Olá.
Procurei, mas não encontrei nenhum post parecido.
... espero que alguem me dê uma luz!!!
Tenho um pug de 3 anos e meio que fica dentro de casa e um rafeiro de 2 que fica sempre no jardim.
Há quatro dias apareceu no meu jardim um gatinho, que deve ter mais ou menos mes e meio ou 2. Improvisei-lhe uma casinha com uma mantinha e deixei-o no quintal.
Não tenho muita experiência com gatos, mas lá vou lendo, vou perguntando, e ja levei ao vet. Mas o grande problema está com o meu pug: ele aterroriza o gato, mete o focinho na casinha dele e rosna-lhe, ladra, corre atrás dele e faz um movimento que parece que quer pisar-lhe. Ralho com ele, agarro no cachaço, faço barulho com uma lata, mas parece que só funciona por um segundo. Às vezes penso que ele está melhor, vê o gatinho e ignora, mas se o vê no chão ele passa-se. Se eu estiver com o gato na mão ou erto de mim ele fica muito nervoso, mas chega perto sem agressividade e cheira.
Quem me dera que ele fosse como o meu rafeiro. Este ignora-o por completo, só fica a olhar e se estiver com o gatinho na mão ele vem e lambe-o.
Por favor...o que é que posso fazer para melhorar esta situação?!
Pug aterrorisa gatinho
Moderador: mcerqueira
Talvez meter o gatinho em casa, adoptá-lo. E a partir daí apresentá-lo ao cão como mais um residente que ele tem de aceitar.
Ao meter o gatinho numa caixa com uma abertura, só lhe despertou o instinto de caça que todos os cães têm: ele vê oque lhe parece ser uma entrada de uma toca, e age conforme o instinto. Se essa toca desaparecer, o gatinho passará a ser só mais um estranho que é preciso investigar, mas que depois se aceita porque a dona assim o quer.
Ao meter o gatinho numa caixa com uma abertura, só lhe despertou o instinto de caça que todos os cães têm: ele vê oque lhe parece ser uma entrada de uma toca, e age conforme o instinto. Se essa toca desaparecer, o gatinho passará a ser só mais um estranho que é preciso investigar, mas que depois se aceita porque a dona assim o quer.
<p>Olá, eu sou a... Floripes.
</p>
<p> </p>
<p><strong>É muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabeça erguida.</strong> - "By" Sasquatch, acrescento de vírgulas meu.</p>

<p> </p>
<p><strong>É muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabeça erguida.</strong> - "By" Sasquatch, acrescento de vírgulas meu.</p>
-
- Membro
- Registado: quinta jan 15, 2009 10:35 am
Não posso mantê-lo dentro de casa por diversas razões.
Estava à procura de um novo dono pra ele, que entendesse melhor do assunto e que estivesse disposto a amá-lo e cuidar dele. Mas realmente estou a afeiçoar-me a ele. Principalmente agora que ele está mais sociável ( primeiros dias era muito arisco).
Não tem outro jeito?
Obg
Estava à procura de um novo dono pra ele, que entendesse melhor do assunto e que estivesse disposto a amá-lo e cuidar dele. Mas realmente estou a afeiçoar-me a ele. Principalmente agora que ele está mais sociável ( primeiros dias era muito arisco).
Não tem outro jeito?
Obg
Dessensitização...
http://www.youtube.com/watch?v=wnlfrRVMPOQ
Tente estas técnicas descritas no vídeo (ver na parte que tem a descrição do vídeo)
Pode ser que ajude!
Tente estas técnicas descritas no vídeo (ver na parte que tem a descrição do vídeo)

O vídeo só confirma o que eu disse, pois a habituação da cadela aos gatos está a ser feita em casa. ("Dessensitização", francamente, nem sei se é palavra que exista em português, mas também não importa para o caso.)MiMoo Escreveu:Dessensitização...
Tente estas técnicas descritas no vídeo (ver na parte que tem a descrição do vídeo)Pode ser que ajude!
Tchintchas, não sei que motivos tem para não meter o gato em casa, mas também lhe posso dizer que tal seria temporário, até de facto lhe arranjar dono. Não terá ao menos uma garagem?
Talvez então fosse melhor arranjar-lhe uma família de acolhimento temporário, alguém que o pudesse receber em casa e cuidar dele até ser dado. É que também não me parece lá muito bom para o gato ser mantido no quintal, com o tempo que tem feito. Ainda lhe apanha uma coriza que depois dificultará e atrasará a adopção.
<p>Olá, eu sou a... Floripes.
</p>
<p> </p>

<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO
Se puder, meta aqui uma foto do gatinho (ponha a foto no seu pc e faça load para um site de fotos - a partir daí é fazer img - em cima - link img) e coloque para adopção (no respectivo fórum).
Diga, também de que zona é (distrito,pex.).
Diga, também de que zona é (distrito,pex.).
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
-
- Membro
- Registado: quinta jan 15, 2009 10:35 am
Obrigada a todos pelas respostas.
A questão de mantê-lo no quintal não tem problema, pois vivo em Cabo Verde e o clima aqui é quase de verão. E no sítio onde ele está não apanha sol directamente.
Não encontrei outro sítio para o deixar, eu é que sou a família de acolhimento. Na ilha onde moro (Boavista) não tem assim muita gente disposta a servir de família de acolhimento, somos poucos. Já tenho por hábito recolher cães abandonados e maltratados e depois de os levar ao vet, tratar, alimentar, com o apoio de uma Associação de animais (única na ilha) acabo sempre por encontar alguem que os queira, mas com gatos é mais complicado.
Mas devo dizer que ao que me parece a relação entre o meu pug e o gato está a melhorar. O gatinho passa por ele e já não fica tão nervoso, só não gosta que ele fique a passear de um lado para o outro, nesse caso corre para cima dele.
O sistema que eu uso agora é pegar no gatinho e fazer-lhe festinhas com uma mão e enquanto o meu cão estiver calmo vou fazendo-lh festinhas tambem...acho que tem resultado!
A questão de mantê-lo no quintal não tem problema, pois vivo em Cabo Verde e o clima aqui é quase de verão. E no sítio onde ele está não apanha sol directamente.
Não encontrei outro sítio para o deixar, eu é que sou a família de acolhimento. Na ilha onde moro (Boavista) não tem assim muita gente disposta a servir de família de acolhimento, somos poucos. Já tenho por hábito recolher cães abandonados e maltratados e depois de os levar ao vet, tratar, alimentar, com o apoio de uma Associação de animais (única na ilha) acabo sempre por encontar alguem que os queira, mas com gatos é mais complicado.
Mas devo dizer que ao que me parece a relação entre o meu pug e o gato está a melhorar. O gatinho passa por ele e já não fica tão nervoso, só não gosta que ele fique a passear de um lado para o outro, nesse caso corre para cima dele.
O sistema que eu uso agora é pegar no gatinho e fazer-lhe festinhas com uma mão e enquanto o meu cão estiver calmo vou fazendo-lh festinhas tambem...acho que tem resultado!