o seu julgamento antes de comprar o animal. É importante falar com o criador, esclarecer todas as dúvidas e também avaliar a pessoa em si.