Vacina da raiva

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Argay
Membro Veterano
Registado: quarta mar 07, 2012 10:46 am

domingo abr 29, 2012 2:38 pm

CaSilva Escreveu: Isto porque o meu vet disse que não valia a pena dar
Nenhum médico veterinário diria uma coisa destas.
<p>"Se a tourada &eacute; cultura, canibalismo &eacute; gastronomia"</p>
<p>&nbsp;</p>
ana-carla
Membro Veterano
Registado: sexta nov 14, 2003 12:16 pm

domingo abr 29, 2012 2:40 pm

Os meus cães são vacinados contra a raiva.
Aliás todos os cães que fui tendo smp levaram a dita vacina.
ReginaVieira
Membro Veterano
Registado: domingo mai 10, 2009 7:37 pm

domingo abr 29, 2012 3:01 pm

A minha sempre foi vacinada contra a raiva, a primeira vez foram 20euros, e agora pago 30 por 2, pela da raiva e pela normal anual -vanguard 7 (fica-me barato e prefiro assim em vez de ir à vet municipal), isto na clínica que segue a Pucca desde bebe.
CaSilva
Membro Júnior
Registado: quinta mar 22, 2012 10:27 pm

domingo abr 29, 2012 8:18 pm

Acho engraçado vir para aqui um user dizer que o vet não disse isso!!!
Já percebi a importância da vacina, infelizmente o meu vet não me transmitiu isso, ainda há cerca de duas semanas esterilizei uma delas a vet esteve com o boletim e não disse nada a cerca disso, apenas referiu a vacinação anual para Junho.
Como é obvio vou vacina-las porque quero regista-las na junta e é obrigatório a vacina, como ele também me devia ter dito que o chip não chegava tinha de registá-la também na Junta, só soube disso quando cometei com uma colega minha.
Obrigada aos que se limitaram a responder à minha questão.
Geight
Membro Veterano
Registado: sexta mar 30, 2012 8:59 pm

domingo abr 29, 2012 8:29 pm

O problema é que esse sujeito nem de veterinário deveria ser chamado!! :evil:
<p>&nbsp;</p>
<p>_____ "If you don't stand for something, you'll fall for anything." _____</p>
Pirata02
Membro Veterano
Registado: sexta mar 30, 2012 6:31 pm

domingo abr 29, 2012 8:30 pm

CaSilva Escreveu: lembro-me que aqui na minha zona a agulha era a mesma para todos os animais!!
isso de usar a mesma agulha é normal???
nao é uma fonte de contagio entre os caes tal comportamento???
na vet onde levo o meu pirata,as agulhas sao sempre novas,retiradas da embalagem a mha frente....
peço desde ja desculpas se a mha pergunta for disparatada...

ja ag,aconselho sempre a vacinaçao...nao custa nada e ficamos descansados relativamente aos nosso animais. 8)
Argay
Membro Veterano

domingo abr 29, 2012 8:54 pm

Pode achar engraçado, mas nenhum médico veterinário dirá que não vale a pena dar a única vacina obrigatória por lei.
<p>&nbsp;</p>
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

domingo abr 29, 2012 9:12 pm

Se a raiva foi erradicada em Portugal foi graças à obrigatoriedade da vacinação...
Os vírus não conhecem fronteiras e a raiva é uma doença que não tem cura e que mata igualmente cães e pessoas.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Floripes2
Membro Veterano
Registado: terça nov 15, 2011 1:02 pm

domingo abr 29, 2012 9:21 pm

CaSilva Escreveu:...

Eu fiz a pergunta porque penso um bocadinho como o vet, porquê andar a dar medicação quando não "há" doença! contudo queria registá-las na junta por isso acho que vou optar.
Obrigada
Atenção: as vacinas não são "medicação". São processos de estímulo do sistema imunitário que se destinam a prepará-lo para combater a doença se o animal (ou pessoa) for infectado.

É graças a elas que várias doenças que antes dizimavam populações, ou as deixavam deficientes para o resto da vida, estão hoje controladas até aos zero casos de ocorrência, ou perto disso. Como é o caso da raiva.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>&Eacute; muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabe&ccedil;a erguida.</strong> - "By" Sasquatch,&nbsp;acrescento de&nbsp;v&iacute;rgulas meu.</p>
sofmr
Membro Júnior
Registado: sábado abr 14, 2012 10:54 pm

domingo abr 29, 2012 9:48 pm

Tal como já foi referido realmente a raiva não existe em Portugal na população canina...mas há um sem número de espécies silvestres que podem estar infectadas e, caso contactem com os nossos cães, poderão transmitir-lhes o vírus.

Por exemplo, na nossa vizinha (Espanha) há animais contaminados (morcegos por ex.) que podem facilmente passar a fronteira...

A vacinação anual é um exagero, mas os Europeus são conhecidos pelo exagero na segurança :lol:

A da raiva é a única obrigatória, mas a outras valências vacinais (parvovirose, leptospirose, etc) são bastante importantes! Principalmente para os cachorros...como é o caso do parvovírus por exemplo, que mata tantos e tantos cachorros anualmente :(
MiMoo
Membro Veterano
Registado: terça abr 14, 2009 7:38 pm

segunda abr 30, 2012 7:28 am

Pirata02 Escreveu:
CaSilva Escreveu: lembro-me que aqui na minha zona a agulha era a mesma para todos os animais!!
isso de usar a mesma agulha é normal???
nao é uma fonte de contagio entre os caes tal comportamento???
na vet onde levo o meu pirata,as agulhas sao sempre novas,retiradas da embalagem a mha frente....
peço desde ja desculpas se a mha pergunta for disparatada...

ja ag,aconselho sempre a vacinaçao...nao custa nada e ficamos descansados relativamente aos nosso animais. 8)
Falaram nisso por causa das campanhas de vacinação... pelo que ouvi dizer algum vets fazem isso porque não há dinheiro para usar agulhas e seringas esterelizadas para todos os bichos. Sim pode ser uma fonte de contágio...
MiMoo
Membro Veterano
Registado: terça abr 14, 2009 7:38 pm

segunda abr 30, 2012 7:31 am

dinodane Escreveu:Se a raiva foi erradicada em Portugal foi graças à obrigatoriedade da vacinação...
Os vírus não conhecem fronteiras e a raiva é uma doença que não tem cura e que mata igualmente cães e pessoas.
Haver cura até há... tem é que se actuar antes dos sintomas começarem...
Quer dizer não é bem cura, usam anticorpos anti-raiva ;) e quanto mais rápido se actuar (após a mordida/contágio) maior a probabilidade do indivíduo sobreviver. Mas devo dizer que estes soros com anticorpos são caríssimos!
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

segunda abr 30, 2012 8:08 am

Dei sempre a vacina da raiva no canil municipal e nunca vi usar a mesma agulha.
Sem vacina da raiva não se pode registar o cão na Junta (o que é obrigatório) e não se pode sair com ele para fora do espaço português.

Pensem que Marrocos (onde há raiva) fica já aqui ao lado. O caso de raiva no território nacional era precisamente de um cão que viajava com os donos vindos de Marrocos. Um dos cães já tinha morrido em Espanha o outro morreu em França tendo mordido outro animal.

O ano passado penso que morreram duas pessoas de raiva em Portugal vindas de África, uma por mordedela de um cão e outra de um gato.

Todos os dias entram no território nacional animais clandestinamente.

A atitude desse vet é tão absurda que se fosse comigo a denunciaria à Ordem.

Incita ao desrespeito à lei num campo que põe em risco a saúde pública.
kittten
Membro Veterano
Registado: segunda jul 11, 2011 1:02 pm

segunda abr 30, 2012 8:14 am

No canil municipal da minha terrinha todas as seringas são descartáveis para os injectáveis e a vacinação é feita com pistola.
Mais estranho que os veterinários usarem a mesma agulha para vários cães, é os donos verem e admitirem!
Quem cala nem sempre consente. Pode ser só preguiça de discutir idiotices.

Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

http://animalartportugal.blogspot.com/

www.apterrariofilia.org
Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam...
Não é bonito, mas é profundo.

Madalena Marques
Argay
Membro Veterano

segunda abr 30, 2012 8:38 am

Não conheço o utilizador de lado nenhum para dar crédito às informações graves que aqui dá. As minhas desculpas, mas é assim mesmo.
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Cães”