Rottweiler - Dúvidas de principiante

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

DeepDown
Membro
Registado: sábado abr 28, 2012 9:17 pm

sábado abr 28, 2012 9:31 pm

Olá, pessoal.

Sou novo no fórum, como podem ver.

Desde já os meus parabéns aos aqui "residentes", têm um bonito espaço, aparentemente acolhedor =)

Bom, queria colocar aqui algumas dúvidas que um principiante em raças consideradas """perigosas""" (muitas aspas) pode ter.

Já tenho alguma experiência em cães de grande porte; também leio bastante sobre raças e suas características.
Enfim, gosto acima de tudo de ser informado.

Só que quando chego a cães considerados perigosos, tenho algumas dúvidas que me inquietam...

1 - Sei que é necessário um seguro.
1.1 - Entre que preços é que se consegue arranjar um seguro?
1.2 - Qualquer seguradora aceita este tipo de seguro?
1.3 - O seguro do meu carro poderá fazer algum desconto caso eu queira fazer lá o meu seguro do cão?

2 - Sei que na via pública é necessário usar açaime obrigatoriamente.
2.1 - Caso eu seja "apanhado" com um rottweiler sem açaime, o que me pode acontecer?

3 - Sei que é proibido passar um cão desta raça sem trela.
3.1 - Quais as melhores formas para brincar/treinar um cão destes com açaime e trela? É sequer possível?!

Que me lembre são estas as questões que me inquietam mais...

Agradecia a vossa ajuda.

Muito obrigado a todos.

Cumprimentos,
DeepDown
NicaJunior
Membro Veterano
Registado: terça jul 13, 2010 1:43 pm

sábado abr 28, 2012 9:54 pm

DeepDown Escreveu:Olá, pessoal.

Sou novo no fórum, como podem ver.

Desde já os meus parabéns aos aqui "residentes", têm um bonito espaço, aparentemente acolhedor =)

Bom, queria colocar aqui algumas dúvidas que um principiante em raças consideradas """perigosas""" (muitas aspas) pode ter.

Já tenho alguma experiência em cães de grande porte; também leio bastante sobre raças e suas características.
Enfim, gosto acima de tudo de ser informado.

Só que quando chego a cães considerados perigosos, tenho algumas dúvidas que me inquietam...

1 - Sei que é necessário um seguro.
1.1 - Entre que preços é que se consegue arranjar um seguro?
1.2 - Qualquer seguradora aceita este tipo de seguro?
1.3 - O seguro do meu carro poderá fazer algum desconto caso eu queira fazer lá o meu seguro do cão?

2 - Sei que na via pública é necessário usar açaime obrigatoriamente.
2.1 - Caso eu seja "apanhado" com um rottweiler sem açaime, o que me pode acontecer?

3 - Sei que é proibido passar um cão desta raça sem trela.
3.1 - Quais as melhores formas para brincar/treinar um cão destes com açaime e trela? É sequer possível?!

Que me lembre são estas as questões que me inquietam mais...

Agradecia a vossa ajuda.

Muito obrigado a todos.

Cumprimentos,
DeepDown
Olá!
Seja bem vindo! :wink:
Passando a tentar responder o melhor possivel:
1.1 - Os preços variam muito. Apenas lhe posso responder que pelo meu ( pit ) pago à volta de 75 € / ano.
1.2 - Não. Nem todas as seguradoras fazem este tipo de seguro. ( Não percebi muito bem porquê. )
1.3 - Tanto quanto sei, não interfere nem influencia em nada. Pode ser , sim , uma mais valia na facilidade em obter o seguro. Pode sempre jogar com isso para conseguir um seguro para o seu cão com mais facilidade.

2.1 - Depende da situação em que seja " apanhado". Se for " apanhado" com o seu cão atrelado , se estiver na posse da documentação dele ( sabe que deve andar sempre com a documentação do seu cão ( licença passada pela junta, boletim de saúde ) na via publica, não sabe? ), provavelmente não passará de uma advertência, mas é sempre melhor evitar este tipo de situações. Se o seu cão fizer algum disparate, tipo uma dentada noutro cão ou em alguem, aí já o caso muda de figura e fica muito complicado. Para o cão e para si.

3.1 - É possivel treinar o seu cão em locais privados, pouco frequentados ou em escolas de treino. Com a evolução da aprendizagem , ninguem melhor que você mesmo para descobrir os melhores locais e as situações em que pode treinar sem colocar o seu rott , ou outros, em perigo.
Boa sorte com o seu amigo. E parabéns pela escolha. :wink:
Primeiro, levaram os comunistas
e eu nada disse, porque não era comunista

Depois, levaram os sindicalistas
e eu nada disse, porque não era sindicalista

Depois, levaram os judeus
e eu nada disse, porque não era judeu

Depois, levaram-me a mim
e já não havia ninguém que me pudesse defender

Martin Niemöller
DeepDown
Membro

sábado abr 28, 2012 10:09 pm

Muito obrigado pela rápida resposta, NicaJunior.

Quanto à questão relativa aos documentos, sim sei :)

O que mais me deixa com o pé atrás quando estou a pensar comprar um Rottweiler é mesmo essa questão do açaime e da trela obrigatórios...

Existem espaços pouco frequentados por pessoas e animais e nesses locais pode-se arriscar que ele ande sem trela e sem açaime, mas para brincar ou passear em sítios onde possam passar algumas pessoas, ter obrigatoriamente que estar a usar o açaime e a trela torna-se tudo muito mais complicado.

Por exemplo, onde eu moro (perto da refinaria de Leça), tem um enorme espaço com relva e terra onde é raro ver cães. Porém, tem um passadiço que vai pela costa toda e de vez em quando passam pessoas (mais frequentado em domingos de tarde, feriados, verão). Eu estou cheio de ideias em o querer levar para lá para treinar, brincar, cansá-lo, etc... só que o facto de ele ter que usar sempre trela e açaime torna isso impossível... fico mesmo sem opções...

Por isso é que também pondero comprar um Pastor Alemão que também é uma raça absolutamente formidável e que já não necessita desses extras, como utilização obrigatória de trela e de açaime.

Tem alguma sugestão? =\
Última edição por DeepDown em sábado abr 28, 2012 10:11 pm, editado 1 vez no total.
greenandme
Membro Veterano
Registado: segunda ago 08, 2011 10:11 pm

sábado abr 28, 2012 10:11 pm

Nica Junior, vou pôr aqui um off-topic que é mesmo, mesmo off em relação ao tópico mas fiquei ridiculamente contente com a assinatura :lol:

Deepdown, não sei se já conhece mas aqui tem muita informação: http://www.amigodorottweiler.com/
NicaJunior
Membro Veterano

sábado abr 28, 2012 10:13 pm

Mas sabe que qualquer cão SOLTO na via publica tem que estar açaimado.

Depois, levaram-me a mim

Martin Niemöller
DeepDown
Membro

sábado abr 28, 2012 10:15 pm

greenandme Escreveu:Nica Junior, vou pôr aqui um off-topic que é mesmo, mesmo off em relação ao tópico mas fiquei ridiculamente contente com a assinatura :lol:

Deepdown, não sei se já conhece mas aqui tem muita informação: http://www.amigodorottweiler.com/
Obrigado pela indicação ;)
NicaJunior Escreveu:Mas sabe que qualquer cão SOLTO na via publica tem que estar açaimado.
Qualquer um? Independentemente da raça?

Dessa não sabia... vejo sempre tantos cães sem açaime soltos com os seus donos... tenho um vizinho com pastor alemão que nem trela nem açaime utiliza =\
NicaJunior
Membro Veterano

sábado abr 28, 2012 10:31 pm

É obrigatório o uso por todos os cães e gatos que circulem na via ou lugar públicos de coleira ou peitoral, no qual deve estar colocada, por qualquer forma, o nome e morada ou telefone do detentor. (cfr. art.º 7.º, n.º 1, do Decreto-Lei n.º 314/2003, de 17 de Dezembro).

É proibida a presença na via ou lugar públicos de cães sem estarem acompanhados pelo detentor, e sem açaimo funcional, excepto quando conduzidos à trela, em provas e treinos ou, tratando-se de animais utilizados na caça, durante os actos venatórios. (cfr. art.º 7.º, n.º 2, do Decreto-Lei n.º 314/2003, de 17 de Dezembro).

Considera-se «açaimo funcional» o utensílio que, aplicado ao animal sem lhe dificultar a função respiratória, não lhe permita comer nem morder; (cfr. art.º 2.º, alínea o), do Decreto-Lei n.º 314/2003, de 17 de Dezembro).
Retirei daqui
http://dominio-lda.com/21-xptceg.htm#2

Embora haja sitios onde isto não se aplica.
As câmaras municipais, no âmbito das suas competências, podem criar zonas ou locais próprios para a permanência e circulação de cães e gatos, estabelecendo as condições em que esta se pode fazer sem os meios de contenção previstos neste artigo. (cfr. art.º 7.º, n.º 4, do Decreto-Lei n.º 314/2003, de 17 de Dezembro).
Vê? É uma questão de se informar e descobrir onde são esses locais aí na sua zona.

Dama Verde, :lol:
A minha assinatura é um modo de protesto contra a BSL. A lei que condena e marginaliza o meu cão. Desgraçado! Que tem na denominação de raça pitbull e por isso é sujeito a parvalheiras e injustiças descriminatórias. E é ainda um alerta para todos os donos de cães de outras raças....O mal é começarem...

Depois, levaram-me a mim

Martin Niemöller
Geight
Membro Veterano
Registado: sexta mar 30, 2012 8:59 pm

sábado abr 28, 2012 10:37 pm

DeepDown, todo o cão, de raça ou rafeiro, é obrigado a usar trela na via pública!
Os cães de raça perigosa têm de usar os dois.

Normalmente quando é um cão dito normal ninguém se interessa, se for um rott provavelmente é multado, se aparecer alguém que não ache piada à ideia e chame a polícia.
<p>&nbsp;</p>
<p>_____ "If you don't stand for something, you'll fall for anything." _____</p>
kittten
Membro Veterano
Registado: segunda jul 11, 2011 1:02 pm

sábado abr 28, 2012 10:39 pm

Não esquecer ainda que todos os cães que façam parte da lista constante da Portaria, têm obrigatoriamente que ser castrados desde que não sejam registados em LOP.
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
Geight
Membro Veterano

sábado abr 28, 2012 10:42 pm

Aqui na minha zona existe um rott que quando o dono está no café o solta, ele já tem um historial de agressões a outros cães embora o dono o agarre se vir outro cão, pode descuidar-se.

Para não falar que quando vai com o dono à trela nunca o vi com açaime e rosna aos outros cães.

Eu tenho pena pelo cão mas se algum dia ele morda o meu, nem cão nem dono se safam. :evil:
Última edição por Geight em sábado abr 28, 2012 10:43 pm, editado 1 vez no total.
<p>&nbsp;</p>
<p>_____ "If you don't stand for something, you'll fall for anything." _____</p>
DeepDown
Membro

sábado abr 28, 2012 10:42 pm

NicaJunior Escreveu:
É obrigatório o uso por todos os cães e gatos que circulem na via ou lugar públicos de coleira ou peitoral, no qual deve estar colocada, por qualquer forma, o nome e morada ou telefone do detentor. (cfr. art.º 7.º, n.º 1, do Decreto-Lei n.º 314/2003, de 17 de Dezembro).

É proibida a presença na via ou lugar públicos de cães sem estarem acompanhados pelo detentor, e sem açaimo funcional, excepto quando conduzidos à trela, em provas e treinos ou, tratando-se de animais utilizados na caça, durante os actos venatórios. (cfr. art.º 7.º, n.º 2, do Decreto-Lei n.º 314/2003, de 17 de Dezembro).

Considera-se «açaimo funcional» o utensílio que, aplicado ao animal sem lhe dificultar a função respiratória, não lhe permita comer nem morder; (cfr. art.º 2.º, alínea o), do Decreto-Lei n.º 314/2003, de 17 de Dezembro).
Retirei daqui
http://dominio-lda.com/21-xptceg.htm#2

Embora haja sitios onde isto não se aplica.
As câmaras municipais, no âmbito das suas competências, podem criar zonas ou locais próprios para a permanência e circulação de cães e gatos, estabelecendo as condições em que esta se pode fazer sem os meios de contenção previstos neste artigo. (cfr. art.º 7.º, n.º 4, do Decreto-Lei n.º 314/2003, de 17 de Dezembro).
Vê? É uma questão de se informar e descobrir onde são esses locais aí na sua zona.
Muito obrigado pela informação. Não fazia ideia.

No fundo estava a ser mal informado por aqueles que não fazem o que é decretado na lei :P

Conclusão:
A diferença que encontro, depois de tomar conhecimento dessas leis, no tratamento em público entre o Rottweiler e o Pastor Alemão, é que o Rott necessita sempre de açaime e trela, já o Pastor necessita apenas de açaime quando está sem trela.

Caso alguém tenha mais algo a dizer, agradeço. Opiniões são sempre bem vindas ;)
kittten
Membro Veterano
Registado: segunda jul 11, 2011 1:02 pm

sábado abr 28, 2012 10:45 pm

kittten Escreveu:Não esquecer ainda que todos os cães que façam parte da lista constante da Portaria, têm obrigatoriamente que ser castrados desde que não sejam registados em LOP.
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
Geight
Membro Veterano

sábado abr 28, 2012 10:45 pm

Bom, é de referir que normalmente ninguém compra um açaime para poder soltar um cão que é amigável, embora seja essa a lei. :?
<p>&nbsp;</p>
DeepDown
Membro

sábado abr 28, 2012 10:50 pm

kittten Escreveu:
kittten Escreveu:Não esquecer ainda que todos os cães que façam parte da lista constante da Portaria, têm obrigatoriamente que ser castrados desde que não sejam registados em LOP.
Geight Escreveu:Bom, é de referir que normalmente ninguém compra um açaime para poder soltar um cão que é amigável, embora seja essa a lei. :?
Obrigado a ambos.

Começo a perceber que se calhar o melhor é mesmo ter um pastor alemão. São cães diferentes, mas no fundo o que os molda é o tratamento que lhes damos...

Acho que iria infringir muitas vezes a lei ao ter um rottweiler... não pela trela, mas sim pelo açaime.

Gosto bastante de ambas as raças, assim como os dobermans (já tive um).
NicaJunior
Membro Veterano

sábado abr 28, 2012 10:59 pm

Claro que a experiência e o conhecimento que vai adquirindo no dia a dia com o seu cão é que vai determinar o modo como vai passear e/ou treinar com ele.
Cada cão é um cão e cada um reage ás mais variadas situações à sua maneira.
Mas de facto a unica diferença , em termos legais, entre um rott e um PA, em relação á circulação e permanência na via publica, é a obrigatoriedade do rott usar açaime em todas as situações.
Tenho para mim que de certeza vai descobrir um sitio para onde vai poder ir e aí brincar à vontade com o seu cão. Seja ele rott ou PA.

Depois, levaram-me a mim

Martin Niemöller
Responder

Voltar para “Cães”